domingo, 29 de abril de 2012

Domingão decisivo no Nordeste

Na Bahia vai ter Ba x Vi na final. O Bahia terá a vantagem depois de 18 anos e decidirá o campeonato em dois jogos, o último em casa, no dia 13 de maio, aniversário do rival Vitória. Vitória e Bahia se classificaram depois de decisões dramáticas contra Feirense e Vitória da Conquista, respecitivamente.

São Domingos x River Plate e Confiança x Sergipe são os jogos das semifinais do Campeonato Sergipano. O Sergipe e o River Plate se classificaram neste domingo.

Em Pernambuco, o Sport empatou 0 a 0 o clássico com o Náutico e está na final. Santa Cruz x Salgueiro decidirão amanhã, quem ficará com a outra vaga.

Na Paraíba, o Treze perdeu em casa, para o Sousa por 3 a 1 e agora Sousa x Campinense decidirão o Estadual.

O América venceu o ABC por 2 a 1 e saiu na frente na primeira partida das finais do Campeonato Potiguar. O Mecão está na fila desde 2002.

Pelo Campeonato Cearense, o Ceará goleou o Tiradentes por 4 a 1 e o certame local vai ser decidido contra o seu maior rival, o Fortaleza, que bateu o Horizonte ontem, por 1 a 0.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Bahia empata em jogo ruim

Bahia e Portuguesa empataram, sem gols no Canindé, em um jogo cheio de passes errados, falhas grosseiras e faltas de ambos os lados. No geral, o resultado foi melhor para o Bahia, que decidirá a classificação em casa, mas o Tricolor Baiano poderia ter vencido o jogo, se fosse mais ousado, pois passou boa parte do jogo com um homem a mais em campo. Já a Portuguesa mostrou porque foi rebaixada do Paulistão. O time Paulista é muito fraco tecnicamente e se não reforçar o seu elenco, o rebaixamento no Brasileirão é certo. Confira as notas do time do Bahia hoje.

Lomba: Não precisou trabalhar muito, já que a Portuguesa pouco chutou ao gol. Preciso nas saídas de bola, com exceção perto do final do jogo, quando deixou o atacante da Lusa antecipar na pequena área. 7,0

Madson: Muito veloz nas jogadas de linha de fundo. Poderia ter sido mais acionado. 6,0

Titi: Preciso por baixo. 7,0

R. Donato: Errou bastante hoje. Parecia nervoso. 4,0

Gerley: Deixou a desejar no apoio e ainda foi expulso. 4,0

Fahel: Ainda não voltou a boa forma de 2011. 3,5

Helder: Um pouco melhor que Fahel. 4,0

Gabriel: Sobrecarregado como armador, não conseguiu servir aos atacantes, como vinha fazendo na temporada. 6,0

Zé Roberto: Sumido em campo, tem dificuldade até em dominar uma bola. A única coisa boa que fez foi provocar a expulsão do jogador da Lusa. 2,0

Lulinha: O melhor do Bahia hoje. Foi o único que deu trabalho a zaga adversária e até ajudou na marcação. 8,0

Júnior: Sumido. 4,0

Ciro: Totalmente atrapalhado. 3,0

MagnoDiones: Entraram no final. Sem nota.

Falcão: Errou ao escalar Zé Roberto, Helder e Fahel ao mesmo tempo. Esses 3 jogadores juntos tornaram o meio-de-campo do Bahia muito lento. Demorou em substituir Zé Roberto. 4,0

Portuguesa: Time fraquíssimo, sem condições nenhuma de disputar a série A. Salvam -se o goleiro Weverton e o atacante Ananias, que sempre é perigoso. 4,0



domingo, 22 de abril de 2012

Festa do Interior no Baianão

A dupla Ba x Vi, favoritas a disputarem o título do Baianão, começaram mal os jogos de ida das semifinais.

O Bahia perdeu para o Vitória da Conquista por 1 a 0, em um jogo onde o time de Falcão só "acordou" após tomar o gol, já aos 13' do segundo tempo. Mesmo assim, o time foi para o ataque de forma descoordenada e criou poucas chances reais de gol.

Com o Vitória não foi diferente. O Leão talvez achou quer o Feirense iria dar os mesmos vacilos do jogo da semana passada e acabou dando chance para o Feirense marcar no final da partida.

Os dois times da capital agora têm a obrigação de vencer a partida no próximo domingo. Resultados mais que normais, porém não custa lembrar que no ano passado, um time do interior foi o campeão baiano.

sábado, 21 de abril de 2012

América/RN sai na frente na decisão do 2º turno

O América de Natal saiu na frente na decisão da Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do campeonato potiguar e está muito próximo de conquistar o segundo turno da competição. O Mecão goleou o Barúnas por 4 a1 e agora poderá perder por até 2 gols de diferença no jogo da volta.

Só para lembrar, o ABC venceu o primeiro turno e já está na final. Já o América não vence o Estadual desde 2003, sendo que de 2004 a 2011 o Potiguar foi vencido pelo ABC 5 vezes, pelo Baraúnas, pelo Assu e pelo Potiguar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bahia passa pelo Remo com goleada

O Bahia fez um dos seus melhores jogos hoje, contra o Remo pela Copa do Brasil, goleando o time paraense por 4 a 0, todos os gols marcado no segundo tempo . O Remo foi para o jogo com uma proposta altamente defensiva e conseguiu êxito em todo o primeiro tempo, mas pelo volume de jogo do Bahia, seria difícil o Remo resistir e só resistiu até aos 13' do segundo tempo, com Lulinha, aproveitando uma bela jogada de Madson. Donato e Júnior marcaram após cobrança de escanteio e Vander em bela jogada, fechou o placar. Veja as notas dos jogadores do Bahia no jogo de hoje:

Lomba: Pouco trabalhou mas fez duas belas defesas. 8,0

Madson: Jogou muito e fez uma grande jogada que originou o 1º gol. 8,0

Titi: Mais seguro que no jogo anterior. 7,0

Donato: Não só segurou o ataque adversário como foi na frente e marcou. 8,5

Helder: Ainda sem ritmo, errou muitos passes, mas não chegoua  ser um desastre. 4,0

Fahel: Apenas regular. 6,0

Diones: Bastante movimentação e combatividade. 7,0

Gabriel: Continua sendo o principal criador, no segundo tempo cansou, mas ainda assim bateu os dosi escanteios que terminaram em gols. 7,5

Morais: Dividiu com Gabriel a criação das jogadas. 7,0

Júnior: Incomodou bastante a zaga adversária. 7,0

Lulinha: O mais gerreiro do time hoje. 8,5

Vander: Entrou muito bem e na primeira jogada marcou. 7,5

Dani Morais: Se limitou a marcar. 6,0

Fabinho: Entrou no final. Sem nota

Falcão: Conseguiu corrigir as falhas de posicionamento da zaga que ocasionoua  derrota na primeira partida. Errou ao escalar Helder sem ritmo. 8,0

Remo: Pecou por ser defensivo demais. Poderia ter aproveitado o espaço oferecido pelo Bahia, quando atacava, mas preferiu apenas se defender. 3,0

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sport vence clássico em domingo violento

Sport amenizou um pouco o vexame  das desclassificação da Copa do Brasil ao vencer o clássico contra o Santa Cruz por 2 a 1. O Leão terminou a 1ª fase em e vai enfrentar o Náutico. Já o Santa Cruz enfrentará o Salgueiro.

O triste do clássico foi a violência, provavelmente causada pelos membros de torcidas organizadas do Sport, que causaram diversas badernas em Recife, tanto antes como depois do jogo.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Vexame dos Pernambucanos na Copa do Brasil

Se não bastasse o vexame do Santinha, que saiu na 1ª fase da Copa do Brasil, perdendo para o desconhecido Penarol do Amazonas e a humilhante derrota e desclassificação do Sport em plena Ilha do Retiro para o Paysandu, ontem o Náutico foi goleado na 1ª partida da segunda fase por 4 a 0 no Presidente Vargas, sendo um placar que dificilmente será revertido.

Essas derrotas deixam em alerta o torcedor pernambucano, principalmente os torcedores do Sport e do Náutico, que disputarão a Série A este ano. O Santa Cruz disputará a Série C, um torneio de nível técnico bem menor que a Série A, porém a tarefa do santinha não será tão fácil, pois terá que ficar entre os 4 primeiros entre os 20 times da 3ª divisão.

Valdemar Lemos já foi demitido do Náutico a semana passada e Mazola está balançando no cargo de técnico do Leão. Mas o problema dos times pernambucanos não se resolverão com troca de técnicos, os dois times para não dar vexame no Brasileirão, deverão fazer modificações profundas no elenco.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Coxa tira o ASA da Copa do Brasil

O ASA de Arapiraca foi derrotado pelo Coritiba por 3 a 0, no Couto Pereira e foi eliminado da Copa do Brasil 2012. E o time nordestino até começou bem a partida, indo pra  cima do Coxa e marcando bem quando não tinha a bola, mas em um lance de linha de fundo o juiz acabou dando um penalti inexistente contra o ASA. A partir daí o time de Arapiraca se desestabilizou e logo tomou o segundo gol.

No segundo tempo, esperava-se que o ASA fizesse pelo menos um gol e com 2 a 1, a classificação ficaria com o time alagoano. Porém foi o Coxa que foi pra cima buscando ampliar o placar e conseguiu, transformando a vitória em goleada. O ASA não conseguiu mais reagir e praticamente se entregou.

Agora o Coxa poderá pegar outro nordestino, caso o Sport passe pelo Paissandu no jogo que acontece ainda hoje.

Sport vai contar com a torcida para reverter situação

O Sport precisará muito de sua torcida na noite de hoje para vencer o Paissandu na Ilha do Retiro e passar para a 3ª fase da Copa do Brasil. E não basta só vencer, pois uma vitória pela diferença de um gol só será necessária para o Sport passar, caso a vitória seja por 1 a 0. Caso a vitória seja por 2 a 1, a partida irá ser dicidida nas cobranças de penaltis, já que o Papão venceu no Mangeirão por 2 a 1. Se o Sport vencer pela diferença de um gol e o Paissandu fizer mais de 1 gol, quem passará é o time paraense.

Mesmo com a boa fase no Estadual, o jogo poderá ser bem complicado, já que o Paissandu tem como ponto forte a defesa e o que o Sport mais precisa é de fazer gols. Além disso, a torcida poderá deixar de ser uma aliada para ser um problema, caso o gol não saia logo e o torcedor do Leão não tenha paciência e comece a cobrar demasiadamente do time.

domingo, 8 de abril de 2012

Zagueiro é destaque no confronto entre Bahias

Foto: Felipe Oliveira (AE)

No duelo entre o Bahia e o Bahia de Feira, o zagueiro Rafael Donato foi o maior destaque do jogo, fazendo 2 gols, na emocionante virada do Tricolor aos 49' do segundo tempo. Confira a nota do zagueiro do Bahia e dos outros jogadores:

Lomba: Seguro, não teve culpa nos gols sofridos. 7,0

Coelho: Não acertou um cruzamento. 4,0

Rafael Donato: Fez seu papel de defensor e ainda marcou dois gols. O último aos 49' da etapa final. 9,0

Titi: Está voltando a boa forma. precisa deixar de fazer faltas bobas. 6,0

Guti: Quase não arriscou no apoio. 4,5

Fahel: As vezes pareceu desatento. 5,0

Lenine: Apenas razoável. 5,0

Gabriel: Como sempre, o mais produtivo entre os jogadores de frente. 8,0

Magno: Errou muito passes. 3,5

Lulinha: Esta voltando a forma de antes da contusão e ainda fez um gol de cabeça. 8,0

Ciro: Desengonçado, nem parece um jogador. 3,0

Zé Roberto: Entrou muito mal. Com muita dificuldade para dominar a bola. 2,0

Rafael: entrou e nada agregou. 3,0

Bahia de Feira: Surpreendeu, com muita marcação e lucidez nas jogadas ofensivas. Se perdeu após fazer o 2º gol e exagerar na catimba.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Torcida única recusada


Ainda bem que não houve acordo na reunião realizada entre MP, PM, FBF, clubes e torcidas organizadas, onde foi discutida a proposta de torcida única em Ba x Vis. A torcida única caso fosse implantada com o argumento de evitar a violência, só penalizaria o bom torcedor, que vai ao estádio apenas para torcer pelo seu time e que eu acredito que seja a grande maioria dos frequentadores dos estádios soteropolitanos.
A medida também não garantiria evitar o confronto de membros das organizadas, pois "o pau come" mesmo é fora dos estádios, nos terminais de ônibus e em alguns bairros a quilômetros de distância dos dois estádios, como o Largo do Tanque, por exemplo.
Agora o que não dá par entender mesmo é a paciência que a polícia e o Ministério Público tem com essas duas torcidas (Bamor e Imbatíveis), que na minha opinião, já deveriam estar a muito tempo fora dos estádios. Esses "pseudotorcedores" copiaram das torcidas do Rio e de São Paulo o modo operandis das organizadas desses dois estados, na maneira de agir, de cantar e até de se vestir.
Lembro-me que até meado dos anos 90, as batalhas que existiam entre as organizadas era quem cantava mais bonito, quem abria a maior bandeira ou quem incentivava mais o seu clube. Naquela época já existia  a Bamor, a Povão, A Leões da Fiel e outras. A Imbatíveis não existia e essa torcida foi o "divisor de águas" no futebol baiano. Essa torcida, junto com a  Bamor, "paulistinizou" o perfil do torcedor baiano, onde mesmo sendo minoria, acabam aparecendo mais, principalmente devido as ocorrências policiais.