segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pobre Futebol Nordestino 2


A bola do futebol nordestino está cada vez mais murcha

Na ultima rodadas das Séries A e B os clubes da Região Nordeste não foram nada bem, conseguindo piores resultados que na rodada anterior dos dois campeonatos. Dentre os nove times nordestinos que disputam as duas séries, apenas o Ceará ganhou e mesmo assim, para outro time da região.

Pela Série A, o Náutico, depois de um começo de jogo arrasador, com um penalti perdido e um gol marcado nos primeiros minutos, permitiu que o São Paulo virasse a partida. O detalhe é que durante 12 minutos o Náutico jogava com 2 jogadores a mais, além de estar jogando no seu estádio e com o apoio de sua torcida, mas nem esses fatores conspirando a favor impediu a derrota do Auvi-Rubro pernambucano, que entrou novamente na zona de rebaixamento.

O Vitória, que havia sido eliminado pelo River Plate do Uruguai no meio de semana, perdeu para o Santo André, com um gol aos 30 segundos do primeiro tempo, caindo para a 8ª colocação. Já o Sport conseguiu um empate no Olímpico contra o Grêmio. Bom resultado pelas circunstância do jogo, mas péssimo resultado pela situação atual do time.

Passando para a Série B, Bahia, ABC e Fortaleza perderam enquanto América e Campinense empataram jogando entre sí, sendo um péssimo resultado para os dois últimos colocados do campeonato. O Ceará, único nordestino que faz boa campanha considerando as duas séries, ganhou o clássico cearense.

A meu ver, a possibilidade de quatro clubes nordestinos caírem para a Série C é maior que a do Ceará subir, mesmo achando que o Ceará tem grandes chances pelo futebol que está jogando. Na Série A, o 15º colocado tem 5 pontos a mais que o 17º, primeiro da zona de rebaixamento, o que torna a missão de Sport e Náutico muito difícil. O Vitória está praticamente garantido na Sul-americana de 2010, mas tem poucas chances de conseguir a vaga na Libertadores, devido a irregularidade nos resultados apresentadois até agora.

Diante do cenário apresentado, poderemos ter apenas um clube nordestino na Série A de 2010, ou dois na melhor das hipóteses, enquanto na Série B, poderemos continuar com os 6 clubes, pois 2 permaneceriam, 4 desceriam e 2 subiriam, ou seja, o numero de times nordestinos não mudaria muito, mas a renovação dos times da região seria de 67%, retrato da instabilidades desses clubes.

Um comentário:

BAMOR disse...

VAMO INVADIR O BARRADISNEI AMANHÃ E CANTAR NOSSO HINO ,BAHIAAAA BAHIAA MINHA VIDA BAHIA MEU AMOOOOOOOORRRRRRR, MOSTRAR A FORÇA , A PAIXÃO DA NOSSA TORCIDA PRO BRASIL.