Mostrando postagens com marcador BaxVI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BaxVI. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ba x Vi mais chato dos últimos tempo

Foto: Marcelo Oliveira
Dois times com boas médias de gols em 2012, quase 30 mil pagantes no estádio, estréia de técnico, dois dos maiores artilheiros do Brasil em 2012. O Ba x Vi de ontem tinha todos os ingredientes para ser um grande jogo, mas não foi. O clássico foi um os piores dos últimos anos, e o placar não poderia ser outro que não fosse 0 a 0.

Em mais de 90 minutos só duas boas chances de gol, uma cabeçada de Fahel pra fora no 1º tempo e um chute de Marquinhos no 2º tempo. O Bahia teve mais posse de bola, mas não conseguiu articular bem as jogadas, tanto que Souza teve que buscar o jogo diversas vezes. Já o Vitória optou por um meio-de-campo fechado para explorar os contra-ataques, mas também não deu certo.

Os 4 primeiros colocados do Baianão após a rodada de onte, são os seguintes:

1º Bahia de Feira 21 pontos
2º Bahia 17 pontos
3º Vitória da Conquista 13 pontos
4º Vitória 13 pontos

domingo, 1 de maio de 2011

E a história se repete


Foto: Fernando Amorim (A Tarde)

O Bahia ganhou mas não levou. Mais um ano o Vitória leva a melhor contra o arquirival em uma fase decisiva do Campeonato Baiano e parece filme repetido, pois assim como em 2008, 2010 e 2011, o Bahia não classificou por causa de um gol.

O Bahia venceu por 3 a 2 em um jogo onde o Tricolor sempre esteve na frente, mas em nenhum momento do jogo fez os dois gols de diferença que precisava.

Pelo que fez em todo o campeonato, a vaga para a final ficou com o time que mais mereceu, mas nos dois jogos decisivos, o Bahia foi melhor.

O Vitória joga agora com o Bahia de Feira, que se classificou ao empatar com o Serrano em 1 a 1. Cabe ao time feirense conseguir a façanha de vencer pela primeira vez o Campeonato Baiano.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bahia 2 x 0 Vitória: Vai chorar é?


A duas semanas atrás, após o Vitória vencer o Bahia por 3 a 0 no Barradão, uma enxurrada de gozações foi feita por parte dos jogadores do Vitória, principalmente do goleiro Viáfara e do meia Ueliton, que simulou o enterro do tricolor.

Ainda nesta semana, jogadores do Vitória foram para a TV mostrar dancinhas e provocar os jogadores do Bahia, o que só serviu para motivar mais ainda os jogadores tricolores.

Talvez essas provocações ajudaram o Bahia vencer a partida de hoje, que apresentou um futebol bem mais convincente que o apresentado pelo rubro-negro. O tricolor mostrou fragilidades em todos os setores, mas foi um time com mais garra e vontade de vencer e o resultado foi justo, apesar das reclamações dos jogadores do Vitória em relação a arbitragem.

Já vencendo por 2 a 0, os jogadores do Bahia devolveram as provocações com "olés" e "jogadas de efeito". Neto Baiano não suportou a brincadeira e deu uma cacetada em Ávine após tomar um "banho de cuia" e foi expulso justamente.

No final, coube aos jogadores do Vitória culpar a arbitragem pelo resultado negativo, mesmo admitindo que não fizeram uma boa partida e a torcida do Bahia, que não tem nada haver com isso, saiu cantando um pagode que começa dizendo "vai chorar é?"

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vitória derruba tabu com goleada

O Vitória venceu o Bahia por 3 a 0 e derrubou um tabu de 5 anos sem vencer no Barradão. Os gols do rubro-negro foram todos marcados no segundo tempo e para não perder o costume, o Bahia tomou mais um gol depois dos 40' do segundo tempo.

O primeiro tempo foi fraquíssimo onde os dois times demonstraram porque são vistos com desconfiança por suas torcidas. O Bahia teve uma pequena superioridade, mas nada que fosse merecedor de sair de campo com a vitória.

Na segunda etapa, o Vitória sobrou em campo e goleou o Bahia, que agora está em uma situação difícil, na 5ª colocação, com apenas 4 pontos.

Essa derrota deve derrubar Rogério Lourenço, que falhou em insistir no goleiro Thiago em detrimento do menino Omar. Thiago mais uma vez falhou nos dois primeiros gols do Vitória.

Já para o rubro-negro, a vitória no clássico enche de esperança a torcida que teve uma grande decepção no final do ano, quando foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clássicos na Bahia e em Pernambuco

Dois dos maiores clássicos do Nordeste acontecem amanhã, ambos as 16:00.

Santa Cruz x Sport jogam no Arruda e esse clássico, que deve bater o record de público do ano em Pernambuco, conta com um fato curioso. O Santa Cruz, apesar de estar na vice-liderança, enquanto o Sport só é o quinto colocado, pode entrar em crise caso perca o jogo. Isso porque o Tricolor perdeu as duas últimas partidas por 3 a 1 e outra derrota pode trazer de volta todos os problemas que ronda o Arruda desde que o time caiu para a Série B, em 2006.

Já o Sport vive uam situiação inversa. Começou mal o campeonato e vem se recuperando nas últimas partidas, sendo que a vitória nesse clássico, consolida de vez a recuperação do rubro-negro.

Já no Barradão vai ter clássico Ba x Vi com uma situação inusitada, com o Vitória recém-rebaixado, mas favorito, devido a melhor campanha no campeonato e o Bahia recém-promovido para a Série A, na quinta colocação e fora da zona de classificação.

Outra situação inusitada é que o Bahia defende um tabu de 5 anos sem perder no Barradão, o estádio que pertecente ao Vitória, o seu maior rival.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bahia passa pelo rival e está nas quartas


O Bahia venceu o Vitória nos penaltis em um jogo emocionante e se classificou para às quartas-de-final da Copa São Paulo, hoje a tarde na capital paulista.

O jogo foi bastante truncado, com muitos cartões amarelos e uma expulsão. No primeiro tempo o Vitória foi mais incisivo e criou as melhores chances. Na segunda etapa o Bahia foi melhor, principalmente após a expulsão de um jogador rubro-negro.

Mesmo com um jogador a mais e jogando melhor, o gol tricolor só aconteceu aos 44' da etapa final, através de Rafael. A torcida já festejava a classificação, quando aos 49' da etapa final o Vitória empatou, em um chute de média distância que resvalou na zaga. Nas cobranças de penaltis, o Bahia foi mais competente e converteu 4 cobranças, contra 3 do Vitória.

Nas quartas-de-final o Bahia entrenta o Santos e se passar, estará fazendo a sua melhor campanha na história da competição.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

BA x VI na Copinha


Bahia e Vitória jogarão pelas oitavas-de-final da Copa São Paulo de Futebol Jr.amanhã as 15:00 (Horário do Nordeste) e o vencedor deste duelo será o único representante nordestino que restará na Copinha, já que o América/RN foi goleado pelo Santos e deu adeus a competição.

O Bahia se classificou vencendo a Portuguesa por 2 x 1 em um jogo bastante nervoso, onde a habilidade do meia Fábio, autor do 2º gol, fez a diferença. Já o Vitória venceu o Sport Barueri por 1 x 0 em outro jogo bastante difícil.

Bahia e Vitória já duelaram na Copinha e a partida mais importante aconteceu pelas quartas-de-final da Copa São Paulo de 1992, quando o Rubro-Negro venceu o Tricolor e passou para as semifinais da competição. Na ocasião, o Vitória de Dida, Paulo Isidoro, Alex Alves, dentre outros, foi o 3º colocado, sendo a sua melhor participação no torneio.

O Vitória conta com uma melhor campanha que seu rival, já que ganhou as 4 partidas que disputou na competição, enquanto o Bahia venceu 3 e perdeu 1. Em compensação, o Tricolor pode se vangloriar de ser o atual campeão baiano da categoria.

O jogo será transmitido pela ESPN e pela TV Brasil e acontecerá amanhã (18/01), às 15:00 (Horário do Nordeste)

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dupla Ba x Vi estreiam perdendo


Bahia e Vitória começaram com derrota no Baianão 2011 e decepcionaram os seus torcedores que esperavam com grande expectativa a estréia de seus times.

O Bahia, que começou o jogo com 7 novos contratados e até que não fez uma má partida, mas foi nítido e claro o desentrosamento do time. O Serrano que não tinha nada haver com isso, aproveitou e venceu o jogo por 2 x 1, com um gol aos 43' do segundo tempo.

Já o Vitória perdeu em pleno Barradão para o Colo-Colo por 1 x 0. Justamente o Colo-Colo que venceu o Baianão de 2006 em cima do Vitória.

Pelo menos tricolores e rubro-negros não precisarão se preocupar com as "temidas" gozações da segundas-feira.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ministério Público da Bahia estuda dissolver torcidas organizadas


Os episódios de violência ocorridos no Ba-Vi do último domingo, 25, culminando com o tiro disparado contra a cabeça do adolescente Wesley Oliveira Almeida, de 14 – que continua internado em estado delicado –, reacenderam a discussão sobre a violência nos estádios de futebol provocados pelas torcidas organizadas.

Segundo o promotor José Emanuel Araújo Lemos, do Ministério Público Estadual, que atua no grupo de combate à violência nos estádios, caso sejam confirmadas as participações das uniformizadas nas ações de violência ocorridas no último domingo, as medidas do poder público podem resultar em ações severas. “Estamos ainda apurando o incidente. A Polícia Civil está formulando o inquérito e, caso sejam fornecidos elementos que apontem para esse quadro de violência das organizadas, vamos tomar providências que podem ir desde medidas cautelares, pedindo o afastamento das mesmas nos estádios, como a extinção delas, ou enquadrar todos os seus membros como quadrilha ou bando”, afirma.

Ainda de acordo com o promotor, na reunião da próxima quinta-feira, 29, no Quartel dos Aflitos, às 10 horas, com a presença do MP, da Polícia Civil, da Polícia Militar, e com os presidentes das torcidas organizadas Bamor (Bahia) e Os Imbatíveis (Vitória), para traçar metas de segurança para o clássico do dia 2 (no Barradão), o assunto deverá ser novamente tratado.

“Fatalmente colocaremos esses episódios em pauta. Sou adepto do diálogo e por isso temos uma comissão permanente para tratar do assunto. Acredito que seja muito mais fácil coibir a violência se as organizadas participarem do processo do que se optarmos pela exclusão. Em Salvador, a briga das torcidas se confunde muito com a violência cotidiana. Inserindo as torcidas na discussão fica mais fácil amenizar o problema”, se posiciona.

Fonte A Tarde On Line

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Clássicos decidem finais na BA e no CE


Pela 4ª vez consecutiva deu Ba x Vi nas finais do Campeonato Baiano. O Bahia classificou-se beneficiado pela vantagem, já que empatou 2 vezes com o Bahia de Feira. (0 x 0 e 1 x 1) em jogos bastante difíceis, onde a diferença técnica entre os dois times foi quase imperceptível, refletindo nos resultados finais. Mas quem teve dificuldades mesmo foi o Vitória, que por duas vezes teve que buscar o resultado. Em Camaçari o Vitória arrancou um empate em 2 x 2, após estar perdendo por 2 x 0 e no Barradão, o Vitória só conseguiu o empate aos 37’ do segundo tempo, em uma falha do goleiro do Camaçari, que espalmou pra dentro da área, nos pés do atacante Junior, que não perdoou.

O clássico Ceará x Fortaleza decidirá quem será o Campeão Cearense de 2010. O Fortaleza já estava classificado para as finais porque venceu o 1º turno e o Ceará garantiu sua classificação ontem ao vencer o Guarany de Sobral por 1 x 0, gol de Geraldo. O Ceará, recém promovido para a Série A, fará de tudo para evitar o tetracampeonato do Fortaleza, que por sua vez, caiu para a Série C do futebol brasileiro. Com certeza serão dois jogos para lotar o Castelão.

domingo, 14 de março de 2010

Vitória perde mais um BA x VI


João Neto do Bahia de Feira fez um gol e ajudou o seu time a bater o Vitória

Pela segunda vez no ano o Vitória perdeu um Ba x Vi, mas dessa vez o adversário que o derrotou foi o Bahia de Feira, que venceu o rubro-negro por 2 x 0, gols de Jacson e João Neto, ambos no 1º tempo.

Na segunda etapa, as coisas poderiam ser ainda piores para o Vitória, caso o Bahia de Feira resolvesse partir para golear, já que o Vitória teve 2 jogadores expulsos, mas o time do interior resolveu apenas tocar a bola, se aventurando pouco ao ataque.

Com esse resultado, o Bahia de Feira é o lider, com 3 pontos, Vitória da Conquista e Camaçari têm 1 ponto e o Vitória segura a lanterna sem pontos na tábua de classificação.

No final da partida, a torcida rubro-negra chamou o técnico Ricardo Silva de "burro" e pediu contratações.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Os clubes do NE na 2ª Fase da Copa do Brasil


ASA-AL: Classificou-se com 2 vitórias sobre o Nacional-AM por 2 x 0 e agora pega o Vasco

Ceará: Eliminou o Picos-PI em um único jogo, quando venceu fora de casa por 5 x 0. Vai pegar agora o Corinthians do Paraná.

Vitória: Precisava vencer o Corinthians-Al por 2 x 0 e para não ter dúvidas meteu logo 4 x 0 ontem a noite, na abertura do Barradão. teve até gol de Viáfara, arqueiro rubro-negro. Vai pegar o Náutico.

Náutico: Venceu o Invinhema-MS por 3 x 1 na noite de ontem e agora pega o Vitória em um clássico nordestino.

Santa Cruz: Passou fácil pelo América-AM na noite de ontem, ao vencer o time amazonino por 3 x 0.

Bahia: Precisou apenas de um jogo para eliminar o Vitória-ES por 2 x 0 em um Ba x Vi genérico. Jogará com o Atlético-Go na próxima quarta-feira.

Sampaio Corrêa: Eliminou o São Domingos-SE por 2 x 1 no jogo da volta, após ter empatado a primeira partida em 1 x 1. Jogará com o Atlético-PR na próxima fase.

Fortaleza: Se classificou ao vencer o Tigres do Rio por 3 x 2 em Fortaleza. N primeiro jogo empatou em 2 x 2 após estar vencendo por 2 x 0. Jogará contra o Guarani na 2ª fase.

Sport: Só precisou de um jogo para eliminar o Brasília, quando venceu por 4 x 2. Terá que passar pelo Paraná Clube para continuar na competição.

Dos 20 clubes que representaram os 9 estados nordestinos 9 se classificaram, ou seja, um aproveitamento de 45%.

Dentre os 9 clasificados 3 são de Pernambuco, 2 da Bahia, 2 do Ceará, um do Maranhão e um de Alagoas.

A grande decepção ficou por conta do América-RN, time da Série B, que foi desclassificado pelo desconhecido São José-AP.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O Ba x Vi do Chororô e das Escoltas


Alisson abriu o placar para o Bahia e a torcida comemorou muito (foto: Eduardo Martins-A Tarde)

O Bahia foi a forra e venceu o 2º Ba x Vi do ano, gols de Alisson e Edílson, descontando Schenk para o Vitória. O clássico foi marcado pela polêmica em relação à arbitragem. A torcida do time derrotado reclamou muito de um pênalti não marcado em Schenk, atribuindo a derrota a esse fato, porém esquecem eles que o gol do mesmo Schenk ó existiu porque o fraco juiz não marcou uma falta em Edison segundo antes. Esquecem também que Viáfara cometeu falta em Edílson sendo o último homen e o juiz simplesmente inverteu a falta. Já a expulsão do jogador do Vitória, o juiz simplesmente aplicou a regra, mas não sei se ele expulsaria se o gol do Vitória não tivesse saído.

Quanto ao jogo, achei tecnicamente fraco apesar dos jogadores dois times demonstrarem muita garra. Acho que o Bahia teve uma ligeira superioridade no jogo e o Vitória só dominou mesmo no finalzinho, mas sem muita objetividade, tanto que foi o Bahia que chegou mais perto de marcar nos minutos finais, em duas oportunidades com Lima.

Um fato que me chamou atenção é que as torcidas Bamor e Imbatíveis foram escoltadas até o estádio e a segunda teve que se submeter a duas revistas da PM. No final da partida a PM não deixou que a Imbatíveis saísse do estádio até que ele fosse esvaziado. Toda essa ação da PM é só uma constatação que as organizadas sempre estão na iminência de cometerem atos de violência. É como um bando de pittbuls raivosos que tem que sair de estrangulador e focinheira.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Quem ganha o BA x VI


O lateral Apodi jogará o primeiro Ba x Vi do outro lado. (foto correio24horas.globo.com)

No primeiro jogo eu postei aqui que o Bahia era o favorito devido aos melhores resultados no começo do campeonato, porém o Vitória sobrou no jogo e ganhou fácil por 2 x 0. A análise isolada dos resultados anteriores enganou a todos, inclusive a mim. A sequência do campeonato mostrou que o Bahia estava bem inferior ao Vitória.

Dessa vez não arriscarei um palpite, mas acho que será um jogo bem mais equilibrado e mais bem jogado que o primeiro. O Bahia correu atrás do prejuízo e fez algumas contratações, além de colocar em condições de jogo, outros atletas que não puderam jogar o primeiro Ba x Vi. Jogadores como Edilson, Rogerinho, Apodi, Nem e Alisson não jogaram o primeiro clássico e com certeza, farão diferença no jogo de amanhã.

Já o Vitória não mostrará um time tão diferente do clássico anterior, mas ganha em entrosamento em relação ao primeiro jogo. A derrota para o Corinthians-Al causou um desanimo na torcida, mas não acredito que isso influenciara o Ba x Vi.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Armas usadas na batalha entre a Mancha e a Independente (JB Neto AE)

Mais uma vez as ruas de São Paulo transformaram-se em campos da batalha entre marginais que utilizam o pretexto de serem torcedores organizados para praticarem atos de vandalismo e violência. As gangues Mancha Verde e Independente se degladiaram em vários locais na cidade de Sao Paulo e redondezas deixando um saldo de um morto e dezenas de feridos.

O que é mais revoltante é que as autoridades continuam sem tomar as providências que a sociedade espera, que é o tratamento das organizadas como facções criminosas e a partir daí, responsabilizar os seus lideres pelos crimes cometidos.

Esse episódio em Sampa é uma alerta para a policia e o Ministério Público da Bahia, ainda mais as vésperas de um Ba x VI, onde nos últimos anos houveram diversos atos de violência, protagonizado pelas organizadas Imbatíveis e Bamor. Espero que a PM e o MP deixe claro para os dirigentes das duas organizadas que atos de violência não serão mais tolerados e que eles serão co-responsáveis pela violência cometida pelos membros das organizadas que eles dirigem.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Já Começou a Copa do Brasil 2010


O zagueiro Alisson vem melhorando a performance da defesa tricolor

Começou a Copa do Brasil 2010, o torneio mais democrático do Brasil, onde participam 64 clubes das 4 Séries do Campeonato Brasileiro, de todos os estados, com torcida, sem torcida, clubes tradicionais, clubes de empresários e até clubes de aluguel.

Dez clubes nordestinos estrearam ontem, alguns já encerraram a sua participação, outros ainda podem se classificar e um já classificou para a segunda fase.

O Bahia já garantiu a sua vaga na fase 2 ao derrotar o Vitória-ES por 2 x 0, no chamado "Ba x Vi genérico". Como fato marcante deste jogo, podemos citar a boa apresentação de Edilson e a melhora da defesa com a presença de Alisson, que fez seu segundo jogo após quase um ano afastado por contusão. Na segunda fase o Bahia pega o Atlético-Go, que derrotou o Assu-RN por 3 x 0 em Assu. O time potiguar deu adeus a competição.

No duelo entre São Domingos-SE x Sampaio Corrêa-MA ninguém saiu vencedor, o jogo terminou 1 x 1, pior pra o time de Sergipe que jogou em casa e precisará vencer o Sampaio Corrêa no Maranhão.

Outro que empatou foi o Fortaleza, que após estar vencendo por 2 x 0, permitiu o empate do Tigres. O jogo foi no Rio de Janeiro. Menos mal para o time cearense.

Os times paraibanos não foram bem. Enquanto o Treze tomou uma goleada do Votoraty-SP por 4 x 0, o Sousa permitiu que o Vasco virasse o jogo no finalzinho e perdeu por 2 x 1. Ambos ainda podem se classificar, mas pelas circunstância, as chances são remotíssimas.

O Potyguar empatou com o Paissandu, em Currais Novos e o Lideral empatou coma Ponte Preta, ambos os jogos não houve abertura do placar. Já o Flamengo-PI perdeu para o Palmeiras por 1 x 0. O rubro-negro genérico poderia ter perdido de mais, porém o seu goleiro fez milagres.

Saldo da noite para os clubes do NE:

1 vitória (fora)
5 empates (2 fora e 3 em casa)
4 derrotas (todas em casa)
1 classificação antecipada
1 desclassificação precoce

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Imbatíveis em violência e vandalismo


Banners da Imbatíveis criando um clima de guerra (2009)

Na semana passada, Policia Militar, FBF, Sudesb e Torcidas Organizadas sentaram na mesa para discutirem as medidas de segurança para o BA x VI, que aconteceu no último domingo. Dentre os participantes da reunião, estavam os representantes da torcida Imbatíveis e também da Bamor, que ao término da reunião, deram bonitas entrevistas pregando a paz.

Infelizmente de nada adiantou essa reunião, pois antes do início da partida as imediações do Pituaçu virou uma praça de guerra, promovida principalmente pela Imbatíveis, que atacou membros da Bamor, havendo o revide. A polícia agiu com energia e chegou a deter uma pessoa com uniforme da Imbatíveis portando bombas de fabricação caseira.

Acho que já passou da hora das autoridades agirem contra as torcidas organizadas em Salvador, principalmente contra a torcida Imbatíveis, que parece que só foi fundada para brigar com a Bamor, que passou também a aderir a violência. O que eu não entendi ainda é por que o Ministério Público ainda não tomou uma medida drástica contra essa facção criminosa, já que esse bando que se dizem torcedores estão sempre cometendo atos de vandalismo e violência.

Será que as mortes ocorridas em 2007, após um jogo no Barradão não foi o bastante para acabar com essa torcida? Ou será que terá que ocorrer um fato similar ao ocorrido em Curitiba no final do ano passado para que se tomem providências? Por falar em Curitiba, temos que reconhecer o exemplar trabalho de identificação e punição dos culpados pela baderna ocorrida no jogo Coritiba x Fluminense pelo Brasileirão do ano passado.

Acho que o futebol baiano perdeu muito com a criação dessa facção do mal chamada Imbatíveis e por isso sou a favor de sua eliminação do futebol baiano e brasileiro, servindo de exemplo para as outras torcidas organizadas, em especial a Bamor, que também se transformou em uma torcida violenta, mas que pela sua bonita história desde a sua criação em 1976, merece mais uma chance, devendo ficar de sobreaviso.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estaduais pelo Nordeste


Nonato do Treze, com 2 gols marcados, foi o destaque da 1ª rodada do campeonato paraibano

Campeonato Alagoano

O Coruripe venceu o ASA de Arapiraca por 3 x 1 e se manteve na liderança do certame alagoano com 9 pontos e 100% de aproveitamento. O time praiano tem 100% de aproveitamento, seguido do Murici com 7 pontos e o Santa Rita com 6 pontos. O tradicional CRB ocupa apenas a 5ª colocação com 5 pontos e O ASA, promovido a Série B do Brasileirão, ocupa apenas a 6ª colocação com 4 pontos.

Campeonato Baiano

O Vitória venceu o clássico Ba x Vi nesse domingo e assumiu a liderança do Grupo 1 com 6 pontos, seguido do Vitória da Conquista que também tem 6 pontos. No Grupo 2 lidera o Bahia com 6 pontos e em 2º vem o Itabuna que também tem 6 pontos, ambos perderam nesse domingo.

Campeonato Cearense

O Fortaleza vem se recuperando do início desastroso e venceu a segunda partida seguida, dessa vez a vítima foi o Maranguape que tomou 2 x 1. Já o Ceará está fazendo o caminho inverso e perdeu o clássico para o Ferroviário por 1 x 0. É a segunda derrota seguida do Ceará, que ocupa a modesta 8ª colocação com 6 pontos, o Fortaleza é o 4º com 7 pontos e o Ferroviário é o 3º com 8 pontos. O vice-líder é o Horizonte com 8 pontos e o líder isolado é o Crato que tem 9 pontos.

Campeonato Paraibano

Na primeira rodada do paraibano, o Treze venceu a Desportiva por 4 x 2, o Auto Esporte venceu o Esporte por 3 x 1, e o Botafogo venceu o Atlético por 3 x 1. Os jogos Queimadense x Campinense e Nacional x Sousa terminaram em 1 x 1. Nonato do Treze foi o destaque da rodada com 2 gols.

Campeonato Pernambucano

O Sport manteve os 100% de aproveitamento ao vencer o Central por 2 x 1. Já o Náutico venceu o Sete de Setembro por 3 x 1 e o Santa Cruz derrotou o Vera Cruz por 2 x 1. No certame Pernambucano Sport lidera com 12 pontos, seguido do Santa Cruz com 10 pontos, Salgueiro e Cabense com 9 pontos e Náutico com 7 pontos.

Campeonato Potiguar

O Centenário Pauferrense venceu o Potyguar de Currais Novos por 2 x 1 e foi o único time que venceu na rodada de estréia do certame potiguar. Os jogos ASSU x Baraúnas, Potiguar x América, Santa Cruz x Alecrim terminaram em 1 x 1. O placar de ABC e Corinthians foi 2 x 2.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quem é o Favorito para o BA x VI?


Domingo será realizado o 419º BA x VI da história, este que é considerado o maior clássico do Norte-Nordeste, mas a pergunta que todo mundo faz é: quem é o favorito? Se essa pergunta fosse feita há uma semana a maioria da crônica apostaria no Vitória, pois afinal o rubro-negro jogou a Série A enquanto o tricolor é um time de Série B e por pouco não caiu para a Série C, além disso, não conseguiu manter os poucos bons valores que apareceram em 2009.

Pois bem, menos de uma semana e duas rodadas depois, muitos comentaristas já afirmam ser o Bahia o favorito para o jogo de domingo, tudo graças às duas goleadas aplicadas no Colo-Colo e no Vitória da Conquista, enquanto o atual tricampeão baiano venceu apertado o Camaçari e perdeu para o Itabuna.

Na minha opinião, o grande erro do Vitória foi ter subestimado os adversários locais, a partir do momento em que os titulares de 2009 não foram substituído a altura. As laterais perderam Apodi e Leandro, no meio saiu o articulador Leandro Domingues e no ataque o artilheiro Roger. Em nenhuma dessas posições, veio jogadores do mesmo nível, o que me faz acreditar que a diretoria rubro-negra não levou fé que seus adversários pudessem superá-los .

Já o Bahia fez menos contratações que no ano passado, mas com mais critérios, priorizando jogadores comprovadamente técnicos mas com pouca visibilidade no mercado nacional, o que permitiu contratá-los a um custo acessível. A única aposta arriscada foi Edilson, mas que até agora vem demonstrando profissionalismo e vontade. Outro fato importante foi à promoção dos jogadores da base, e a confiança depositada neles pelo técnico Renato Gaúcho. Os meninos vem entrando bem e dando conta do recado porque não estão entrando para jogar sob pressão, como foi comum nos últimos anos.

Diante dos primeiros resultados, fico com a maioria dos cronistas e acho que o Bahia leva uma “ligeira” vantagem para o próximo clássico, mas continuo achando que o Vitória ainda é favorito ao título pela melhor condição econômica, pois com certeza se o rubro-negro perder o BA x Vi eles correrão atrás de reforços afim de evitar a perda da oportunidade de ser tetracampeão baiano.

Retrospecto dos BA x VIs

Total de jogos: 418

Vitória do Bahia: 170

Vitória do Vitória: 121

Empate: 127

Gols do Bahia: 579

Gols do Vitória: 474