terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Bahia e Vitória da Década
Preto Casagrande foi destaque no Bahia e no Vitória
Time do Bahia da Década:
Goleiro: Emerson (2000)
Lateral Direito: Daniel Alves (2001)
Zagueiro: Jean White(2000)
Zagueiro: Leonardo Silva (2004)
Lateral Esquerdo: Calixto (2002)
Volante: Ramalho (2000)
Volante: Preto Casagrande (2001)
Meia: Robert (2004)
Meia: Jorge Wagner (2000)
Ataque: Ueslei (2000)
Ataque: Nonato (2001)
Técnico: Evaristo de Macêdo (2001)
Time do Vitória da Década
Goleiro: Viáfara (2009)
Lateral Direito: Apodi(2007)
Zagueiro: Adailton(2004)
Zagueiro: Leonardo Silva (2008)
Lateral Esquerdo: Leandro (2000)
Volante: Vanderson (2008)
Volante: Preto Casagrande (2006)
Meia: Allan Delon (2001)
Meia: Ramon(2008)
Ataque: Nadson (2003)
Ataque: Obina (2004)
Técnico: Vadão(2007)
domingo, 27 de dezembro de 2009
Seleção Nordestina da Década
Carlinhos Bala atuou com sucesso nos 3 grandes times pernambucanos
Esta é a Seleção Nordestina da Década, segundo o blog Futebol Nordeste. A seleção foi baseada na performance dos atletas quando atuaram em times nordestinos, não importando seu local de nascimento.
Goleiro: Emerson (ex-Bahia, ex-Vitória)
Lateral Direito: Daniel Alves (ex-Bahia)
Zagueiro: Durval (Sport)
Zagueiro: Ronaldo Angelin (ex-Fortaleza)
Lateral Esquerdo: Leandro (ex-Vitória)
Volante: Carlinhos Paraiba (ex-Santa Cruz)
Volante: Preto Casagrande (ex-Bahia, ex-Vitória)
Meia: Paulo Bayer(ex-Sport)
Meia: Jorge Wagner (ex-Bahia)
Ataque: Carlinhos Bala (ex-Santa Cruz, ex-Sport, Náutico)
Ataque: Obina (ex-Vitória)
Técnico: Nelsinho Batista (ex-Sport)
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
2009 - Um ano para os clubes do Nordeste esquecerem II
Nem a benção do Papa salvou o Fortaleza da Série C
Se na série A os clubes nordestinos não foram nada bem, na Serie B não foi muito diferente. Dentre os seis clubes da região que participou da segunda divisão em 2009 nada menos que três foram rebaixados, dois escaparam nas últimas rodadas e apenas um teve um bom resultado, conseguindo o acesso para a Série A.
Dentre as maiores decepções do certame, as maiores foram protagonizadas pelo Bahia e pelo Fortaleza. O primeiro por ter montado um time caro, com folha salarial apenas inferior a do Vasco e só ter conseguido uma modesta décima segunda colocação e ainda ter passando nove jogos sem vencer, ficando ameaçado de rebaixamento até a penutima rodada. Para a torcida do Fortaleza a decepção foi ainda pior, pois depois de vencer o cearense, ratificando a hegemonia no estado, o tricolor foi rebaixado para a Série C.
De América e ABC não se esperava muito, já que os times nem chegaram a final do fraco campeonato potiguar, porém as duas torcidas tinham esperança em permanecer na Serie B, conseguido apenas pelo América, que escapou na ultima rodada por dois anos consecutivos. O ABC infelizmente volta a terceira divisão após apenas dois anos na Serie B.
O Campinense tinha uma meta modesta que era não cair e mesmo assim não conseguiu. O estado da Paraíba, que desde 1992 não tinha um time na Série B voltar a ficar sem representantes na segunda divisão do campeonato brasileiro.
O Ceara foi o grande vitorioso do Nordeste em 2009. O time que começou muito mal o campeonato e não estava entre os favoritos para subir, cresceu muito durante a competição e se classificou para a Serie A de 2010 com a terceira melhor campanha. Méritos para PC Gusmão, que recuperou o time com o campeonato já em andamento. Outro destaque foi a atuação do veterano Geraldo, que foi o maestro do time.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Dois Nordestinos Entre os Melhores do Mundo
Nesta tarde (horário do Brasil) foram premiados os melhores jogadores e jogadoras do mundo de 2009. Dentre os premiados, dois atletas foram do Brasil, ambos da Região Nordeste.
O prêmio máximo do futebol feminino foi conquistado pela alagoana Marta, que venceu como melhor jogadora do mundo pela quarta vez consecutiva, sendo um fato inédito desde que a FIFA começou a premiar os melhores do mundo. Marta continua imbatível e será difícil que alguém tire esse título dela em 2010.
O melhor lateral direito, segundo a FIFA, é o jogador baiano Daniel Alves. O jogador do Barcelona segue com prestígio e, se alguém tinha alguma dúvida ainda, esse título consolida de vez sua vaga na Copa do Mundo de 2010.
O Brasil ainda foi injustiçado na categoria gol mais bonito, onde Nilmar e Grafite perderam o título para Cristiano Ronaldo, que fez um gol bonito, mas bastante comum para ser o mais bonito do ano. O gol de Nilmar sem sombra de dúvidas, foi o mais bonito do ano e um dos mais bonitos da década.
O prêmio máximo do futebol feminino foi conquistado pela alagoana Marta, que venceu como melhor jogadora do mundo pela quarta vez consecutiva, sendo um fato inédito desde que a FIFA começou a premiar os melhores do mundo. Marta continua imbatível e será difícil que alguém tire esse título dela em 2010.
O melhor lateral direito, segundo a FIFA, é o jogador baiano Daniel Alves. O jogador do Barcelona segue com prestígio e, se alguém tinha alguma dúvida ainda, esse título consolida de vez sua vaga na Copa do Mundo de 2010.
O Brasil ainda foi injustiçado na categoria gol mais bonito, onde Nilmar e Grafite perderam o título para Cristiano Ronaldo, que fez um gol bonito, mas bastante comum para ser o mais bonito do ano. O gol de Nilmar sem sombra de dúvidas, foi o mais bonito do ano e um dos mais bonitos da década.
Marcadores:
Cristiano Ronaldo,
Daniel Alves,
Marta
2009 - Um ano para os clubes do Nordeste esquecerem
Sport e Náutico desceram de mãos dadas para a 2ª divisão
Enquanto na economia, o Nordeste vai muito bem, obrigado, sendo a região do Brasil que mais cresceu em 2009, no futebol as coisas andaram muito mal, tendo seis dos seus clubes rebaixados nas 3 divisões do campeonato brasileiro onde há rebaixamento, significando 50% dos descensos, além disso a região não conquistou nenhum título importante a nível nacional, não conseguindo repetir a performance de 2008, quando ganhou a Copa do Brasil com o Sport.
No início da Série A, parecia que o Vitória iria surpreender, chegando a ficar na vice-liderança do campeonato por algumas rodadas e permanecendo na zona da Libertadores por algum tempo. Inexplicavelmente o time começou a cair de produção forçando a diretoria a cometer um grande erro, demitindo Carpegiani e promovendo o retorno de Vagner Mancini, que tinha abandonado o Vitória para treinar o Santos no final do Campeonato Baiano. No fim da competição, o time rubro-negro conseguiu apenas a classificação para a Copa Sul-Americana na última rodada, ficando na ficando na 13ª colocação.
Para Sport e Náutico, o desfecho foi ainda pior, pois ambos foram rebaixados, ficando nas duas últimas colocações, o que foi uma surpresa em se tratando do Sport, que tinha feito uma bela campanha na Taça Libertadores, disputada no primeiro semestre. Já o Náutico era um dos prováveis rebaixáveis até a contratação de Geninho no meio do campeonato, dando uma esperança extra a torcida do Timbú, porém o experiente e caro técnico não conseguiu livrar o Náutico do rebaixamento.
Em breve comentarei sobre o desastre do Nordeste na Séries B e das campanhas nas séries C, D e Copa do Brasil.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Seleção do Nordeste 2009
PC Gusmão, melhor técnico do Nordeste, segundo a opinião do blog.
Eis a Seleção do Nordeste em 2009 e os principais destaques da região, na opinião do blog Futebol Nordeste:
goleiro: Magrão (Sport)
lateral direito: Marcos (Bahia)
zagueiro central: Nem (Bahia)
quarto zagueiro: Durval (Sport)
lateral esquerdo: Dutra (Sport)
volante: Vanderson (Vitória)
volante: Somália (América)
meia: Paulo Bayer (Sport)
meia: Geraldo (Ceará)
ataque: Gilmar (Náutico)
ataque: Marcelo Nicássio (Fortaleza)
técnico: PC Gusmão (Ceará)
torcida: Santa Cruz
estádio: Roberto Santos (Pituaçu)
principal conquista: Acesso do Ceará a Série A de 2010
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Renato e Ricardo
Renato e Bahia não tiveram um passado harmonioso
Bahia e Vitória abriram mão de contratar técnicos caros e consagrados para apostarem em dois profissionais que, no mínimo ainda causam desconfiança, um pela pouca inexperiência no cargo e o outro pela falta de grandes resultados.
O Vitória está apostando todas as suas fichas em um velho conhecido do futebol baiano, o ex-auxiliar técnico Ricardo Silva. Pesa a favor de Silva os bons resultados alcançados durante o tempo em que dirigiu o Vitória, durante a transição entre Vagner Mancini e Carpegiani, no primeiro semestre desse ano. Alem disso, Silva e um técnico que conhece bem o elenco rubro-negro, já que auxiliou Carpegiani e Mancini esse ano. Por outro lado, Ricardo Silva ainda carece de experiência como técnico já que sempre atuou como interino, tanto no Vitoria quanto no Bahia.
Já o Bahia surpreendeu ao contratar Renato Gaúcho, principalmente pelo seu histórico com a torcida do Bahia de agressões verbais de ambas as partes. Pesa a favor da contratação de Renato Gaúcho a experiência em treinar times grandes com torcidas exigentes, como as do Fluminense e do Vasco, e o currículo que consta uma Copa do Brasil conquistada com o Fluminense. Contra a contratação de Renato pesa o fato dos seus últimos resultados não terem sidos muito bons, alias foram péssimos, caindo com o Vasco no ano passado e quase rebaixando o Fluminense esse ano, alem, e claro, da briga com a torcida tricolor, que nunca foi resolvida. Talvez esteja ai a grande oportunidade de Renato fazer as pazes com a torcida tricolor.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Copa do Brasil 2010
Saiu a Tabela da Copa do Brasil, com quem seu time irá jogar.
10/02 - Sousa-PB x Vasco da Gama-RJ
10/02 - Corinthians-PR x Juventude-RS
10/02 - São Raimundo-PA x Botafogo-RJ
10/02 - Vitória-ES x Bahia-BA
10/02 - ASSU-RN x Atlético-GO
10/02 - Flamengo-PI x Palmeiras-SP
10/02 - Potyguar-CN-RN x Paysandu-PA
10/02 - Vilhena-RO x Atlético-PR
10/02 - São Domingos-SE x Sampaio Corrêa-MA
10/02 - JV Lideral-MA x Ponte Preta-SP
10/02 - Araguaia-MT x Grêmio-RS
10/02 - Votoraty-SP x Treze-PB
10/02 - Tigres do Brasil-RJ x Fortaleza-CE
10/02 - Juventus-AC x Atlético-MG
10/02 - Cerâmica-RS x Paraná-PR
24/02 - ASA-AL x Nacional-AM
24/02 - Picos-PI x Ceará-CE
24/02 - Ituiutaba-MG x Goiás-GO
24/02 - Corinthians Alagoano-AL x Vitória-BA
24/02 - Ivinhema-MS x Náutico-PE
24/02 - América-AM x Santa Cruz-PE
24/02 - Confiança-SE x Fluminense-RJ
24/02 - Uberaba-MG x Londrina-PR
24/02 - Roraima-RR x Portuguesa-SP
24/02 - Luverdense-MT x Coritiba-PR
24/02 - Ypiranga-RS x Avaí-SC
24/02 - Naviraíense-MS x Santos-SP
24/02 - São Mateus-ES x Remo-PA
24/02 - Araguaína-TO x Guarani-SP
24/02 - Chapecoense-SC x Brasiliense-DF
24/02 - Brasília-DF x Sport-PE
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Ho Ho Nada Mudou
Pelo andar da carruagem, o torcedor tricolor continuará sofrendo em 2010 (foto A Tarde)
O Presidente Marcelo Guimarães Filho começa mal o planejamento para 2010, primeiro porque demora a contratar no momento em que todos os times já se movimentam. O Bahia limita-se apenas em "tentar" renovar com jogadores que participaram da campanha fracassada desse ano. Segundo que não determina o perfil do próximo técnico, negociando com vários técnicos de perfis e salários totalmente diferentes, não conseguindo contratar nenhum deles. Terceiro que continua anunciando jogadores e técnicos antes de fechar os contratos. Quarto que continua contratando jogadores já reprovados, como esse Daniel que não vingou no Bahia em outra oportunidade e agora voltou.
Marcelo Filho demonstra que não aprendeu com os erros desse ano, quando contratou mais de 40 jogadores, sendo que alguns deles nem estreou e outros jogaram uma ou duas partidas e só. Pra completar, o Superitendente de Futebol Eliseu Godói também nunca exerceu essa profissão e demonstra inexperiência, principalmente em declarações equivocadas, como a que fez em relação a dificuldade de renovar om o veterano Paulo Isidoro.
Mas a pior atitude do presidente do Bahia é ignorar as promessas de democratização do clube, deixando todos que acreditaram em suas promessas decepcionados e os que não acreditaram, furiosos.
Da forma em que as coisas estão andando no Bahia, tudo indica que em 2010, o tricolor conquistará mais um vice-campeonato baiano e quem sabe, uma sensacional escapada do rebaixamento nas últimas rodadas da Série B de 2010.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Ranking de Público e Renda do Nordeste - Todas as Séries
O Ceará foi o campeão de renda entre os nordestinos e o 2º melhor da Série B
Através do sítio da cbf (www.cbf.com.br) elaborei um ranking de renda e público só com os times nordestinos que disputaram as quatro divisões do campeonato brasileiro. Claro que esse ranking tem algumas distorções, mas dá pra ter uma ideia das torcidas mais fiéis da região.
Médias de Públicos
1º Santa Cruz-PE 38.246 (D)
2º Ceará-CE 22.617 (B)
3º Sport-PE 17.896 (A)
4º Bahia-BA 14.485 (B)
5º Náutico-PE 13.863 (A)
6º Vitória-BA 13.391 (A)
7º Central-PE 9.908 (D)
8º Fortaleza-CE 8.795 (B)
9º América-RN 6.462 (B)
10° ASA-AL 6.388 (C)
Média de Renda
1º Ceará R$ 302.355,32
2º Vitória R$ 281.132,42
3º Bahia R$ 230.845,26
4º Sport R$ 197.854,05
5º Santa Cruz R$ 195.705
6º Náutico R$ 157.560,53
7º América R$ 82.485,37
8º Fortaleza R$ 73.212,68
9º ABC R$ 61.479,32
10º Central R$ 51.692,50
Notas e Curiosidades
O Santa Cruz campeão em media de público e 5º em média de arrecadação jogou apenas 3 partidas no seu mando de campo.
Nesse ano, apesar de sofrer dois rebaixamentos e não conseguir nenhum acesso, os times pernambucanos foram o que levaram maior numero de torcedores para os estádios.
Entre as 10 maiores médias de renda, cinco foram de times rebaixados, o que demonstra a fidelidade do torcedor nordestino.
O Bahia ficou com a 4ª média de público e a 3ª média de arrecadação, enquanto o Vitória foi 6º em média de público e 3º em média de arrecadação, deixando claro que o preço dos ingressos cobrados por esses dois times são os maiores da região.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Inferno Verde
Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo
O ano era 1997. O Bahia jogava contra o Juventude na Fonte Nova precisando de uma vitória simples para fugir do rebaixamento, enquanto o time gaúcho precisava segurar, pelo menos o empate, para passar para segunda fase do Brasileirão daquele ano. O jogo começa e antes do término do primeiro tempo, diante da apatia do time baiano, a torcida ameaça invadir o campo, caso o Bahia não ganhasse o jogo. No intervalo da partida, centenas de policiais com cães, escudos, capacetes e cacetetes invadem o campo e postam-se à beira do gramado, circulando todo o estádio, fazendo uma barreira humana. O jogo termina 0 x 0 e o Bahia é rebaixado pela primeira vez. A torcida vaia, chora, xinga, mas intimidada pela força policial, vai para casa em paz.
Doze anos depois, uma situação similar aconteceu e Curitiba, cidade considerada modelo, só que com um desfecho trágico. Desfecho que poderia ser evitado se houvesse uma preocupação da PM em se antever a invasão da torcida bem antes do término da partida. A PM afirmou que 700 policiais estavam no estádio, mas o que vimos foi uma grande quantidade de vândalos partindo pra cima de um punhado de policiais, que defendiam com bravura, a integridade física os jogadores, árbitros e jornalistas, mesmo estando em menor numero.
Mas o problema não pode ficar todo nas costas da polícia, a direção do Coxa só se preocupou em encher o estádio, barateando os ingressos, sem observar a questão da segurança, além disso, deu grande prestígio as torcidas organizadas, aliás, o excesso de prestígio das organizadas por parte dos clubes, as vezes em troca de apoio político, está causando problemas sérios em todo o país.
A policia está trabalhando para identificação dos bandidos através das imagens de TV, mas outras medidas tem que ser tomadas, como o fim das torcidas organizadas envolvidas no confronto, punição exemplar do Coritiba, que na minha opinião, deveria ficar no mínimo, um ano sem jogar no Couto Pereira ou em qualquer outro estádio da capital paranaense. Os criminosos identificados, além de serem presos, deveriam ser obrigados a se apresentarem em uma delegacia toda vez que o Coritiba jogasse durante alguns anos. Deveriam também serem obrigados a pagarem os prejuízos causados ao patrimônio público e privado e se não tivessem condições financeiras deveriam pagar com serviços prestados a comunidade.
A cidade que se diz modelo para o Brasil poderia aproveitar para ser modelo de punição para esses bandidos que mancharam de sangue o Campeonato Brasileiro de 2009.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
O Brasileirão 2009 por Estado
O Rio de Janeiro voltou a ser o Estado do futebol
Rio de Janeiro - Tinha tudo para o Estado amargar mais um ano de fracasso, com o Flamengo ameaçado até de perder a Copa Sul-Americana e Fluminense e Botafogo sendo ameaçados de cair para a Série B. No final do campeonato, o Estado levou o título brasileiro e de quebra, não teve nenhum dos ameaçados rebaixado, sem falar no Vasco, campeão da Série B.
São Paulo - O estado que nos últimos 20 anos venceu 60% dos campeonatos da Série A e que só tinha perdido apenas um campeonato na era dos pontos corridos, teve o pior desempenho dos últimos anos, levando apenas um time para a Libertadores e tendo um dos times rebaixado. Ainda assim não foi nada desastroso.
Rio Grande do Sul - Assim como no ano passado, o Estado novamente foi vice-campeão e terá um representante na Libertadores. O outro vai para a Sul-Americana.
Minas Gerais - Assim como o Rio Grande do Sul, levou um time para Libertadores e outro para a Sul-Americana, mas o desempenho poderia ser ainda melhor se o Atlético não caisse tanto nas últimas rodadas.
Paraná - Poderia ser pior se o Atlético/PR também caísse, já que ficou ameaçado até a penúltima rodada. O Coritiba caiu e sua torcida protagonizou as piores cenas do campeonato, com os atos de vandalismo após o jogo contra o Fluminense. Lamentável para o Coritiba e para o Estado do Paraná, que muitos dizem ser um Estado modelo para o Brasil.
Goiás - O único Estado dos que competiram em 2009, que ainda não tem um título nacional, poderia até ser campeão esse ano com o seu único representante, mas perdeu fôlego na fase final e nem para a Libertadores vai. Continuará sem título.
Bahia - Representado apenas pelo Vitória, que chegou a ser vice-lider e terminou quase sem a Copa Sul-Americana. Desempenho muito semelhante a 2008.
Pernambuco - Não poderia ter desempenho pior. Talvez os mais pessimistas não diriam que os dois times representantes do Estado de Pernambuco ocupassem as duas últimas colocações, ainda mais após o desempenho do Sport na Libertadores no primeiro semestre e do Náutico ter aberto os cofres para contratações de peso. No ano que vem, o Estado de Pernambuco não estará na Série A.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Campina Grande em Festa
Andrade conduziu o Flamengo ao hexa.
Campina Grande está em festa e não é por causa do Treze nem do Campinense e sim pelo hexacampeonato brasileiro conquistado hoje pelo Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, Flamengo esse que venceu o Grêmio hoje com um gol irregular, já que o juiz não marcou falta de Adriano ao impedir a passagem do beque tricolor. De qualquer forma, o Mengo merece o campeonato, pois quando teve a chance de ser campeão, aproveitou.
Diferente do Palmeiras, que tinha sete pontos de vantagem do segundo colocado em meados do 2º turno e deixou os adversários encostarem. Diferente também do Inter, que perdeu cinco pontos preciosos em casa, contra o Botafogo e contra o Atlético/PR, pontos que lhe daria o campeonato. Diferente também do São Paulo, que poderia chegar na última rodada com vantagem, caso vencesse o Botafogo e o Goiás nas duas ultimas partidas.
Pelos vacilo dos adversários, pela competência e humildade de Andrade, pelo oportunismo de Adriano e pela categoria de Petkovic, o Flamengo mereceu esse título.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Finais das Copinhas
Logotipo da Copa Governador do Estado de 2009
Este final de semana foi disputada a última rodada doa Série B e a penúltima da Série A. Na Bahia, em Pernambuco e na Paraíba também tiveram decisões.
Copa Governador do Estado
Este torneio foi disputado por seis times da 1ª divisão do campeonato baiano. Bahia e Vitória jogaram o torneio com garotos das divisões de base e ficaram na 5º e 6º colocação, respectivamente. O Fluminense de Feira foi o campeão este ano, ao vencer o Vitória da Conquista por 2 x 1 em Feira de Santana. Com o título, o Fluminense já garantiu uma vaga na Série D de 2010.
Copa Pernambuco
O Santa Cruz sagrou-se bi-campeão da Copa Pernambuco ao vencer o Central de Caruaru por 4 x 3 no Arruda, em Recife. O campeonato foi disputado por 16 clubes do Estado de Pernambuco.
Copa Paraíba
O Treze de Campina Grande foi o campeão da Copa Paraíba ao vencer o Botafogo por 1 x 0. Na primeira partida das finais, disputada em João Pessoa, ocorreu o empate em 1 x 1. Com o título, o Treze garantiu uma vaga na Copa do Brasil. Nonato, centroavante do Treze, foi o artilheiro do torneio, com sete gols.
domingo, 29 de novembro de 2009
Brasileirão em Fase Decisiva
O Náutico tirou sarro do rival Sport mas teve o mesmo destino
A penúltima rodada da Série A, toda jogada neste domingo, colocou o Flamengo como lider e de quebra, assegurou a vaga do rubro-negro carioca na Libertadores de 2010. O Mengão venceu o Corinthians em Campinas por 2 x 0 enquanto o São Paulo perdeu para o Goiás por 4 x 2, permitindo que o Flamengo o ultrapassasse. Internacional e Palmeiras também venceram seus jogos, contra Sport e Atlético, respectivamente e também ultrapassaram o São Paulo. Inter, Palmeiras e São Paulo, que têm 62 pontos ainda podem perder a vaga da Libertadores para o Cruzeiro, que venceu o Coritiba e tem agora 59 pontos.
Na minha opinião o Flamengo já é o campeão brasileiro de 2009, já que vai jogar contra o Grêmio no Maracanã dependendo apenas de uma vitória simples e com certeza, o tricolor gaúcho não fará muito esforço para impedir a festa rubro-negro, pois caso dê empate ou vitória do Grêmio, o Internacional poderá ser o campeão, bastando vencer em casa o Botafogo, que está ameaçado de rebaixamento.
Falando em rebaixamento, o Náutico foi rebaixado para a Série B, ao perder para o Santo André por 4 x 1 em Santo André. O Timbú é o segundo time pernambucano a ser rebaixado, juntando-se ao Sport. É uma pena que em 2010 não teremos nenhum time de Pernambuco na série A, e pior, apenas dois clubes nordestinos estarão na divisão de elite do Brasileirão. Resta ao Náutico, desde já, se planejar para 2010, começando pela dispensa do "caro" Geninho, que não justificou o investimento. Alguns jogadores considerados caros também devem ser dispensados, como Acosta e Tuta. O programa de associação e massa deve ser visto como uma maneira de suprir as perdas com a saída da Série A. Com um trabalho sério e bem planejado, o Náutico poderá voltar rápido para a Série A.
Final da Série B - Sentimentos Opostos na Terra do Humor
Time do Ceará, campeão cearense de 1993 e base do time da última participação do Ceará na Série A.
Na tarde deste sábado, a torcida do Ceará foi em peso para o Castelão comemorar a ascensão para a Série A em jogo contra o América/RN. A torcida do Vozão esperava uma vitória para a festa ficar completa, mas o empate em 0 x 0 não impediu que eles comemorassem o feito. O Ceará não participa da Série A desde 1993.
A torcida tem muito o que comemorar mesmo, pois o Ceará foi um time que demonstrou um bom futebol mesmo no início do campeonato, quando as vitórias não aconteciam. Espero que o Ceará consiga manter a base do time e principalmente o técnico P.C. Gusmão no comando , para que a passagem do Vozão na Série A seja duradoura. Reforços serão necessários, mas a diretoria deverá ter cuidado para não meter os pés pelas mãos e fazer loucuras, evitando o endividamento exagerado do time, com consequencias desastrosas, como ocorreu com o Santa Cruz, Paissandu, e o seu rival Fortaleza, dentre outros clubes que subiram para a Série A e hoje não estão nem na Série B.
Falando em Fortaleza, é triste ver um time com uma torcida tão grande e apaixonada cair para a Série C, enquanto Duque de Caxias joga a Série B para 5 torcedores em campo. O título cearense mascarou a fragilidade do Leão da Pici, que desde o início do campeonato mostrou ser um time pouco competitivo. Cabe agora ao Fortaleza encarar a realidade da 3ª divisão e começar o planejamento para 2010 desde já.
sábado, 28 de novembro de 2009
Fim da Série B - América escapa na última rodada
Foi preciso muita reza para o América escapar da degola
Os quatro últimos jogos da Série B ocorreram na tarde deste sábado, onde estava em jogo a última "vaga" para a Série C, que ficou com o Juventude ao perder para o Guarani por 2 x 1. O time de Caxias foi o único dos ameaçados que perdeu, já que o Ipatinga e o Brasiliense venceram Vasco e Vila Nova, respectivamente. O América empatou sem gol contra o Ceará, em um jogo festivo, ocorrido no Castelão, em Fortaleza.
Falando no América, pelo segundo ano consecutivo o time potiguar escapa na última rodada, já que no ano passado também escapou no último jogo ao vencer o misto do Corinthians por 2 x 0. Fica evidente que a direção do América não aprendeu com os erros do passado e mais uma vez contou com a sorte para fugir do rebaixamento, pois bastava o Juventude vencer, que empurraria o América para a Série C.
Pior ainda foi o ABC, que depois de apenas dois anos na Série B retornou a 3ª divisão e na humilhante 20ª colocação, ou seja, na lanterna. No dia 24 de agosto eu postei o seguinte comentário sobre o ABC:
"Até agora é o pior time entre todos os que disputam a Série B. O time que já teve 3 técnicos, não se destaca em nenhum setor, sua defesa não inspira confiança, seu meio de campo cria pouco e seu ataque é fraco. As pespectivas para o ABC são as piores possíveis. Acredito que dentro em breve o time de Natal assuma a lanterna, pois enquanto o Campinense mostra sinais de reação, o ABC praticamente não evoluiu nada desde o início do campeonato."
Não precisei de bola de cristal para perceber, desde as primeiras rodadas, que o ABC não se planejou adequadamente para o certame nacional e pior, continuou cometendo erros no decorrer do campeonato. Esperamos que no próximo ano, o maior campeão estadual do Brasil se planeje melhor e volte em breve para a Série B.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Atlético/Go 0 x 3 Bahia - Água no Chopp dos Goianos
O Bahia jogou água no chopp do Atlético, mas continua na Série B.
O Bahia venceu o classificado Atletico/Go esta noite no Serra Dourada, pondo água no chopp dos goianos, que depois da partida foram comemorar a subida para a Série A, apesar da derrota inesperada. O Bahia continua na Série B
O Atlético começou com maior posse de bola, mas encontrou um Bahia bem armado na defesa e saindo rápido nos contra-ataques, principalmente com Marcos pela direita. Em todo o primeiro tempo as chances mais claras de gol foram do Bahia, que pecava nas conclusões da jogada, muito pela falta de Nadson e Jael na frente. Até que no final da primeira etapa, Wilson Jr. finalmente marcou, em um chute de fora da área, a bola ainda bateu na trave e na cabeça de Márcio antes de entrar.
No segundo tempo, o Atlético veio tocando mais a bola e o Bahia passou a se defender e ter dificuldades para sair com a bola dominada e quando todos esperavam o gol de empate, foi o Bahia quem acabou ampliando, através de Paulo Isidoro em um cruzamento de Marcos. Depois desse gol, o Bahia equilibrou a partida e poderia ter feito o terceiro, com Bruno Silva. No final da partida, Laércio marcou de cabeça e logo depois poderia ter marcado outro, se não tivesse furado feio de na pequena área.
Para o Atletico, valeu pelo acesso , apesar da derrota, enquanto para o Bahia o jogo valeu para serem tiradas as ultimas dúvidas sobre quem deve ficar ou não para 2010, além da oportunidade de se observar alguns jogadores da base, como Wilson Jr., Maurício e Douglas.
Nots do Bahia
Fernando: Fez algumas boas defesas, mas poderia ter saido em algumas bolas alçadas na área. Tem contrato até meados de 2010 e deve ficar. 7,0.
Marcos: O melhor em campo, apoiando bastante e sendo a principal arma de ataque do Bahia. Deve permanecer para 2010. 8,0 e só não merece um 10 porque continua brincando onde não se deve brincar.
Nem: Fez uma boa partida, roubando muitas bolas. Deve renovar. 7,5
Menezes: Jogador de pouca técnica. Não inspira segurança. Seu contrato deveria ser rescindido. 4,5
Helder: Não repetiu a boa atuação do ultimo jogo. Apoiou pouco e defendeu mal. Provavelmente não vai renovar. 4,0
Leandro: Jogou com tranquilidade, as vezes com displiscência, mas deve continuar para 2010 pelo conjunto da obra. 5,5
Bruno Silva: protegeu bem a zaga e ainda arrisou-se no ataque. Pelas ultimas partidas deve ficar para 2010. 7,0
Juninho: Parceia que não estava afim de jogar. Seu contrato deveria ser rescindido. 4,5
Paulo Isidoro: enquanto teve fôlego, procurou jogo e ainda fez um gol. 6,5
Helton Luis: mais uma vez decepcionou. Parece que só joga bem quando entra no segundo tempo. 4,5
Wilson Jr.: Valeu pelo gol e pela personalidade, já que é muito novo. Fez uma partida razoável até se contundir e ser substituído. 6,0
Maurício: Não teve muito tempo para mostrar seu futebol. 5,0
Douglas: Susbtituiu Nem e não decepcionou. 7,0
Laércio: Apesar do gol, deu uma furada incrível na pequena área. Mostrou que é perna-de-pau. 4,0
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Estádio Arena Salvador pode inviabilizar a Fonte Nova
Apresentação do Projeto da Arena Multi Uso (Foto: uol)
O Arena Salvador, anunciado hoje por empresários portugueses, pode inviabilizar, de uma vez por todas, a reforma da Fonte Nova, maior símbolo do futebol baiano a quase 60 anos. Isso poderá acontecer porque Bahia e Vitória são parceiros deste empreendimento, sendo que os dois times passariam a mandar todos os seus jogos na Arena Salvador, que teria capacidade para 42 mil pessoas. O problema é que o Governo Estadual pretende consolidar uma parceria público-privada para recuperação da Fonte Nova, justamente com o argumento que o estádio seria utilizado pela dupla Ba-Vi após a Copa do Mundo.
Se a Arena Salvador for realmente construída, poderá ser também utilizada para a Copa do Mundo, já que a Fonte Nova não mais seria atrativa para a iniciativa privada, deixando de existir de uma vez por todas. O problema é que a capacidade para apenas 42 mil pessoas inviabilizaria Salvador como sede de partidas mais importantes da Copa de 2014, além disso, sendo um estádio 100% privado, com a necessidade mais rápida do retorno financeiro aos investidores, o ingresso para os jogos de futebol passariam a ser inviáveis para a maior parte dos torcedores da dupla Ba x Vi.
O lado positivo desse projeto é que se a Arena Salvador for construida conforme o projeto, o Governo Estadual não precisaria gastar dinheiro público para a reconstrução da Fonte Nova, o que seria muito bom.
domingo, 22 de novembro de 2009
Vitória ainda pode cair, Náutico ainda respira
O Náutico ainda respira após vencer o Corinthians no Pacaembu
A 36ª rodada da Série A poderia rebaixar o Náutico e o Santo André, poderia também garantir o São Paulo e o Flamengo na Libertadores e poderia ainda ter um novo líder, mas após os 10 jogos, nada mudou.
No sábado, o Náutico teria que vencer o Corinthians no Pacaembu a qualquer custo para continuar sonhado em estar na Série A em 2010 e conseguiu. Bateu o Timão por 3 x 2 de virada, com um gol de penalti nos acréscimos, sendo este, o gol de numero mil do Brasileirão. A missão do Timbú ainda é muito difícil, pois terá que vencer os dois ultimos jogos, contra o Santo André (fora) e o Avaí (casa) e ainda torcer contra Coritiba, Atlético-PR, Botafogo e Fluminense. Se os três primeiros fizerem pelo menos um ponto na próxima rodada, o Náutico mesmo vencendo, estará na Série B.
O Vitória deu um grande passo para se livrar do rebaixamento ao vencer o Barueri por 2 x 1 no Barradão, quebrando uma sequência de cinco derrotas. Na próxima rodada, se vencer ou empatar com o Fluminense, o Vitória se garante na Série A, se perder, terá que vencer o último jogo contra o Goiás no Barradão para não depender de ninguém.
Já o Sport continua firme na lanterna, perdendo mais uma vez na Ilha do Retiro, dessa vez para o Fluminense. O Leão da Ilha joga apenas para cumprir tabela, pois está garantidíssimo na Série B de 2010.
Série B - 37ª Rodada Decidiu Quase Tudo
A metade alvi-negra de Fortaleza festeja ascensão para a Série A
A penúltima rodada da Série B, jogada toda no sábado, definiu as três ultimas vagas para a Série A e rebaixou mais um para a Série C.
Na parte de cima da tabela, Ceará, Guarani e Atlético/GO juntaram-se ao Vasco e vão jogar a Série A de 2010. Destaque para o Ceará, que livrou o Nordeste de um desastre total na Série B, após vencer a Ponte Preta fora de casa por 2 x 1.
Na parte de baixo da tabela, o Fortaleza perdeu em casa e deu adeus a Série B, vai jogar a Série C com outros dois times nordestinos, Campinense e ABC. O América/RN precisa vencer a última partida para não compor o quarteto dos rebaixados. Se empatar ou perder e Brasiliense, Ipatinga e Juventude ganharem, estará rebaixado.
Já o Bahia venceu o Guarani em casa e se livrou de qualquer chance de cair. No final da partida a torcida do Bahia teve que se contentar em ver o time comemorando a escapada do rebaixamento enquanto o Guarani comemorava a ascensão para a Série A.
sábado, 21 de novembro de 2009
Bahia 2 x 0 Guarani - e todo mundo comemorou
A torcida do Bahia comemorou a eliminação do risco de ir para a Série C
O Bahia venceu o Guarani por 2 x 0 no Pituaçu e se manteve na Série B enquanto o Bugre conseguiu o acesso para a Série A depois de ficar 5 anos de fora.
O jogo começou com o Bahia em cima, já que precisava vencer para não precisar da ultima rodada para escapar do rebaixamento e o gol não demorou a acontecer, através de Nadson de penalti, após Jael ser derrubado na área. Logo em seguida, o Guarani perdeu uma grande chance de empatar através de Gabiru. Depois do susto, o Bahia partiu pra cima, apoiado por sua torcida e ampliou ainda o final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, quando todos esperavam um Guarani mais ofensivo, ocorreu justamente ao contrário, o Bahia que partiu para cima do Guarani, que apenas se defendia, com saídas esporádicas para o ataque. Mais ou menos no meado do segundo tempo, o Bugre começou a sair mais, porém com a notícia da derrota do Figueirense em casa para o Duque de Caxias, o Guarani diminuiu o ritmo e virou jogo de compadre até o final.
Depois do apito final, os dois times comemoraram no meio do campo, com orações, abraços e aplausos por parte das duas torcidas. Acho que o Guarani merece comemorar muito, pois começou o campeonato como provável candidato ao rebaixamento e acabou subindo, já o Bahia, foi justamente ao contrário, quando todos esperavam estar entre os primeiros, acabou quase rebaixado. Na minha opinião, a torcida tricolor nada tem a comemorar, ao contrário, deve cobrar mais dos seus diretores que falharam no objetivo principal do ano, que era subir para a Série A.
Notas do Bahia
Marcelo: Foi pouco exigido, mas quando se precisou dele, não decepcionou. 8,0
Marcos: Bastante ofensivo e com uma garra supreendente. 7,0
Nem: Esteve seguro na zaga, mas ainda com alguns erros de posicionamento. 7,0
Menezes: Pouca técnica e muita garra. 6,0
Helder: Foi o melhor do jogo no 1º tempo, no segundo cansou um pouco e abusou um pouco da jogada individual. 8,0
Leandro: Fez o seu papel e sem abusar das faltas. 7,0
Bruno Silva: Também fez bem o seu papel. 7,0
Paulo Isidoro: No 1º tempo foi o principal armador do Bahia mas cansou no 2º tempo. 6,5
Juninho: Errou muitos passes e até dois escanteios. No 2º tempo até melhorou, mas não evitou as vaias da torcida. 5,0
Nadson: Não foi muito bem hoje, talvez por jogar contundido. 4,5
Jael: Deu muito trabalho a defesa adversária, porém foi precioso demais em algumas jogadas. 6,0
Beto: Entrou no lugar de Nadson, se movimentou muito, mas pouco fez. 5,0
Rubens: Quando entrou, o jogo já estava morno, com os dois times desistindo de jogar, mas ainda fez uma boa jogada. 5,0
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Salvador vai ganhar um novo estádio
O belo estádio de Pituaçu não pode ficar ocioso
Nesta sexta, no programa Esporte Show, na rádio Tudo FM, apresentado por Mário Freitas e Fernando Cabús, o secretário extraordinário para assuntos da Copa do Mundo de 2014, Ney Campello, anunciou a construção de um novo estádio em Salvador. Trata-se de uma nova arena multiuso com capacidade para 42 mil pessoas em um terreno localizado nas proximidades do bairro de Itinga, em uma área-limítrofe entre a capital e Lauro de Freitas. A iniciativa é das empresas Lusoarena e Camargo Correia e conta com o apoio das direções tanto do Bahia quanto do Vitória. O governador Jaques Wagner, segundo Campello, já está ciente do projeto e aprovou a construção.
Texto de Ricardo Luzbel (Bahia Notícias)
Comentário do blog: Será mesmo necssário a construção de mais um estádio? O que faremos com Fonte Nova, Barradão e Pituaçu? Acho que no ramo esportivo, Salvador precisa mesmo de um ginásio de esportes para sediar partidas de volei, basquete, futsal e handebol, pois a 3ª capital do Brasil não pode ficar sem um ginásio de esportes.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Enquanto isso na Paraíba...
O "todo duro" Nonato é a arma do Treze para vencer a Copa Paraíba.
Nem tudo é tristeza em Campina Grande, o Treze, principal rival do recém-rebaixado Campinense, disputará a final da Copa Paraíba contra o Botafogo de João Pessoa. O jogo será realizado em duas partidas, sendo a primeira já no próximo domingo em João Pessoa. O campeão do torneio terá vaga garantida na Copa do Brasil de 2010.
A Copa Paraíba é um desses torneios "tapa-buracos" existentes também em outros estados, que servem para os times "fora de série" terem o que fazer no segundo semestre. A versão paraibana, pelo menos, garante uma vaga em um torneio nacional, e quem sabe, a oportunidade de ver um grande clube jogar em terras paraibanas.
Campeões:
2006 - Campinense
2007 - não foi disputado
2008 - Nacional de Patos
2009 - Treze ou Botafogo
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Situação dos Nordestinos na Série A
Foto: Mancini balança no cargo após a 5ª derrota consecutiva do Vitória (foto: Eduardo Martins - A Tarde)
Faltando três rodadas para o término do Brasileirão, vejam como estão os clubes da Região Nordeste:
Sport: O Leão da Ilha já está rebaixado desde a ultima rodada quando empatou com Palmeiras por 2 x 2, depois de estar vencendo por 2 x 0. Os próximos confrontos do Sport são os seguintes: Fluminense (casa), Inter (casa), São Paulo (fora). É provável que o jogo com o São Paulo seja decisivo para a definição do campeão 2010.
Náutico: O Timbú, penútimo colocado, tem uma missão dificílima pela frente, terá que vencer os três próximos jogos e ainda torcer para que o Alético/PR não faça mais nenhum ponto ou o Botafogo só faça dois pontos no máximo, isso contando que o Fluminense não faça mais que quatro pontos. Seus próximos jogos são Corinthians (fora), Santo André (fora), Avaí (casa). A partida contra o Santo André possivelmente rebaixará um dos dois ou os dois.
Vitória: O rubro-negro baiano, que começou muito bem o campeonato, chegando a ocupar a 2ª colocação, está agora em 13º lugar, após cinco derrotas consecutivas, estando inclusive, ameaçado de perder a vaga na Copa Sul-Americana. Para garantir a vaga na Sul-americana o Vitória não poderá perder mais nenhuma posição. O time ainda pode até ser rebaixado, mas seria bastante improvável, já que teria que perder os três ultimos jogos e ainda assim só seria rebaixado por uma improvável combinação de resultados. Seus próximos jogos são Barueri (casa), Fluminense (fora), Goiás (casa).
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Situação dos Nordestinos na Série B - Fase Decisiva
O Ceará de Geraldo e Cia foi a salvação dos times nordestinos na Série B
Eis a situação dos clubes nordestinos na Série B, faltando apenas duas rodadas para o término do campeonato, já conquistado pelo Vasco.
ABC: O alvi-negro potiguar está rebaixado desde a 35ª rodada. O máximo que pode alcançar é a 18ª colocação diminuindo o vexame. Seu próximo confronto é com o também rebaixado Campinense, na Paraíba. O ABC vem embalado, após a sua mais expressiva vitória (6 x 2 contra o Brasiliense), justamente na rodada seguinte ao rebaixamento.
Campinense: A raposa foi rebaixada na ultima rodada, após perder para o Paraná por 3 x 0, colocando o time paraibano na lanterna do campeonato. Ao Campinense só resta lutar para sair da lanterna, para que sua rápida passagem pela Série B não seja tão frustrante. O time pega o ABC na Paraíba, mas não sabe em que cidade será realizada a partida, pois perdeu a opção de jogar em Campina Grande, devido a o arremesso de um capacete no gramado no jogo contra o Vasco. As opções são João Pessoa e Patos.
Fortaleza: O tricolor cearense tem 98,1% de chances de ser rebaixado, segundo o site "Chance de Gol". Para fugir da degola o Fortaleza terá que vencer o São Caetano em casa e o Paraná fora de casa e ainda torcer para que o América perca seus próximos jogos. Se o Fortaleza vencer os dois jogos e o América empatar um e perder o outro, a decisão ficaria com o saldo de gols.
América/RN: O Mecão só saberá se estará na Série B na ultima rodada, pois mesmo que vença o Ipatinga em casa e o Brasiliense perca para o Bragantino em Bragança, o time candango poderá alcançá-lo na ultima rodada. O site "Chance de Gol" calcula em 39,7% de chances do América ser rebaixado.
Bahia: O tricolor baiano deu uma disparada nas ultimas quatro rodadas, fazendo 10 pontos em 12 disputados, se desgarrando da zona de rebaixamento. De qualquer forma o Bahia ainda não está totalmente livre da ameaça, segundo o site "Chance de Gol", que ainda calcula em 2,7% as chances do Bahia ser rebaixado. Uma vitória simples contra o Guarani no Pituaçu, elimina qualquer possibilidade do Bahia ser rebaixado esse ano.
Ceará: O Ceará de Geraldo está muito perto de voltar a Série A depois de 17 anos. A ultima vez que o Vozão esteve na elite foi em 1993. Para conseguir o acesso, basta vencer a Ponte Preta em Campinas e sair para o abraço. Caso empate e o Figueirense não vença, também pode comemorar a promoção antecipada. Se perder, ainda assim poderá classificar-se, se o Figueirense também perder e a Portuguesa não vencer. As chances da promoção, segundo o "Chance de Gol", são de 95,8%.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Série B poderá ter o primeiro rebaixado amanhã
A Série C poderá voltar ao Frasqueirão em 2010
Amanhã terá rodada completa da Série B e após seu término, poderemos conhecer o primeiro rebaixado para a Série C. Poderemos também conhecer o campeão da série B 2o09, o que vai depender de uma combinação de resultados. Vejam quem pode ser rebaixado e quem pode ser campeão amahã e como isso pode acontecer:
O Vasco da Gama, que já está com a vaga garantida na Série A de 2010, poderá ser campeão com 3 rodadas de antecedência, caso vença o Campinense, em Campina Grande, o Ceará perca para o Atlético/Go em Goiania e o Guarani não venca o Ipatinga em Campinas. Os dois primeiros resultados são possíveis, porém será uma grande zebra se o Ipatinga vencer o Guarani, por isso acho que o Vasco só garantirá o título na rodada seguinte.
O ABC poderá retornar a Série C caso perca seu jogo para O Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e o Bahia, América e Juventude vençam seus jogos. Ainda que um os três times citados perca, o ABC estaria na Série C. Como o ABC joga fora de casa e Bahia, América e Juventude jogam em casa, com o apoio da torcida e precisando do resultado positivo para se afastarem da zona de rebaixamento, as chances do time de Natal ser degolado amanhã são muito altas.
domingo, 8 de novembro de 2009
Vasco: o primeiro a subir
Carlos Alberto comemora com Adrano o 1º gol do Vasco contra o Juventude(Foto Gazeta Press)
Assim como todos esperavam, até antes mesmo de começar a Série B, o C. R. Vasco da Gama foi o primeiro clube a garantir vaga na Série A de 2010. A classificação veio depois de uma vitória sobre o Juventude por 2 x 1 no Maracanã lotado.
Mesmo estando longe de empolgar, o Vasco classificou-se na 34ª rodada, com quatro rodadas de antecedência. A classificação antecipada deu-se graças a mediocridade de seus adversários e a uma política bem sucedida de atrações de torcedores para o estádio e para o rol de associados do clube, através da campanha de associação em massa, implantada na gestão de Roberto Dinamite.
Talvez o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes da Série B, principalmente para o Bahia, que tem uma imensa torcida apaixonada, mas padece nas divisões inferiores do futebol brasileiro a seis anos e mesmo assim reluta em democratizar-se de forma efetiva.
O time cruzmaltino agora segue em busca do título, que poderá vim caso vença o Campinense, na Paraíba, contanto que o Ceará perca para o Atletico/Go, em Goiania.
sábado, 31 de outubro de 2009
O Chororô do Flamengo e da Globo - Caso Mala Branca
Em tempos e tempos nasce uma polêmica no futebol brasileiro. Já foram objetos de polêmicas só esse ano, a paradinha, as comemorações, o mau humor dos técnicos, o chororô, o racismo, o sistema de pontos corridos e agora a bola da vez é a mala branca. A chamada mala branca "ocorre" quando um terceiro time ou grupo de torcedores desse time oferece dinheiro a outro time para vencer o adversário.
Na minha opinião, a polêmica ocorre quando há interesses maiores por trás, nesse caso, o Flamengo criou e a Rede Globo, empenhada no sucesso do time carioca e inconformada com a derrota contra o Barueri, ampliou. A própria Globo já tinha criado uma polêmica anterior ao propor o retorno do mata-mata para o Brasileirão. Tudo isso, ao meu ver, tem uma forte motivação, tentar reverter o fracasso dos times cariocas, que não vencem um Brasileirão desde que foi criado o sistema de pontos corridos.
Antes do jogo contra o Barueri, havia uma euforia generalizada em torno da possibilidade do Flamengo chegar entre os quatro e até ser campeão. Possibilidade muito comentada nos programas esportivos da Globo e da Sportv. O problema é que esqueceram do Barueri, que jogou um balde de água fria nas pretensões rubro-negras.
Pelas bandas de Salvador, um dirigente trapalhão chamado Rui Acioly, achando pouco os problemas do Bahia, tratou de entrar na polêmica da pior forma possível, confessando que ofereceu dinheiro ao Bragantino para vencer o América pela Série B. Ora, tudo bem que muitos não consideram a mala branca ilegal e muitos times praticam a tempos, apesar da legislação esportiva considerar ilegal, mas se já havia a polêmica sobre a legalidade do ato, porque confessar? Talvez ele queira se aparecer ou então o objetivo desse atrapalhado dirigente é acabar com o Bahia mesmo.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Bahia vence o Juventude e sai da zona
Marcelo foi fundamental para a vitória do Bahia hoje
O Bahia venceu o Juventude por 1 x 0 em Caxias, gol de Jael, e saiu da zona de rebaixamento, ajudado também pela vitória do Bragantino sobre o América por 2 x 1. A vitória do Bahia foi a primeira do Bahia em Caxias do Sul na história dos confrontos entre as duas equipes e justamente em um momento que o Bahia passa por uma péssima fase.
O jogo começou muito morno, com o Bahia assumindo uma postura excessivamente defensiva e o Juventude sem arriscar muito, mesmo precisando vencer para se afastar de vez do rebaixamento. O primeiro tempo foi todo dessa forma, tanto que não houve uma grande chance em todo primeiro tempo.
No segundo tempo o Juventude partiu pra cima e deu a chance de contra-ataque para o Bahia, que em uma dessas jogadas, Alex Maranhão cruzou para o centro da área e encontrou Jael livre para marcar. O Bahia ainda teve duas boas chances com Hernani e Jael. Depois disso só deu Juventude, que cruzou dezenas de bola para a área, mas encontrou um Marcelo inspirado. No final a torcida tricolor pode comemorar uma vitória fora de casa depois de dois meses e a saída momentânea da zona de rebaixamento.
Notas do Bahia
Marcelo: Falhou logo no início do jogo, mas sua atuação foi fundamental no segundo tempo. 8,0
Marcos: Continua um mal marcador e precisa aprender a cruzar. 5,0
Menezes: Antes de sair contundido não estava bem, bastante atrapalhado e passando mal a bola. 4,0
Bruno Silva: Entrou bem no jogo, com bom posicionamento e ainda saindo bem com a bola. 7,0
Nem: Voltou a fazer uma boa partida.6,0
Alex Maranhão: Desaprendeu a bater escanteio, mas foi uma boa peça ofensiva. 6,0
Roberto: Entrou quando o Bahia tomava um sufoco, não tendo oportunidade de sair para o ataque, que é o seu ponto forte. 5,5
Leandro: Não foi o jogador viril de sempre. Pareceu desligado no jogo. 5,0
Marcone: Uma de suas melhores partidas do ano. Estava em todos os lados do campo. 7,5
Paulo Isidoro: No primeiro tempo, foi um dos mais importantes do Bahia, cadenciando a jogada e fazendo bem a ligação. No segundo tempo cansou. 6,5
Ananias: O melhor jogador do Bahia, depois de Marcelo. Só foi parado pelas faltas. 8,0
Jael: Apesar de estar muito isolado no ataque, quando teve a chance, marcou, ou seja, fez o seu papel e bem. 7,0
Marcadores:
Bahia,
Juventude,
Marcelo Guimarães
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Matematica do Futebol: Times Nordestinos - Séries A e B
Segue as chances de rebaixamento dos times nordestinos nas Séries A e B de dois dos principais sites de estatísticas sobre futebol do Brasil, o Informa e o Chance de Gol:
Série B - Rebaixamento
Campinense 84% (INFOBA) 91,3% (CHANCE DE GOL)
ABC 84% (INFOBA) 86% (CHANCE DE GOL)
Fortaleza 78% (INFOBA) 78,6% (CHANCE DE GOL)
América 64% (INFOBA) 66% (CHANCE DE GOL)
Bahia 49% (INFOBA) 47,4% (CHANCE DE GOL)
Série B - Ascenção
Ceará 84%(INFOBA) 85,6% (CHANCE DE GOL)
Série A - Rebaixamento
Sport 85% (INFOBA) 86,9% (CHANCE DE GOL)
Náutico 79% (INFOBA) 86,5% (CHANCE DE GOL)
Série A - Libertadores
Vitória 11% (INFOBA) 6,8% (CHANCE DE GOL)
Os dois sites de estatítiscas apresentam coerências entre si, variando muito pouco os percentuais apresentados entre eles e com a mesma ordem de chances para o rebaixamento.
Caso a estatística se confirme, a Série A de 2010 contaria com apenas dois times do NE: Vitória e Ceará, significando uma queda de 33% dos participantes da região na 1ª divisão.
Na Série B, a mudança seria mais radical, estariam em 2010 Bahia, Sport, Náutico, ASA e Icasa. Apenas um time permaneceria na 2ª divisão, enquanto 4 novos times da região estariam disputando a competição.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Acertei mais que errei
Everaldo fez um gol contra e deu a vitória de bandeja para o Atlético
Dessa vez acertei mais que erre nos palpites dos resultados da Série B na noite desta terça-feira. Bahia, Juventude e Vasco venceram Campinense, América e ABC, respectivamente, conforme eu tinha escrito aqui. Já o Fortaleza e o Ceará perderam, diferentemente dos meus palpites. No final das contas, acertei 60% dos palpites. Após a rodada de ontem, a situação dos times nordestinos ficaram da seguinte forma:
Bahia: Com a vitória de ontem, o tricolor baiano saiu da zona de rebaixamento, mas sua situação é ainda bastante difícil, pois pega o líder Vasco no Maracanã. Uma derrota pode colocar o Bahia de novo na zona de degola. Sua chance de ser rebaixado é de 47,4%, segundo o site Chance de Gol.
Campinense: A derrota para o Bahia o manteve na lanterna do campeonato e agora o Campinese precisa vencer, pelo menos, 5 jogos dos 7 que restam. O Chance de Gol dá ao Campinense uma probabilidade de 91,3% de ser rebaixado.
América/RN: O time potiguar até que poderia ter saído com um empate ontem, mas perdeu e se complicou, entrando na zona de rebaixamento, depois de ter ficado uma rodada fora. As chances de ser rebaixado são de 78,6%
ABC: O alvi-rubro potiguar perdeu em casa e está cada vez mais perto da Série C, estando na penultima colocação pela segunda rodada consecutiva. As chances de ser rebaixado são de 86%.
Fortaleza: O Leão da Pici com um jogador a mais, foi pra cima do Atlético e graças ao goleiro Márcio e a má pontaria dos seus atacantes não fez. Quem fez mesmo foi seu zagueiro Everaldo, mas só que foi contra, dando a vitoria de presente ao time goiano e complicando a vida do Fortaleza, que agora tem 66% de chances ser rebaixado.
Ceará: O único time nordestino que vai bem no campeonato perdeu para a Portuguesa ontem, mas manteve a 3ª colocação. Suas chances de estar na Série A em 2010 são de 85,6%.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Bahia 3 x 0 Campinense - Enfim acabou o jejum
O sal grosso espalhado pelo torcedor deu certo
Parece que o sal grosso jogado por um torcedor no Fazendão ontem deu certo. O Bahia venceu o Campinense por 3 x 0 e quebrou um longo jejum de 9 partidas sem vencer, mas apesar do placar dilatado, o jogo não foi tão fácil assim.
No primeiro tempo o Bahia partiu para cima, mas continuou mostrando as mesmas falhas dos jogos anteriores: insegurança na defesa, excesso de passes errados do meias e poucas jogadas de linha de fundo dos alas e neste compasso, quem quase marca foi o Campinense através de Washington, que perdeu de cara com o goleiro Marcelo.
Logo no início da segunda etapa o Campinense perdeu um jogador, expulso por tomar o segundo cartão amarelo e em seguida sofreu um penalti duvidoso, que na minha opinião foi bem marcado, pois o zagueiro Fábio impediu a progressão de Jael com os braços, mas como foi um penalti que poucos juízes dariam, gerou muitas reclamações por parte dos jogadores do Campinense. Nadson, que não tinha nada haver com isso, converteu.
O técnico Freitas do Campinense pôs Charles no jogo visando uma reação do time paraibano, porém pouco tempo depois de entrar no jogo o meia deu uma "voadora" em Ananias e foi expulso direto. Com dois a menos ficou fácil para o Bahia ampliar para 3 x 0, gols de Ananias e Paulo Isidoro.
O que se pode dizer desse jogo é que não houve uma evolução tática por parte do Bahia, que venceu muito mais pela disposição do árbitro em marcar um penalti pouco convencional e em punir, com rigor, a violência dos jogadores do Campinense
Vale também ressaltar as boas entradas de Ananias no meio e Alex Maranhão na ala esquerda, já que Elton e Rubens Cardoso vinham muito mal. Quanto ao Campinense, acho que o time decepcionou a sua torcida ao optar por uma postura excessivamente defensiva, com Edmundo muito sozinho no ataque. Faltou ousadia ao time do interior paraibano. Destaque para Washington, que apesar do gol perdido, foi o principal jogador do rubro-negro.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Palpites para a Série B - Times Nordestinos
De vez em quanto Mãe Dinah baixa em mim e eu dou um palpites, muitas vezes eu até acerto, pena que ela não me ajuda quando jogo na mega-sena. Para a rodada completa de amanhã pela Série B, eis meus palpites:
Bahia x Campinense
Em outras épocas eu não hesitaria dizer que o Bahia venceria fácil esse jogo, mas na atual situação de ambos os times, posso dizer que é um palpite difícil. O Bahia vem de 9 jogos sem vencer, mas joga em casa, enquanto o Campinense perdeu a ultima partida em casa, mas costuma surpreender fora de casa. Pela vocação do Campinense em ajudar os adversários a quebrar tabus, aposto que o Bahia amanhã sai do jejum, com dificuldades.
Juventude x América
O América vem embalado com a vitória do ultimo sábado enquanto o Juventude perdeu os dois últimos jogos. Pela necessidade de vencer e por estar jogando em casa e ainda pelo América ter evncido o Fortaleza comas mãos nas calças, aposto na vitória do Juventude.
ABC x Vasco
O ABC, junto com o Campinense, são os times que mais rodadas ficaram na zona de rebaixamento. Já o Vasco vai fazer tudo para vencer, pois já programa a festa da classificação para o próximo sábado no Maracanã, diante do Bahia. O Vasco vence fácil no Frasqueirão.
Portuguesa x Ceará
Jogo equilibradíssimo. O Ceará vai pra cima e vencerá a Portuguesa em São Paulo.
Fortaleza x Atlético/Go
O Fortaleza vai partir com tudo pra cima do Atlético, pois precisa vencer para sair da zona de rebaixamento. Já o Atlético vem de uma derrota em casa e já mostra sinais de decadência. O Fortaleza vence esse jogo.
domingo, 18 de outubro de 2009
O Fracasso do Bahia de Marcelo Guimarães Filho e Gedell
Marcelo, larga o Bahia antes que seja tarde demais.
Eu sei que quando as coisas dão errado, a turma do "viu que eu disse?" aparece por todos os lados, mas quando MGF surgiu como um nome forte para dirigir o Bahia, após uma manobra política capitaneada pelo Ministro Gedell Vieira Lima e sua sede de poder, eu temi pela sorte do time.
Tinha tudo para dar errado: Filho de Marcelo Guimarães, preso na Operação Jaleco Branco da PF, que jogou o Bahia na Série B em 2003 e na Série C em 2005; Sem experiência no futebol; exercendo uma atividade em outro estado; envolvido com política partidária. Tudo que no futebol moderno não comporta mais.
Eu cheguei a mandar e-mail para as rádios criticando o apoio das equipes esportivas ao nome de MGF, mas para minha surpresa, muitos opositores, alguns ferrenhos, viam nele, uma esperança de renovação por ser um jovem político, esquecendo eles que MGF representava a velha oligarquia tricolor em uma nova roupagem.
O Bahia de hoje consegue ser pior que o de Petrônio, que não tinha renda de bilheteria, não tinha estádio e tinha uma folha 3 a 4 vezes menor. Aquele time medíocre terminou em 10º na Série B de 2008 e foi vice campeão baiano com 10 pontos na frente do campeão Vitória.
O Bahia tem que se libertar de todos os laços com o passado se quiser se reerguer, ou está fadado a acabar ou passar longos anos no ostracismo. Os velhos caciques que comandam o tricolor desde os anos 70 precisam se conscientizar que está na hora de abrir mão do Bahia antes que ele acabe. Até Fidel Castro abriu mão do poder por que eles não podem abrir? Se esses sangessugas amam um pouquinho só o Bahia devem sair e permitir que novas pessoas entrem no Bahia afim de reconstruir um time destruído pelas derrotas humilhantes e pelos sucessivos rebaixamentos que sofreu nesta década.
sábado, 17 de outubro de 2009
Braga 3 x 0 Bahia - Na ZR firme e forte
Torcedor tricolor, pode ir acostumando com essa vinheta
O Bahia perdeu mais uma na Série C e agora são 9 rodadas sem saber o gostinho da vitória. Dessa vez o algoz foi o Bragantino, que venceu só por 3 x 0.
O 1º tempo foi todo do Bragantino, que logo marcou em uma cabeçada após cobrança de falta do vovô Adãozinho. Não demorou muito para vim o segundo. O Bahia fazia, até então, um dos piores primeiros tempo do campeonato. A defesa mal postada em campo, se atrapalhava quando tinha o domínio e quando não tinha marcava muito mal. O meio de campo era uma lástima com Elton e Juninho errando muitos passes. No ataque, Nadson e Jael nada podia fazer, pois a bola não chegava. Até Leandro jogava mal. O Bragantino poderia tranquilamente sair com um placar mais dilatado.
No segundo tempo, O Bahia melhorou, mas não o suficiente para esboçar uma reação. Ananias no lugar de Elton deu uma maior movimentação no meio e a bola começou a chegar no ataque. Leandro voltou a jogar bem e Nadson começou a dar trabalho a defesa do Bragantino. O Bahia poderia até ter diminuido com Nadson em duas oportunidades e Ananias em uma, mas quem fez foi o Bragantino, através do lateral Leandro Macêdo, que chutou por debaixo das pernas de Marcelo.
Agora o Bahia é o 18º colocado e tem um jogo de vida ou morte contra o Campinense. Se ganhar e Fortaleza e América não vencerem, sai da zona de rebaixamento. Se perder pode ir para a lanterna. Empatando, pode cair para a vice-lanterna.
Notas do Bahia:
Marcelo: Falhou no 1º e 3º gol, mas também fez grandes defesas. Não foi feliz hoje 4,5
Marcos: Não sabe cruzar e marca muito mal. Precisa amadurecer bastante ainda 3,0
Menezes: Mal posicionado, não fez uma boa dupla com Nem. 4,0
Nem: A muitos jogos que vem jogando mal. Tomou um drible humilhante no 1º tempo. 3,5
Rubens Cardosos: Péssimo na marcação e pouco produtivo no ataque. 2,0
Alex Maranhão: Não agregou muito ao time quando entrou no lugar de Rubens. 4,0
Leandro: Fez um mal primeiro tempo. No segundo tempo foi um dos melhores. 5,0
Bruno Silva: Outro que não agregou nada ao time e ainda deu um chute bisonho. 3,0
Elton: O pior do jogo. Não acertou um passe e ainda fez a falta que originou o 1º gol do Braga. Foi substituído por Ananias no intervalo. 1,0
Ananias: O melhor do Bahia. Quando entrou deu movimentação ao ataque e criou várias chances de gol. 6,0
Juninho: O 2º pior do jogo. No 1º tempo não acertou um passe e no 2º tempo continuou errando. 2,0
Nadson: Se movimentou bastante e foi caçado em campo. Faltou pontaria nas chances que teve. 5,0
Jael: Hoje foi muito mal. Parecia desmotivado. 3,5
Bonamigo: Não pode fazer muito com o material humano que tem. As substituições foram acertadas. Faltou tirar Juninho. 4,0
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
E o Maradona mandou chupar
Maradona desabafou mandando os críticos chuparem
As Eliminatórias já foi e o Brasil se despediu com um empate insosso contra a Venezuela, frustrando os torcedores Sul-matogrossenses que desembolsaram uma boa grana para ver o time de Dunga. O resultado de ontem é a confirmação que o Brasil não tem bons resultados quando joga com times mais fracos, não sei se por causa da motivação ou por ter um esquema de jogo que priorize os contra-ataques.
E o Dunga? está muito mais educado do que de costume. Talvez tenha tomado um puxão de orelha dos seus chefes ou então percebeu que estava exagerando nas patadas.
Em falar em educação, Maradona deu uma de Dunga e saiu metendo o pau nos jornalistas na coletiva após o jogo contra o Uruguai, quando conseguiu uma vitória heróica em Montevideu, classificando o selecionado argentino para a Copa.
Ainda sobre o jogo Uruguai x Argentina, confesso que torci para os "hermanos" pois Copa sem Argentina não tem graça, pois eu não teria para quem torcer contra. Já o Uruguai a muito tempo que sobrevive das glórias do passado. Tá parecendo até um certo time de Salvador.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Baixa a bola Dunga!
Daniel Alves foi um dos poucos que se salvou ontem!
Gostei da derrota do Brasil ontem frente a Bolívia só para baixar um pouco a bola de Dunga. O cara pensa que é Deus!
E sem essa que a altitude venceu o jogo. Quantas vezes o Brasil foi a La Paz e ganhou da Bolivia? Quantas vezes os times brasileiros venceram times da Bolivia e do Equador pela Libertadores, Supercopa, Conmebol ou Sul-americana? Até a imprensa caiu nessa onda de altitude, talvez com medo de Dunga e suas patadas nas "coletivas" da vida.
Falando um pouco do jogo, Júlio Cesar podia pegar aquela bola do segundo gol, Adriano e Diego Silva decepcionaram e Josué definitivamente, não é jogador de seleção brasileira. Na sua posição existem vários melhores que ele, só aqui no Brasil.
Salvaram-se Nilmar e Daniel Alves, talvez os dois jogadores, junto com Luis Fabiano, são os que estão em melhor fase na atual seleção.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Bahia 3 x 3 América - O jejum continua
O empate de Bahia x América mantem os dois times sem vencer a 8 rodadas
Bahia e América empataram em 3 x 3 e ambos os times agora completam 8 jogos sem saber o que é vencer uma partida. O Bahia começou em cima e logo marcou com Jael. Depois do gol, o jogo ficou para o América, que teve duas boas chances para ampliar, além do gol mal anulado. Como quem não faz toma, o Bahia fez o segundo com Nadson. Até o final do primeiro tempo, o América continuou melhor, mas seus atacantes falharam bastante nas finalizações.
No segundo tempo só deu América até os 20 minutos quando o Bahia equilibrou o jogo e foi nesse momento que o Amércia fez o primeiro gol com Lúcio. O Bahia ampliou dois minutos depois e tomou outro gol um minuto depois. Aos 39' o lance mais polêmico da partida, Marcondes disputou no alto com Lúcio e o juiz marcou um penalti que só ele viu, talvez para compensar o gol legal do América na primeira etapa. Lucio cobrou e empatou o jogo.
No final da partida o Bahia pressionou mas não conseguiu marcar e o América ainda teve uma boa chance em uma cobrança de escanteio. O jogo foi até aos 51', mas terminou mesmo 1 x 1.
Notas do Bahia:
Marcelo: Fez duas boas defesas, mas tomou um gol por debaixo das pernas. 6,0
Marcos: Conduz bem a bola no ataque, mas precisa aprender a cruzar e marcar. 4,5
Vinicius: Saiu contundido ainda no inicio do jogo. sem nota
Nem: Parece inseguro, as vezes lento. 4,0
Menezes: Um pouco melhor que Nem. 5,0
Rubens: Sem preparo físico, não arriscou no ataque, que é seu ponto mais forte. 4,0
Marcondes: Meio estabanado, não consegue uma marcação eficiente sem recorrer as faltas. 3,0
Elton: Seu preparo físico é lastimável. 3,0
Paulo Isidoro: Outro que falta preparo físico. Ainda assim conseguiu articular algumas jogadas no 1º tempo. 5,0
Hernani: Nunca acrescenta muita coisa quando entra. 3,0
Helton Luis: Não conseguiu ser o elo de ligação que Bonamigo esperava, ainda assim fez algumas boas jogadas. 5,5
Nadson: Lutou muito, fez um belo gol, mas não conseguiu dar a vitoria ao Bahia. 6,0
Beto: Entrou bem no jogo, mas em uma situação já de desespero. 6,0
Jael: o melhor do Bahia, além de fazer o gol, foi muito útil nas jogadas de ataque e ainda marcou quando foi preciso. 7,0
Bonamigo: Não tinha muitos recursos humanos devido as suspensões de Leandro e Bruno Silva. Mudou o esquema tático ainda no início do jogo e foi feliz. Não gostei da entrada de Hernani no segundo tempo. A entrda de Beto foi acertada. 6,0
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Padrões do Vitória e Flamengo nos anos 80
Assinar:
Postagens (Atom)