Mostrando postagens com marcador Marcelo Guimarães. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Marcelo Guimarães. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ho Ho Nada Mudou


Pelo andar da carruagem, o torcedor tricolor continuará sofrendo em 2010 (foto A Tarde)

O Presidente Marcelo Guimarães Filho começa mal o planejamento para 2010, primeiro porque demora a contratar no momento em que todos os times já se movimentam. O Bahia limita-se apenas em "tentar" renovar com jogadores que participaram da campanha fracassada desse ano. Segundo que não determina o perfil do próximo técnico, negociando com vários técnicos de perfis e salários totalmente diferentes, não conseguindo contratar nenhum deles. Terceiro que continua anunciando jogadores e técnicos antes de fechar os contratos. Quarto que continua contratando jogadores já reprovados, como esse Daniel que não vingou no Bahia em outra oportunidade e agora voltou.

Marcelo Filho demonstra que não aprendeu com os erros desse ano, quando contratou mais de 40 jogadores, sendo que alguns deles nem estreou e outros jogaram uma ou duas partidas e só. Pra completar, o Superitendente de Futebol Eliseu Godói também nunca exerceu essa profissão e demonstra inexperiência, principalmente em declarações equivocadas, como a que fez em relação a dificuldade de renovar om o veterano Paulo Isidoro.

Mas a pior atitude do presidente do Bahia é ignorar as promessas de democratização do clube, deixando todos que acreditaram em suas promessas decepcionados e os que não acreditaram, furiosos.

Da forma em que as coisas estão andando no Bahia, tudo indica que em 2010, o tricolor conquistará mais um vice-campeonato baiano e quem sabe, uma sensacional escapada do rebaixamento nas últimas rodadas da Série B de 2010.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bahia vence o Juventude e sai da zona


Marcelo foi fundamental para a vitória do Bahia hoje

O Bahia venceu o Juventude por 1 x 0 em Caxias, gol de Jael, e saiu da zona de rebaixamento, ajudado também pela vitória do Bragantino sobre o América por 2 x 1. A vitória do Bahia foi a primeira do Bahia em Caxias do Sul na história dos confrontos entre as duas equipes e justamente em um momento que o Bahia passa por uma péssima fase.

O jogo começou muito morno, com o Bahia assumindo uma postura excessivamente defensiva e o Juventude sem arriscar muito, mesmo precisando vencer para se afastar de vez do rebaixamento. O primeiro tempo foi todo dessa forma, tanto que não houve uma grande chance em todo primeiro tempo.

No segundo tempo o Juventude partiu pra cima e deu a chance de contra-ataque para o Bahia, que em uma dessas jogadas, Alex Maranhão cruzou para o centro da área e encontrou Jael livre para marcar. O Bahia ainda teve duas boas chances com Hernani e Jael. Depois disso só deu Juventude, que cruzou dezenas de bola para a área, mas encontrou um Marcelo inspirado. No final a torcida tricolor pode comemorar uma vitória fora de casa depois de dois meses e a saída momentânea da zona de rebaixamento.

Notas do Bahia

Marcelo: Falhou logo no início do jogo, mas sua atuação foi fundamental no segundo tempo. 8,0

Marcos: Continua um mal marcador e precisa aprender a cruzar. 5,0

Menezes: Antes de sair contundido não estava bem, bastante atrapalhado e passando mal a bola. 4,0

Bruno Silva: Entrou bem no jogo, com bom posicionamento e ainda saindo bem com a bola. 7,0

Nem: Voltou a fazer uma boa partida.6,0

Alex Maranhão: Desaprendeu a bater escanteio, mas foi uma boa peça ofensiva. 6,0

Roberto: Entrou quando o Bahia tomava um sufoco, não tendo oportunidade de sair para o ataque, que é o seu ponto forte. 5,5

Leandro: Não foi o jogador viril de sempre. Pareceu desligado no jogo. 5,0

Marcone: Uma de suas melhores partidas do ano. Estava em todos os lados do campo. 7,5

Paulo Isidoro: No primeiro tempo, foi um dos mais importantes do Bahia, cadenciando a jogada e fazendo bem a ligação. No segundo tempo cansou. 6,5

Ananias: O melhor jogador do Bahia, depois de Marcelo. Só foi parado pelas faltas. 8,0

Jael: Apesar de estar muito isolado no ataque, quando teve a chance, marcou, ou seja, fez o seu papel e bem. 7,0

domingo, 18 de outubro de 2009

O Fracasso do Bahia de Marcelo Guimarães Filho e Gedell


Marcelo, larga o Bahia antes que seja tarde demais.

Eu sei que quando as coisas dão errado, a turma do "viu que eu disse?" aparece por todos os lados, mas quando MGF surgiu como um nome forte para dirigir o Bahia, após uma manobra política capitaneada pelo Ministro Gedell Vieira Lima e sua sede de poder, eu temi pela sorte do time.

Tinha tudo para dar errado: Filho de Marcelo Guimarães, preso na Operação Jaleco Branco da PF, que jogou o Bahia na Série B em 2003 e na Série C em 2005; Sem experiência no futebol; exercendo uma atividade em outro estado; envolvido com política partidária. Tudo que no futebol moderno não comporta mais.

Eu cheguei a mandar e-mail para as rádios criticando o apoio das equipes esportivas ao nome de MGF, mas para minha surpresa, muitos opositores, alguns ferrenhos, viam nele, uma esperança de renovação por ser um jovem político, esquecendo eles que MGF representava a velha oligarquia tricolor em uma nova roupagem.

O Bahia de hoje consegue ser pior que o de Petrônio, que não tinha renda de bilheteria, não tinha estádio e tinha uma folha 3 a 4 vezes menor. Aquele time medíocre terminou em 10º na Série B de 2008 e foi vice campeão baiano com 10 pontos na frente do campeão Vitória.

O Bahia tem que se libertar de todos os laços com o passado se quiser se reerguer, ou está fadado a acabar ou passar longos anos no ostracismo. Os velhos caciques que comandam o tricolor desde os anos 70 precisam se conscientizar que está na hora de abrir mão do Bahia antes que ele acabe. Até Fidel Castro abriu mão do poder por que eles não podem abrir? Se esses sangessugas amam um pouquinho só o Bahia devem sair e permitir que novas pessoas entrem no Bahia afim de reconstruir um time destruído pelas derrotas humilhantes e pelos sucessivos rebaixamentos que sofreu nesta década.