sábado, 31 de outubro de 2009

O Chororô do Flamengo e da Globo - Caso Mala Branca


Em tempos e tempos nasce uma polêmica no futebol brasileiro. Já foram objetos de polêmicas só esse ano, a paradinha, as comemorações, o mau humor dos técnicos, o chororô, o racismo, o sistema de pontos corridos e agora a bola da vez é a mala branca. A chamada mala branca "ocorre" quando um terceiro time ou grupo de torcedores desse time oferece dinheiro a outro time para vencer o adversário.

Na minha opinião, a polêmica ocorre quando há interesses maiores por trás, nesse caso, o Flamengo criou e a Rede Globo, empenhada no sucesso do time carioca e inconformada com a derrota contra o Barueri, ampliou. A própria Globo já tinha criado uma polêmica anterior ao propor o retorno do mata-mata para o Brasileirão. Tudo isso, ao meu ver, tem uma forte motivação, tentar reverter o fracasso dos times cariocas, que não vencem um Brasileirão desde que foi criado o sistema de pontos corridos.

Antes do jogo contra o Barueri, havia uma euforia generalizada em torno da possibilidade do Flamengo chegar entre os quatro e até ser campeão. Possibilidade muito comentada nos programas esportivos da Globo e da Sportv. O problema é que esqueceram do Barueri, que jogou um balde de água fria nas pretensões rubro-negras.

Pelas bandas de Salvador, um dirigente trapalhão chamado Rui Acioly, achando pouco os problemas do Bahia, tratou de entrar na polêmica da pior forma possível, confessando que ofereceu dinheiro ao Bragantino para vencer o América pela Série B. Ora, tudo bem que muitos não consideram a mala branca ilegal e muitos times praticam a tempos, apesar da legislação esportiva considerar ilegal, mas se já havia a polêmica sobre a legalidade do ato, porque confessar? Talvez ele queira se aparecer ou então o objetivo desse atrapalhado dirigente é acabar com o Bahia mesmo.

Nenhum comentário: