quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vitória 3 x 3 Flamengo


Faixa ironizando a torcida do Flamengo no Barradão.

Vitória e Flamengo fizeram um grande jogo, principalmente no primeiro tempo, quando saíram 5 gols. Aos 21' de jogo o placar já apontava 2 x 2 e antes do final do primeiro tempo, Ramon já desempatava parar o Vitória. Aos 45 do segundo tempo, a corvadia do técnico rubro-negro Wagner Mancini foi castigada, com o gol do ex-Vitória Zé Roberto, empatando novamente o jogo. Minutos antes, Mancini trocou os dois meias ofensivos, Ramon e Leandro Domingues, por dois jogadores de características mais defensivas.

A partida, além da quantidade de gol, teve algumas curiosidades: a primeira é que os jogadores mais veterano de ambos os times, foram os destaques do primeiro tempo. Ramon marcou 2 gols e Petkovic um. Sendo ambos também, os principais articuladores das jogadas de ataque dos seus respectivos times.

A segunda curiosidade é que novamente os gandulas quase causam confusão no jogo. Quando estava 3 x 2 para o Vitória, os gandulas, que são empregados do time baiano, começaram a demorar de repor a bola e quase um deles foi agredido por Léo Moura. Foi preciso o juiz da partida intervir, advertindo o gandula e o juiz reserva têve que coordenar a atividade dos gandulas a partir daquele momento. Eu já comentei aqui que a CBF precisa fazer algo, pois os gandulas não devem interferir no andamento da partida. Já basta a TV, impondo seu horário e os juízes que interferem bastante.

A terceira curiosidade é que a torcida do Vitória colocou uma faixa com os dizeres "Filhos da Mídia" e com uma seta apontada para a torcida do Flamengo. A ironia disso é que segundo diz a história, as cores rubro-negras do time baiano foram para homenagear o Flamengo. Fora isso, a própria torcida do Vitória, por muitos anos, se identificava muito com o Flamengo. O famoso grito de "neeeeeego" que ecoa da torcida do Vitória até hoje é uma imitação do "meeeengo" o mais famoso grito da torcida do rubro-negro carioca. Para completar o padrão de listas largas horizontais com as cores vermelho e preto, por muitos anos se confundia com o padrão que o Flamengo utilizou até a pouco tempo.

De qualquer forma, o que a torcida do Vitória quis dizer com a faixa não deixa de ser verdade. Acho que um clube de futebol, além de representar um símbolo, representa um estado, mas não há como negar, que por muitos anos a torcida do Vitória tinha uma forte identificação com o Flamengo, sendo uma espécie de 2º time ou um refúgio na época em que o torcedor não tinha muitos motivos para orgulhar-se em ser Vitória.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho que vc se enganou craudio, primeir que o Vitória é maisatigo queo Flamengo, em segundo que quando o Vitória mudou as cores o Flamengo nao tinha nenhuma represntatividade no futebol, era apenas um desconhecido em segundo que o grito nego nego veio antes de mengo mengo

Claudio Lima disse...

Vc precisa estudar mais sobre seu time. O Vitória é de 1899 e o Flamengo de 1895.

No site wikipédia diz: "...Apenas em outubro de 1901, quando por sugestão de César Godinho Espínola, ex-remador do Flamengo, o time adotou o vistoso rubro-negro de seus uniformes..." ou seja, as cores rubro-negras foram dadas por um atleta do Flamengo em homengem ao clube que ele defendia no remo.

Qulaquer dúvida vá no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_Vit%C3%B3ria

andrelago disse...

Que adianta montar um blog aonde as noticias são colocadas de forma irresponsável sem um mínimo de pesquisa histórica?