quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Decadência do Leão da Ilha


O velhor torcedor rubro-negro já botou as barbas de molho

O ano de 2008 foi perfeito para o Sport, tricampeão pernambucano e campeão da Copa do Brasil, sendo o primeiro time nordestino a conseguir essa proeza. Título conquistado em cima do midiático Corinthians, para desespero de Cleber Machado e Neto. Para os visitantes, jogar na Ilha do Retiro era derrota quase certa.

No início do ano de 2009, parecia que seria ainda melhor. A diretoria manteve a maior parte do elenco e o técnico Nelsinho. O rubro negro sagrou-se tetracampeão pernambucano invicto e foi o melhor do seu grupo na 1ª fase da Libertadores.

Tudo mudou após a eliminação da Libertadores para o Palmeiras em jogo dramático na Ilha do Retiro. Não demorou muito para Nelsinho pedir para sair e logo depois, saiu também Paulo Bayer, um dos maestros do time. Essa talvez foi a primeira grande falha da diretoria. A segunda grande falha foi a escolha de Emerson Leão para substituir Nelsinho, um técnico problemático, temperamental, vaidoso, arrogante e que não vinha tendo bons resultados em campo.

Leão colecionou derrotas e logo foi demitido. Agora é a vez de Péricles Chamusca, um técnico que teve a proeza de levar o Brasiliense e o Santo André para a final da Copa do Brasil, conquistando o título com o segundo, mas que ainda não treinou um grande clube do futebol brasileiro. Talvez essa seja a 3ª grande falha.

O Sport no 1º turno do Brasileirão somou apenas 13 pontos, pontuação essa só melhor que a do América-RN em um turno desde o início da era dos pontos corridos. Sua chance de fugir o rebaixamento é bastante escassa.

Segundo o site Chance de Gol, o Sport tem 93,7% de chances de estar na Série B em 2010 e 5,6% de chances de fugir do rebaixamento. Ainda segundo o site, se alcançar 41 pontos, o Sport terá 60,3% de chances de escapar do rebaixamento e para isso terá que ganhar, pelo menos, 9 jogos e empatar um dos 18 jogos que restam, o que a principio, não é uma tarefa difícil, mas para um time com a estima baixa e sem a confiança da torcida, pode ser bastante complicado.

Triste torcedor do Sport, que desceu do céu ao inferno em tão pouco tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Definitivamente Chamusca não é o cara!