quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

2009 - Um ano para os clubes do Nordeste esquecerem II


Nem a benção do Papa salvou o Fortaleza da Série C

Se na série A os clubes nordestinos não foram nada bem, na Serie B não foi muito diferente. Dentre os seis clubes da região que participou da segunda divisão em 2009 nada menos que três foram rebaixados, dois escaparam nas últimas rodadas e apenas um teve um bom resultado, conseguindo o acesso para a Série A.

Dentre as maiores decepções do certame, as maiores foram protagonizadas pelo Bahia e pelo Fortaleza. O primeiro por ter montado um time caro, com folha salarial apenas inferior a do Vasco e só ter conseguido uma modesta décima segunda colocação e ainda ter passando nove jogos sem vencer, ficando ameaçado de rebaixamento até a penutima rodada. Para a torcida do Fortaleza a decepção foi ainda pior, pois depois de vencer o cearense, ratificando a hegemonia no estado, o tricolor foi rebaixado para a Série C.

De América e ABC não se esperava muito, já que os times nem chegaram a final do fraco campeonato potiguar, porém as duas torcidas tinham esperança em permanecer na Serie B, conseguido apenas pelo América, que escapou na ultima rodada por dois anos consecutivos. O ABC infelizmente volta a terceira divisão após apenas dois anos na Serie B.

O Campinense tinha uma meta modesta que era não cair e mesmo assim não conseguiu. O estado da Paraíba, que desde 1992 não tinha um time na Série B voltar a ficar sem representantes na segunda divisão do campeonato brasileiro.

O Ceara foi o grande vitorioso do Nordeste em 2009. O time que começou muito mal o campeonato e não estava entre os favoritos para subir, cresceu muito durante a competição e se classificou para a Serie A de 2010 com a terceira melhor campanha. Méritos para PC Gusmão, que recuperou o time com o campeonato já em andamento. Outro destaque foi a atuação do veterano Geraldo, que foi o maestro do time.

Nenhum comentário: