terça-feira, 29 de março de 2011

O que esperar dos nordestinos na Copa do Brasil


O Sport foi o único time do Nordeste a ganhar a Copa do Brasil

A Copa do Brasil foi criada em 1989 com a intenção de juntar todos os estados brasileiros e mais o D.F. em um único torneio, onde times médios e pequenos tivessem a oportunidade de duelar com os grandes times do futebol brasileiro.

A participação desses times e a fórmula de disputa permitiram que equipes consideradas pequenas e médias chegassem a final e até conquistassem a copa, como aconteceu com o Criciúma em 1991, o Juventude em 1999, o Santo André em 2004 e o Paulista em 2005. Por esses motivos a Copa do Brasil é considerado o torneio mais democrático do país.

Mesmo dando oportunidade a clubes das 4 divisões e até aos que não estão em nenhuma divisão do futebol brasileiro, os clubes da Região Nordeste não tem tido muita sorte neste torneio. Em 22 edições, a região só conseguiu um título, conquistado pelo Sport (08) e só chegou a final por 4 vezes: Sport (89 e 08), Ceará (94) e Vitória (10), o que é muito pouco se for considerar que o Nordeste é a região com mais representantes no torneio, em função da quantidade de estados participantes.

Amanhã 5 clubes da nordestinos entrarão em campo para tentar melhorar a performance da região na competição, mas não nos iludamos, pois dos 5 jogos envolvendo clubes nordestinos, apenas Bahia e Ceará são favoritos para passarem de fase. O Náutico já está classificado para a 3ª fase.

Confira os jogos de amanhã: ABC x Vasco, Paissandu x Bahia, Santa Cruz x São Paulo, Guarani-SP x Horizonte-CE, Ceará x Brasiliense.

2 comentários:

Arnaldo disse...

desde quando o Bahia é favorito para passar de fase? Essa é uma opinião estritamente sua.
Já o santinha, é certo que não passa de fase, mas que o São Paulo vai ter muita dificuldade em passar pelo mais querido.
Qt ao Bahia, sei não... tudo pode acontecer.

Claudio Lima disse...

Quem é favorito, o Bahia na Série A ou Paissandu na Série C?

Mas tudo pode acontecer, até o Paissandu passar e o Bahia não, como foi o caso do Vitória, que era favorito, mas deu Botafogo-PB.

Quanto ao Santa, realmente vai ser dificil passar pelo São Paulo, que está no 1º nível do futebol brasileiro.

abs