Mostrando postagens com marcador Flamengo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Flamengo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Brasileirão 2009 por Estado


O Rio de Janeiro voltou a ser o Estado do futebol

Rio de Janeiro - Tinha tudo para o Estado amargar mais um ano de fracasso, com o Flamengo ameaçado até de perder a Copa Sul-Americana e Fluminense e Botafogo sendo ameaçados de cair para a Série B. No final do campeonato, o Estado levou o título brasileiro e de quebra, não teve nenhum dos ameaçados rebaixado, sem falar no Vasco, campeão da Série B.

São Paulo - O estado que nos últimos 20 anos venceu 60% dos campeonatos da Série A e que só tinha perdido apenas um campeonato na era dos pontos corridos, teve o pior desempenho dos últimos anos, levando apenas um time para a Libertadores e tendo um dos times rebaixado. Ainda assim não foi nada desastroso.

Rio Grande do Sul - Assim como no ano passado, o Estado novamente foi vice-campeão e terá um representante na Libertadores. O outro vai para a Sul-Americana.

Minas Gerais - Assim como o Rio Grande do Sul, levou um time para Libertadores e outro para a Sul-Americana, mas o desempenho poderia ser ainda melhor se o Atlético não caisse tanto nas últimas rodadas.

Paraná - Poderia ser pior se o Atlético/PR também caísse, já que ficou ameaçado até a penúltima rodada. O Coritiba caiu e sua torcida protagonizou as piores cenas do campeonato, com os atos de vandalismo após o jogo contra o Fluminense. Lamentável para o Coritiba e para o Estado do Paraná, que muitos dizem ser um Estado modelo para o Brasil.

Goiás - O único Estado dos que competiram em 2009, que ainda não tem um título nacional, poderia até ser campeão esse ano com o seu único representante, mas perdeu fôlego na fase final e nem para a Libertadores vai. Continuará sem título.

Bahia - Representado apenas pelo Vitória, que chegou a ser vice-lider e terminou quase sem a Copa Sul-Americana. Desempenho muito semelhante a 2008.

Pernambuco - Não poderia ter desempenho pior. Talvez os mais pessimistas não diriam que os dois times representantes do Estado de Pernambuco ocupassem as duas últimas colocações, ainda mais após o desempenho do Sport na Libertadores no primeiro semestre e do Náutico ter aberto os cofres para contratações de peso. No ano que vem, o Estado de Pernambuco não estará na Série A.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campina Grande em Festa


Andrade conduziu o Flamengo ao hexa.

Campina Grande está em festa e não é por causa do Treze nem do Campinense e sim pelo hexacampeonato brasileiro conquistado hoje pelo Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, Flamengo esse que venceu o Grêmio hoje com um gol irregular, já que o juiz não marcou falta de Adriano ao impedir a passagem do beque tricolor. De qualquer forma, o Mengo merece o campeonato, pois quando teve a chance de ser campeão, aproveitou.

Diferente do Palmeiras, que tinha sete pontos de vantagem do segundo colocado em meados do 2º turno e deixou os adversários encostarem. Diferente também do Inter, que perdeu cinco pontos preciosos em casa, contra o Botafogo e contra o Atlético/PR, pontos que lhe daria o campeonato. Diferente também do São Paulo, que poderia chegar na última rodada com vantagem, caso vencesse o Botafogo e o Goiás nas duas ultimas partidas.

Pelos vacilo dos adversários, pela competência e humildade de Andrade, pelo oportunismo de Adriano e pela categoria de Petkovic, o Flamengo mereceu esse título.

domingo, 29 de novembro de 2009

Brasileirão em Fase Decisiva


O Náutico tirou sarro do rival Sport mas teve o mesmo destino

A penúltima rodada da Série A, toda jogada neste domingo, colocou o Flamengo como lider e de quebra, assegurou a vaga do rubro-negro carioca na Libertadores de 2010. O Mengão venceu o Corinthians em Campinas por 2 x 0 enquanto o São Paulo perdeu para o Goiás por 4 x 2, permitindo que o Flamengo o ultrapassasse. Internacional e Palmeiras também venceram seus jogos, contra Sport e Atlético, respectivamente e também ultrapassaram o São Paulo. Inter, Palmeiras e São Paulo, que têm 62 pontos ainda podem perder a vaga da Libertadores para o Cruzeiro, que venceu o Coritiba e tem agora 59 pontos.

Na minha opinião o Flamengo já é o campeão brasileiro de 2009, já que vai jogar contra o Grêmio no Maracanã dependendo apenas de uma vitória simples e com certeza, o tricolor gaúcho não fará muito esforço para impedir a festa rubro-negro, pois caso dê empate ou vitória do Grêmio, o Internacional poderá ser o campeão, bastando vencer em casa o Botafogo, que está ameaçado de rebaixamento.

Falando em rebaixamento, o Náutico foi rebaixado para a Série B, ao perder para o Santo André por 4 x 1 em Santo André. O Timbú é o segundo time pernambucano a ser rebaixado, juntando-se ao Sport. É uma pena que em 2010 não teremos nenhum time de Pernambuco na série A, e pior, apenas dois clubes nordestinos estarão na divisão de elite do Brasileirão. Resta ao Náutico, desde já, se planejar para 2010, começando pela dispensa do "caro" Geninho, que não justificou o investimento. Alguns jogadores considerados caros também devem ser dispensados, como Acosta e Tuta. O programa de associação e massa deve ser visto como uma maneira de suprir as perdas com a saída da Série A. Com um trabalho sério e bem planejado, o Náutico poderá voltar rápido para a Série A.

sábado, 31 de outubro de 2009

O Chororô do Flamengo e da Globo - Caso Mala Branca


Em tempos e tempos nasce uma polêmica no futebol brasileiro. Já foram objetos de polêmicas só esse ano, a paradinha, as comemorações, o mau humor dos técnicos, o chororô, o racismo, o sistema de pontos corridos e agora a bola da vez é a mala branca. A chamada mala branca "ocorre" quando um terceiro time ou grupo de torcedores desse time oferece dinheiro a outro time para vencer o adversário.

Na minha opinião, a polêmica ocorre quando há interesses maiores por trás, nesse caso, o Flamengo criou e a Rede Globo, empenhada no sucesso do time carioca e inconformada com a derrota contra o Barueri, ampliou. A própria Globo já tinha criado uma polêmica anterior ao propor o retorno do mata-mata para o Brasileirão. Tudo isso, ao meu ver, tem uma forte motivação, tentar reverter o fracasso dos times cariocas, que não vencem um Brasileirão desde que foi criado o sistema de pontos corridos.

Antes do jogo contra o Barueri, havia uma euforia generalizada em torno da possibilidade do Flamengo chegar entre os quatro e até ser campeão. Possibilidade muito comentada nos programas esportivos da Globo e da Sportv. O problema é que esqueceram do Barueri, que jogou um balde de água fria nas pretensões rubro-negras.

Pelas bandas de Salvador, um dirigente trapalhão chamado Rui Acioly, achando pouco os problemas do Bahia, tratou de entrar na polêmica da pior forma possível, confessando que ofereceu dinheiro ao Bragantino para vencer o América pela Série B. Ora, tudo bem que muitos não consideram a mala branca ilegal e muitos times praticam a tempos, apesar da legislação esportiva considerar ilegal, mas se já havia a polêmica sobre a legalidade do ato, porque confessar? Talvez ele queira se aparecer ou então o objetivo desse atrapalhado dirigente é acabar com o Bahia mesmo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Padrões do Vitória e Flamengo nos anos 80

Padrão nº 1 do Vitória nos anos 80

Padrão nº 1 do Flamengo nos anos 80

Padrão nº 2 do Flamengo nos anos 80

Padrão nº 2 do Vitória nos anos 80


Quem imitava quem?

Vitória 3 x 3 Flamengo


Faixa ironizando a torcida do Flamengo no Barradão.

Vitória e Flamengo fizeram um grande jogo, principalmente no primeiro tempo, quando saíram 5 gols. Aos 21' de jogo o placar já apontava 2 x 2 e antes do final do primeiro tempo, Ramon já desempatava parar o Vitória. Aos 45 do segundo tempo, a corvadia do técnico rubro-negro Wagner Mancini foi castigada, com o gol do ex-Vitória Zé Roberto, empatando novamente o jogo. Minutos antes, Mancini trocou os dois meias ofensivos, Ramon e Leandro Domingues, por dois jogadores de características mais defensivas.

A partida, além da quantidade de gol, teve algumas curiosidades: a primeira é que os jogadores mais veterano de ambos os times, foram os destaques do primeiro tempo. Ramon marcou 2 gols e Petkovic um. Sendo ambos também, os principais articuladores das jogadas de ataque dos seus respectivos times.

A segunda curiosidade é que novamente os gandulas quase causam confusão no jogo. Quando estava 3 x 2 para o Vitória, os gandulas, que são empregados do time baiano, começaram a demorar de repor a bola e quase um deles foi agredido por Léo Moura. Foi preciso o juiz da partida intervir, advertindo o gandula e o juiz reserva têve que coordenar a atividade dos gandulas a partir daquele momento. Eu já comentei aqui que a CBF precisa fazer algo, pois os gandulas não devem interferir no andamento da partida. Já basta a TV, impondo seu horário e os juízes que interferem bastante.

A terceira curiosidade é que a torcida do Vitória colocou uma faixa com os dizeres "Filhos da Mídia" e com uma seta apontada para a torcida do Flamengo. A ironia disso é que segundo diz a história, as cores rubro-negras do time baiano foram para homenagear o Flamengo. Fora isso, a própria torcida do Vitória, por muitos anos, se identificava muito com o Flamengo. O famoso grito de "neeeeeego" que ecoa da torcida do Vitória até hoje é uma imitação do "meeeengo" o mais famoso grito da torcida do rubro-negro carioca. Para completar o padrão de listas largas horizontais com as cores vermelho e preto, por muitos anos se confundia com o padrão que o Flamengo utilizou até a pouco tempo.

De qualquer forma, o que a torcida do Vitória quis dizer com a faixa não deixa de ser verdade. Acho que um clube de futebol, além de representar um símbolo, representa um estado, mas não há como negar, que por muitos anos a torcida do Vitória tinha uma forte identificação com o Flamengo, sendo uma espécie de 2º time ou um refúgio na época em que o torcedor não tinha muitos motivos para orgulhar-se em ser Vitória.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Hoje tem Final

A partir das 20:00 de hoje, Flamengo e 04 de Julho começam a decidir quem vai ser o campeão piauiense de 2009. O 04 de Julho busca o título inédito enquanto o Flamengo corre atrás do seu 19º título estadual.