Mostrando postagens com marcador Série A. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Série A. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Série A: Nordeste terá o maior crescimento em 2012

A Região Nordeste é a região do Brasil que mais crescerá na Série A em 2012. De forma relativa, o Nordeste terá um aumento de 50% no numero de participantes. Mesmo com a queda do Ceará, a quantidade de clubes representando a região, subirá de 2 para 3, isso graças ao acesso de dois clubes pernambucanos (Náutico e Sport) que se juntará ao Bahia.

Em contrapartida, a Região Sul será a que mais perderá em representação, tanto em número absoluto como relativo. A região teve 2 clubes rebaixados (Avaí e Atlético/PR) e nenhum ascendeu da Série B. Dessa forma o Sul terá um decréscimo de 33% dos seus representantes em 2012, caindo de 6 para 4 times.

O Sudeste crescerá de 11 pára 12 times, graças ao acesso da Portuguesa e da Ponte Preta. O América/MG foi o único sudestino que caiu esse ano e jogará a 2ª divisão.

A distribuição dos clubes por região ficará da seguinte forma:

Região Sudeste: 12 clubes (60%)

Região Sul: 4 clubes (20%)

Região Nordeste: 3 clubes (15%)

Região Centro-Oeste: 1 clube (5%)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bahia conquista Sulamericana e Ceará está rebaixado


Durante a semana toda, uma possível "entrega" do Bahia para favorecer o Ceará foi mais comentada que o próprio confronto entre os dois times nordestinos, porém o que se viu em campo foi os dois times buscando a vitória durante os 90 minutos de jogo.

No início da partida, como era de se esperar, o Ceará partiu pra cima buscando a vitória, já que era o único resultado que interessava o Vozão, porém quem abriu o placar foi Bahia através de Camacho. A partir do gol, o Bahia se acertou em campo e criou outras boas chances, até o gol de Lulinha no final do primeiro tempo, ampliando o placar. Antes do intervalo, o Ceará ainda diminuiu.

No segundo tempo, o placar do Pituaçu já mostrava que o Cruzeiro estava goleando o Atlético, rebaixando o Ceará independente do resultado  entre Bahia x Ceará, mas mesmo assim, o time cearense partiu com tudo pra cima, criando diversas oportunidades de gol. Nesse momento, que tinha mais a perder era o Bahia, que poderia deixar escapar uma vaga na Sulaggmericana, mas graças a mais uma partida inspirada de Lomba o jogo terminou mesmo 2 a 1.

Final de partida a torcida do Bahia comemorou a vaga na Copa Sulamericana, com uma bela festa no Pituaçu e os torcedores do Ceará "choraram" com o rebaixamento para a Série B. No desespero, um  torcedor do Ceará invadiu o gramado para reclamar dos seus jogadores, ainda antes do término da partida.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decisão exemplar para Bolivar

Ontem a  Justiça Desportiva teve uma decisão inédita ao punir o volante Bolivar por 4 jogos e até que Dodô retorne aos gramados, devido a entrada criminosa do primeiro sobre o segundo na partida Inter x Bahia pelo Brasileirão. Uma decisão finalmente acertada e que servirá de exemplo de agora em diante e fará com que todos os jogadores desleais desse país pensem duas vezes antes de "quebrar" um colega de profissão.

Sei que foi só a primeira instância, que essa pena poderá ser reduzida, que cabe efeito suspensivo e por isso, não será surpresa se Bolivar entre em campo já no próximo domingo, mas ainda assim, considero a decisão importante e exemplar.

O fato a lamentar foi a absorvição unanime do juiz PC de Oliveira, que apenas deu cartão amarelo a Bolivar e marcou jogada perigosa, em vez de expulsar Bolivar e marcar o penalti a favor do Bahia. Nesse mesmo jogo, PC deixou de dar outros dois penaltis a favor do Inter. Mesmo admitindo o erro no julgamento PC foi absorvido, o que é uma contradição tremenda.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vacilos em casa deixa o Ceará em apuros

Foto: Francisco Fontenele (O Povo)

As derrotas em casa para os reservas do Santos, para o Corinthians e o empate com o Cruzeiro deixou o Ceará em uma situação muito difícil no Brasileirão e faltando uma rodada para o término do certame,  o time nordestino terá que vencer o Bahia e  ainda torcer para que o Cruzeiro não vença o clássico contra o Atlético/MG para permanecer na Série A.

Alguns torcedores do Bahia nos blogs e nos fóruns de discussão pela internet pedem para o tricolor facilitar para o Ceará, pelos motivos mais diversos: vingança dos 7 a 0 de 2003, ajuda ao co-irmão nordestino, vingança de Joel, demitido pelo Cruzeiro, dentre outros motivos.

O presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho afirmou pelo twitter que o Bahia vai em busca da vitória que poderá colocá-lo na  Copa Sulamericana. Além disso, não é de hoje que o Bahia tem uma parceria com o Cruzeiro, que vem cedendo dezenas de jogadores ao Tricolor nos últimos ano. No atual elenco, Marcos e Reis pertencem ao Cruzeiro e foram cedidos de graça ao Bahia.

Diante de tudo isso, resta ao Ceará entrar pra vencer, sem esperar qualquer facilitação do Bahia, o que já mostrou ser possível. O Vozão venceu alguns jogos fora de casa e apesar dos 5 desfalques tem time para vencer o Bahia sem necessariamente contar com uma possível facilitação do time Tricolor.

domingo, 27 de novembro de 2011

O Bahia fica na Série A.


O Bahia se garantiu na Série A em 2012, graças ao empate contra o Santos "completo" na Vila Belmiro e aos resultados Ceará 2 x 2 Cruzeiro e América/MG 2 a 1 Atlético/PR.

O Bahia começou até bem a partida, marcando forte os jogadores do Santos e saindo no contra-ataque com Ávine, Lulinha e Marcos. Com essa postura não demorou muito para o Tricolor abrir o placar, através de Souza que chutou duas vezes para acertar o canto esquerdo do gol santista. A partir daí o Santos foi pra cima e Neymar começou a aparecer. Em um lance ele cabeceou para a defesa de Lomba. Antes o arqueiro Tricolor já tinha defendido uma cabeçada de Durval a "queima-roupa". Mas craque é craque e no meio de 3 jogadores do Bahia, Neymar conseguiu chutar e empatar a partida.

No segundo tempo, o Santos diminuiu o ritmo de jogo e apesar de ter maior posse de bola, criou poucas chances de gol, tanto que  durante todo o segundo tempo, Lomba não fez uma defesa difícil. Já o Bahia se preocupava apenas e defender-se e só no finalzinho criou algumas chances. Após o término da partida os jogadores do Bahia saíram de campo ainda sem saber se tinham escapado até serem informados pelos repórteres de campo, para alivio de todos.

Agora resta ao Bahia ir para o último jogo buscando uma vaga na Copa Sulamenricana, mas sem a pressão de ter que vencer o jogo para escapar da zona de rebaixamento na última rodada. O ano também serve de lição para a diretoria do Bahia, que deve se preparar mais para o Brasileirão do próximo ano e não cometer os mesmos erros que cometeu em 2011.

sábado, 26 de novembro de 2011

A 4ª vaga é do Sport


Antes da rodada de hoje, o Sport era favorito para conquistar a 4ª vaga de acesso a Série A, isto porque era o único time que dependia apenas dele, além disso, pegaria o Vila Nova, já rebaixado e cheio de jogadores recém-saído dos juniores.

Mas o jogo foi muito difícil para o Leão. O Vila Nova surpreendentemente, jogou com muita garra e chegou a perder duas grandes chances de gol no 1º tempo. O Sport também perdeu duas boas chances. Tudo isso sob uma chuva torrencial que castigava o gramado do Serra Dourada.

No segundo tempo, o gramado já estava totalmente empossado e a partida de futebol ficou totalmente comprometida. Pior para o Sport, que precisava de vencer o jogo, já que o Boa Esporte vencia o Duque de Caxias e estava temporariamente com a vaga. Com a bola parando nas possas, ficava difícil o Sport tocar a bola, mas em um lance pouco pretensioso, Marcelinho cruzou e Bruno Mineiro subiu sozinho e marcou de cabeça. O Goleirão do Vila, que até então fazia uma boa partida, deixou a bola passar por debaixo das pernas.

A partir daí o Sport controlou o jogo até o apito final e a torcida Rubro-Negra que tinha invadido o estádio, literalmente invadiu o gramado do Serra Dourada, para festejar junto com os jogadores. Essa invasão poderá causar problemas ao Sport, mas naquela altura, quem queria saber?

Nas outras partidas, o Duque de Caxias empatou com o Boa e o Vitória virou pra cima do ASA, mas nada adiantou que a vaga ficou mesmo com o Sport, que depois de 2 anos, volta a Série A, junto com Ponte Preta, Náutico e  Portuguesa.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PC Oliveira rouba a cena em derrota do Bahia

Quando fala no árbitro Paulo César de Oliveira, a torcida do Bahia só lembra daquele jogo em 2004, quando o Bahia foi derrotado pelo Brasiliense por 3 a 2 na Fonte Nova, o impedindo de retornar a Série A um ano após ser rebaixado. O juiz naquele jogo era PC Oliveira que fez uma arbitragem muito contestada, principalmente contra o Tricolor.

No jogo de hoje, PC voltou a  aprontar ao deixar de marcar 2 penaltis claros a favor do Inter e um a favor do Bahia, em um lance em que Bolivar quase quebra a perna do lateral Dodô, melhor jogador do Bahia até então. Dodô saiu de campo machucado devido ao lance.

O jogo começou com o Bahia muito atrás e logo tomou um gol do atacante Gilberto, que marcou de peito. Após o gol, o Bahia saiu mais para o ataque, porém o excesso de volantes em campo e a má atuação do meia Magno não permitiu que o Bahia criasse boas jogadas.

O Tricolor voltou para a segunda etapa com Nikão no lugar de Magno, com isso Lulinha passou a atuar mais no meio, enquanto Nikão caia pelo lado esquerdo do campo. Essa modificação fez o Bahia melhorar no jogo chegando a ter maior posse de bola que o adversário, porém o Inter chegava ao ataque com mais perigo, isso devido a melhor qualidade dos seus jogadores de meio e de ataque.

Joel percebeu que faltava mais qualidade no setor de criação e tirou Fahel para colocar Carlos Alberto. Joel pensou certo, porém CA não funcionou como devia, pois abusou das jogadas individuais e não deu qualidade ao passe como o treinador Tricolor esperava e por isso o Bahia mesmo com maior posse de bola, não conseguiu ter chances claras de gol.

O fato a lamentar, com certeza foi  contusão de Dodô, que vinha fazendo um bom jogo até ser violentamente agredido pelo beque Colorado.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Triunfo deixa o Bahia quase livre da degola

Foto Carlos Costa/Futura Press

O Bahia venceu o Atlético/Go por 1 a 0 em pleno Serra Dourada e praticamente se garantiu na Série A em 2012. Já o Atlético perdeu a 4ª partida seguida mas também corre pouquíssimos riscos de ser rebaixado. Atlético e Bahia ocupam a 12ª e 13ª posição, respectivamente, ambos com 42 pontos.

O jogo foi duro de  se assistir, com o Atlético jogando pra cima, mas errando bastante nas articulações das jogadas e nos passes. Já o Bahia limitou-se a defender-se e abusou-se dos chutões, principalmente depois da expulsão de Souza, que quando estava em campo, pelo menos conseguia segurar os 2 zagueiros no campo de defesa.

O jogo foi ruim, mas o resultado foi excelente para o Bahia, que pode voltar garantido na Série A caso vença o Inter quarta-feira no Beira Rio. A missão será bem mais complicada que a de ontem, pois o Inter é um time mais qualificado e o Bahia terá os desfalques de Souza, Fabinho e Paulo Miranda, além de Titi.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As 10 maiores média de públicos do Nordeste

Faltando menos de um mês para o término da temporada 2011, estas são as 10 maiores médias de público dos clubes nordestinos nas 4 Séries:

1º Santa Cruz/PE  35.064
2º Bahia/BA 21.634
3º Sport/PE  17.732
4º Ceará  12.046
5º Náutico/PE 10.811
6º Vitória/BA 9.769
7º Fortaleza/CE 8.503
8º CRB/AL 8.045
9º Campinense/PB 6.111
10º Treze/PB 5.966

domingo, 6 de novembro de 2011

Ceará vence e sai da zona de degola

Não é por acaso que Ceará e Avaí lutam para fugir do rebaixamento. O jogo entre as duas equipes foi muito fraco tecnicamente, com muitos passes errados e poucas jogadas bem trabalhadas. O Ceará conseguiu ser menos pior, mesmo jogando fora dos seus domínios e por isso venceu o jogo merecidamente.

No primeiro tempo, o Avaí foi todo pra cima, mas de forma muito desordenada, o que permitiu que o Ceará abrisse o placar, em um belo contra-ataque. O gol do Ceará não mudou o panorama do jogo até o final da primeira etapa.

No segundo tempo nada mudou. Caíque que entrou para armar as jogadas pelo meio, não conseguiu pôr os atacantes em posição de arremate. Já a defesa do Avaí "batia cabeça" nos poucos ataques que o Ceará fez e o Vozão aproveitou-se disso para ampliar. O Avaí ainda diminuiu com William e deu uma pequena pressão nos últimos minutos, mas o gol de empate não saiu.

Com a vitória e a goleada sofrida pelo Cruzeiro, o Vozão saiu da zona de rebaixamento, mas vai pegar Santos e Corinthias em casa nos próximos jogos precisando pontuar para não voltar a zona de degola.

domingo, 30 de outubro de 2011

Resultados ajudaram mas Bahia não fez a sua parte

Dos 7 clubes que lutam contra o rebaixamento, só o Atlético/MG venceu. América/MG, Avaí, Atlético/PR, Cruzeiro, Ceará e Bahia perderam, tornando a rodada perfeita para o Galo Mineiro.

O Bahia também poderia se aproveitar da rodada favorável, já que começou vencendo o Figueirense fora de casa em um jogo onde a defesa Tricolor fazia uma boa partida. Um minuto após o gol de Diones, o Figueira empatou e não demorou muito para virar a partida.

O Tricolor ainda se mantém a 4 pontos da zona de rebaixamento, mas não é mais o 14º, posição agora ocupada pelo Atlético. Outro fator preocupante é que o Bahia não vence a 5 partidas e só marcou um gol nos últimos 4 jogos. A sorte também não está do lado do Tricolor, que vem tendo diversos desfalques nos últimos jogos.

Apesar da situação preocupante, o Bahia ainda não se encontra em desespero, como está o América/MG por exemplo, que só soma 25 pontos e perdeu mais um jogo hoje, mas o jejum de vitórias já está deixando a torcida bastante aflita.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Futebol do Nordeste em crise na reta final do Brasileirão

Faltam sete rodadas para o término da Série A  e justamente na reta final do principal campeonato brasileiro de futebol é que os representantes nordestinos começam a demonstrar suas fraquezas.

O Bahia desde o início vinha "beirando" a zona de rebaixamento, mas a péssima performance dos seus adversários facilitava a vida do Tricolor, que se mantinha sempre a uma distância segura do chamado Z4. O problema é que já são 4 partidas sem vitória, sendo que nos 3 últimos o Tricolor não marcou gol. Pra piorar, Cruzeiro e Atlético/MG, que também lutam contra a degola, começaram a reagir na última rodada.

O Bahia ainda ocupa a 14ª colocação e está a 4 pontos da zona de rebaixamento, ou seja, mesmo que perca na próxima rodada, ainda sem mantem fora da zona de rebaixamento, porém a sequencia de jogos é dificíl, começando pelo "embalado" Figueirense.

O Ceará passou a maior parte do campeonato da zona intermediária, chegando a  empolgar em alguns jogos, ao golear seus adversários, com um futebol rápido e alegre. O problema é que o time caiu muito de produção e após uma sequencia negativa de 3 derrotas, o Vozão entrou na zona de rebaixamento.

Estevam Soares foi demitido após a última derrota dando lugar a Dimas Figueira, um antigo funcionário do clube, que sempre assume nos momentos difíceis. Se dará certo só o tempo dirá.

domingo, 23 de outubro de 2011

Joel escala mal e Bahia perde em casa

Com a contusão de Ricardinho, todos esperavam que Joel Santana escalasse qualquer um dos meias a sua disposição. Os favoritos eram Lulinha, Maranhão e Camacho. Porém o técnico do Bahia "inventou" Reinaldo como meia-armador, um jogador que mal faz seu papel de atacante.

Sem um meia-armador, o Tricolor entrou em campo sem criatividade, sendo facilmente dominado pelo Vasco, que tomava facilmente a bola e partia sempre na boa, nos contra-ataques. O gol do Vasco veio em uma grande jogada de Diego Souza e Felipe. Dois meias diferenciados, justamente o que falta no Bahia.

No segundo tempo, Joel ignorou o apelo da torcida e manteve o mesmo time, facilitando a vida do Vasco, que memso diminuindo o ritmo, foi pouco ameaçado. Só depois de 15' Joel tirou Jones para colocar Lulinha e em seguida, tirou Reinaldo e colocou Júnior. Mais tarde trocou Helder por Ávine. O time melhorou mas não o bastante para empatar.

No final do jogo, em um contra-ataque o Vasco fez mais um, justamente quando começou uma forte chuva, que castigou mais ainda a torcida Tricolor que esgotou todos os ingressos, pela 5ª vez esse ano.

sábado, 8 de outubro de 2011

Empate heroico pelas circunstâncias


O Bahia começou o jogo contra o Botafogo sendo pressionado, mas logo equilibrou e saiu na frente através do perseguido Souza, que comemorou fazendo o gesto do “choro”.

O Tricolor estava bem postado em campo e o Botafogo não oferecia tanto perigo, até que Helder tomou um cartão amarelo, em um lance que nem falta foi. Em um segundo lance, ai sim falta para cartão amarelo, como já tinha recebido o 1º cartão, só restou ao juiz expulsar o atleta do Bahia.

A expulsão de Helder desarticulou todo o time do Bahia, que passou apenas a defender-se. Isso durou até o final do 1º tempo. No segundo tempo, o Botafogo continuou em cima e em 2 lances seguidos, virou a partida.

Mas o Bahia não se entregou e logo chegou ao empate, através de um penalti sofrido por Fahel e cobrado por Souza, que novamente provocou a torcida do Botafogo, com o gesto do "choro".
A partir daí, o Bahia se segurou como pode, para pelo menos trazer um ponto do Rio e manter a invencibilidade contra times cariocas.

Se continuasse como estava jogando antes da expulsão de Helder, o Tricolor dificilmente deixaria de vencer o jogo, mas diante da circunstância ter um jogador a menos por quase 70 minutos, o empate foi um excelente resultado.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bahia: Lições da derrota de ontem

O jogo Corinthians 0 x 1 Bahia disputado na tarde de ontem foi muito ruim de se ver, graças aos esquemas táticos optados pelos técnicos dos dois clubes, com preocupações defensivas exageradas.

Ao Bahia fica algumas lições como:

- Reinaldo e Júnior são muito parecidos para jogarem juntos;

- Com um meio-de-campo com 3 volantes e na falta de um grande meia-armador (Carlos Alberto continua jogando mal), não dar pra abrir mão de 2 laterais ofensivos;

- Tem que se procurar um substituto para Carlos Alberto. Realmente ele não tem condições de ser o articulador do Bahia;

- Em hipótese alguma deve-se improvisar mais Hélder para a lateral esquerda. A diretoria já deveria ter contratado outro lateral, já que Ávine está machucado e só tem Dodô para a posição;

- Por fim, o jogo de ontem mostrou que quando o time joga tão retrancado, tem grandes chances de sair derrotado.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Juiz tentou, mas não conseguiu tirar vitória do Bahia


Foto: Eduardo Martins/A Tarde/Futura Press

Em um jogo bastante "pegado" com muitos volantes em campo, o Bahia venceu o Atlético/PR por 1 a 0 no Pituaçu.

Mais uma vez o juiz deixou de marcar penaltis a favor do Bahia, dessa vez foram dois, um quando Souza foi puxado pela camisa e o outro mais claro, quando Jones driblou o goleiro, mas foi derrubado pelo próprio. Esses erros revoltaram a torcida tricolor, que entoou um coro de "ladrão" direcionado ao juiz, tanto no intervalo do jogo como na volta para o segundo tempo.

O gol do Bahia só saiu aos 30' do segundo tempo, quando Júnior fez de cobertura, causando alívio a torcida do Bahia, que já temia um novo empate no Pituaçu. A vitória colocou o Tricolor na 14ª colocação, com 30 pontos. Já o Furacão continua na 18ª posição, com 23 pontos.

Veja a nota dos jogadores do Bahia no embate de hoje:

Lomba: Trabalhou pouco hoje. 6,0

Marcos: Importante no apoio. Errou alguns passe, mas nada que comprometesse o seu desempenho. 6,0

Titi: Perfeito por baixo. 7,0

Paulo Miranda: Ganhou todas por baixo. 7,0

Dodô: Continua evoluindo, sendo uma das melhores opções de ataque. 7,o

Fahel: Não deixou Bayer jogar. 6,5

Fabinho: Apesar de lento, foi importante na saída de bola. 6,0

Helder: O melhor dos volantes e talvez o melhor do jogo. Cobriu bem a  zaga e ainda chegou bem várias vezes no ataque. 7,5

Carlos Alberto: Evoluiu, pois está soltando mais a bola, mas pode render mais. 6,0

Jones: destoou da equipe, querendo resolver tudo sozinho. 3,0

Souza: Mesmo bem marcado, procurou participar do jogo. 5,5

Júnior: A falta de técnica foi compensado por muita luta e ainda fez o gol da vitória. 6,0

Lulinha: Entrou bem, caindo bastante pela direita e infernizando a defesa adversária. 7,0

Camacho: Jogou menos de 20 minutos. sem nota.

Joel: escalou o que tinha de melhor e substituiu bem. 8,0

Atlético/PR: Jogou para se defender e esqueceu que só a vitória interessava. Seus velozes atacantes ficaram isolados. 4,0

domingo, 18 de setembro de 2011

Bahia goleia Flu e sai da zona

Longe de ter feito um brilhante jogo, o Bahia venceu, com méritos o Fluminense por 3 a 0, com gols 2 gols de Souza e um contra, de Gum.

O Bahia de hoje já foi um time com a "cara" de Joel Santana, com muita marcação e com rápidas saídas de contra-ataque. Jogadas bonitas foram raras ou quase nenhuma. Ainda assim, o Tricolor mereceu vencer, pois foi mais eficiente na defesa e mais objetivo quando atacou.

Veja a nota dos jogadores do Bahia:

Marcelo Lomba: As poucas vezes que trabalhou foi eficiente. 7,5

Marcos: A principal opção ofensiva do Bahia. 6,5

Titi: Eficiente , sem ser brilhante. 6,0

Dani: Apesar da pouca qualidade técnica, não comprometeu. 5,5

Fabinho: Sumido em grande parte do jogo. 5,0

Fahel: protegeu a zaga com eficiencia. 6,5

Helder: O melhor dos volantes. 7,0

Carlos Alberto: Mesmo soltando mais a bola, ainda não foi bem. 5,0

Jones: Começou nervoso, mas depois acalmou e foi útil. 5,5

Souza: Além dos 2 gols, deu passes e até driblou. O melhor do jogo. 7,5

Lulinha: Entrou no lugar de Souza e aumentou o poderio ofensivo do time. 6,5

Cmacho e Jussani: sem tempo para avaliação.

Joel Santana: O time de hoje já foi  a sua cara. errou ao substituir Jones por Jussani, pois queimou uma substituição sem necessidade. 7,0

Fluminense: Jogou muito mal hoje, principalmente o setor de criação, que foi totalmente anulado pela defesa do Bahia. 3,0.

domingo, 11 de setembro de 2011

Corvarde, Bahia de Joel conhece a sua segunda derrota


Se o Bahia de René Simões jogava sempre pra frente, mas os resultados não vinha, o Bahia de Joel Santana, no seu segundo jogo, se mostrou um time covarde, pequeno e principalmente sem vontade de vencer.

Joel começou com o mesmo time do fatídico 1º tempo contra o Grêmio e como não poderia ser diferente, o time novamente jogou mal, sem articular as jogadas, abusando dos chutões e sem jogadas laterais. O jogo caminhava para o empate no intervalo, quando nos acréscimos, o juiz marcou um penalti bastante duvidoso e ainda expulsou Paulo Miranda. Magno Alves não desperdiçou e colocou o Galo na frente.

No segundo tempo, Joel tirou o improdutivo Junior e colocou Dani Morais para recompor a defesa. Até a entrada de Maranhão, o Bahia limitava-se a defender e o gol do Atlético era questão de tempo e aconteceu após um lançamento de Daniel Carvalho e um belo gol do baiano Magno Alves.

Depois disso, o Atlético abdicou de atacar e apenas passou a tocar a bola, enquanto o Bahia chegou bem uma única vez, através de uma boa jogada de Marcos, que cruzou para  cabeçada de Jones, que carimbou a trave.

A derrota colocou o Bahia na zona de rebaixamento, posição que com René, só tinha acontecido no início do campeonato.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bahia decepciona na estréia de Joel

Torcida Tricolor mais uma vez saiu decepcionada do Pitaçu

Mais uma vez o Bahia decepcionou seu torcedor ao perder de 2 a 1 para o Grêmio em pleno Pituaçu. Esta foi a 3ª derrota em casa, contra 6 empates e apenas 2 vitórias e poderia ter sido pior, se o Grêmio não perdesse tanto gol no primeiro tempo. Aliás, o 1º tempo de hoje, foi um dos piores do Bahia no campeonato e a derrota parcial de 2 a 0 foi até "barato" pelo que o Bahia deixou de fazer e se Douglas do Grêmio não tivesse desperdiçado um penalti inexistente, mas que o juiz marcou, sob protesto dos jogadores e da torcida do Bahia.

No segundo tempo o Tricolor melhorou sensivelmente, diminuiu de penalti e poderia ter empatado, se não fosse a bela atuação do goleiro Vitor do Grêmio. Na média dos dois tempos o Grêmio foi melhor e mereceu a vitória.

Veja a nota dos jogadores e do técnico Joel Santana em sua estreia:

Thiago: Duas belas defesas, mas não cortou as bolas alçadas na pequena área nos dois gols sofridos. 6,0

Jancarlos: Foi uma "avenida" no 1º tempo. 1,0

Titi: Falhou em um dos gols do Grêmio. 5,0

Paulo Miranda: Tomou um drible desconcertante, que resultou no gol gremista. 5,5

Marcos: Não apoiou tanto, mas quando fez, foi uma das boas opções de ataque. 6,0

Fabinho: Lento e desligado. 3,0

Fahel: Foi envolvido no 1º tempo, no 2º melhorou. 5,0

Carlos Alberto: Abusou do individualismo. Quando soltou a bola, fez boas jogadas. 5,5

Ricardinho: Continua o principal articulador. 5,5

Reinaldo. Sumido no 1º tempo, mas no 2º tempo participou mais e sofreu o penalti. 5,0

Souza: Um pocuo melhor que Reinaldo. 5,5

Maranhão: Mesmo improvisado foi o melhor do Bahia pela ofensividade e ainda defendeu bem. 7,5

Jones: Fez algumas boas jogadas, mas mostrou-se desligado em outras. 5,5

Júnior: Não acrescentou muito. 4,0

Joel: Errou na escalação de 2 atacantes de área. Errou ao tirar Ricardinho e errou em manter Reinaldo. 2,0

Grêmio: Fez um excelente primeiro tempo, com Douglas articulando bem a jogadas e levando o time a vitória. Pecou em recuar demais no 2º tempo e quase cede o empate. 7,0

domingo, 4 de setembro de 2011

Bahia desafia a lógica e vence o Flamengo no Engenhão

O futebol costuma nos surpreender a todo momento e é por isso que apaixona tanto. Depois de 5 partidas sem vitória, de um empate contra o lanterna no meio da semana, da demissão de René Simões e de uma escalação considerada por muitos, suicida. O Bahia venceu o Flamengo no Engenhão por 3 a 1, placar todo construído no 1º tempo.

O técnico interino Eduardo Souza quando escalou Reinaldo e Souza juntos no ataque, configuração já experimentada por René, sem êxito e sacou Maranhão, um dos poucos que se salvou na quinta, para escalar o contestado Dodô, foi muito criticado e alguns cronistas já davam como certa mais uma derrota frente ao Flamengo, mas diante de da falta de tempo para treinar, já que o time jogou na quinta e no sábado já viajava pro Rio, o jovem técnico resolveu escalar os mais experientes do plantel e passar a responsabilidade do jogo para esses jogadores. A idéia foi êxitosa, já que Ricardinho, Titi, Fahel e Souza assumiram a liderança em campo e comandaram a vitória do Tricolor.

A vitória tira um pouco a pressão sobre o novo técnico, no caso Joel Santana, que assinará até dezembro, com um dos maiores salários pagos pelo Bahia em todos os tempos, se não o maior. Quinta-feira, com certeza, o Pituaçu estará lotado e Joel poderá trabalhar com mais tranquilidade esse time, que ainda contará com os retorno de Marcos e Marcone.