quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pobre futebol nordestino


depois de comemorar muito a volta a Série B em 2008, a torcida do Campiennse pode ver seu time de volta a Série C um ano depois.

Na Série A o Sport ocupa a penultima colocação e é um candidato fortíssimo ao rebaixamento. O Náutico está a apenas uma posição da zona de rebaixamento, mas tem um jogo a mais e pode ser ultrapassado pelo Botafogo ou pelo Santo André na rodada do final de semana.

Salva-se o Vitória, que depois de um bom início de campeonato caiu vertiginosamente e agora mostra sinais de recuperação. Mesmo assim, o rubro negro baiano ocupa a 7ª colocação e deu vexame na Copa Sulamericana, ao ser eliminado pelo River Plate, não o tradicional time argentino, mas um genérico do Uruguai, o qual nunca ouvir falar.

Na Série B a situação é até pior. Das seis ultimas colocações, cinco são ocupadas por times nordestino, sendo quatro na zona de rebaixamento (Bahia, Fortaleza, América e Campinense). O Bahia na ultima rodada conseguiu perder para o Duque de Caxias em casa, um time que costuma a colocar menos de 100 pessoas no seu estádio e que nunca ganhou um título. O Fortaleza, o Campinense e o ABC passaram quase todo o campeonato na zona de rebaixamento, sendo que o ABC só conseguiu sair na ultima rodada, mas empurrou o Bahia para lá.

Na Série C só subiram dois times nordestinos devido a fórmula de disputa regionalizada. Aposto que se fosse por pontos corridos, nenhum time subiria. Na Série D, que ainda não acabou, a maior parte dos nordestinos ja ficaram no caminho, incluindo o tradicional Santa Cruz, ultimo colocado na 1ª fase do campeonato.

6 comentários:

Eustaquio disse...

O Vitória já tem mais a cara dos times do sul e sudeste, a maneira de gerir o clube, a forma de jogar isto que o diferencia dos clubes daqui do nordeste, apesar de ser daqui o Vitória esta do mesmo nivel que são paulo, cruzeiro, palmeiras, mais espero que o meu baêa minha porra algum dia possa se tornar tão grande quanto o Vitória.
st

Claudio Lima disse...

Menos Eustáquio... O Vitória ainda está a anos-luz de um sistema de gestão como o do Cruzeiro, São paulo ou Internacional, prova disso foi o inchaço de jogadores nos dois ultimos anos, o que levou o próprio Alexis Portela a admitir que foi uma grande falha de estratégia.

Outro ponto ainda falho no Vitória é que não tem um sistema de associação forte, como o do Inter e o do Grêmio, mas reconheço que o sistema de gestão do Vitória está a um passo a frente que os outros times da região, mas ainda muito longe das melhores gestões nacionais.

Leo Mario disse...

Sou obrigado a concordar com o eustaquio, claudio, sou bahia amo meu time mais a verdade tem que ser dita,o Vitória é exemplo de modernidade, clube referencia, admirado por todo o Brasil e infelizmente o orgulho de nós baiano e nordestinos, o que me matou na vida foi ter um pai tricolor que me obrigou a ser bahia que so me da desgosto.

Claudio Lima disse...

Léo,

O vitória ainda necessita de 4 elementos para torna-se um exemplo de modernidade:

1- Um grande patrocinador/parceiro.

2- Um sistema de associação em massa tipo o do Grêmio, Inter, Coritiba e mais recente o do Vasco.

3- Um título de expressão nacional, que seria o resultado dessa modernidade, já que todos os grandes clubes já têm. Enquanto esse título chegar não haverá respeito da mídia nacional pelo Vitória.

4- Eleições diretas para presidente do clube.

Leo Mario disse...

O sistema utilizado pelo Vitória não deixa de ser eleição direta, o conselho votando no presidente, não pode abrir eleição pra todo mundo senão gato e cachorro vão votar,grande patrocinador ta chegando ai a petrobras e a oas gafisa, titulo nacional o nosso bahia e o guarani tem e nem por isso são respeitados nacionalmente alias tratam aquele titulo do bahia de 88 como obra do acaso e que nunca mais vai acontecer ( o que é verdade), claudio me desculpe mais vou mudar de time vou virar Vitória e vou ser feliz.

Claudio Lima disse...

Léo, vc é Vitória desde que nasceu e eu sei disso.

Parabéns pela regular fase, mas a 7ª colocação ainda é pouco para um time que quer figurar entre os grandes do Brasil.

Na edição de quarta do Jornal da Manhã (Rede Globo) ao ser veiculado a derrota do Bahia, o reporter Marcelo Escobar não deixou de citar o título brasileiro. No Bem Amigos da Sportv, na ocasião em que foi transmitido em Salvador, todos citaram e exaltaram aquele título. No prgrama da Sportv sobre a comemoração dos 100 anos do Inter, aquela perda de título para o Bahia foi considerada pelos próprios torcedores do inter, como a maior decepção do colorado em 100anos.

Acho que o Vitória precisa pensar em vencer um titulo de relevante importancia para que enfim, seja considerado um grande clube e falo isso sem ironias, pois times de menor expressão como Criciuma, Santo André e até Paulista de Jundiaí já têm Copa do Brasil e times atualmente médios ou até pequenos como Bahia, Guarani, Atlético/PR, Sport e Coritiba já foram campeões brasileiros.

E lembre-se: se título estadual fosse relevante o ABC seria o melhor time do Brasil e o Bahia o segundo melhor.