segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Finais das Copinhas
Logotipo da Copa Governador do Estado de 2009
Este final de semana foi disputada a última rodada doa Série B e a penúltima da Série A. Na Bahia, em Pernambuco e na Paraíba também tiveram decisões.
Copa Governador do Estado
Este torneio foi disputado por seis times da 1ª divisão do campeonato baiano. Bahia e Vitória jogaram o torneio com garotos das divisões de base e ficaram na 5º e 6º colocação, respectivamente. O Fluminense de Feira foi o campeão este ano, ao vencer o Vitória da Conquista por 2 x 1 em Feira de Santana. Com o título, o Fluminense já garantiu uma vaga na Série D de 2010.
Copa Pernambuco
O Santa Cruz sagrou-se bi-campeão da Copa Pernambuco ao vencer o Central de Caruaru por 4 x 3 no Arruda, em Recife. O campeonato foi disputado por 16 clubes do Estado de Pernambuco.
Copa Paraíba
O Treze de Campina Grande foi o campeão da Copa Paraíba ao vencer o Botafogo por 1 x 0. Na primeira partida das finais, disputada em João Pessoa, ocorreu o empate em 1 x 1. Com o título, o Treze garantiu uma vaga na Copa do Brasil. Nonato, centroavante do Treze, foi o artilheiro do torneio, com sete gols.
domingo, 29 de novembro de 2009
Brasileirão em Fase Decisiva
O Náutico tirou sarro do rival Sport mas teve o mesmo destino
A penúltima rodada da Série A, toda jogada neste domingo, colocou o Flamengo como lider e de quebra, assegurou a vaga do rubro-negro carioca na Libertadores de 2010. O Mengão venceu o Corinthians em Campinas por 2 x 0 enquanto o São Paulo perdeu para o Goiás por 4 x 2, permitindo que o Flamengo o ultrapassasse. Internacional e Palmeiras também venceram seus jogos, contra Sport e Atlético, respectivamente e também ultrapassaram o São Paulo. Inter, Palmeiras e São Paulo, que têm 62 pontos ainda podem perder a vaga da Libertadores para o Cruzeiro, que venceu o Coritiba e tem agora 59 pontos.
Na minha opinião o Flamengo já é o campeão brasileiro de 2009, já que vai jogar contra o Grêmio no Maracanã dependendo apenas de uma vitória simples e com certeza, o tricolor gaúcho não fará muito esforço para impedir a festa rubro-negro, pois caso dê empate ou vitória do Grêmio, o Internacional poderá ser o campeão, bastando vencer em casa o Botafogo, que está ameaçado de rebaixamento.
Falando em rebaixamento, o Náutico foi rebaixado para a Série B, ao perder para o Santo André por 4 x 1 em Santo André. O Timbú é o segundo time pernambucano a ser rebaixado, juntando-se ao Sport. É uma pena que em 2010 não teremos nenhum time de Pernambuco na série A, e pior, apenas dois clubes nordestinos estarão na divisão de elite do Brasileirão. Resta ao Náutico, desde já, se planejar para 2010, começando pela dispensa do "caro" Geninho, que não justificou o investimento. Alguns jogadores considerados caros também devem ser dispensados, como Acosta e Tuta. O programa de associação e massa deve ser visto como uma maneira de suprir as perdas com a saída da Série A. Com um trabalho sério e bem planejado, o Náutico poderá voltar rápido para a Série A.
Final da Série B - Sentimentos Opostos na Terra do Humor
Time do Ceará, campeão cearense de 1993 e base do time da última participação do Ceará na Série A.
Na tarde deste sábado, a torcida do Ceará foi em peso para o Castelão comemorar a ascensão para a Série A em jogo contra o América/RN. A torcida do Vozão esperava uma vitória para a festa ficar completa, mas o empate em 0 x 0 não impediu que eles comemorassem o feito. O Ceará não participa da Série A desde 1993.
A torcida tem muito o que comemorar mesmo, pois o Ceará foi um time que demonstrou um bom futebol mesmo no início do campeonato, quando as vitórias não aconteciam. Espero que o Ceará consiga manter a base do time e principalmente o técnico P.C. Gusmão no comando , para que a passagem do Vozão na Série A seja duradoura. Reforços serão necessários, mas a diretoria deverá ter cuidado para não meter os pés pelas mãos e fazer loucuras, evitando o endividamento exagerado do time, com consequencias desastrosas, como ocorreu com o Santa Cruz, Paissandu, e o seu rival Fortaleza, dentre outros clubes que subiram para a Série A e hoje não estão nem na Série B.
Falando em Fortaleza, é triste ver um time com uma torcida tão grande e apaixonada cair para a Série C, enquanto Duque de Caxias joga a Série B para 5 torcedores em campo. O título cearense mascarou a fragilidade do Leão da Pici, que desde o início do campeonato mostrou ser um time pouco competitivo. Cabe agora ao Fortaleza encarar a realidade da 3ª divisão e começar o planejamento para 2010 desde já.
sábado, 28 de novembro de 2009
Fim da Série B - América escapa na última rodada
Foi preciso muita reza para o América escapar da degola
Os quatro últimos jogos da Série B ocorreram na tarde deste sábado, onde estava em jogo a última "vaga" para a Série C, que ficou com o Juventude ao perder para o Guarani por 2 x 1. O time de Caxias foi o único dos ameaçados que perdeu, já que o Ipatinga e o Brasiliense venceram Vasco e Vila Nova, respectivamente. O América empatou sem gol contra o Ceará, em um jogo festivo, ocorrido no Castelão, em Fortaleza.
Falando no América, pelo segundo ano consecutivo o time potiguar escapa na última rodada, já que no ano passado também escapou no último jogo ao vencer o misto do Corinthians por 2 x 0. Fica evidente que a direção do América não aprendeu com os erros do passado e mais uma vez contou com a sorte para fugir do rebaixamento, pois bastava o Juventude vencer, que empurraria o América para a Série C.
Pior ainda foi o ABC, que depois de apenas dois anos na Série B retornou a 3ª divisão e na humilhante 20ª colocação, ou seja, na lanterna. No dia 24 de agosto eu postei o seguinte comentário sobre o ABC:
"Até agora é o pior time entre todos os que disputam a Série B. O time que já teve 3 técnicos, não se destaca em nenhum setor, sua defesa não inspira confiança, seu meio de campo cria pouco e seu ataque é fraco. As pespectivas para o ABC são as piores possíveis. Acredito que dentro em breve o time de Natal assuma a lanterna, pois enquanto o Campinense mostra sinais de reação, o ABC praticamente não evoluiu nada desde o início do campeonato."
Não precisei de bola de cristal para perceber, desde as primeiras rodadas, que o ABC não se planejou adequadamente para o certame nacional e pior, continuou cometendo erros no decorrer do campeonato. Esperamos que no próximo ano, o maior campeão estadual do Brasil se planeje melhor e volte em breve para a Série B.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Atlético/Go 0 x 3 Bahia - Água no Chopp dos Goianos
O Bahia jogou água no chopp do Atlético, mas continua na Série B.
O Bahia venceu o classificado Atletico/Go esta noite no Serra Dourada, pondo água no chopp dos goianos, que depois da partida foram comemorar a subida para a Série A, apesar da derrota inesperada. O Bahia continua na Série B
O Atlético começou com maior posse de bola, mas encontrou um Bahia bem armado na defesa e saindo rápido nos contra-ataques, principalmente com Marcos pela direita. Em todo o primeiro tempo as chances mais claras de gol foram do Bahia, que pecava nas conclusões da jogada, muito pela falta de Nadson e Jael na frente. Até que no final da primeira etapa, Wilson Jr. finalmente marcou, em um chute de fora da área, a bola ainda bateu na trave e na cabeça de Márcio antes de entrar.
No segundo tempo, o Atlético veio tocando mais a bola e o Bahia passou a se defender e ter dificuldades para sair com a bola dominada e quando todos esperavam o gol de empate, foi o Bahia quem acabou ampliando, através de Paulo Isidoro em um cruzamento de Marcos. Depois desse gol, o Bahia equilibrou a partida e poderia ter feito o terceiro, com Bruno Silva. No final da partida, Laércio marcou de cabeça e logo depois poderia ter marcado outro, se não tivesse furado feio de na pequena área.
Para o Atletico, valeu pelo acesso , apesar da derrota, enquanto para o Bahia o jogo valeu para serem tiradas as ultimas dúvidas sobre quem deve ficar ou não para 2010, além da oportunidade de se observar alguns jogadores da base, como Wilson Jr., Maurício e Douglas.
Nots do Bahia
Fernando: Fez algumas boas defesas, mas poderia ter saido em algumas bolas alçadas na área. Tem contrato até meados de 2010 e deve ficar. 7,0.
Marcos: O melhor em campo, apoiando bastante e sendo a principal arma de ataque do Bahia. Deve permanecer para 2010. 8,0 e só não merece um 10 porque continua brincando onde não se deve brincar.
Nem: Fez uma boa partida, roubando muitas bolas. Deve renovar. 7,5
Menezes: Jogador de pouca técnica. Não inspira segurança. Seu contrato deveria ser rescindido. 4,5
Helder: Não repetiu a boa atuação do ultimo jogo. Apoiou pouco e defendeu mal. Provavelmente não vai renovar. 4,0
Leandro: Jogou com tranquilidade, as vezes com displiscência, mas deve continuar para 2010 pelo conjunto da obra. 5,5
Bruno Silva: protegeu bem a zaga e ainda arrisou-se no ataque. Pelas ultimas partidas deve ficar para 2010. 7,0
Juninho: Parceia que não estava afim de jogar. Seu contrato deveria ser rescindido. 4,5
Paulo Isidoro: enquanto teve fôlego, procurou jogo e ainda fez um gol. 6,5
Helton Luis: mais uma vez decepcionou. Parece que só joga bem quando entra no segundo tempo. 4,5
Wilson Jr.: Valeu pelo gol e pela personalidade, já que é muito novo. Fez uma partida razoável até se contundir e ser substituído. 6,0
Maurício: Não teve muito tempo para mostrar seu futebol. 5,0
Douglas: Susbtituiu Nem e não decepcionou. 7,0
Laércio: Apesar do gol, deu uma furada incrível na pequena área. Mostrou que é perna-de-pau. 4,0
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Estádio Arena Salvador pode inviabilizar a Fonte Nova
Apresentação do Projeto da Arena Multi Uso (Foto: uol)
O Arena Salvador, anunciado hoje por empresários portugueses, pode inviabilizar, de uma vez por todas, a reforma da Fonte Nova, maior símbolo do futebol baiano a quase 60 anos. Isso poderá acontecer porque Bahia e Vitória são parceiros deste empreendimento, sendo que os dois times passariam a mandar todos os seus jogos na Arena Salvador, que teria capacidade para 42 mil pessoas. O problema é que o Governo Estadual pretende consolidar uma parceria público-privada para recuperação da Fonte Nova, justamente com o argumento que o estádio seria utilizado pela dupla Ba-Vi após a Copa do Mundo.
Se a Arena Salvador for realmente construída, poderá ser também utilizada para a Copa do Mundo, já que a Fonte Nova não mais seria atrativa para a iniciativa privada, deixando de existir de uma vez por todas. O problema é que a capacidade para apenas 42 mil pessoas inviabilizaria Salvador como sede de partidas mais importantes da Copa de 2014, além disso, sendo um estádio 100% privado, com a necessidade mais rápida do retorno financeiro aos investidores, o ingresso para os jogos de futebol passariam a ser inviáveis para a maior parte dos torcedores da dupla Ba x Vi.
O lado positivo desse projeto é que se a Arena Salvador for construida conforme o projeto, o Governo Estadual não precisaria gastar dinheiro público para a reconstrução da Fonte Nova, o que seria muito bom.
domingo, 22 de novembro de 2009
Vitória ainda pode cair, Náutico ainda respira
O Náutico ainda respira após vencer o Corinthians no Pacaembu
A 36ª rodada da Série A poderia rebaixar o Náutico e o Santo André, poderia também garantir o São Paulo e o Flamengo na Libertadores e poderia ainda ter um novo líder, mas após os 10 jogos, nada mudou.
No sábado, o Náutico teria que vencer o Corinthians no Pacaembu a qualquer custo para continuar sonhado em estar na Série A em 2010 e conseguiu. Bateu o Timão por 3 x 2 de virada, com um gol de penalti nos acréscimos, sendo este, o gol de numero mil do Brasileirão. A missão do Timbú ainda é muito difícil, pois terá que vencer os dois ultimos jogos, contra o Santo André (fora) e o Avaí (casa) e ainda torcer contra Coritiba, Atlético-PR, Botafogo e Fluminense. Se os três primeiros fizerem pelo menos um ponto na próxima rodada, o Náutico mesmo vencendo, estará na Série B.
O Vitória deu um grande passo para se livrar do rebaixamento ao vencer o Barueri por 2 x 1 no Barradão, quebrando uma sequência de cinco derrotas. Na próxima rodada, se vencer ou empatar com o Fluminense, o Vitória se garante na Série A, se perder, terá que vencer o último jogo contra o Goiás no Barradão para não depender de ninguém.
Já o Sport continua firme na lanterna, perdendo mais uma vez na Ilha do Retiro, dessa vez para o Fluminense. O Leão da Ilha joga apenas para cumprir tabela, pois está garantidíssimo na Série B de 2010.
Série B - 37ª Rodada Decidiu Quase Tudo
A metade alvi-negra de Fortaleza festeja ascensão para a Série A
A penúltima rodada da Série B, jogada toda no sábado, definiu as três ultimas vagas para a Série A e rebaixou mais um para a Série C.
Na parte de cima da tabela, Ceará, Guarani e Atlético/GO juntaram-se ao Vasco e vão jogar a Série A de 2010. Destaque para o Ceará, que livrou o Nordeste de um desastre total na Série B, após vencer a Ponte Preta fora de casa por 2 x 1.
Na parte de baixo da tabela, o Fortaleza perdeu em casa e deu adeus a Série B, vai jogar a Série C com outros dois times nordestinos, Campinense e ABC. O América/RN precisa vencer a última partida para não compor o quarteto dos rebaixados. Se empatar ou perder e Brasiliense, Ipatinga e Juventude ganharem, estará rebaixado.
Já o Bahia venceu o Guarani em casa e se livrou de qualquer chance de cair. No final da partida a torcida do Bahia teve que se contentar em ver o time comemorando a escapada do rebaixamento enquanto o Guarani comemorava a ascensão para a Série A.
sábado, 21 de novembro de 2009
Bahia 2 x 0 Guarani - e todo mundo comemorou
A torcida do Bahia comemorou a eliminação do risco de ir para a Série C
O Bahia venceu o Guarani por 2 x 0 no Pituaçu e se manteve na Série B enquanto o Bugre conseguiu o acesso para a Série A depois de ficar 5 anos de fora.
O jogo começou com o Bahia em cima, já que precisava vencer para não precisar da ultima rodada para escapar do rebaixamento e o gol não demorou a acontecer, através de Nadson de penalti, após Jael ser derrubado na área. Logo em seguida, o Guarani perdeu uma grande chance de empatar através de Gabiru. Depois do susto, o Bahia partiu pra cima, apoiado por sua torcida e ampliou ainda o final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, quando todos esperavam um Guarani mais ofensivo, ocorreu justamente ao contrário, o Bahia que partiu para cima do Guarani, que apenas se defendia, com saídas esporádicas para o ataque. Mais ou menos no meado do segundo tempo, o Bugre começou a sair mais, porém com a notícia da derrota do Figueirense em casa para o Duque de Caxias, o Guarani diminuiu o ritmo e virou jogo de compadre até o final.
Depois do apito final, os dois times comemoraram no meio do campo, com orações, abraços e aplausos por parte das duas torcidas. Acho que o Guarani merece comemorar muito, pois começou o campeonato como provável candidato ao rebaixamento e acabou subindo, já o Bahia, foi justamente ao contrário, quando todos esperavam estar entre os primeiros, acabou quase rebaixado. Na minha opinião, a torcida tricolor nada tem a comemorar, ao contrário, deve cobrar mais dos seus diretores que falharam no objetivo principal do ano, que era subir para a Série A.
Notas do Bahia
Marcelo: Foi pouco exigido, mas quando se precisou dele, não decepcionou. 8,0
Marcos: Bastante ofensivo e com uma garra supreendente. 7,0
Nem: Esteve seguro na zaga, mas ainda com alguns erros de posicionamento. 7,0
Menezes: Pouca técnica e muita garra. 6,0
Helder: Foi o melhor do jogo no 1º tempo, no segundo cansou um pouco e abusou um pouco da jogada individual. 8,0
Leandro: Fez o seu papel e sem abusar das faltas. 7,0
Bruno Silva: Também fez bem o seu papel. 7,0
Paulo Isidoro: No 1º tempo foi o principal armador do Bahia mas cansou no 2º tempo. 6,5
Juninho: Errou muitos passes e até dois escanteios. No 2º tempo até melhorou, mas não evitou as vaias da torcida. 5,0
Nadson: Não foi muito bem hoje, talvez por jogar contundido. 4,5
Jael: Deu muito trabalho a defesa adversária, porém foi precioso demais em algumas jogadas. 6,0
Beto: Entrou no lugar de Nadson, se movimentou muito, mas pouco fez. 5,0
Rubens: Quando entrou, o jogo já estava morno, com os dois times desistindo de jogar, mas ainda fez uma boa jogada. 5,0
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Salvador vai ganhar um novo estádio
O belo estádio de Pituaçu não pode ficar ocioso
Nesta sexta, no programa Esporte Show, na rádio Tudo FM, apresentado por Mário Freitas e Fernando Cabús, o secretário extraordinário para assuntos da Copa do Mundo de 2014, Ney Campello, anunciou a construção de um novo estádio em Salvador. Trata-se de uma nova arena multiuso com capacidade para 42 mil pessoas em um terreno localizado nas proximidades do bairro de Itinga, em uma área-limítrofe entre a capital e Lauro de Freitas. A iniciativa é das empresas Lusoarena e Camargo Correia e conta com o apoio das direções tanto do Bahia quanto do Vitória. O governador Jaques Wagner, segundo Campello, já está ciente do projeto e aprovou a construção.
Texto de Ricardo Luzbel (Bahia Notícias)
Comentário do blog: Será mesmo necssário a construção de mais um estádio? O que faremos com Fonte Nova, Barradão e Pituaçu? Acho que no ramo esportivo, Salvador precisa mesmo de um ginásio de esportes para sediar partidas de volei, basquete, futsal e handebol, pois a 3ª capital do Brasil não pode ficar sem um ginásio de esportes.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Enquanto isso na Paraíba...
O "todo duro" Nonato é a arma do Treze para vencer a Copa Paraíba.
Nem tudo é tristeza em Campina Grande, o Treze, principal rival do recém-rebaixado Campinense, disputará a final da Copa Paraíba contra o Botafogo de João Pessoa. O jogo será realizado em duas partidas, sendo a primeira já no próximo domingo em João Pessoa. O campeão do torneio terá vaga garantida na Copa do Brasil de 2010.
A Copa Paraíba é um desses torneios "tapa-buracos" existentes também em outros estados, que servem para os times "fora de série" terem o que fazer no segundo semestre. A versão paraibana, pelo menos, garante uma vaga em um torneio nacional, e quem sabe, a oportunidade de ver um grande clube jogar em terras paraibanas.
Campeões:
2006 - Campinense
2007 - não foi disputado
2008 - Nacional de Patos
2009 - Treze ou Botafogo
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Situação dos Nordestinos na Série A
Foto: Mancini balança no cargo após a 5ª derrota consecutiva do Vitória (foto: Eduardo Martins - A Tarde)
Faltando três rodadas para o término do Brasileirão, vejam como estão os clubes da Região Nordeste:
Sport: O Leão da Ilha já está rebaixado desde a ultima rodada quando empatou com Palmeiras por 2 x 2, depois de estar vencendo por 2 x 0. Os próximos confrontos do Sport são os seguintes: Fluminense (casa), Inter (casa), São Paulo (fora). É provável que o jogo com o São Paulo seja decisivo para a definição do campeão 2010.
Náutico: O Timbú, penútimo colocado, tem uma missão dificílima pela frente, terá que vencer os três próximos jogos e ainda torcer para que o Alético/PR não faça mais nenhum ponto ou o Botafogo só faça dois pontos no máximo, isso contando que o Fluminense não faça mais que quatro pontos. Seus próximos jogos são Corinthians (fora), Santo André (fora), Avaí (casa). A partida contra o Santo André possivelmente rebaixará um dos dois ou os dois.
Vitória: O rubro-negro baiano, que começou muito bem o campeonato, chegando a ocupar a 2ª colocação, está agora em 13º lugar, após cinco derrotas consecutivas, estando inclusive, ameaçado de perder a vaga na Copa Sul-Americana. Para garantir a vaga na Sul-americana o Vitória não poderá perder mais nenhuma posição. O time ainda pode até ser rebaixado, mas seria bastante improvável, já que teria que perder os três ultimos jogos e ainda assim só seria rebaixado por uma improvável combinação de resultados. Seus próximos jogos são Barueri (casa), Fluminense (fora), Goiás (casa).
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Situação dos Nordestinos na Série B - Fase Decisiva
O Ceará de Geraldo e Cia foi a salvação dos times nordestinos na Série B
Eis a situação dos clubes nordestinos na Série B, faltando apenas duas rodadas para o término do campeonato, já conquistado pelo Vasco.
ABC: O alvi-negro potiguar está rebaixado desde a 35ª rodada. O máximo que pode alcançar é a 18ª colocação diminuindo o vexame. Seu próximo confronto é com o também rebaixado Campinense, na Paraíba. O ABC vem embalado, após a sua mais expressiva vitória (6 x 2 contra o Brasiliense), justamente na rodada seguinte ao rebaixamento.
Campinense: A raposa foi rebaixada na ultima rodada, após perder para o Paraná por 3 x 0, colocando o time paraibano na lanterna do campeonato. Ao Campinense só resta lutar para sair da lanterna, para que sua rápida passagem pela Série B não seja tão frustrante. O time pega o ABC na Paraíba, mas não sabe em que cidade será realizada a partida, pois perdeu a opção de jogar em Campina Grande, devido a o arremesso de um capacete no gramado no jogo contra o Vasco. As opções são João Pessoa e Patos.
Fortaleza: O tricolor cearense tem 98,1% de chances de ser rebaixado, segundo o site "Chance de Gol". Para fugir da degola o Fortaleza terá que vencer o São Caetano em casa e o Paraná fora de casa e ainda torcer para que o América perca seus próximos jogos. Se o Fortaleza vencer os dois jogos e o América empatar um e perder o outro, a decisão ficaria com o saldo de gols.
América/RN: O Mecão só saberá se estará na Série B na ultima rodada, pois mesmo que vença o Ipatinga em casa e o Brasiliense perca para o Bragantino em Bragança, o time candango poderá alcançá-lo na ultima rodada. O site "Chance de Gol" calcula em 39,7% de chances do América ser rebaixado.
Bahia: O tricolor baiano deu uma disparada nas ultimas quatro rodadas, fazendo 10 pontos em 12 disputados, se desgarrando da zona de rebaixamento. De qualquer forma o Bahia ainda não está totalmente livre da ameaça, segundo o site "Chance de Gol", que ainda calcula em 2,7% as chances do Bahia ser rebaixado. Uma vitória simples contra o Guarani no Pituaçu, elimina qualquer possibilidade do Bahia ser rebaixado esse ano.
Ceará: O Ceará de Geraldo está muito perto de voltar a Série A depois de 17 anos. A ultima vez que o Vozão esteve na elite foi em 1993. Para conseguir o acesso, basta vencer a Ponte Preta em Campinas e sair para o abraço. Caso empate e o Figueirense não vença, também pode comemorar a promoção antecipada. Se perder, ainda assim poderá classificar-se, se o Figueirense também perder e a Portuguesa não vencer. As chances da promoção, segundo o "Chance de Gol", são de 95,8%.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Série B poderá ter o primeiro rebaixado amanhã
A Série C poderá voltar ao Frasqueirão em 2010
Amanhã terá rodada completa da Série B e após seu término, poderemos conhecer o primeiro rebaixado para a Série C. Poderemos também conhecer o campeão da série B 2o09, o que vai depender de uma combinação de resultados. Vejam quem pode ser rebaixado e quem pode ser campeão amahã e como isso pode acontecer:
O Vasco da Gama, que já está com a vaga garantida na Série A de 2010, poderá ser campeão com 3 rodadas de antecedência, caso vença o Campinense, em Campina Grande, o Ceará perca para o Atlético/Go em Goiania e o Guarani não venca o Ipatinga em Campinas. Os dois primeiros resultados são possíveis, porém será uma grande zebra se o Ipatinga vencer o Guarani, por isso acho que o Vasco só garantirá o título na rodada seguinte.
O ABC poderá retornar a Série C caso perca seu jogo para O Duque de Caxias, no Rio de Janeiro e o Bahia, América e Juventude vençam seus jogos. Ainda que um os três times citados perca, o ABC estaria na Série C. Como o ABC joga fora de casa e Bahia, América e Juventude jogam em casa, com o apoio da torcida e precisando do resultado positivo para se afastarem da zona de rebaixamento, as chances do time de Natal ser degolado amanhã são muito altas.
domingo, 8 de novembro de 2009
Vasco: o primeiro a subir
Carlos Alberto comemora com Adrano o 1º gol do Vasco contra o Juventude(Foto Gazeta Press)
Assim como todos esperavam, até antes mesmo de começar a Série B, o C. R. Vasco da Gama foi o primeiro clube a garantir vaga na Série A de 2010. A classificação veio depois de uma vitória sobre o Juventude por 2 x 1 no Maracanã lotado.
Mesmo estando longe de empolgar, o Vasco classificou-se na 34ª rodada, com quatro rodadas de antecedência. A classificação antecipada deu-se graças a mediocridade de seus adversários e a uma política bem sucedida de atrações de torcedores para o estádio e para o rol de associados do clube, através da campanha de associação em massa, implantada na gestão de Roberto Dinamite.
Talvez o Vasco sirva de exemplo para os demais clubes da Série B, principalmente para o Bahia, que tem uma imensa torcida apaixonada, mas padece nas divisões inferiores do futebol brasileiro a seis anos e mesmo assim reluta em democratizar-se de forma efetiva.
O time cruzmaltino agora segue em busca do título, que poderá vim caso vença o Campinense, na Paraíba, contanto que o Ceará perca para o Atletico/Go, em Goiania.
Assinar:
Postagens (Atom)