Mostrando postagens com marcador Rebaixamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rebaixamento. Mostrar todas as postagens

sábado, 21 de novembro de 2009

Bahia 2 x 0 Guarani - e todo mundo comemorou


A torcida do Bahia comemorou a eliminação do risco de ir para a Série C

O Bahia venceu o Guarani por 2 x 0 no Pituaçu e se manteve na Série B enquanto o Bugre conseguiu o acesso para a Série A depois de ficar 5 anos de fora.

O jogo começou com o Bahia em cima, já que precisava vencer para não precisar da ultima rodada para escapar do rebaixamento e o gol não demorou a acontecer, através de Nadson de penalti, após Jael ser derrubado na área. Logo em seguida, o Guarani perdeu uma grande chance de empatar através de Gabiru. Depois do susto, o Bahia partiu pra cima, apoiado por sua torcida e ampliou ainda o final do primeiro tempo.

Na segunda etapa, quando todos esperavam um Guarani mais ofensivo, ocorreu justamente ao contrário, o Bahia que partiu para cima do Guarani, que apenas se defendia, com saídas esporádicas para o ataque. Mais ou menos no meado do segundo tempo, o Bugre começou a sair mais, porém com a notícia da derrota do Figueirense em casa para o Duque de Caxias, o Guarani diminuiu o ritmo e virou jogo de compadre até o final.

Depois do apito final, os dois times comemoraram no meio do campo, com orações, abraços e aplausos por parte das duas torcidas. Acho que o Guarani merece comemorar muito, pois começou o campeonato como provável candidato ao rebaixamento e acabou subindo, já o Bahia, foi justamente ao contrário, quando todos esperavam estar entre os primeiros, acabou quase rebaixado. Na minha opinião, a torcida tricolor nada tem a comemorar, ao contrário, deve cobrar mais dos seus diretores que falharam no objetivo principal do ano, que era subir para a Série A.

Notas do Bahia

Marcelo: Foi pouco exigido, mas quando se precisou dele, não decepcionou. 8,0

Marcos: Bastante ofensivo e com uma garra supreendente. 7,0

Nem: Esteve seguro na zaga, mas ainda com alguns erros de posicionamento. 7,0

Menezes: Pouca técnica e muita garra. 6,0

Helder: Foi o melhor do jogo no 1º tempo, no segundo cansou um pouco e abusou um pouco da jogada individual. 8,0

Leandro: Fez o seu papel e sem abusar das faltas. 7,0

Bruno Silva: Também fez bem o seu papel. 7,0

Paulo Isidoro: No 1º tempo foi o principal armador do Bahia mas cansou no 2º tempo. 6,5

Juninho: Errou muitos passes e até dois escanteios. No 2º tempo até melhorou, mas não evitou as vaias da torcida. 5,0

Nadson: Não foi muito bem hoje, talvez por jogar contundido. 4,5

Jael: Deu muito trabalho a defesa adversária, porém foi precioso demais em algumas jogadas. 6,0

Beto: Entrou no lugar de Nadson, se movimentou muito, mas pouco fez. 5,0

Rubens: Quando entrou, o jogo já estava morno, com os dois times desistindo de jogar, mas ainda fez uma boa jogada. 5,0

domingo, 20 de setembro de 2009

O Fantasma do Rebaixamento já chegou ao Fazendão


O Esporte Clube Bahia, que a 4 rodadas atrás pensava em acesso, hoje tem que conviver com a ameaça do rebaixamento, principalmente após a 4ª derrota consecutiva e a 2ª consecutiva em casa, a ultima contra o limitado Brasiliense.

Alguns fatores ainda são favoráveis ao tricolor em relação aos demais concorrentes:

1- Pegará em casa Campinense, Fortaleza, América, Duque de Caxias e Vila Nova, adversários direto contra o rebaixamento.

2- Precisa de 16 pontos para permanecer na Série B, menos pontos que os 18 a serem disputados no Pituaçu.

3- Alguns dos seus adversários diretos, como o América e o Fortaleza não evoluíram, ao contrário, cairam de produção.

4- O Duque de Caxias e o Bragantino, adversários direto contra o rebaixamento, caíram muito em relação ao 1º turno.

Porém outros fatores são negativos e preocupantes:

1- O Bahia atualmente é o time que tem a maior sequência de derrotas (4) igualando-se ao Campinense, que também perdeu 4 vezes seguidas.

2- Os dois piores times do 1º turno, Campinense e ABC, demonstram reação, principalmente o Campinense, que tem vencido bem todos os jogos disputados em casa neste turno.

3- O Bahia apresenta mudanças constantes no time titular, seja por opção técnica, seja por suspensões.

4- Sérgio Guedes está suspenso por 30 dias e desde o início de sua suspensão, o Bahia não ganhou mais.

5- O time do Bahia tem a segunda pior campanha como visitante, só perdendo para o Campinense, o que obriga a ganhar todos os jogos que falta como mandante.

6- A defesa do Bahia, que no início do campeonato era uma das melhores, passou a tomar muitos gols.

7- Nas 3 ultimas derrotas, o ataque vem perdendo gols incríveis, como o de Lima, contra a Portuguesa, os de Nadson e o de Juninho contra o ABC e os de Nadson, de Bruno Silva e o de Léo Medeiros contra o Brasiliense. No 1º turno, o Bahia não constumava ter grandes oportunidades, mas as que tinha conferia. Isso pode ser reflexo da queda de alto estima dos atacantes.

Segundo o site Chance de Gol, as chances do Bahia ser rebaixado já são de 24,4%, o que não é pouco para um time que tinha pretensões ousadas antes de começar o campeonato.

A diretoria, o time e a torcida precisa de vez, esquecer o acesso esse ano e colocar como meta, a permanencia na Série B.