terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mercado da bola - Bahia

O Bahia anuncia interesse em Ciro. Uma eterna promessa do Sport que a torcida Rubro-Negra perdeu a paciência de esperar acontecer e foi para o Fluminense, onde fez uma temporada ruim com 2 gols em 14 jogos. Muito pouco para um atacante.

Bahia e Vitória brigam nos bastidores por Somália. O Bahia tem a vantagem de ser da Série A e ter um técnico influente no Botafogo, dono do passe do jogador. A vantagem do Vitória é que na negociação de Elkeson, o Botafogo daria o passe de três jogadores, mas só um chegou na Toca do Leão.

O atual campeão baiano, o Bahia de Feira já treina para a temporada 2012 e aposta em dois conhecidos jogadores. O meia Bruninho, Campeão Baiano 2011, que foi contratado pelo Cruzeiro mas não foi aproveitado e o veterano Jackson, ex-Vitória, ex-Sport e ex-Seleção Brasileira.

Já o Juazeirense aposta em outro veterano, o meia-atacante Clodoaldo, que foi ídolo do Fortaleza durante anos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Revelações do Mundial Inter-Clubes

  • Muricy não é gênio;
  • Neymar realmente, precisa de mais "estrada" para brigar pelo título de melhor do mundo;
  • O Santos, time que joga mais bonito no Brasil, pratica um futebol feio se comparado ao do Barcelona;
  • Ganso esqueceu de como se joga bola;
  • A imprensa do Brasil (grande parte) está sem graça;
  • A imprensa brasileira (exceto a  baiana) ignorou a bela partida de Daniel Alves. O cara fez 2 assistência, botou uma bola na trave e participou de 3 dos 4 gols do Barça e ainda assim ignoraram;
  • Messi é disparado, o melhor do mundo;
  • O Brasil não pratica mais o futebol-arte. Lazaroni assassinou em 1990;
  • Pra quem ainda tinha dúvida, o Santos de Neymar, não é nem de longe, o Santos de Pelé;
  • Os torcedores Europeus fazem pouco caso do Mundial de Clubes da FIFA;
  • Esse negócio de poupar time não é eficiente, como os treinadores brasileiros acreditam. Enquanto o Santos vem se poupando desde o final de novembro para disputar o Mundial, o Barça jogou um clássico em Madri, 4 dias antes de estrear no Mundial e ainda assim deu show.
  • Finalmente, Pelé mais uma vez falou besteira.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nicácio é o artilheiro do Nordeste em 2011

O atacante do Ceará Marcelo Nicácio foi o jogador atuando em um clube nordestino que mais fez gols em 2011. Para alcançar tal feito, o jogador fez 24 gols pelo time cearense, sendo o 10º maior artilheiro do Brasil no ano.

A maior parte desses gols foram marcados no Campeonato Cearense e na Copa do Brasil. No Brasileirão, Nicácio não foi tão bem, passando a maior parte do tempo na reserva, mas ainda assim marcou 5 gols, porém seus gols não foram suficientes para livrar o Ceará do rebaixamento.

CARREIRA (fonte: Wikipédia)

Marcelo da Paixão Ramos Nicácio, mais conhecido como Marcelo Nicácio nasceu em Salvador no dia 05/1/983. Foi revelado pelo Bahia, onde era apontado por muitas pessoas como o sucessor de Nonato, um dos grandes ídolos do tricolor, embora tenham estilos de jogo diferentes. Foi o artilheiro da Taça Estado da Bahia de 2003, com 10 gols, ano em que chegou ao profissional. Foi apelidado de Timbaleiro pois quando pequeno tocava tambor na Fonte Nova na Torcida Povão, uma das torcidas organizadas do Bahia.


Passou por empréstimo pelo Skoda Xanthi, da Grécia e Votoraty Futebol Clube, do interior de São Paulo, até ser contratado em definitivo pelo CRB, de Alagoas, onde fez excelentes participações, que o fez ser contratado pelo Atlético Mineiro, em 2008, que buscava um grande atacante para suprir a carência no setor. Sem muito sucesso, foi emprestado ao América de Natal, onde jogou em 2008.

Em 2009, foi novamente emprestado, dessa vez ao Fortaleza, onde conquistou o título e a artilharia do Campeonato Cearense. Já na disputa da Série B do mesmo ano, apesar da equipe ter sido rebaixada, Nicácio foi artilheiro da competição, com 17 gols. Após o empréstimo ao Fortaleza, Nicácio jogou em 2010 no Figueirense, novamente emprestado pelo Atlético Mineiro. Insatisfeito no clube catarinense, o jogador acertou sua transferência ao Ceará, onde jogou em 2011.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Série A: Nordeste terá o maior crescimento em 2012

A Região Nordeste é a região do Brasil que mais crescerá na Série A em 2012. De forma relativa, o Nordeste terá um aumento de 50% no numero de participantes. Mesmo com a queda do Ceará, a quantidade de clubes representando a região, subirá de 2 para 3, isso graças ao acesso de dois clubes pernambucanos (Náutico e Sport) que se juntará ao Bahia.

Em contrapartida, a Região Sul será a que mais perderá em representação, tanto em número absoluto como relativo. A região teve 2 clubes rebaixados (Avaí e Atlético/PR) e nenhum ascendeu da Série B. Dessa forma o Sul terá um decréscimo de 33% dos seus representantes em 2012, caindo de 6 para 4 times.

O Sudeste crescerá de 11 pára 12 times, graças ao acesso da Portuguesa e da Ponte Preta. O América/MG foi o único sudestino que caiu esse ano e jogará a 2ª divisão.

A distribuição dos clubes por região ficará da seguinte forma:

Região Sudeste: 12 clubes (60%)

Região Sul: 4 clubes (20%)

Região Nordeste: 3 clubes (15%)

Região Centro-Oeste: 1 clube (5%)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bahia conquista Sulamericana e Ceará está rebaixado


Durante a semana toda, uma possível "entrega" do Bahia para favorecer o Ceará foi mais comentada que o próprio confronto entre os dois times nordestinos, porém o que se viu em campo foi os dois times buscando a vitória durante os 90 minutos de jogo.

No início da partida, como era de se esperar, o Ceará partiu pra cima buscando a vitória, já que era o único resultado que interessava o Vozão, porém quem abriu o placar foi Bahia através de Camacho. A partir do gol, o Bahia se acertou em campo e criou outras boas chances, até o gol de Lulinha no final do primeiro tempo, ampliando o placar. Antes do intervalo, o Ceará ainda diminuiu.

No segundo tempo, o placar do Pituaçu já mostrava que o Cruzeiro estava goleando o Atlético, rebaixando o Ceará independente do resultado  entre Bahia x Ceará, mas mesmo assim, o time cearense partiu com tudo pra cima, criando diversas oportunidades de gol. Nesse momento, que tinha mais a perder era o Bahia, que poderia deixar escapar uma vaga na Sulaggmericana, mas graças a mais uma partida inspirada de Lomba o jogo terminou mesmo 2 a 1.

Final de partida a torcida do Bahia comemorou a vaga na Copa Sulamericana, com uma bela festa no Pituaçu e os torcedores do Ceará "choraram" com o rebaixamento para a Série B. No desespero, um  torcedor do Ceará invadiu o gramado para reclamar dos seus jogadores, ainda antes do término da partida.

Joinville campeão da Série C

O Joinville sagrou-se campeão nacional da Série C de forma incontestável, ao vencer o CRB/AL por 4 a 0, onde já tinha vencido o jogo de ida por 3 a 1.

O time de Arthuzinho só perdeu uma partida em todo o campeonato, legitimando mais ainda, o título conquistado nesse sábado.

Cabe ao Joinville (campeão), CRB (vice) América/RN e Ipatinga se prepararem para disputar a Série B, um torneio com maior grau de dificuldade e com muito mais exposição na mídia.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Hoje tem final da Série C

Hoje às 17:00 (de Brasília) Joinville e CRB decidem quem será o campeão da Série C 2011. O time catarinense é o grande favorito para conquistar o seu primeiro título nacional, pois venceu o jogo de ida, em Maceió, por 3 a 1 e poderá perder até por 1 gol de diferença, além disso,  o JEC joga em casa, com todo apoio de sua fiel torcida.

Quanto ao CRB não resta outra coisa senão partir pra cima, para tentar tirar a diferença e por isso, Paulo Comelli mudou o esquema tático, colocando 2 atacantes de ofício, em vez de apenas um, como fez no 1º jogo, que de fato não funcionou.

Para Arthuzinho, técnico do JEC, o título poderá significar a redenção de um técnico, que iniciou a carreira muito bem no Vitória e depois no Vila Nova, mas que nos últimos anos não vinha tendo muito sucesso.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nordestão de volta em 2013

O Campeonato do Nordeste vai voltar em 2013, pelo menos é o que afirma o Presidente da CBF Ricardo Teixeira. O torneio dessa vez deve acontecer entre janeiro e março e os times que estiverem participando do Nordestão só deverão jogar os Estaduais em uma segunda fase, após o término do Norderstão.

Parece que os dirigentes aprenderam com os erros que transformaram o Campeonato do Nordeste 2010 em um fisaco. Acredito que essa fórmula poderá fazer o Nordestão voltar a ser o sucesso que foi entre 1997 e 2002.