sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vai começar a Série B

Hoje a noite vai começar o Campeonato Brasileiro da Série B, torneio que envolve 6 times nordestinos de 4 estados, ou seja, 30% dos times que disputam esse campeonato são da Região Nordeste, perdendo apenas para a Região Sudeste, que será representada por 8 clubes.

Dentre os clubes do Nordeste que estão concorrendo as 4 vagas para a Série A, destaco o Bahia e o Fortaleza, que fizeram melhores campanhas nos estaduais, sendo que o Fortaleza conseguiu o campeonato. Acredito que uma das 4 vagas seja do Bahia, pois foi o time que mais investiu e que mais evoluiu de 2008 para cá.

O Bahia apesar de ter perdido o campeonato baiano nos ultimos 45 minutos, para seu maior rival, fez boas contratações no 1º semestre e mostrou muita evolução tanto dentro do campo, como administrativamente. Sua folha salarial, em relação a 2008, mais que dobrou, o time passou a pagar o salário em dia, o Bahia voltou a jogar em Salvador, as contratações feitas esse anos melhoraram sensivelmente e o mais importante de tudo, a torcida está unida em prol de ajudar o time a voltar para a Série A.

Quanto ao Fortaleza, depois dos jogos contra o Flamengo na Copa do Brasil, fiquei mais desconfiado em relação ao seu desempenho, pois mostrou sérias deficiências em todos os setores do campo , mas ainda sim, acredito ser um forte concorrente.

Ceará e ABC, na minha opinião, terão poucas possibilidades de acabar o campeonato no G4. Acredito que os dois times ocuparão posições intermediárias na tabela, pois não estão fazendo um bom primeiro semestre. O ABC, maior campeão estadual do Brasil, nem a final do campeonato potiguar disputou. O Ceará poderá até supreender, mas não acredito muito no sucesso desses dois times no certame.

América e Campinense, infelizmente lutarão para não cair. Digo infelizmente pois tenho uma simpatia particular pelo América de Natal, cidade que adoro visitar. Em relação ao Campinense, apesar de ser rubro-negro, é o unico time que representa a cidade onde moro desde o final de 2007, o que me deixará mais próximo da Série B.

O América foi muito mal no estadual, não disputando nem as finais do turno enquanto o Campinense, que também não foi bem no estadual, fez praticamente um time novo, com destaque para a contratação de Jorginho Paulista (ex-Vasco). Mas ainda assim, será muito dificil manter-se bem na competição, em função de suas limitações financeiras. O próprio técnico Ferdinando Teixeira, em uma TV local, admitiu que o Campinense tem como pretensão principal, marter-se na Série B.

Nenhum comentário: