segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Brasileirão 2009 por Estado


O Rio de Janeiro voltou a ser o Estado do futebol

Rio de Janeiro - Tinha tudo para o Estado amargar mais um ano de fracasso, com o Flamengo ameaçado até de perder a Copa Sul-Americana e Fluminense e Botafogo sendo ameaçados de cair para a Série B. No final do campeonato, o Estado levou o título brasileiro e de quebra, não teve nenhum dos ameaçados rebaixado, sem falar no Vasco, campeão da Série B.

São Paulo - O estado que nos últimos 20 anos venceu 60% dos campeonatos da Série A e que só tinha perdido apenas um campeonato na era dos pontos corridos, teve o pior desempenho dos últimos anos, levando apenas um time para a Libertadores e tendo um dos times rebaixado. Ainda assim não foi nada desastroso.

Rio Grande do Sul - Assim como no ano passado, o Estado novamente foi vice-campeão e terá um representante na Libertadores. O outro vai para a Sul-Americana.

Minas Gerais - Assim como o Rio Grande do Sul, levou um time para Libertadores e outro para a Sul-Americana, mas o desempenho poderia ser ainda melhor se o Atlético não caisse tanto nas últimas rodadas.

Paraná - Poderia ser pior se o Atlético/PR também caísse, já que ficou ameaçado até a penúltima rodada. O Coritiba caiu e sua torcida protagonizou as piores cenas do campeonato, com os atos de vandalismo após o jogo contra o Fluminense. Lamentável para o Coritiba e para o Estado do Paraná, que muitos dizem ser um Estado modelo para o Brasil.

Goiás - O único Estado dos que competiram em 2009, que ainda não tem um título nacional, poderia até ser campeão esse ano com o seu único representante, mas perdeu fôlego na fase final e nem para a Libertadores vai. Continuará sem título.

Bahia - Representado apenas pelo Vitória, que chegou a ser vice-lider e terminou quase sem a Copa Sul-Americana. Desempenho muito semelhante a 2008.

Pernambuco - Não poderia ter desempenho pior. Talvez os mais pessimistas não diriam que os dois times representantes do Estado de Pernambuco ocupassem as duas últimas colocações, ainda mais após o desempenho do Sport na Libertadores no primeiro semestre e do Náutico ter aberto os cofres para contratações de peso. No ano que vem, o Estado de Pernambuco não estará na Série A.

Nenhum comentário: