domingo, 8 de novembro de 2009

Vasco: o primeiro a subir


Carlos Alberto comemora com Adrano o 1º gol do Vasco contra o Juventude(Foto Gazeta Press)

Assim como todos esperavam, até antes mesmo de começar a Série B, o C. R. Vasco da Gama foi o primeiro clube a garantir vaga na Série A de 2010. A classificação veio depois de uma vitória sobre o Juventude por 2 x 1 no Maracanã lotado.

Mesmo estando longe de empolgar, o Vasco classificou-se na 34ª rodada, com quatro rodadas de antecedência. A classificação antecipada deu-se graças a mediocridade de seus adversários e a uma política bem sucedida de atrações de torcedores para o estádio e para o rol de associados do clube, através da campanha de associação em massa, implantada na gestão de Roberto Dinamite.

Talvez o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes da Série B, principalmente para o Bahia, que tem uma imensa torcida apaixonada, mas padece nas divisões inferiores do futebol brasileiro a seis anos e mesmo assim reluta em democratizar-se de forma efetiva.

O time cruzmaltino agora segue em busca do título, que poderá vim caso vença o Campinense, na Paraíba, contanto que o Ceará perca para o Atletico/Go, em Goiania.

Nenhum comentário: