domingo, 20 de setembro de 2009

O Fantasma do Rebaixamento já chegou ao Fazendão


O Esporte Clube Bahia, que a 4 rodadas atrás pensava em acesso, hoje tem que conviver com a ameaça do rebaixamento, principalmente após a 4ª derrota consecutiva e a 2ª consecutiva em casa, a ultima contra o limitado Brasiliense.

Alguns fatores ainda são favoráveis ao tricolor em relação aos demais concorrentes:

1- Pegará em casa Campinense, Fortaleza, América, Duque de Caxias e Vila Nova, adversários direto contra o rebaixamento.

2- Precisa de 16 pontos para permanecer na Série B, menos pontos que os 18 a serem disputados no Pituaçu.

3- Alguns dos seus adversários diretos, como o América e o Fortaleza não evoluíram, ao contrário, cairam de produção.

4- O Duque de Caxias e o Bragantino, adversários direto contra o rebaixamento, caíram muito em relação ao 1º turno.

Porém outros fatores são negativos e preocupantes:

1- O Bahia atualmente é o time que tem a maior sequência de derrotas (4) igualando-se ao Campinense, que também perdeu 4 vezes seguidas.

2- Os dois piores times do 1º turno, Campinense e ABC, demonstram reação, principalmente o Campinense, que tem vencido bem todos os jogos disputados em casa neste turno.

3- O Bahia apresenta mudanças constantes no time titular, seja por opção técnica, seja por suspensões.

4- Sérgio Guedes está suspenso por 30 dias e desde o início de sua suspensão, o Bahia não ganhou mais.

5- O time do Bahia tem a segunda pior campanha como visitante, só perdendo para o Campinense, o que obriga a ganhar todos os jogos que falta como mandante.

6- A defesa do Bahia, que no início do campeonato era uma das melhores, passou a tomar muitos gols.

7- Nas 3 ultimas derrotas, o ataque vem perdendo gols incríveis, como o de Lima, contra a Portuguesa, os de Nadson e o de Juninho contra o ABC e os de Nadson, de Bruno Silva e o de Léo Medeiros contra o Brasiliense. No 1º turno, o Bahia não constumava ter grandes oportunidades, mas as que tinha conferia. Isso pode ser reflexo da queda de alto estima dos atacantes.

Segundo o site Chance de Gol, as chances do Bahia ser rebaixado já são de 24,4%, o que não é pouco para um time que tinha pretensões ousadas antes de começar o campeonato.

A diretoria, o time e a torcida precisa de vez, esquecer o acesso esse ano e colocar como meta, a permanencia na Série B.

Nenhum comentário: