terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mercado da bola - Bahia

O Bahia anuncia interesse em Ciro. Uma eterna promessa do Sport que a torcida Rubro-Negra perdeu a paciência de esperar acontecer e foi para o Fluminense, onde fez uma temporada ruim com 2 gols em 14 jogos. Muito pouco para um atacante.

Bahia e Vitória brigam nos bastidores por Somália. O Bahia tem a vantagem de ser da Série A e ter um técnico influente no Botafogo, dono do passe do jogador. A vantagem do Vitória é que na negociação de Elkeson, o Botafogo daria o passe de três jogadores, mas só um chegou na Toca do Leão.

O atual campeão baiano, o Bahia de Feira já treina para a temporada 2012 e aposta em dois conhecidos jogadores. O meia Bruninho, Campeão Baiano 2011, que foi contratado pelo Cruzeiro mas não foi aproveitado e o veterano Jackson, ex-Vitória, ex-Sport e ex-Seleção Brasileira.

Já o Juazeirense aposta em outro veterano, o meia-atacante Clodoaldo, que foi ídolo do Fortaleza durante anos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Revelações do Mundial Inter-Clubes

  • Muricy não é gênio;
  • Neymar realmente, precisa de mais "estrada" para brigar pelo título de melhor do mundo;
  • O Santos, time que joga mais bonito no Brasil, pratica um futebol feio se comparado ao do Barcelona;
  • Ganso esqueceu de como se joga bola;
  • A imprensa do Brasil (grande parte) está sem graça;
  • A imprensa brasileira (exceto a  baiana) ignorou a bela partida de Daniel Alves. O cara fez 2 assistência, botou uma bola na trave e participou de 3 dos 4 gols do Barça e ainda assim ignoraram;
  • Messi é disparado, o melhor do mundo;
  • O Brasil não pratica mais o futebol-arte. Lazaroni assassinou em 1990;
  • Pra quem ainda tinha dúvida, o Santos de Neymar, não é nem de longe, o Santos de Pelé;
  • Os torcedores Europeus fazem pouco caso do Mundial de Clubes da FIFA;
  • Esse negócio de poupar time não é eficiente, como os treinadores brasileiros acreditam. Enquanto o Santos vem se poupando desde o final de novembro para disputar o Mundial, o Barça jogou um clássico em Madri, 4 dias antes de estrear no Mundial e ainda assim deu show.
  • Finalmente, Pelé mais uma vez falou besteira.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nicácio é o artilheiro do Nordeste em 2011

O atacante do Ceará Marcelo Nicácio foi o jogador atuando em um clube nordestino que mais fez gols em 2011. Para alcançar tal feito, o jogador fez 24 gols pelo time cearense, sendo o 10º maior artilheiro do Brasil no ano.

A maior parte desses gols foram marcados no Campeonato Cearense e na Copa do Brasil. No Brasileirão, Nicácio não foi tão bem, passando a maior parte do tempo na reserva, mas ainda assim marcou 5 gols, porém seus gols não foram suficientes para livrar o Ceará do rebaixamento.

CARREIRA (fonte: Wikipédia)

Marcelo da Paixão Ramos Nicácio, mais conhecido como Marcelo Nicácio nasceu em Salvador no dia 05/1/983. Foi revelado pelo Bahia, onde era apontado por muitas pessoas como o sucessor de Nonato, um dos grandes ídolos do tricolor, embora tenham estilos de jogo diferentes. Foi o artilheiro da Taça Estado da Bahia de 2003, com 10 gols, ano em que chegou ao profissional. Foi apelidado de Timbaleiro pois quando pequeno tocava tambor na Fonte Nova na Torcida Povão, uma das torcidas organizadas do Bahia.


Passou por empréstimo pelo Skoda Xanthi, da Grécia e Votoraty Futebol Clube, do interior de São Paulo, até ser contratado em definitivo pelo CRB, de Alagoas, onde fez excelentes participações, que o fez ser contratado pelo Atlético Mineiro, em 2008, que buscava um grande atacante para suprir a carência no setor. Sem muito sucesso, foi emprestado ao América de Natal, onde jogou em 2008.

Em 2009, foi novamente emprestado, dessa vez ao Fortaleza, onde conquistou o título e a artilharia do Campeonato Cearense. Já na disputa da Série B do mesmo ano, apesar da equipe ter sido rebaixada, Nicácio foi artilheiro da competição, com 17 gols. Após o empréstimo ao Fortaleza, Nicácio jogou em 2010 no Figueirense, novamente emprestado pelo Atlético Mineiro. Insatisfeito no clube catarinense, o jogador acertou sua transferência ao Ceará, onde jogou em 2011.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Série A: Nordeste terá o maior crescimento em 2012

A Região Nordeste é a região do Brasil que mais crescerá na Série A em 2012. De forma relativa, o Nordeste terá um aumento de 50% no numero de participantes. Mesmo com a queda do Ceará, a quantidade de clubes representando a região, subirá de 2 para 3, isso graças ao acesso de dois clubes pernambucanos (Náutico e Sport) que se juntará ao Bahia.

Em contrapartida, a Região Sul será a que mais perderá em representação, tanto em número absoluto como relativo. A região teve 2 clubes rebaixados (Avaí e Atlético/PR) e nenhum ascendeu da Série B. Dessa forma o Sul terá um decréscimo de 33% dos seus representantes em 2012, caindo de 6 para 4 times.

O Sudeste crescerá de 11 pára 12 times, graças ao acesso da Portuguesa e da Ponte Preta. O América/MG foi o único sudestino que caiu esse ano e jogará a 2ª divisão.

A distribuição dos clubes por região ficará da seguinte forma:

Região Sudeste: 12 clubes (60%)

Região Sul: 4 clubes (20%)

Região Nordeste: 3 clubes (15%)

Região Centro-Oeste: 1 clube (5%)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bahia conquista Sulamericana e Ceará está rebaixado


Durante a semana toda, uma possível "entrega" do Bahia para favorecer o Ceará foi mais comentada que o próprio confronto entre os dois times nordestinos, porém o que se viu em campo foi os dois times buscando a vitória durante os 90 minutos de jogo.

No início da partida, como era de se esperar, o Ceará partiu pra cima buscando a vitória, já que era o único resultado que interessava o Vozão, porém quem abriu o placar foi Bahia através de Camacho. A partir do gol, o Bahia se acertou em campo e criou outras boas chances, até o gol de Lulinha no final do primeiro tempo, ampliando o placar. Antes do intervalo, o Ceará ainda diminuiu.

No segundo tempo, o placar do Pituaçu já mostrava que o Cruzeiro estava goleando o Atlético, rebaixando o Ceará independente do resultado  entre Bahia x Ceará, mas mesmo assim, o time cearense partiu com tudo pra cima, criando diversas oportunidades de gol. Nesse momento, que tinha mais a perder era o Bahia, que poderia deixar escapar uma vaga na Sulaggmericana, mas graças a mais uma partida inspirada de Lomba o jogo terminou mesmo 2 a 1.

Final de partida a torcida do Bahia comemorou a vaga na Copa Sulamericana, com uma bela festa no Pituaçu e os torcedores do Ceará "choraram" com o rebaixamento para a Série B. No desespero, um  torcedor do Ceará invadiu o gramado para reclamar dos seus jogadores, ainda antes do término da partida.

Joinville campeão da Série C

O Joinville sagrou-se campeão nacional da Série C de forma incontestável, ao vencer o CRB/AL por 4 a 0, onde já tinha vencido o jogo de ida por 3 a 1.

O time de Arthuzinho só perdeu uma partida em todo o campeonato, legitimando mais ainda, o título conquistado nesse sábado.

Cabe ao Joinville (campeão), CRB (vice) América/RN e Ipatinga se prepararem para disputar a Série B, um torneio com maior grau de dificuldade e com muito mais exposição na mídia.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Hoje tem final da Série C

Hoje às 17:00 (de Brasília) Joinville e CRB decidem quem será o campeão da Série C 2011. O time catarinense é o grande favorito para conquistar o seu primeiro título nacional, pois venceu o jogo de ida, em Maceió, por 3 a 1 e poderá perder até por 1 gol de diferença, além disso,  o JEC joga em casa, com todo apoio de sua fiel torcida.

Quanto ao CRB não resta outra coisa senão partir pra cima, para tentar tirar a diferença e por isso, Paulo Comelli mudou o esquema tático, colocando 2 atacantes de ofício, em vez de apenas um, como fez no 1º jogo, que de fato não funcionou.

Para Arthuzinho, técnico do JEC, o título poderá significar a redenção de um técnico, que iniciou a carreira muito bem no Vitória e depois no Vila Nova, mas que nos últimos anos não vinha tendo muito sucesso.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nordestão de volta em 2013

O Campeonato do Nordeste vai voltar em 2013, pelo menos é o que afirma o Presidente da CBF Ricardo Teixeira. O torneio dessa vez deve acontecer entre janeiro e março e os times que estiverem participando do Nordestão só deverão jogar os Estaduais em uma segunda fase, após o término do Norderstão.

Parece que os dirigentes aprenderam com os erros que transformaram o Campeonato do Nordeste 2010 em um fisaco. Acredito que essa fórmula poderá fazer o Nordestão voltar a ser o sucesso que foi entre 1997 e 2002.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A ética é só para os outros

O mesmo povo que fica indignado com a falta de ética na política, que é favorável que os políticos corruptos devam ir pra cadeia e que apoia a Lei da Ficha Limpa é também favorável  que seu time entregue o jogo, mesmo que isso implique em uma atitude antiética e imoral.

Por isso cada dia mais me convenço daquela frase que diz que "o povo tem o político que merece".

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decisão exemplar para Bolivar

Ontem a  Justiça Desportiva teve uma decisão inédita ao punir o volante Bolivar por 4 jogos e até que Dodô retorne aos gramados, devido a entrada criminosa do primeiro sobre o segundo na partida Inter x Bahia pelo Brasileirão. Uma decisão finalmente acertada e que servirá de exemplo de agora em diante e fará com que todos os jogadores desleais desse país pensem duas vezes antes de "quebrar" um colega de profissão.

Sei que foi só a primeira instância, que essa pena poderá ser reduzida, que cabe efeito suspensivo e por isso, não será surpresa se Bolivar entre em campo já no próximo domingo, mas ainda assim, considero a decisão importante e exemplar.

O fato a lamentar foi a absorvição unanime do juiz PC de Oliveira, que apenas deu cartão amarelo a Bolivar e marcou jogada perigosa, em vez de expulsar Bolivar e marcar o penalti a favor do Bahia. Nesse mesmo jogo, PC deixou de dar outros dois penaltis a favor do Inter. Mesmo admitindo o erro no julgamento PC foi absorvido, o que é uma contradição tremenda.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vacilos em casa deixa o Ceará em apuros

Foto: Francisco Fontenele (O Povo)

As derrotas em casa para os reservas do Santos, para o Corinthians e o empate com o Cruzeiro deixou o Ceará em uma situação muito difícil no Brasileirão e faltando uma rodada para o término do certame,  o time nordestino terá que vencer o Bahia e  ainda torcer para que o Cruzeiro não vença o clássico contra o Atlético/MG para permanecer na Série A.

Alguns torcedores do Bahia nos blogs e nos fóruns de discussão pela internet pedem para o tricolor facilitar para o Ceará, pelos motivos mais diversos: vingança dos 7 a 0 de 2003, ajuda ao co-irmão nordestino, vingança de Joel, demitido pelo Cruzeiro, dentre outros motivos.

O presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho afirmou pelo twitter que o Bahia vai em busca da vitória que poderá colocá-lo na  Copa Sulamericana. Além disso, não é de hoje que o Bahia tem uma parceria com o Cruzeiro, que vem cedendo dezenas de jogadores ao Tricolor nos últimos ano. No atual elenco, Marcos e Reis pertencem ao Cruzeiro e foram cedidos de graça ao Bahia.

Diante de tudo isso, resta ao Ceará entrar pra vencer, sem esperar qualquer facilitação do Bahia, o que já mostrou ser possível. O Vozão venceu alguns jogos fora de casa e apesar dos 5 desfalques tem time para vencer o Bahia sem necessariamente contar com uma possível facilitação do time Tricolor.

domingo, 27 de novembro de 2011

O Bahia fica na Série A.


O Bahia se garantiu na Série A em 2012, graças ao empate contra o Santos "completo" na Vila Belmiro e aos resultados Ceará 2 x 2 Cruzeiro e América/MG 2 a 1 Atlético/PR.

O Bahia começou até bem a partida, marcando forte os jogadores do Santos e saindo no contra-ataque com Ávine, Lulinha e Marcos. Com essa postura não demorou muito para o Tricolor abrir o placar, através de Souza que chutou duas vezes para acertar o canto esquerdo do gol santista. A partir daí o Santos foi pra cima e Neymar começou a aparecer. Em um lance ele cabeceou para a defesa de Lomba. Antes o arqueiro Tricolor já tinha defendido uma cabeçada de Durval a "queima-roupa". Mas craque é craque e no meio de 3 jogadores do Bahia, Neymar conseguiu chutar e empatar a partida.

No segundo tempo, o Santos diminuiu o ritmo de jogo e apesar de ter maior posse de bola, criou poucas chances de gol, tanto que  durante todo o segundo tempo, Lomba não fez uma defesa difícil. Já o Bahia se preocupava apenas e defender-se e só no finalzinho criou algumas chances. Após o término da partida os jogadores do Bahia saíram de campo ainda sem saber se tinham escapado até serem informados pelos repórteres de campo, para alivio de todos.

Agora resta ao Bahia ir para o último jogo buscando uma vaga na Copa Sulamenricana, mas sem a pressão de ter que vencer o jogo para escapar da zona de rebaixamento na última rodada. O ano também serve de lição para a diretoria do Bahia, que deve se preparar mais para o Brasileirão do próximo ano e não cometer os mesmos erros que cometeu em 2011.

sábado, 26 de novembro de 2011

A 4ª vaga é do Sport


Antes da rodada de hoje, o Sport era favorito para conquistar a 4ª vaga de acesso a Série A, isto porque era o único time que dependia apenas dele, além disso, pegaria o Vila Nova, já rebaixado e cheio de jogadores recém-saído dos juniores.

Mas o jogo foi muito difícil para o Leão. O Vila Nova surpreendentemente, jogou com muita garra e chegou a perder duas grandes chances de gol no 1º tempo. O Sport também perdeu duas boas chances. Tudo isso sob uma chuva torrencial que castigava o gramado do Serra Dourada.

No segundo tempo, o gramado já estava totalmente empossado e a partida de futebol ficou totalmente comprometida. Pior para o Sport, que precisava de vencer o jogo, já que o Boa Esporte vencia o Duque de Caxias e estava temporariamente com a vaga. Com a bola parando nas possas, ficava difícil o Sport tocar a bola, mas em um lance pouco pretensioso, Marcelinho cruzou e Bruno Mineiro subiu sozinho e marcou de cabeça. O Goleirão do Vila, que até então fazia uma boa partida, deixou a bola passar por debaixo das pernas.

A partir daí o Sport controlou o jogo até o apito final e a torcida Rubro-Negra que tinha invadido o estádio, literalmente invadiu o gramado do Serra Dourada, para festejar junto com os jogadores. Essa invasão poderá causar problemas ao Sport, mas naquela altura, quem queria saber?

Nas outras partidas, o Duque de Caxias empatou com o Boa e o Vitória virou pra cima do ASA, mas nada adiantou que a vaga ficou mesmo com o Sport, que depois de 2 anos, volta a Série A, junto com Ponte Preta, Náutico e  Portuguesa.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mecão de volta a Série B

O América/RN retornou a Série B neste domingo, ao vencer o Payssandu por 2 a 1 em Natal, ficando com a  segunda vaga do grupo. A primeira foi conquistada pelo CRB antecipadamente.

O Paissandu jogava pelo empate, mas o América fez dois gols ainda no primeiro tempo, garantindo a vaga e fazendo a festa da torcida. O Paissandu descontou logo no início do segundo tempo, mas não conseguiu o empate que lhe daria a vaga para a Série B.

O Mecão retorna a Série B após um ano da queda. Esse retorno rápido foi muito importante, pois times que cairam recentemente não mais conseguiram voltar, como o próprio Paissandu, o Juventude, O Fortaleza e o Santa Cruz.

Cabe a diretoria do América, que aprenda com os erros e se planeje melhor para 2012 para que não volte a Série C.

domingo, 20 de novembro de 2011

Torcida dá show mas Santa perde final em casa

Como era de se esperar, a torcida do Santa Cruz mais uma vez deu show na final da Série D. 55 mil pagantes foram ao Arruda esperando que a temporada fosse fechada com "Chave de Ouro" para o Santa Cruz, que voltou a se campeão pernambucano e conseguiu o aceso para a Série C, mas o que se viu foi a festa do Tupi/MG que bateu o Santinha por 2 a 0, gols de Alan e Henrique, aos 35' e 37' da etapa final.

Parabéns ao Tupi, campeão brasileiro da Série D e parabéns a torcida do Santa Cruz pela grande festa proporcionada hoje.

sábado, 19 de novembro de 2011

Náutico e Ponte Preta na Série A

O Náutico perdeu para o Boa Esporte por 2 a 1, mas mesmo assim garantiu o acesso para a Série A de 2012, isso porque o Vitória, único time fora da zona de classificação que poderia ultrapassá-lo, perdeu de virada para o Bragantino perante um Barradão lotado e agora está a 6 pontos do Náutico, faltando uma rodada.

A Ponte Preta goleou o ABC de virada, por 4 a 1 e também garantiu-se na Série A de 2012. Ao marcar o 4º gol, a torcida da Macaca invadiu o campo para comemorar e é certo que deverá pegar alguma punição relativa a perda de mando de campo.

O Sport apesar de não estar classificado, tem muito a comemorar, pois começou a rodada em 6º lugar e acabou no G4, isso graças as derrotas improváveis do Bragantino frente ao ASA e do Vitória frente ao São Caetano.

Boa Esporte e Americana venceram Náutico e Vila Nova, ambos os jogos por 2 a 1 e ainda têm chances remotas de estar na Série A no ano que vem.

1º Portuguesa-SP 78
2º Náutico-PE 63
3º Ponte Preta-SP 62
4º Sport-PE 58
5º Bragantino-SP 58
6º Vitória-BA 57
7º Boa Esporte-MG 56
8º Americana-SP 56

Náutico poderá garantir o acesso daqui a pouco

O Náutico poderá garantir-se na Série A, daqui a pouco, no jogo contra o Boa Esporte fora de casa e para confirmar o acesso, basta não perder a partida válida pela penúltima rodada da Série B. Mesmo perdendo o Timbu poderá obter o acesso antecipado, bastando para isso, que o Vitória não vença o São Caetano no Barradão. Veja  a classificação dos 8 primeiros, antes da rodada que começa logo mais, as 16:20:


1 Portuguesa-SP 78
2 Náutico-PE 63
3 Ponte Preta-SP 59
4 Bragantino-SP 58
5 Vitória-BA 57
6 Sport-PE 55
7 Boa Esporte-MG 53
8 Americana-SP 53

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Incoerências da (In)Justiça do Futebol


Se jogar objetos no campo, mesmo que não caia entre as quatro linhas, o estádio é interditado.

Se a torcida jogar laser no rosto do jogador, podendo causar danos a saúde do atleta, no máximo, o time é simbolicamente multado.

Se o gandula atrasa o jogo propositadamente, para ajudar o time da casa, interferindo diretamente na partida, nada acontece.

Se jogador ou técnico critica o juiz em campo, mesmo com razão, é suspenso.

Se esse mesmo jogador atinge com deslealdade o adversário, colocando ele no hospital, no máximo pega uns 2 jogos de suspensão.

Se o juiz deixa de dar 3 penaltis em uma mesma partida nada acontece ao juiz.

Se o juiz permite que um jogador seja covardemente agredido e dar apenas cartão amarelo a esse jogador, nada acontece ao juiz

Agora se o jogador insinua com as mãos que o juiz roubou a partida, mesmo com razão, pega uns 30 dias de suspensão ou mais.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PC Oliveira rouba a cena em derrota do Bahia

Quando fala no árbitro Paulo César de Oliveira, a torcida do Bahia só lembra daquele jogo em 2004, quando o Bahia foi derrotado pelo Brasiliense por 3 a 2 na Fonte Nova, o impedindo de retornar a Série A um ano após ser rebaixado. O juiz naquele jogo era PC Oliveira que fez uma arbitragem muito contestada, principalmente contra o Tricolor.

No jogo de hoje, PC voltou a  aprontar ao deixar de marcar 2 penaltis claros a favor do Inter e um a favor do Bahia, em um lance em que Bolivar quase quebra a perna do lateral Dodô, melhor jogador do Bahia até então. Dodô saiu de campo machucado devido ao lance.

O jogo começou com o Bahia muito atrás e logo tomou um gol do atacante Gilberto, que marcou de peito. Após o gol, o Bahia saiu mais para o ataque, porém o excesso de volantes em campo e a má atuação do meia Magno não permitiu que o Bahia criasse boas jogadas.

O Tricolor voltou para a segunda etapa com Nikão no lugar de Magno, com isso Lulinha passou a atuar mais no meio, enquanto Nikão caia pelo lado esquerdo do campo. Essa modificação fez o Bahia melhorar no jogo chegando a ter maior posse de bola que o adversário, porém o Inter chegava ao ataque com mais perigo, isso devido a melhor qualidade dos seus jogadores de meio e de ataque.

Joel percebeu que faltava mais qualidade no setor de criação e tirou Fahel para colocar Carlos Alberto. Joel pensou certo, porém CA não funcionou como devia, pois abusou das jogadas individuais e não deu qualidade ao passe como o treinador Tricolor esperava e por isso o Bahia mesmo com maior posse de bola, não conseguiu ter chances claras de gol.

O fato a lamentar, com certeza foi  contusão de Dodô, que vinha fazendo um bom jogo até ser violentamente agredido pelo beque Colorado.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Triunfo deixa o Bahia quase livre da degola

Foto Carlos Costa/Futura Press

O Bahia venceu o Atlético/Go por 1 a 0 em pleno Serra Dourada e praticamente se garantiu na Série A em 2012. Já o Atlético perdeu a 4ª partida seguida mas também corre pouquíssimos riscos de ser rebaixado. Atlético e Bahia ocupam a 12ª e 13ª posição, respectivamente, ambos com 42 pontos.

O jogo foi duro de  se assistir, com o Atlético jogando pra cima, mas errando bastante nas articulações das jogadas e nos passes. Já o Bahia limitou-se a defender-se e abusou-se dos chutões, principalmente depois da expulsão de Souza, que quando estava em campo, pelo menos conseguia segurar os 2 zagueiros no campo de defesa.

O jogo foi ruim, mas o resultado foi excelente para o Bahia, que pode voltar garantido na Série A caso vença o Inter quarta-feira no Beira Rio. A missão será bem mais complicada que a de ontem, pois o Inter é um time mais qualificado e o Bahia terá os desfalques de Souza, Fabinho e Paulo Miranda, além de Titi.

sábado, 12 de novembro de 2011

Série B: Nada está decidido

Vitória 3 x 1 Criciúma e Bragantino 4 x 0 Goiás. Esses resultados deixaram  a luta pelas duas últimas vagas da Série B totalmente indefinidas. Isso porque com o empate  de 0 a 0 entre São Caetano e Náutico, deixou o Timbú praticamente certo na Série A em 2012.

Analisando melhor a tabela, não dar pra garantir que a Ponte Preta está com a vaga garantida, já que a Macaca com 59 pontos, só está a um ponto na frente do Bragantino e dois a frente do Vitória, o primeiro fora da zona de classificação.

Depois da rodada de hoje, Ponte Preta, Bragantino, Vitória, Sport, Boa Esporte e Americana brigam por duas vagas.

Sport goleia e continua na briga


Imagem AE

Em um primeiro tempo arrasador, o Sport goleou o Americana por 4 a 0, todos os gols marcados nos primeiros 45 minutos de jogo. O triunfo deixou o Leão da Ilha temporariamente na 4ª colocação com 55 pontos, mesmo numero de pontos do Bragantino e um a mais que o Vitória.

O Bragantino enfrenta o Goiás e o Vitória o Criciúma, ambos em casa. Se Vitória e Bragantino não perderem, ultrapassam o Sport.

O Americana e o Boa Esporte, que venceu a Ponte Preta de virada por 2 a 1, vem em seguida com 53 pontos.

Acredito que existe apenas uma vaga em disputa e cinco times lutando por ela: Sport, Bragantino, Vitória, Americana e Boa Esporte. A Ponte Preta, mesmo perdendo ontem, tem 59 pontos e ainda se mantêm a 4 pontos do 4º colocado, por isso acho que sua vaga está quase garantida.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As 10 maiores média de públicos do Nordeste

Faltando menos de um mês para o término da temporada 2011, estas são as 10 maiores médias de público dos clubes nordestinos nas 4 Séries:

1º Santa Cruz/PE  35.064
2º Bahia/BA 21.634
3º Sport/PE  17.732
4º Ceará  12.046
5º Náutico/PE 10.811
6º Vitória/BA 9.769
7º Fortaleza/CE 8.503
8º CRB/AL 8.045
9º Campinense/PB 6.111
10º Treze/PB 5.966

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lusa conquista 1º Título Nacional


A Série B não é o título nacional que a maioria dos torcedores sonham, mas não deixa de ser um título importante e ainda mais quando é o primeiro na história de um clube. Por isso a torcida da Portuguesa comemorou bastante o título da Série B de 2011, conquistado na noite de hoje ao empatar com o Sport em 2 a 2 no Canindé.

Nem os torcedores mais pessimistas acreditavam que a Lusa deixaria escapar o titulo hoje, isso porque até com uma derrota, a Portuguesa poderia ser campeã. A festa só seria adiada caso o Náutico vencesse a partida contra o Barueri e a Lusa perdesse para o Sport. O Náutico fez a sua parte ao vencer o Barueri por 2 a 1 de virada, porém o Sport não conseguiu segurar a Lusa no Canindé e  acabou empatando a  partida em 2 a 2 após está vencendo por 1 a 0.

Para o Sport o resultado foi ruim, isso porque o time pernambucano agora está na 7ª colocação com 52 pontos a 3 pontos do G4 faltando apenas 3 rodadas para o término da Série B. Pra completar, o Bragantino venceu o Salgueiro fora de casa e entrou no G4, tomando a vaga do Vitória, que empatou com o Americana sem gols.




Série B: Vitória poderá se consolidar no G4


A torcida do Vitória está eufórica com os últimos resultados. As três vitórias consecutivas colocou o time na 4ª colocação e fez seu torcedor acreditar novamente que ainda esse ano, o time retornará a Série A.

Mesmo com os bons resultados dos últimos jogos, uma derrota ou até um empate contra o Americana, poderá deixar o Rubro-Negro de novo fora do G4, isto porque Bragantino, Sport e o próprio Americana estão "coladinhos" atrás do Leão.

Apesar do Vitória estar vivendo um melhor momento, o Americana será um adversário difícil na noite de hoje, pois jogará em casa, e sob uma pressão imensa, já que não vence a algumas rodadas.

Outro bom motivo para o Vitória e Americana buscarem o triunfo é que o Bragantino, que tem um ponto a menos que o Vitória e um a mais que o Americana, jogará com o já rebaixado Salgueiro. Em caso de empate ou vitória do Americana, o Bragantino vencendo, entra no G4.

A rodada também promete muitas emoções porque hoje poderá sair o campéão antecipado da Série B. Isto acontecerá se a Portuguesa vencer o Sport no Canindé, que deverá receber um grande público. Já para o Sport, vencer a Lusa será fundamental para continuar sonhando com a Sétrie A.

domingo, 6 de novembro de 2011

Ceará vence e sai da zona de degola

Não é por acaso que Ceará e Avaí lutam para fugir do rebaixamento. O jogo entre as duas equipes foi muito fraco tecnicamente, com muitos passes errados e poucas jogadas bem trabalhadas. O Ceará conseguiu ser menos pior, mesmo jogando fora dos seus domínios e por isso venceu o jogo merecidamente.

No primeiro tempo, o Avaí foi todo pra cima, mas de forma muito desordenada, o que permitiu que o Ceará abrisse o placar, em um belo contra-ataque. O gol do Ceará não mudou o panorama do jogo até o final da primeira etapa.

No segundo tempo nada mudou. Caíque que entrou para armar as jogadas pelo meio, não conseguiu pôr os atacantes em posição de arremate. Já a defesa do Avaí "batia cabeça" nos poucos ataques que o Ceará fez e o Vozão aproveitou-se disso para ampliar. O Avaí ainda diminuiu com William e deu uma pequena pressão nos últimos minutos, mas o gol de empate não saiu.

Com a vitória e a goleada sofrida pelo Cruzeiro, o Vozão saiu da zona de rebaixamento, mas vai pegar Santos e Corinthias em casa nos próximos jogos precisando pontuar para não voltar a zona de degola.

domingo, 30 de outubro de 2011

Resultados ajudaram mas Bahia não fez a sua parte

Dos 7 clubes que lutam contra o rebaixamento, só o Atlético/MG venceu. América/MG, Avaí, Atlético/PR, Cruzeiro, Ceará e Bahia perderam, tornando a rodada perfeita para o Galo Mineiro.

O Bahia também poderia se aproveitar da rodada favorável, já que começou vencendo o Figueirense fora de casa em um jogo onde a defesa Tricolor fazia uma boa partida. Um minuto após o gol de Diones, o Figueira empatou e não demorou muito para virar a partida.

O Tricolor ainda se mantém a 4 pontos da zona de rebaixamento, mas não é mais o 14º, posição agora ocupada pelo Atlético. Outro fator preocupante é que o Bahia não vence a 5 partidas e só marcou um gol nos últimos 4 jogos. A sorte também não está do lado do Tricolor, que vem tendo diversos desfalques nos últimos jogos.

Apesar da situação preocupante, o Bahia ainda não se encontra em desespero, como está o América/MG por exemplo, que só soma 25 pontos e perdeu mais um jogo hoje, mas o jejum de vitórias já está deixando a torcida bastante aflita.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Futebol do Nordeste em crise na reta final do Brasileirão

Faltam sete rodadas para o término da Série A  e justamente na reta final do principal campeonato brasileiro de futebol é que os representantes nordestinos começam a demonstrar suas fraquezas.

O Bahia desde o início vinha "beirando" a zona de rebaixamento, mas a péssima performance dos seus adversários facilitava a vida do Tricolor, que se mantinha sempre a uma distância segura do chamado Z4. O problema é que já são 4 partidas sem vitória, sendo que nos 3 últimos o Tricolor não marcou gol. Pra piorar, Cruzeiro e Atlético/MG, que também lutam contra a degola, começaram a reagir na última rodada.

O Bahia ainda ocupa a 14ª colocação e está a 4 pontos da zona de rebaixamento, ou seja, mesmo que perca na próxima rodada, ainda sem mantem fora da zona de rebaixamento, porém a sequencia de jogos é dificíl, começando pelo "embalado" Figueirense.

O Ceará passou a maior parte do campeonato da zona intermediária, chegando a  empolgar em alguns jogos, ao golear seus adversários, com um futebol rápido e alegre. O problema é que o time caiu muito de produção e após uma sequencia negativa de 3 derrotas, o Vozão entrou na zona de rebaixamento.

Estevam Soares foi demitido após a última derrota dando lugar a Dimas Figueira, um antigo funcionário do clube, que sempre assume nos momentos difíceis. Se dará certo só o tempo dirá.

domingo, 23 de outubro de 2011

Joel escala mal e Bahia perde em casa

Com a contusão de Ricardinho, todos esperavam que Joel Santana escalasse qualquer um dos meias a sua disposição. Os favoritos eram Lulinha, Maranhão e Camacho. Porém o técnico do Bahia "inventou" Reinaldo como meia-armador, um jogador que mal faz seu papel de atacante.

Sem um meia-armador, o Tricolor entrou em campo sem criatividade, sendo facilmente dominado pelo Vasco, que tomava facilmente a bola e partia sempre na boa, nos contra-ataques. O gol do Vasco veio em uma grande jogada de Diego Souza e Felipe. Dois meias diferenciados, justamente o que falta no Bahia.

No segundo tempo, Joel ignorou o apelo da torcida e manteve o mesmo time, facilitando a vida do Vasco, que memso diminuindo o ritmo, foi pouco ameaçado. Só depois de 15' Joel tirou Jones para colocar Lulinha e em seguida, tirou Reinaldo e colocou Júnior. Mais tarde trocou Helder por Ávine. O time melhorou mas não o bastante para empatar.

No final do jogo, em um contra-ataque o Vasco fez mais um, justamente quando começou uma forte chuva, que castigou mais ainda a torcida Tricolor que esgotou todos os ingressos, pela 5ª vez esse ano.

domingo, 16 de outubro de 2011

Santinha na C: Tinha que ser com sofrimento

Depois de 6 anos "chorando" rebaixamentos e decepções, a torcida do Santa Cruz, uma das mais fanáticas do Brasil, enfim comemora um acesso de divisão. E como não poderia não ser diferente, foi com muito sofrimento, testemunhado por quase 60 mil espectadores, que lotaram o Arruda.

O "drama" começou na primeira partida, quando o Treze por duas vezes esteve na frente do placar por mais de dois gols de diferença. O empate de 3 a 3 foi comemorado como uma vitória no Amigão.

Com a vantagem do empate, jogando "em casa" e com garantia do estádio cheio, a missão do Santinha poderia ser considerada absolutamente plausível, mas o jogo foi muito perigoso, principalmente no segundo tempo, onde o Treze foi pra cima e poderia até ter vencido o jogo.

Parabéns ao Santinha e principalmente, parabéns a fanática torcida coral, uma das mais apaixonadas do Brasil.

domingo, 9 de outubro de 2011

Santa Cruz arranca empate na Paraíba

A fanática torcida do Santa Cruz está muito perto de comemorar um acesso, coisa que não acontece desde 2005. O Tricolor empatou com o Treze no Amigão em 3 a 3, em um jogo bastante complicado, já que o time da casa chegou a botar 2 a 0 e 3 a 1 durante o jogo.

O jogo da volta não será fácil, pois o Treze é um time de qualidade, porém a decisão em casa, com o apoio da grande massa Coral dá um ligeiro favoritismo ao Santa Cruz, que poderá comemorar um acesso, depois de 3 descenço.

sábado, 8 de outubro de 2011

Empate heroico pelas circunstâncias


O Bahia começou o jogo contra o Botafogo sendo pressionado, mas logo equilibrou e saiu na frente através do perseguido Souza, que comemorou fazendo o gesto do “choro”.

O Tricolor estava bem postado em campo e o Botafogo não oferecia tanto perigo, até que Helder tomou um cartão amarelo, em um lance que nem falta foi. Em um segundo lance, ai sim falta para cartão amarelo, como já tinha recebido o 1º cartão, só restou ao juiz expulsar o atleta do Bahia.

A expulsão de Helder desarticulou todo o time do Bahia, que passou apenas a defender-se. Isso durou até o final do 1º tempo. No segundo tempo, o Botafogo continuou em cima e em 2 lances seguidos, virou a partida.

Mas o Bahia não se entregou e logo chegou ao empate, através de um penalti sofrido por Fahel e cobrado por Souza, que novamente provocou a torcida do Botafogo, com o gesto do "choro".
A partir daí, o Bahia se segurou como pode, para pelo menos trazer um ponto do Rio e manter a invencibilidade contra times cariocas.

Se continuasse como estava jogando antes da expulsão de Helder, o Tricolor dificilmente deixaria de vencer o jogo, mas diante da circunstância ter um jogador a menos por quase 70 minutos, o empate foi um excelente resultado.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rodada para os nordestinos esquecerem

A noite de ontem da Série B foi uma daquelas noites "para esquecer", pelo menos para as torcidas dos clubes nordestinos. Foram 6 derrotas e apenas uma vitória, a do Icasa, que venceu o Vila Nova por 1 a 0, placar que o manteve na 15ª colocação com 35 pontos.

O Salgueiro perdeu em casa para o Boa Esporte por 1 a 0 e está cada vez mais próximo da Série B, pois só soma 25 pontos na penúltima colocação.

O Vitória, que prometia voltar a Série A na "velocidade de um avião", depois da derrota de ontem, tudo indica que vai passar mais um ano na Série B. O time perdeu "em casa" para o Barueri por 2 a 1 e já está a 8 pontos de distância do G4.

Outro que prometia subir rápido era o Sport. Só que o time fez feio ontem. Perdeu para o São Caetano em plena Ilha do Retiro, por 3 a 1. Magrão garantiu que o Leão não sofresse um vexame maior.

O melhor Nordestino é o Náutico, que também perdeu ontem. O time foi derrotado pelo Guarani por 3 a 1, mas continua no G4. Só que agora ameaçado pelo Boa, que só tem 3 pontos a menos.

O ABC também perdeu por 3 a 1 e está agora só a 3 pontos da zona de rebaixamento, na 14ª colocação com 36 pontos.

O ASA foi derrotado pela líder Portuguesa por 2 a 0 e ainda não se livrou da ameaça do rebaixamento, pois se manteve com 37 pontos, a 4 de distância da "zona maldita".

domingo, 2 de outubro de 2011

Treze ou Santa Cruz na Série C

Treze e Santa Cruz vão se enfrentar nas quartas-de-final da Série D e quem passar estará automaticamente habilitado para disputar a Série e C em 2012.

O Santa Cruz conseguiu a classificação após passar pelo Coruripe-AL em dois jogos difíceis, vencendo por 1 a 0 em Recife e empatando em 0 a 0 no "jogo da volta" em uma partida bastante complicado.

Já o Treze teve uma "vida" muito mais tranquila, pois venceu bem os dois jogos contra o Santa Cruz-RN. No Amigão foi 3 a 1 para o Galo e fora de casa o Treze goleou o Santa Cruz "genérico" por 3 a 0.

Não há um favorito, pois os dois times tem "armas" diferentes para conquistar o acesso. A favor do Santinha, está a torcida, que vem comparecendo em massa nos jogos, dando ao Santa Cruz, a maior média de público das 4 séries. Já a favor do Galo, pode-se considerar que o time vem fazendo uma campanha tecnicamente mais regular que o adversário, pois vem vencendo a maioria dos jogos ate com facilidade.

Sabemos que em um "mata-mata" qualquer vantagem pode se tornar efêmera, e passará quem for mais determinado em quem errar menos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vitória cede empate em jogo morno

O Vitória começou a todo vapor e parecia que ia vencer fácil. Logo aos 2 minutos, Marquinhos abriu o placar para o Rubro-Negro, após um contra-ataque. Após o gol, o Paraná foi pra cima, o que era natural, mas de forma desordenada e dando brechas para contra-ataques Rubro-Negros, sempre explorando a velocidade de Marquinhos, o melhor da partida até então.

Por sentir a coxa, Marquinhos foi substituído, ainda no 1º tempo e o Vitória diminuiu seu poderio ofensivo. O Paraná aproveitou-se para jogar mais em cima do Vitória, mas ainda era um time que oferecia pouco perigo a meta Rubro-Negra. No final do primeiro tempo, quando parecia que o placar não mudaria, o goleiro Fernando saiu mal e o Paraná empatou.

No segundo tempo, os dois times, diante da necessidade, buscaram a vitória, mas o jogo passou a ficar morno. No final da partida, o Vitória teve duas boas chances através da bola parada, mas sem êxito e o jogo terminou mesmo 1 a 1. Resultado ruim para ambos os times, que permanecem no "meio da tabela" restando apenas 11 rodadas para o final do campeonato.

Nos Aflitos, o Náutico tropeçou contra o lanterna Duque de Caxias, ao só empatar em 1 a 1. Esse resultado derrubou o Timbu da vice-liderança, reassumida pela Ponte Preta, que fez a sua parte e derrotou o Salgueiro por 1 a 0.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santa Cruz e Treze favoritos ao acesso

O Santa Cruz de Recife está na 2ª fase da Série D, ganhou o 1º jogo das oitavas-de-final e sua torcida vem enchendo o estádio em todos os jogos. Todos esses fatores o colocam o Santinha como favorito ao acesso, fato confirmado pela enquete promovida por esse blog, onde 47% dos participantes colocaram o Santa Cruz como um dos times que subirá para a Série C.

Mesmo com todo otimismo, o Santinha ainda não apresentou um futebol convincente. No último jogo por exemplo, o campeão pernambucano venceu apertado, o modesto Coruripe por 1 a 0, mesmo com o estádio recebendo um grande público de torcedores tricolores.

O outro clube que apareceu como favorito ao acesso foi o Treze. Esse sim vem fazendo uma campanha empolgante, se classificando com facilidade na 1ª fase e já abrindo uma grande vantagem no "jogo de ida" das oitavas-de-final, quando venceu o Santa Cruz-RN por 3 a 1.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Boa contratação pode ter vindo tarde


A contratação do meia Gilberto, que participou das duas últimas Copas do Mundo, finalmente poderá resolver o problema de criação do Vitória. O jogador, como não pode mais atuar pela Série A, teve como opção, jogar a Série B e o Vitória foi mais rápido o contratando. 

O problema é que só restam 12 rodadas para o término do campeonato e o Leão está apenas na 7ª colocação, a 5 pontos do G4. Além disso, times que estão na frente do Vitória, como o Sport, Boa Esporte, Náutico, Portuguesa e Americana estão numa ascendente ou no mínimo, mantendo a regularidade, o que dificulta mais ainda a missão do Vitória, que também terá que contar com o tropeço desses times.

Segundo o site "Chance de Gol", o Vitória tem apenas 14% de ser promovido para a Série A, ainda segundo o referido site, com 63 pontos, as chances de acesso são de 75,2%, ou seja, considerando o acesso possível com 63 pontos, o Vitória ainda teria que conquistar 24 pontos, tendo que vencer 8 das 12 partidas que ainda restam, por exemplo. Uma missão e tanto, mas ainda longe de ser uma missão impossível.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Náutico assume a vice-liderança. Sport fica fora do G4

O Náutico venceu o ABC por 2 a 0 e reassumiu a vice-liderança da Série B. O time pernambucano agora tem 47 pontos, 5 a menos que a líder Portuguesa, que venceu o Goiás por 3 a 0. O resultado não só apaga a péssima impressão deixada na derrota contra o Paraná, como consolida o Timbu, como um dos grandes favoritos ao acesso.

Já a noite para o Sport não foi boa, pois o Leão foi "abatido" pelo Criciúma por 1 a 0 no Sul. A derrota do Sport lhe custou a 4ª posição e consequentemente, a saída do grupo de acesso, o chamado G4. Quem tomou o seu lugar foi o Americana, que venceu o Salgueiro por 1 a 0 na casa do adversário e agora tem 44 pontos, um a mais que o Sport.

O Vitória se redimiu da goleada sofrida no sábado e venceu a então vice-líder, Ponte Preta por 2 a 0 mantendo as chances de obter o acesso para a Série A, mas ainda com 5 pontos de diferença do G4. O Vitória que inaugurou o uniforme 3 na noite de hoje, dando sorte para o time da casa.

O ASA conseguiu um empate no finalzinho do jogo contra o Vila Nova, afundando mais o time goiano na zona de rebaixamento. Já o Icasa venceu fácil, o Paraná por 3 a 1.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Série D: Treze e Santa Cruz saem na frente

Mais uma vez com a presença de um grande público, o Santa Cruz bateu o Coruripe-AL por 1 a 0 pelas oitavas-de-final da Série D. O time pernambucano, que novo, teve dificuldades de vencer dentro de casa, mas a vitória lhe creditou a jogar pelo empate no jogo da volta, em Alagoas. O gol foi de Thiago Cunha, aos 30' do 1º tempo.

Já o Treze, que vem fazendo uma grande campanha, venceu o Santa Cruz potiguar por 3 a 1. O time de Campina Grande deu um grande passo para passar de fase, pois poderá perder até por um gol de diferença. Os gols do Treze foram marcados por Warley (2 vezes) e Celico. O Santa Cruz descontou através de Hugo.

Bahia: Lições da derrota de ontem

O jogo Corinthians 0 x 1 Bahia disputado na tarde de ontem foi muito ruim de se ver, graças aos esquemas táticos optados pelos técnicos dos dois clubes, com preocupações defensivas exageradas.

Ao Bahia fica algumas lições como:

- Reinaldo e Júnior são muito parecidos para jogarem juntos;

- Com um meio-de-campo com 3 volantes e na falta de um grande meia-armador (Carlos Alberto continua jogando mal), não dar pra abrir mão de 2 laterais ofensivos;

- Tem que se procurar um substituto para Carlos Alberto. Realmente ele não tem condições de ser o articulador do Bahia;

- Em hipótese alguma deve-se improvisar mais Hélder para a lateral esquerda. A diretoria já deveria ter contratado outro lateral, já que Ávine está machucado e só tem Dodô para a posição;

- Por fim, o jogo de ontem mostrou que quando o time joga tão retrancado, tem grandes chances de sair derrotado.

sábado, 24 de setembro de 2011

CRB só empata em casa

A abertura da 2ª fase da Série C do Brasileiro começou hoje, com o jogo CRB-AL 0 x 0 Rio Branco-AC, em Maceió.

O time de Alagoas, que está envolvido em um suposto favorecimento ao Fortaleza para evitar o seu rebaixamento, apenas empatou em casa e terá que esperar o outro jogo do seu grupo entre Paisaundu-PA e América-RN para saber a sua posição após o término da 1ª rodada.

A 2ª fase terá 2 grupos de 4 times, onde os dois primeiros se classificam para a fase final e automáticamente, ascendem para a Série B. Veja como os times ficaram divididos nos dois grupos:

Grupo E: América-RN, CRB-AL, Rio Branco-AC e Paisandú-PA

Grupo F: Chapecoense-SC, Joinville-SC, Ipatinga-MG e Brasiliense-DF

Além de CRB 0 x 0 Rio Branco, teremos amanhã América x Paisandu e Joinvile x Ipatinga. Na segunda teremos Chapecoense x Brasiliense fechando a rodada.




Com "chocolate" sobre o Vitória, Sport entra no G4

PC Gusmão levou a melhor sobre Benazzi
O Sport goleou o Vitória por 4 a 0 na Ilha do Retiro e finalmente entrou na zona de acesso da Série B, o chamado G4.

O jogo foi amplamente dominado pelo Sport, que desde o início foi pra cima e chegou o gol logo aos 4', através de Marcelinho Paraíba. Antes disso, o Sport já tinha tido uma ótima chance de gol. O leão da Ilha continuou melhor e chegou ao 2º gol através de William.

No segundo tempo o Vitória tentou ir pra cima, porém de forma desordenada e sem objetividade, já o Sport saia sempre perigoso nos contra-ataques e por ser mais eficiente, fez mais 2 gols, levando a sua torcida ao delírio.

O jogo deixou claro o que todo mundo já desconfiava: O Vitória não tem um elenco qualificado o bastante para ascender esse ano. Já o Sport, apesar de ser um time não muito qualificado, é um sério concorrente a uma das 4 vagas pra a a Série A.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Náitico joga mal e perde para o Paraná

Apresentando um futebol indigno da posição que ocupa, o Náutico perdeu para o Paraná, na Vila Capanema, por 2 a 0, gols de Itaqui e Dinelson, um a cada tempo.

Logo aos 6' o Paraná abriu o placar, através de um chute de fora da área do jogador Itaqui, que o goleiro Gideão aceitou. Após o gol, o Paraná continuou em cima e chegou a marcar outro gol, anulado corretamente pelo auxiliar.

No segundo tempo, o Timbú continuou jogando mal e o Paraná aproveitou para ampliar o marcador, através de Dinelson. Depois do gol, o Náutico foi pra cima, mas de forma desarticulada e em nenhum momento, ameaçou a vitória Paranista.

O Náutico continua na vice-liderança, com 44 pontos, mas poderá ser superado pela Ponte Preta. Já o Paraná foi a 35 pontos e agora é o 10º colocado.

No Serra Dourada o Salgueiro surpreendeu o Goiás e venceu por 1 a 0, subindo uma posição na tabela, mas continuando na zona de rebaixamento, com 25 pontos. Já o Boa Esporte venceu o Criciúma por 2 a 0 e está em 7º com 38 pontos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

STJD marca julgamento de partida polêmica entre Fortaleza e CRB

Partida pode ser anulada na próxima terça-feira; Carlinhos Bala pode pegar gancho pesado

José Geraldo Azevedo - Site JD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agiu rápido para levar a julgamento uma polêmica que tomou conta do futebol desde o último fim de semana. A Procuradoria já elaborou as denúncias referentes à partida entre Fortaleza e CRB, pela última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes estão denunciados, e a partida pode ser anulada, tendo que ser disputada novamente.

O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, além de dois jogadores expulsos e outros dois envolvidos na polêmica combinação de resultados também serão julgados. O caso está na pauta da Segunda Comissão Disciplinar, em sessão marcada para a próxima terça-feira, dia 27 de setembro, às 17h.

Confira, um a um, os denunciados no mesmo processo:

Fortaleza Esporte Clube: artigos 206, 243-A § único e 213 III, todos do CBJD.

- 206 = Dar causa ao atraso do início da realização de partida ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida. Pena: multa de R$ 100 a R$ 1 mil por cada minuto de atraso.

- 243-A = Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida. Pena: multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

- Parágrafo único do 243-A = Se do procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida.

- 213 III = Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. Pena: multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

CRB: artigo 206 do CBJD.

- 206 = Dar causa ao atraso do início da realização de partida ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida. Pena: multa de R$ 100 a R$ 1 mil por cada minuto de atraso.

Árbitro Gutemberg de Paula Fonseca: artigo 266 do CBJD.

- 266 = Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado. Pena: suspensão de 30 a 360 dias, cumulada ou não com multa de R$ 100 a R$ 1 mil.

Jogador Paulo Rodrigues, do CRB: artigo 250 do CBJD.

- 250 = Praticar ato desleal ou hostil durante a partida. Pena: suspensão de uma a três partidas.

Goleiro Cristiano, do CRB: artigo 258 do CBJD.

- 258 = Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. Pena: suspensão de uma a seis partidas.

Luiz Anderson de Abreu, o Maisena, do CRB: artigo 243-A do CBJD.

- 243-A = Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida. Pena: multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de seis a 12 partidas; no caso de reincidência, a pena será de eliminação.

Carlinhos Bala, atacante do Fortaleza: artigo 243-A, parágrafo único, do CBJD.

= 243-A = Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida. Pena: multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de 12 a 24 partidas.

Entenda o caso:

A polêmica começou quando o atacante Gustavo Papa marcou o terceiro gol do Fortaleza, que ainda não era suficiente para livrar a equipe do rebaixamento. Carlinhos Bala busca a bola dentro do gol e, na volta ao meio-campo, aos 39 minutos do segundo tempo, levanta o dedo indicador para todos os jogadores do CRB por quem passa, como se indicasse que só faltava um gol para o time se livrar do rebaixamento

No estádio Amigão, em Campina Grande/PB, o Campinense tinha vencido por 1 a 0 o Guarany de Sobral, já que a partida em Fortaleza teve o seu segundo tempo atrasado por muitos minutos. O time paraibano acusa o clube cearense de atrasar o reinício para ter ciência do placar que precisava para não cair.

Ainda durante a volta de Carlinhos Bala ao meio-campo para a saída de bola do time adversário, um integrante da comissão técnica do Fortaleza corre na direção do goleiro Roberto Lopes – que na verdade é meia, e substituiu o goleiro Cristiano, expulso, quando o CRB já tinha feitos as três substituições – e lhe diz algo. Outro atleta, desta vez do próprio CRB, também se vira para Lopes o orientando, de acordo com os relatos, a facilitar a ampliação do placar.

O gol salvador do Fortaleza saiu aos 43 minutos do segundo tempo, com Marcos Goiano. Com o resultado positivo, o Tricolor chegou aos nove pontos, se igualando com o Campinense também em número de vitórias e saldo de gols, mas terminando a primeira fase da competição na quarta posição por ter marcado mais gols que o adversário.

Enquanto isso, o CRB também se classificou graças à derrota do Guarany de Sobral, que ainda estava vivo na disputa, mas perdeu para o time de Campina Grande. Nesta partida há também outra polêmica, já que o gol do Campinense teria sido irregular, enquanto um gol do time cearense foi mal anulado.

Maracutaia na Série C: As evidências aumentaram

Se não bastassem as evidências vistas durante o próprio jogo, a cada dia novos fatos dão contam que pode sim, ter havido maracutaia no jogo Fortaleza x CRB, onde o Fortaleza venceu por 4 a 0 e escapou do rebauxamento, enquanto o CRB se classificassou para a próxima fase.

No início da semana um volante do CRB disse que o Fortaleza fez a proposta para eles perderem a partida, só que, segundo esse volante, eles não aceitaram.

Agora surgiu um vídeo no Youtube, onde os reservas do Fortaleza informa a Aloísio do CRB o placar do jogo Campinense x Guarany e dando a entender que estava pedindo para Aloísio afrouxasse o jogo, já que o placar de 1 a 0 para o Campinense, classificava o CRB. Veja o vídeo e tire as suas próprias conclusões:

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Juiz tentou, mas não conseguiu tirar vitória do Bahia


Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press

Em um jogo bastante "pegado" com muitos volantes em campo, o Bahia venceu o Atlético/PR por 1 a 0 no Pituaçu.

Mais uma vez o juiz deixou de marcar penaltis a favor do Bahia, dessa vez foram dois, um quando Souza foi puxado pela camisa e o outro mais claro, quando Jones driblou o goleiro, mas foi derrubado pelo próprio. Esses erros revoltaram a torcida tricolor, que entoou um coro de "ladrão" direcionado ao juiz, tanto no intervalo do jogo como na volta para o segundo tempo.

O gol do Bahia só saiu aos 30' do segundo tempo, quando Júnior fez de cobertura, causando alívio a torcida do Bahia, que já temia um novo empate no Pituaçu. A vitória colocou o Tricolor na 14ª colocação, com 30 pontos. Já o Furacão continua na 18ª posição, com 23 pontos.

