quinta-feira, 4 de março de 2010

MP/PB convocou torcidas organizadas para TAC


Torcidas Organizadas de todo o Brasil costumam utilizar simbolos e mascotes amedrontadores, como a T.J do Botafogo/PB, uma das convidadas pelo MP

"O Ministério Público da Paraíba, propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para as torcidas organizadas do Botafogo, na reunião que aconteceu nesta quarta-feira, às 14h30, na sede do órgão.

O objetivo é combater a prática de violência nos estádios. Na proposta, as torcidas se comprometeram a apresentar cópias dos seus estatutos devidamente registrados em cartório e também a trabalhar com medidas contra a violência. O termo proposto pelo MP prevê que as torcidas terão três meses para cadastrar eletronicamente seus integrantes e encaminhar a listagem (com o endereço residencial e o comercial, fotografia e assinatura do torcedor) ao Botafogo, à FPF, à Polícia Militar e à Promotoria de Justiça do Cidadão.

Os torcedores deverão receber carteiras de identificação. Foram convocadas para o encontro, os representantes do Império Alvinegro, Fogomania, Força Independente Anjinhos do Belo, Fúria Independente do Botafogo, Bota Paz, Bota Shop, Torcida Jovem do Botafogo, a Federação Paraibana de Futebol - FPF, dirigentes do clube, além dos órgãos da segurança pública (Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros).

No ano passado, o MP instaurou o procedimento administrativo para apurar as denúncias de violência nos estádios por parte de torcedores das organizadas. No dia 18 de setembro, a Promotoria de Justiça do Cidadão realizou audiência com os dirigentes dessas torcidas e solicitou o encaminhamento, no prazo de dez dias, da cópia de seus estatutos devidamente registrados em cartório. Nenhuma atendeu à solicitação.

No final da semana passado, Wallace Maranhão Morais, de 17 anos, foi assassinado em uma briga entre as torcidas organizadas - fora do estádio Almeidão - após o jogo entre Botafogo e Sousa, pelo Campeonato Paraibano."

Do Só Esporte (adaptado) em 03/03/2010

Boa iniciativa, só não entendi porque as organizadas de Campina Grande não participaram do TAC.

Os MPs dos demais estados poderiam também agir da mesma forma, afinal violência entre organizadas acontecem em quase todo o Brasil, inclusive em estados com times de pouca expressão no cenário nacional, como na Paraíba.

Nenhum comentário: