quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A ética é só para os outros

O mesmo povo que fica indignado com a falta de ética na política, que é favorável que os políticos corruptos devam ir pra cadeia e que apoia a Lei da Ficha Limpa é também favorável  que seu time entregue o jogo, mesmo que isso implique em uma atitude antiética e imoral.

Por isso cada dia mais me convenço daquela frase que diz que "o povo tem o político que merece".

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decisão exemplar para Bolivar

Ontem a  Justiça Desportiva teve uma decisão inédita ao punir o volante Bolivar por 4 jogos e até que Dodô retorne aos gramados, devido a entrada criminosa do primeiro sobre o segundo na partida Inter x Bahia pelo Brasileirão. Uma decisão finalmente acertada e que servirá de exemplo de agora em diante e fará com que todos os jogadores desleais desse país pensem duas vezes antes de "quebrar" um colega de profissão.

Sei que foi só a primeira instância, que essa pena poderá ser reduzida, que cabe efeito suspensivo e por isso, não será surpresa se Bolivar entre em campo já no próximo domingo, mas ainda assim, considero a decisão importante e exemplar.

O fato a lamentar foi a absorvição unanime do juiz PC de Oliveira, que apenas deu cartão amarelo a Bolivar e marcou jogada perigosa, em vez de expulsar Bolivar e marcar o penalti a favor do Bahia. Nesse mesmo jogo, PC deixou de dar outros dois penaltis a favor do Inter. Mesmo admitindo o erro no julgamento PC foi absorvido, o que é uma contradição tremenda.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vacilos em casa deixa o Ceará em apuros

Foto: Francisco Fontenele (O Povo)

As derrotas em casa para os reservas do Santos, para o Corinthians e o empate com o Cruzeiro deixou o Ceará em uma situação muito difícil no Brasileirão e faltando uma rodada para o término do certame,  o time nordestino terá que vencer o Bahia e  ainda torcer para que o Cruzeiro não vença o clássico contra o Atlético/MG para permanecer na Série A.

Alguns torcedores do Bahia nos blogs e nos fóruns de discussão pela internet pedem para o tricolor facilitar para o Ceará, pelos motivos mais diversos: vingança dos 7 a 0 de 2003, ajuda ao co-irmão nordestino, vingança de Joel, demitido pelo Cruzeiro, dentre outros motivos.

O presidente do Bahia Marcelo Guimarães Filho afirmou pelo twitter que o Bahia vai em busca da vitória que poderá colocá-lo na  Copa Sulamericana. Além disso, não é de hoje que o Bahia tem uma parceria com o Cruzeiro, que vem cedendo dezenas de jogadores ao Tricolor nos últimos ano. No atual elenco, Marcos e Reis pertencem ao Cruzeiro e foram cedidos de graça ao Bahia.

Diante de tudo isso, resta ao Ceará entrar pra vencer, sem esperar qualquer facilitação do Bahia, o que já mostrou ser possível. O Vozão venceu alguns jogos fora de casa e apesar dos 5 desfalques tem time para vencer o Bahia sem necessariamente contar com uma possível facilitação do time Tricolor.

domingo, 27 de novembro de 2011

O Bahia fica na Série A.


O Bahia se garantiu na Série A em 2012, graças ao empate contra o Santos "completo" na Vila Belmiro e aos resultados Ceará 2 x 2 Cruzeiro e América/MG 2 a 1 Atlético/PR.

O Bahia começou até bem a partida, marcando forte os jogadores do Santos e saindo no contra-ataque com Ávine, Lulinha e Marcos. Com essa postura não demorou muito para o Tricolor abrir o placar, através de Souza que chutou duas vezes para acertar o canto esquerdo do gol santista. A partir daí o Santos foi pra cima e Neymar começou a aparecer. Em um lance ele cabeceou para a defesa de Lomba. Antes o arqueiro Tricolor já tinha defendido uma cabeçada de Durval a "queima-roupa". Mas craque é craque e no meio de 3 jogadores do Bahia, Neymar conseguiu chutar e empatar a partida.

No segundo tempo, o Santos diminuiu o ritmo de jogo e apesar de ter maior posse de bola, criou poucas chances de gol, tanto que  durante todo o segundo tempo, Lomba não fez uma defesa difícil. Já o Bahia se preocupava apenas e defender-se e só no finalzinho criou algumas chances. Após o término da partida os jogadores do Bahia saíram de campo ainda sem saber se tinham escapado até serem informados pelos repórteres de campo, para alivio de todos.

Agora resta ao Bahia ir para o último jogo buscando uma vaga na Copa Sulamenricana, mas sem a pressão de ter que vencer o jogo para escapar da zona de rebaixamento na última rodada. O ano também serve de lição para a diretoria do Bahia, que deve se preparar mais para o Brasileirão do próximo ano e não cometer os mesmos erros que cometeu em 2011.

sábado, 26 de novembro de 2011

A 4ª vaga é do Sport


Antes da rodada de hoje, o Sport era favorito para conquistar a 4ª vaga de acesso a Série A, isto porque era o único time que dependia apenas dele, além disso, pegaria o Vila Nova, já rebaixado e cheio de jogadores recém-saído dos juniores.

Mas o jogo foi muito difícil para o Leão. O Vila Nova surpreendentemente, jogou com muita garra e chegou a perder duas grandes chances de gol no 1º tempo. O Sport também perdeu duas boas chances. Tudo isso sob uma chuva torrencial que castigava o gramado do Serra Dourada.

No segundo tempo, o gramado já estava totalmente empossado e a partida de futebol ficou totalmente comprometida. Pior para o Sport, que precisava de vencer o jogo, já que o Boa Esporte vencia o Duque de Caxias e estava temporariamente com a vaga. Com a bola parando nas possas, ficava difícil o Sport tocar a bola, mas em um lance pouco pretensioso, Marcelinho cruzou e Bruno Mineiro subiu sozinho e marcou de cabeça. O Goleirão do Vila, que até então fazia uma boa partida, deixou a bola passar por debaixo das pernas.

A partir daí o Sport controlou o jogo até o apito final e a torcida Rubro-Negra que tinha invadido o estádio, literalmente invadiu o gramado do Serra Dourada, para festejar junto com os jogadores. Essa invasão poderá causar problemas ao Sport, mas naquela altura, quem queria saber?

Nas outras partidas, o Duque de Caxias empatou com o Boa e o Vitória virou pra cima do ASA, mas nada adiantou que a vaga ficou mesmo com o Sport, que depois de 2 anos, volta a Série A, junto com Ponte Preta, Náutico e  Portuguesa.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mecão de volta a Série B

O América/RN retornou a Série B neste domingo, ao vencer o Payssandu por 2 a 1 em Natal, ficando com a  segunda vaga do grupo. A primeira foi conquistada pelo CRB antecipadamente.

O Paissandu jogava pelo empate, mas o América fez dois gols ainda no primeiro tempo, garantindo a vaga e fazendo a festa da torcida. O Paissandu descontou logo no início do segundo tempo, mas não conseguiu o empate que lhe daria a vaga para a Série B.

O Mecão retorna a Série B após um ano da queda. Esse retorno rápido foi muito importante, pois times que cairam recentemente não mais conseguiram voltar, como o próprio Paissandu, o Juventude, O Fortaleza e o Santa Cruz.

Cabe a diretoria do América, que aprenda com os erros e se planeje melhor para 2012 para que não volte a Série C.

domingo, 20 de novembro de 2011

Torcida dá show mas Santa perde final em casa

Como era de se esperar, a torcida do Santa Cruz mais uma vez deu show na final da Série D. 55 mil pagantes foram ao Arruda esperando que a temporada fosse fechada com "Chave de Ouro" para o Santa Cruz, que voltou a se campeão pernambucano e conseguiu o aceso para a Série C, mas o que se viu foi a festa do Tupi/MG que bateu o Santinha por 2 a 0, gols de Alan e Henrique, aos 35' e 37' da etapa final.

Parabéns ao Tupi, campeão brasileiro da Série D e parabéns a torcida do Santa Cruz pela grande festa proporcionada hoje.

sábado, 19 de novembro de 2011

Náutico e Ponte Preta na Série A

O Náutico perdeu para o Boa Esporte por 2 a 1, mas mesmo assim garantiu o acesso para a Série A de 2012, isso porque o Vitória, único time fora da zona de classificação que poderia ultrapassá-lo, perdeu de virada para o Bragantino perante um Barradão lotado e agora está a 6 pontos do Náutico, faltando uma rodada.

A Ponte Preta goleou o ABC de virada, por 4 a 1 e também garantiu-se na Série A de 2012. Ao marcar o 4º gol, a torcida da Macaca invadiu o campo para comemorar e é certo que deverá pegar alguma punição relativa a perda de mando de campo.

O Sport apesar de não estar classificado, tem muito a comemorar, pois começou a rodada em 6º lugar e acabou no G4, isso graças as derrotas improváveis do Bragantino frente ao ASA e do Vitória frente ao São Caetano.

Boa Esporte e Americana venceram Náutico e Vila Nova, ambos os jogos por 2 a 1 e ainda têm chances remotas de estar na Série A no ano que vem.

1º Portuguesa-SP 78
2º Náutico-PE 63
3º Ponte Preta-SP 62
4º Sport-PE 58
5º Bragantino-SP 58
6º Vitória-BA 57
7º Boa Esporte-MG 56
8º Americana-SP 56

Náutico poderá garantir o acesso daqui a pouco

O Náutico poderá garantir-se na Série A, daqui a pouco, no jogo contra o Boa Esporte fora de casa e para confirmar o acesso, basta não perder a partida válida pela penúltima rodada da Série B. Mesmo perdendo o Timbu poderá obter o acesso antecipado, bastando para isso, que o Vitória não vença o São Caetano no Barradão. Veja  a classificação dos 8 primeiros, antes da rodada que começa logo mais, as 16:20:


1 Portuguesa-SP 78
2 Náutico-PE 63
3 Ponte Preta-SP 59
4 Bragantino-SP 58
5 Vitória-BA 57
6 Sport-PE 55
7 Boa Esporte-MG 53
8 Americana-SP 53

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Incoerências da (In)Justiça do Futebol


Se jogar objetos no campo, mesmo que não caia entre as quatro linhas, o estádio é interditado.

Se a torcida jogar laser no rosto do jogador, podendo causar danos a saúde do atleta, no máximo, o time é simbolicamente multado.

Se o gandula atrasa o jogo propositadamente, para ajudar o time da casa, interferindo diretamente na partida, nada acontece.

Se jogador ou técnico critica o juiz em campo, mesmo com razão, é suspenso.

Se esse mesmo jogador atinge com deslealdade o adversário, colocando ele no hospital, no máximo pega uns 2 jogos de suspensão.

Se o juiz deixa de dar 3 penaltis em uma mesma partida nada acontece ao juiz.

Se o juiz permite que um jogador seja covardemente agredido e dar apenas cartão amarelo a esse jogador, nada acontece ao juiz

Agora se o jogador insinua com as mãos que o juiz roubou a partida, mesmo com razão, pega uns 30 dias de suspensão ou mais.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PC Oliveira rouba a cena em derrota do Bahia

Quando fala no árbitro Paulo César de Oliveira, a torcida do Bahia só lembra daquele jogo em 2004, quando o Bahia foi derrotado pelo Brasiliense por 3 a 2 na Fonte Nova, o impedindo de retornar a Série A um ano após ser rebaixado. O juiz naquele jogo era PC Oliveira que fez uma arbitragem muito contestada, principalmente contra o Tricolor.

No jogo de hoje, PC voltou a  aprontar ao deixar de marcar 2 penaltis claros a favor do Inter e um a favor do Bahia, em um lance em que Bolivar quase quebra a perna do lateral Dodô, melhor jogador do Bahia até então. Dodô saiu de campo machucado devido ao lance.

O jogo começou com o Bahia muito atrás e logo tomou um gol do atacante Gilberto, que marcou de peito. Após o gol, o Bahia saiu mais para o ataque, porém o excesso de volantes em campo e a má atuação do meia Magno não permitiu que o Bahia criasse boas jogadas.

O Tricolor voltou para a segunda etapa com Nikão no lugar de Magno, com isso Lulinha passou a atuar mais no meio, enquanto Nikão caia pelo lado esquerdo do campo. Essa modificação fez o Bahia melhorar no jogo chegando a ter maior posse de bola que o adversário, porém o Inter chegava ao ataque com mais perigo, isso devido a melhor qualidade dos seus jogadores de meio e de ataque.

Joel percebeu que faltava mais qualidade no setor de criação e tirou Fahel para colocar Carlos Alberto. Joel pensou certo, porém CA não funcionou como devia, pois abusou das jogadas individuais e não deu qualidade ao passe como o treinador Tricolor esperava e por isso o Bahia mesmo com maior posse de bola, não conseguiu ter chances claras de gol.

O fato a lamentar, com certeza foi  contusão de Dodô, que vinha fazendo um bom jogo até ser violentamente agredido pelo beque Colorado.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Triunfo deixa o Bahia quase livre da degola

Foto Carlos Costa/Futura Press

O Bahia venceu o Atlético/Go por 1 a 0 em pleno Serra Dourada e praticamente se garantiu na Série A em 2012. Já o Atlético perdeu a 4ª partida seguida mas também corre pouquíssimos riscos de ser rebaixado. Atlético e Bahia ocupam a 12ª e 13ª posição, respectivamente, ambos com 42 pontos.

O jogo foi duro de  se assistir, com o Atlético jogando pra cima, mas errando bastante nas articulações das jogadas e nos passes. Já o Bahia limitou-se a defender-se e abusou-se dos chutões, principalmente depois da expulsão de Souza, que quando estava em campo, pelo menos conseguia segurar os 2 zagueiros no campo de defesa.

O jogo foi ruim, mas o resultado foi excelente para o Bahia, que pode voltar garantido na Série A caso vença o Inter quarta-feira no Beira Rio. A missão será bem mais complicada que a de ontem, pois o Inter é um time mais qualificado e o Bahia terá os desfalques de Souza, Fabinho e Paulo Miranda, além de Titi.

sábado, 12 de novembro de 2011

Série B: Nada está decidido

Vitória 3 x 1 Criciúma e Bragantino 4 x 0 Goiás. Esses resultados deixaram  a luta pelas duas últimas vagas da Série B totalmente indefinidas. Isso porque com o empate  de 0 a 0 entre São Caetano e Náutico, deixou o Timbú praticamente certo na Série A em 2012.

Analisando melhor a tabela, não dar pra garantir que a Ponte Preta está com a vaga garantida, já que a Macaca com 59 pontos, só está a um ponto na frente do Bragantino e dois a frente do Vitória, o primeiro fora da zona de classificação.

Depois da rodada de hoje, Ponte Preta, Bragantino, Vitória, Sport, Boa Esporte e Americana brigam por duas vagas.

Sport goleia e continua na briga


Imagem AE

Em um primeiro tempo arrasador, o Sport goleou o Americana por 4 a 0, todos os gols marcados nos primeiros 45 minutos de jogo. O triunfo deixou o Leão da Ilha temporariamente na 4ª colocação com 55 pontos, mesmo numero de pontos do Bragantino e um a mais que o Vitória.

O Bragantino enfrenta o Goiás e o Vitória o Criciúma, ambos em casa. Se Vitória e Bragantino não perderem, ultrapassam o Sport.

O Americana e o Boa Esporte, que venceu a Ponte Preta de virada por 2 a 1, vem em seguida com 53 pontos.

Acredito que existe apenas uma vaga em disputa e cinco times lutando por ela: Sport, Bragantino, Vitória, Americana e Boa Esporte. A Ponte Preta, mesmo perdendo ontem, tem 59 pontos e ainda se mantêm a 4 pontos do 4º colocado, por isso acho que sua vaga está quase garantida.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As 10 maiores média de públicos do Nordeste

Faltando menos de um mês para o término da temporada 2011, estas são as 10 maiores médias de público dos clubes nordestinos nas 4 Séries:

1º Santa Cruz/PE  35.064
2º Bahia/BA 21.634
3º Sport/PE  17.732
4º Ceará  12.046
5º Náutico/PE 10.811
6º Vitória/BA 9.769
7º Fortaleza/CE 8.503
8º CRB/AL 8.045
9º Campinense/PB 6.111
10º Treze/PB 5.966

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Lusa conquista 1º Título Nacional


A Série B não é o título nacional que a maioria dos torcedores sonham, mas não deixa de ser um título importante e ainda mais quando é o primeiro na história de um clube. Por isso a torcida da Portuguesa comemorou bastante o título da Série B de 2011, conquistado na noite de hoje ao empatar com o Sport em 2 a 2 no Canindé.

Nem os torcedores mais pessimistas acreditavam que a Lusa deixaria escapar o titulo hoje, isso porque até com uma derrota, a Portuguesa poderia ser campeã. A festa só seria adiada caso o Náutico vencesse a partida contra o Barueri e a Lusa perdesse para o Sport. O Náutico fez a sua parte ao vencer o Barueri por 2 a 1 de virada, porém o Sport não conseguiu segurar a Lusa no Canindé e  acabou empatando a  partida em 2 a 2 após está vencendo por 1 a 0.

Para o Sport o resultado foi ruim, isso porque o time pernambucano agora está na 7ª colocação com 52 pontos a 3 pontos do G4 faltando apenas 3 rodadas para o término da Série B. Pra completar, o Bragantino venceu o Salgueiro fora de casa e entrou no G4, tomando a vaga do Vitória, que empatou com o Americana sem gols.




Série B: Vitória poderá se consolidar no G4


A torcida do Vitória está eufórica com os últimos resultados. As três vitórias consecutivas colocou o time na 4ª colocação e fez seu torcedor acreditar novamente que ainda esse ano, o time retornará a Série A.

Mesmo com os bons resultados dos últimos jogos, uma derrota ou até um empate contra o Americana, poderá deixar o Rubro-Negro de novo fora do G4, isto porque Bragantino, Sport e o próprio Americana estão "coladinhos" atrás do Leão.

Apesar do Vitória estar vivendo um melhor momento, o Americana será um adversário difícil na noite de hoje, pois jogará em casa, e sob uma pressão imensa, já que não vence a algumas rodadas.

Outro bom motivo para o Vitória e Americana buscarem o triunfo é que o Bragantino, que tem um ponto a menos que o Vitória e um a mais que o Americana, jogará com o já rebaixado Salgueiro. Em caso de empate ou vitória do Americana, o Bragantino vencendo, entra no G4.

A rodada também promete muitas emoções porque hoje poderá sair o campéão antecipado da Série B. Isto acontecerá se a Portuguesa vencer o Sport no Canindé, que deverá receber um grande público. Já para o Sport, vencer a Lusa será fundamental para continuar sonhando com a Sétrie A.

domingo, 6 de novembro de 2011

Ceará vence e sai da zona de degola

Não é por acaso que Ceará e Avaí lutam para fugir do rebaixamento. O jogo entre as duas equipes foi muito fraco tecnicamente, com muitos passes errados e poucas jogadas bem trabalhadas. O Ceará conseguiu ser menos pior, mesmo jogando fora dos seus domínios e por isso venceu o jogo merecidamente.

No primeiro tempo, o Avaí foi todo pra cima, mas de forma muito desordenada, o que permitiu que o Ceará abrisse o placar, em um belo contra-ataque. O gol do Ceará não mudou o panorama do jogo até o final da primeira etapa.

No segundo tempo nada mudou. Caíque que entrou para armar as jogadas pelo meio, não conseguiu pôr os atacantes em posição de arremate. Já a defesa do Avaí "batia cabeça" nos poucos ataques que o Ceará fez e o Vozão aproveitou-se disso para ampliar. O Avaí ainda diminuiu com William e deu uma pequena pressão nos últimos minutos, mas o gol de empate não saiu.

Com a vitória e a goleada sofrida pelo Cruzeiro, o Vozão saiu da zona de rebaixamento, mas vai pegar Santos e Corinthias em casa nos próximos jogos precisando pontuar para não voltar a zona de degola.