segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2009 - Um ano para os clubes do Nordeste esquecerem


Sport e Náutico desceram de mãos dadas para a 2ª divisão

Enquanto na economia, o Nordeste vai muito bem, obrigado, sendo a região do Brasil que mais cresceu em 2009, no futebol as coisas andaram muito mal, tendo seis dos seus clubes rebaixados nas 3 divisões do campeonato brasileiro onde há rebaixamento, significando 50% dos descensos, além disso a região não conquistou nenhum título importante a nível nacional, não conseguindo repetir a performance de 2008, quando ganhou a Copa do Brasil com o Sport.

No início da Série A, parecia que o Vitória iria surpreender, chegando a ficar na vice-liderança do campeonato por algumas rodadas e permanecendo na zona da Libertadores por algum tempo. Inexplicavelmente o time começou a cair de produção forçando a diretoria a cometer um grande erro, demitindo Carpegiani e promovendo o retorno de Vagner Mancini, que tinha abandonado o Vitória para treinar o Santos no final do Campeonato Baiano. No fim da competição, o time rubro-negro conseguiu apenas a classificação para a Copa Sul-Americana na última rodada, ficando na ficando na 13ª colocação.

Para Sport e Náutico, o desfecho foi ainda pior, pois ambos foram rebaixados, ficando nas duas últimas colocações, o que foi uma surpresa em se tratando do Sport, que tinha feito uma bela campanha na Taça Libertadores, disputada no primeiro semestre. Já o Náutico era um dos prováveis rebaixáveis até a contratação de Geninho no meio do campeonato, dando uma esperança extra a torcida do Timbú, porém o experiente e caro técnico não conseguiu livrar o Náutico do rebaixamento.

Em breve comentarei sobre o desastre do Nordeste na Séries B e das campanhas nas séries C, D e Copa do Brasil.

Nenhum comentário: