sábado, 30 de abril de 2011

ASA arrasa Coruripe e fica perto do título


O ASA de Arapiraca "arrasou" o Coruripe em Arapiraca ao golear o "Hulk" por 6 a 2 na primeira partida das finais do Campeonato Alagoano.

No final do primeiro tempo ASA já vencia por 4 a 0. Na etapa final o ASA ainda fez mais um antes de tomar o primeiro gol.

O Coruripe pra ser campeão terá que vencer por 4 gols de diferença na próxima semana, o que convenhamos, será uma tarefa quase impossível.

O ASA corre atrás do seu 7º título enquanto o Coruripe tenta a 3ª conquista de sua história.

Santinha na final


Foto: Antônio Carneiro Costa/Gazeta Press

O Santa Cruz deu mais um passo para ressurgir como um dos clubes mais importantes do Brasil ao vencer o Porto por 3 a 1 e ir a final do Campeonato Pernambucano, desta vez como favorito.

O título pode ser o início da tão esperada redenção do clube, que disputará a Série D do Brasileiro pela 3ª vez.

Sport e Náutico disputam a outra vaga da final e qualquer que seja o vencedor, o Santa Cruz terá a vantagem nas finais e com o jogo derradeiro no Arruda.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cléo asume a liderança


Cléo do Treze já fez 15 gols na temporada

O atacante Cléo do Treze-PB é o novo artilheiro do Nordeste na temporada. O jogador que dividia a liderança com Paulinho Marília e Nicássio, foi o único dos três a marcar no final-de-semana. Confira os principais artilheiros da região.

1º Cléo (Treze-PB) 15 gols

2º Marcelo Nicássio (Ceará)
Paulista (Porto-PE)
Paulinho Marília (Coruripe-AL) 14 gols

5º Marciano (Icasa-CE)
Wanderley (Guarany-CE) 13 gols

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fim-de-semana foi de decisão nos estaduais pelo NE

O fim-de-semana de Páscoa foi bastante movimentado, com jogos decisivos pelos estaduais de todo o Nordeste.

Na Bahia, O Vitória venceu por 1 a 0 na primeira partida das semifinais. Mais uma vez, a arbitragem foi polêmica, ao deixar de marcar um penalti a favor do Bahia e anular um gol legal do Tricolor. Na outra semifinal, o Bahia de Feira venceu o Serrano fora de casa e tá quase nas finais.

Em Alagoas, o Coruripe levou o 2º turno ao vencer o ASA nos penaltis, após tomar 1 a 0 no tempo normal. Coruripe e ASA jogam mais duas partidas para decidir quem leva a taça de Campeão Alagoano 2011.

Em Pernambuco, o Sport venceu o clássico com o Náutico por 3 a 1 e pode até perder pela diferença de 1 gol para ir as finais. O Leão que penou para classificar-se chega com tudo na fase decisiva e já assusta os adversários. Na outra partida, o Santa Cruz venceu o Porto em Caruaru por 2 a 1 e está pertinho das finais.

Na Paraíba já esta tudo definido mesmo faltando uma rodada. Treze, CSP, Campinense e Botafogo estão classificados enquanto Desportiva e Miramar já cairam.

No Rio Grande, ABC e América decidirão o 2º Turno e uma vaga na final. O Santa Cruz espera de "camarote".

No Ceará, o Fortaleza foi derrotado pelo ICASA e ambos estão fora da decisão do 2º turno. Pior para o Fortaleza, que dá adeus ao campeonato e ainda ver o rival Ceará se classificar em primeiro, mesmo com a derrota para o Gaurany ontem, também por 3 a 2. Além do Ceará, classificaram-se Guarani, Horizonte e Guarany.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Humilhações expõe deficiências do Bahia

A goleada humilhante sofrida pelo Bahia na noite de ontem pelo menos serviu para expor as graves deficiências do clube que definitivamente, precisa melhorar muito para não voltar a ser rebaixado, um anos após subir para a Série A.

Apesar de 53% dos participantes da enquete promovida por esse blog não terem acreditado na classificação do Bahia, nem os mais pessimistas torcedores imaginariam uma goleada tão grande.

Dentre as constatações devido a campanha irregular no Baianão e as partidas na Copa do Brasil, podemos enumerar as seguintes:

O goleiro Omar, apesar de ser uma promessa, tem que ter um colega a altura disputando a vaga no gol.

Marcos e Dodô, no máximo, servem no máximo para compor o elenco.

Dany Morais deve ter uma chance nessa zaga. Thiego e Titi não podem falhar como falharam ontem.

Camacho não pode ser titular deste time.

Robert e Souza jamais podem atuar juntos.

Além disso o Bahia precisa de pelo menos, mais cinco jogadores de nível para o Brasileirão, sendo um goleiro, um lateral esquerdo, um zagueiro, um volante, um meia e um atacante.

Marcelinho, abra o olho ou então, as goleadas serão constantes.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bahia joga partida decisiva na Copa do Brasil

Quatro partidas movimentam a Copa do Brasil na noite de hoje. Duas dessas partidas decidirão os primeiros classificados para as quartas-de-final da competição. Como não poderia deixar de ser, o blog Futebol Nordeste dá o seus palpites para os jogos de hoje. Confira:

Flamengo x Horizonte/CE: O Flamengo está invicto na temporada, mas já dar sinais de que essa invencibilidade poderá cair a qualquer momento, mas provavelmente não será hoje, pois jogará em casa, contra o modesto Horizonte, surpresa cearense na competição. Palpite: Flamengo na cabeça.

Atlético/PR x Bahia: No primeiro jogo, o Bahia empatou nos últimos minutos, dando um pouco de esperança em classificar-se, mas a parada será dura, já que o Atlético joga em casa e tem a volta do "maestro" Paulo Bayer. Palpite: Empate heróico e classificação do Bahia.

Avaí x Botafogo: O Avaí já poderia estar com uma mão na vaga, se não permitisse o empate do Botafogo, depois de estar vencendo por 1 a 0. mesmo assim, o Fogão não terá forças para superar o time de Guga. Palpite: Vitória e classificação do Avaí.

Goiás x São Paulo: Desta vez, o Tricolor jogará precavido em Goiania, evitando o sufoco que foi a classificação contra o Santa Cruz. Palpite: Empate.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Três jogadores dividem a artilharia do Nordeste


Marcelo Nicássio do Ceará já tem 14 gols na temporada

Paulinho Marília, que era líder isolado da artilharia do Nordeste até a semana passada, não marcou na vitória do seu time contra o ASA na 1ª partida das finais do Alagoano e permitiu que Marcelo Nicássio e Cléo chegassem junto de novo.

Confira quem são os jogadores que mais fez gol na temporada pelo Nordeste:


1º Paulinho Marília (Coruripe-AL)
Cléo (Treze-PB)
Marcelo Nicássio (Ceará) 14 gols

4º Paulista (Porto-PE)
Wanderley (Guarany-CE) 13 gols

6º Cleiton (Tiradentes-CE)
Gilberto (Santa Cruz-PE) 12 gols

domingo, 17 de abril de 2011

Bahia goleia na estréia de Renê

O Bahia goleou o Vitória da Conquista por 4 a 0 no jogo da estreia de Renê Simões no comando tricolor.

O time apresentou-se um pouco melhor do que vinha mostrando em campo, jogando com mais objetividade e muita velocidade. E foi dessa forma que o Bahia venceu sem dificuldades.

Confira a nota dos jogadores do Bahia e do técnico:

Omar: Seguro, mas precisa melhorar a reposição. 7,0

Marcos: O mais fraco do Bahia hoje. Erra passes e cruza mal. 5,0

Titi: Perfeito na zaga. 8,0

Thiego: Boas antecipações. 7,0

Dodô: Precisa confiar mais em si. Tem potencial ofensivo, mas vacila na defesa. 6,0

Marcone: Tirou o pé em algumas jogadas. 5,5

Helder: Errou alguns passes. 6,0

Camacho: Fez uma de suas melhores partidas no Bahia. 8,0

Maurício: Muita velocidade e boas jogadas. errou alguns passes. 7,5

Souza: 2 gols e diversas assistências. Sua melhor partida no ano. 8,0

Zezinho: Ciscou muito e pouco produziu. 4,5

Lulinha: Entrou no lugar de Maurício e foi bem, criando algumas boas jogadas. 7,0

Robert: Substituiu Zezinho e deu uma linda assistência para o gol de Souza. 6,0

Rafael: Substituiu Souza e logo fez um gol. 8,0

Renê: Todas as substutuições surtiram efeito. Escalou o melhor que podia botar em campo. 8,0

Vitória da Conquista: Começou assustando, mas depois foi completamente envolvido. 3,0

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Coruripe e ASA começam a decidir Alagoano amanhã

Coruripe e ASA disputam em 2 partidas quem será o Campeão Alagoano de 2011 e o 1º jogo já é amanhã, as 15:30, com mando de campo do Coruripe.

O time da casa tem como destaque o artilheiro Paulinho Marília, que já fez 14 gols no ano, sendo o principal artilheiro do Nordeste na temporada. Já o ASA tem a melhor campanha da competição e joga a partida decisiva em casa, na próxima quarta-feira.

Em 2009 os dois times disputaram a final do campeonato, sendo que o ASA sagrou-se campeão. O ASA também foi o maior campeão da década passada, com 4 títulos contra 2 do Coruripe e disputa a Série B do Brasileirão.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Com 1º tempo sofrível, Bahia só empata com o Atletico/PR


Foto: Tribuna da Bahia on line

Jogando um 1º tempo abaixo da crítica, o Bahia só empatou com o Atlético/PR por 1 a 1 e agora terá a difícil missão de vencer o Furação no Paraná ou empatar com 2 ou mais gols.

O jogo começou parecendo que o Bahia que jogava fora de casa, respeitando demais o Atlético e errando muitos passes. Guerron perdeu duas boas chances ainda nos primeiros minutos da partida. Já nos minutos finais, quando o Bahia começou a melhorar discretamente, o Atlético marcou em um contra-ataque fulminante.

No segundo tempo, o Tricolor melhorou e começou a criar boas chances. Ainda assim, não apresentava um futebol convincente. Souza, que tinha acabado de perder 2 gols, foi substituido por Rafael e Ramon, que estava com pouca mobilidade, deu lugar a Maurício. O time melhorou e aos 40 minutos, depois de um rebote da zaga, Camacho fez um belo gol. Depois disso pouca coisa aconteceu até o apito final.

Ainda na noite de ontem, Renê Simões foi confirmado como novo técnico do Bahia, mas ainda não foi divulgado se ele treinará o time no domingo. Renê é o 4º técnico da temporada e olhe que ainda estamos no mêsde abril.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Só Palmeiras é favorito hoje


Quatro jogos abrem a 3ª fase da Copa do Brasil na noite de hoje. Três desses jogos prometem ser bastante equilibrados e não há favoritos. Confira meus palpites para os jogos de hoje:

Botafogo x Avaí: O Avaí não faz um grande campeonato catarinense e joga fora de casa, mas o Botafogo, que vai contar com o apoio de sua torcida, ainda carece de reforços a altura das suas tradições. Palpite: Vitória apertada do Botafogo.

Santo André x Palmeiras: Depois do desmanche logo após a bela campanha do Paulistão do ano passado, o Santo André só faz vergonha a sua torcida. Palpite: Vitória fácil do Palmeiras.

Náutico x Vasco: O Estádio dos Aflitos estará lotado de auvi-rubros para empurrar o Timbu pra cima do Vasco, que ainda não se encontrou esse ano. Palpite: Vitória do Náutico.

Bahia x Atlético/PR: O técnico interino Chiquinho de Assis do Bahia promete escalar um time mais ofensivo que o que vinha sendo escalado pelo Benazzi, além disso, o tricolor terá o apoio em massa de sua torcida e a volta de Ramon, melhor jogador do Bahia na temporada. Já o Atlético deverá sentir a falta de Paulo Bayer. Palpite: Vitória do Bahia.

Paulinho Marília é artilheiro do Nordeste


Paulinho Marília, atacante do Coruripe

O jogador Paulinho Marília do Coruripe-AL, depois das rodadas do meio e do fim de semana, passou a ser o artilheiro isolado do Nordeste na temporada 2011. Confira os principais artilheiros da região.

1º Paulinho Marília (Coruripe-AL) 14 gols

2º Cléo (Treze-PB)
Marcelo Nicássio (Ceará)
Paulista (Porto-PE)
Wanderley (Guarany-CE) 13 gols

6º Cleiton (Tiradentes-CE)
Gilberto (Santa Cruz-PE) 12 gols

terça-feira, 12 de abril de 2011

Zebra ou marmelada?

Estão dizendo que Santa Cruz e Náutico entregaram a partida no domingo para evitar o confronto com o Sport nas semifinais do pernambucano, já que o Sport provavelmente ficará em 4º, devendo enfrentar o 1º colocado.

Será que o Sport está tão temido assim?

domingo, 10 de abril de 2011

Zebra passeiou pelo Nordeste


A zebra apareceu nos principais campeonatos do Nordeste nesse domingo. O animal andou pastando pelos campos da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Pelo Baianão, o Bahia perdeu a 5ª partida do ano e dessa vez foi para o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0. Antes do gol do Atlético um dirigente do time do interior agrediu o auxiliar Alessandro Matos pelas costas, após este ter dado impedimento acertadamente, em uma jogada que resultou no gol do Atlético. A derrota resultou na demissão do técnico Vagner Benazzi. Joel Santana, Renê Simões, Celso Roth e Geninho são cotados para assumir o comando tricolor.

Em Pernambuco, os já classificados Náutico e Santa Cruz foram derrotados por América e Vitória, respectivamente. O Sport foi beneficiado pela derrota do Central sobre o Ypiranga e já está nas semifinais.

Pelo Cearense, o Fortaleza perdeu para o Guarany por 3 a 1 e está fora da zona de classificação do 2º turno. O Ceará goleou o Ferroviário e é líder isolado.

Penútima rodada do Pernambucano pode definir semifinalistas

A penúltima rodada do campeonato pernambucano, que começou ontem, pode definir os 4 semifinalistas do torneio. Para isso, basta que o Central perca para o Ypiranga, pois assim o time de Caruaru não poderia mais alcançar o Sport que está na 4ª colocação, nem o Porto, que está na 3ª colocação e 5 pontos a frente do Central.

O Sport se manteve no G4 ao vencer o Porto por 3 a 1 na tarde de ontem. O atual campeão do torneio abriu 4 pontos de diferença do Central faltando ainda dois jogos para o adversário.

O Santa Cruz joga com o Vitória e pode garantir a 1ª colocação se vencer o jogo de hoje e o Náutico perder a partida que fará contra o Vitória. Neste caso o Santinha abriria 3 pontos e na última rodada o Náutico não mais poderia alcançá-lo, já que o Timbu tem uma vitória a menos.

sábado, 9 de abril de 2011

Coruripe é o 1º finalista

O Coruripe é o 1º finalistas do Campeonato Alagoano. O time da zona da mata conseguiu a vaga ao vencer o Murici, atual campeão, por 3 a 1, gols de Paulinho Marília, Lindoval e Ivan, descontando Gustavo para o Muricí.

A segunda vaga será disputada entre ASA e Corinthians Alagoano, que jogam amanhã, às 16:00 em Arapiraca.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Santinha lutou, mas caiu. Bahia está nas oitavas


Foto Eduardo Martins (Agência A Tarde)

Dos 5 clubes nordestinos que disputavam vagas na noite de ontem, para as oitavas-de-final da Copa do Brasil , apenas o Bahia conseguiu classificar-se. Além do Bahia, Náutico, Horizonte e Ceará, continuam representando o Nordeste na competição.

A previsão do blog só errou o palpite do jogo Santo André x Sampaio Corrêa, pois apostou no empate e classificação o time maranhense. Deu Santo André 1 a 0, que se classificou por fazer mais gols na casa do adversário.

O ABC perdeu pro Vasco de virada por 2 a 1. O time potiguar vendeu caro a sua classificação, pois o Vasco só conseguiu desempatar aos 32' do segundo tempo e quando tinha superioridade numérica em campo.

O Botafogo-PB teria que ganhar do Caxias fora de casa, mas acabou perdendo por 3 a 1, dando adeus a classificação.

O Santa Cruz tomou um gol logo nos primeiros minutos, deixando transparecer que ia ser fácil ser batido, porém o time pernambucano impos uma marcação muito forte nos jogadores de ataque do São Paulo e quase leva a partida para os penaltis, mesmo jogando com um a menos. Ilsinho deu a vitória ao São Paulo, aos 27' do segundo tempo.

A torcida do Bahia, baseado no que viu no jogo de ida, acreditou que ia ser fácil passar pelo Payssandu, porém o Bahia se complicou na segunda etapa e quase que o Payssandu sai de Salvador classificado.

O Tricolor teve menos chances que na partida em Belém, mesmo assim fez 2 a 0, ainda no primeiro tempo, através de Souza. No segundo tempo Marcos fez contra para o Payssandu e logo depois o Bahia ficou com um a menos, já que Helder foi expulso. A partir daí o jogo foi bastante tenso, com chances para os dois lados.

Só faltou mais ousadia ao Payssandu, que poderia ter empatado o jogo e se cassificado pelo critério de gols marcados na casa do adversário, mas o time do Pará preferiu manter a cautela na defesa e arriscar-se pouco ao ataque.

No final do jogo, a suspeita de que Benazzi, técnico do Bahia, iria pedir demissão não se concretizou e ele continua no cargo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Palpites para os jogos e volta da Copa do Brasil

Segue abaixo os palpites do "Futebol Nordeste" para os jogos com participação de clubes nordestino pela Copa do Brasil:

Caxias x Botafogo/PB: O time Gaúcho venceu o jogo de ida e tem um elenco mais qualificado que o Botafogo da Paraíba. Palpite: Vitória e clasificação do Caxias.

Santo André x Sampaio Corrêa/MA: O Sampaio venceu por 3 a 2 em casa e depende do empate para classificar-se. O Santo André não passa por uma boa fase. Palpite: Empate e clasificação do Sampaio Corrêa.

Vasco x ABC/RN: O ABC não conseguirá segurar o Vasco no São Januário, como fez no Frasqueirão. Palpite: Vitória e classificação do Vasco.

Bahia x Payssandu: Mesmo não estando jogando bem, o Bahia, que joga em casa, é mais time que o Papão, pelo menos baseado no que foi visto no jogo de ida, quando os times empataram em 0 a 0. Palpite: Vitória e classificação do Bahia.

São Paulo x Santa Cruz: O Santinha não conseguirá segurar o ímpeto do ataque do triclor paulista, que apoiado por sua torcida, vai pra cima desde os primeiros minutos de jogo. Palpite. Vitória e clasasificação do São Paulo.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Artilheiros do Nordeste em 2011


Cléo do Treze F. C. é um dos maiores artilheiros do Nordeste na temporada 2011

1º Gilberto (Santa Cruz-PE)
Cléo (Treze-PB)
Paulista (Porto-PE)
Paulinho Marília (Coruripe-AL) - 12 gols

5º Dinda (Santa Rita-AL) - 11 gols

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1ª derrota de Benazzi expõe fragilidades do Bahia


O Bahia perdeu ontem pela primeira vez desde que o técnico Vagner Benazzi assumiu o comando do time.

Até então, o restropecto do técnico era muito bom, com 7 vitórias e 4 empates. A defesa, que era a mais vazada na era "Rogério Lourenço" passou a tomar pouquíssimos gols.

Mesmo com os numeros ao seu favor, Benazzi não contava com o apoio de parte da torcida, fato confirmado pelas vaias que o time levou em alguns jogos, mesmo vencendo.

A derrota de ontem, na verdade, só fez expor as fragilidades do time, que de fato, está muito longe de ser um time competitivo para o Campeonato Brasileiro.

Podemos citar algumas dessas fragilidades a seguir:

1) Marcos e Dodô já melhoraram bastante desde o início da temporada, mas podem ser, no máximo reservas do time que disputará o Brasileirão.

2) Thiego e Titi vem tomando poucos gols, mas não têm reservas a altura. Talvez Dany Moraes dê mais qualidade ao setor.

3) O Bahia precisa de mais um volante "pegador" pra disputar a vaga com Marcone.

4) Boquita não tem condições de ser titular do Bahia.

5) Ramon e Tressor jogam na mesma posição, têm as mesmas qualidades e os mesmos defeitos e não podem jogar juntos.

6) Robert e Souza não podem jogar juntos de jeito nenhum.

7) Rafael é titular desse time, só basta definir quem vai jogar ao lado dele no ataque.

8) Finalmente, Benazzi, depois de 12 partidas ainda não conseguiu dar um padão de jogo ao time.

domingo, 3 de abril de 2011

Santa vence clássico e já está nas semifinais


Foto Guga Matos/JC imagens

O Santa Cruz venceu o clássico contra o Sport hoje na Ilha do Retiro e reassumiu a liderança do campeonato pernambucano.

Os gols da partida foram marcados por Gilberto aos 32' e 38' do segundo tempo. A rodada consolidou o Santinha nas semifinais do campeonato. O outro classificado é o Náutico, que venceu o Central por 4 a 3.

Faltam duas rodadas para o término da fase classificatória e ainda restam duas vagas para as semifinais, que serão disputadas por Porto (38), Sport (34) e Central (33).

Depois da vitória contra o São Paulo na quarta e contra o Sport no clássico de hoje, da pra acreditar que o Santa Cruz tem tudo para fazer uam temporada de redenção em 2011, se colocando entre um dos principais favoritos ao título pernambucano e a ascenção a Série C do Campeonato Brasileiro.

Quanto ao Sport, pelo que vem jogando, não será surpresa se ficar de fora das semifinais do campeonato pernambucano.

sábado, 2 de abril de 2011

Sairam os classificados no Campeonato Alagoano

Terminou hoje a fase classificatória do Alagoano com o ASA campeão do "turnão". Além do ASA, Coruripe, Murici e Corinhthians Alagoano também classicaram-se para as semifinais do certame. O Murici tenta o bi-campeonato.

O Santa Rita e o Ipanema foram rebaixados para a 2ª divisão. O tradicional CSA quase era novamente rebaixado e só não foi porque Washington marcou o gol da vitória do CSA aos 45' da fase final no clássico contra o CRB.