Veja a nota dos jogadores do Bahia no embate de hoje:

Lomba: Trabalhou pouco hoje. 6,0

Marcos: Importante no apoio. Errou alguns passe, mas nada que comprometesse o seu desempenho. 6,0

Titi: Perfeito por baixo. 7,0

Paulo Miranda: Ganhou todas por baixo. 7,0

Dodô: Continua evoluindo, sendo uma das melhores opções de ataque. 7,o

Fahel: Não deixou Bayer jogar. 6,5

Fabinho: Apesar de lento, foi importante na saída de bola. 6,0

Helder: O melhor dos volantes e talvez o melhor do jogo. Cobriu bem a  zaga e ainda chegou bem várias vezes no ataque. 7,5

Carlos Alberto: Evoluiu, pois está soltando mais a bola, mas pode render mais. 6,0

Jones: destoou da equipe, querendo resolver tudo sozinho. 3,0

Souza: Mesmo bem marcado, procurou participar do jogo. 5,5

Júnior: A falta de técnica foi compensado por muita luta e ainda fez o gol da vitória. 6,0

Lulinha: Entrou bem, caindo bastante pela direita e infernizando a defesa adversária. 7,0

Camacho: Jogou menos de 20 minutos. sem nota.

Joel: escalou o que tinha de melhor e substituiu bem. 8,0

Atlético/PR: Jogou para se defender e esqueceu que só a vitória interessava. Seus velozes atacantes ficaram isolados. 4,0

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Noite dos visitantes na Série B

A noite de terça-feira foi excelente para os clubes visitantes. os dois jogos de abertura da 25ª rodada terminaram com o mesmo placar de 2 a 1, com ambos os jogos sendo vencidos pelos visitantes.

No frasqueirão, depois do insosso empate com o Vitória, o ABC voltou a decepcionar em casa, dessa vez perdeu para o Vila Nova, que mesmo com a vitória, não saiu da zona de rebaixamento, agora estando na 17ª colocação.

No outro jogo da noite, o Americana foi surpreendido pelo Guarani e foi derrotado em casa. Coma  derrota, o Americana poderá perder a vaga, caso o Sport ou Bragantino vençam no sábado.

Série B: Só a vitória interessa para ABC e Vila Nova

Dois jogos movimentam a Série B na noite de hoje: ABC X Vila Nova jogam em Natal às 20:30 e Americana X Guarani jogam no mesmo horário, em Americana.

No Frasqueirão, só a vitória interessa ao ABC, caso o time potiguar ainda tenha pretensões de ascender a Série A. O ABC tem 33 pontos e está na 10ª colocação, vencendo pode ganhar 2 posições. Já o Vila Nova precisa vencer para sair da zona de rebaixamento.

O Americana pega o Guarani precisando vencer para permanecer no G4. O time paulista tem 41 pontos e está na 4ª posição. Sport com 40 pontos e Bragantino, com 39, ameaçam tirar a vaga do Americana.

O Guarani com 27 pontos na 16ª colocação, também está ameaçado, mas pelos times que está na zona de degola. São Caetano com 25 pontos e Vila Nova com 24 ameaçam jogar o Guarani na zona de rebaixamento, caso o time campineiro não vença o Americana.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Deixa fazer"

As evidências são muitas: jogador de linha no gol, excesso de expulsões, zagueiro mandando goleiro deixar fazer, atacante dizendo para jogadores adversários que só faltava um...

Até então não queria acreditar que houve maracutaia no jogo Fortaleza x CRB, quando o time cearense fez 4 gols no adversário, escapando da degola e jogando o Campinense na Série D. mas depois das imagens vistas, não há como, no mínimo, desconfiar que o CRB "abriu as pernas" para o Fortaleza.

Esperamos que a CBF investigue e caso seja confirmada a manipulação do jogo, que os culpados sejam punidos exemplarmente.

Série D: Cinco Nordestinos na segunda fase

Cinco clubes nordestinos se classificaram para a segunda fase da série D, sendo que 3 (três) na última rodada. Veja quem está na próxima fase:

Cuiabá-MT
Penarol-AM
Independente-PA
Sampaio Corrêa-MA
Santa Cruz-RN
Santa Cruz-PE
Coruripe-AL
Treze-PB
Tupi-MG
Itumbiara-GO
Vila Nova-MG
Volta Redonda-RJ
Oeste-SP
Mirassol-SP
Juventude-RS e
Cianorte-PR

São 16 clubes, sendo 5 do Nordeste, 5 do Sudeste, 2 do Centro-Oeste, 2 do Norte e 2 do Sul.

São Paulo e Minas Gerais, com 2 representantes cada, são os Estados mais bem representados

Outros 12 estados estão representados com um clube cada.

domingo, 18 de setembro de 2011

Bahia goleia Flu e sai da zona

Longe de ter feito um brilhante jogo, o Bahia venceu, com méritos o Fluminense por 3 a 0, com gols 2 gols de Souza e um contra, de Gum.

O Bahia de hoje já foi um time com a "cara" de Joel Santana, com muita marcação e com rápidas saídas de contra-ataque. Jogadas bonitas foram raras ou quase nenhuma. Ainda assim, o Tricolor mereceu vencer, pois foi mais eficiente na defesa e mais objetivo quando atacou.

Veja a nota dos jogadores do Bahia:

Marcelo Lomba: As poucas vezes que trabalhou foi eficiente. 7,5

Marcos: A principal opção ofensiva do Bahia. 6,5

Titi: Eficiente , sem ser brilhante. 6,0

Dani: Apesar da pouca qualidade técnica, não comprometeu. 5,5

Fabinho: Sumido em grande parte do jogo. 5,0

Fahel: protegeu a zaga com eficiencia. 6,5

Helder: O melhor dos volantes. 7,0

Carlos Alberto: Mesmo soltando mais a bola, ainda não foi bem. 5,0

Jones: Começou nervoso, mas depois acalmou e foi útil. 5,5

Souza: Além dos 2 gols, deu passes e até driblou. O melhor do jogo. 7,5

Lulinha: Entrou no lugar de Souza e aumentou o poderio ofensivo do time. 6,5

Cmacho e Jussani: sem tempo para avaliação.

Joel Santana: O time de hoje já foi  a sua cara. errou ao substituir Jones por Jussani, pois queimou uma substituição sem necessidade. 7,0

Fluminense: Jogou muito mal hoje, principalmente o setor de criação, que foi totalmente anulado pela defesa do Bahia. 3,0.

sábado, 17 de setembro de 2011

Série C: CRB fica com a segunda vaga e Campinense é rebaixado

O CRB ficou com a segunda vaga do Grupo B da Série C, mesmo sendo goleado pelo Fortaleza por 4 a 0. A derrota do Guarany para o Campinense por 1 a 0 ajudou o time alagoano a passar de fase.

Na parte de baixo da tabela, o Campinense foi rebaixado memso vencendo o seu jogo. O Fortaleza que disputava a última vaga com o time paraibano também venceu. Os dois times terminaram com 9 pontos e saldo negativo de 1 gol, dessa forma, o que decidiu em favor do Fortaleza foi o critério de gols marcados.

Veja como ficou a classificação final do Grupo B

1º América/RN 16 pontos - Classificado
2º CRB/AL 9 pontos - Classificado
3º Guarany/CE 9 pontos
4º Fortaleza 9 pontos
5º Campinense/PB 9 pontos- Rebaixado

Veja os classificados dos outros Grupos:

Grupo A - Aguia/PA
Grupo B - Ipatinga/MG e Brasiliense/DF
Grupo D - Joinville/SC e Chapecoense/SC

Série C: Rodada define classificado e rebaixado no Grupo B

A tarde de sábado promete muitas emoções para os torcedores de CRB, Guarany, Campinense e Fortaleza. É que hoje será definido quem ficará com a 2ª vaga do grupo, a ´primeira é do América/RN, que se classificou antecipadamente.

CRB e Guarany lutam pela 2ª vaga. O CRB se classifica vencendo o Fortaleza no PV. Se empatar ou perder, ficará com a vaga se o Guarany não vencer o Campinense em Campina Grande.

Campinense e Fortaleza têm o mesmo numero de pontos e jogam em casa. Caso os dois tenham o mesmo resultado, quem definirá a vaga será o saldo de gols.