quinta-feira, 31 de março de 2011

Cearenses na 3ª fase, Santa Cruz surpreende


Ceará e Horizonte/CE conseguiram, na noite de ontem, a classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil. Quanto ao Ceará, já era de se esperar, pela fase que o time está passando e pelo adversário que não está nos seus melhores dias. Já a classificação do Horizonte foi uma grata surpresa, pois o time enfrentou o Guarani/SP, que apesar de não estar passando por uma boa fase, é um dos tradicionais times do futebol brasileiro. O "Futebol Nordeste" acertou o palpite no jogo do Ceará, mas errou ao apostar na vitória do Guarani.

Mas a vitória mais expressiva da noite foi a do Santa Cruz, que bateu o São Paulo por 1 a 0 com um gol contra de Rodrigo Souto. Vitória expressiva porque o Santa Cruz jogou com um dos melhores times do futebol brasileiro, que tem uma estrutura e um modelo de gestão comparada até com grandes clubes do futebol europeu, porém futebol é 11 contra 11 e o Santinha, apoiado por sua torcida, teve mais vontade de vencer e por isso venceu. O nosso palpite foi na mosca.

No Mangueirão, o Bahia perdeu a grande chance de sair clasificado de Belém, já que adversário Paissandu fez uma péssima partida, falhando grosseiramente na defesa e errando muito passes no meio, deixando os atacantes isolados e facilitando o trabalho de Omar, goleiro tricolor. Mas o Bahia não se aproveitou disso e abusou de perder gols. Méritos também para o goleiro Alexandre Fávaro, do Paissandu.
Com tantos erros de ambos os lados, o placar só poderia ser 0 a 0 e o Bahia agora decide em casa a sua classificação. Mais uma cravada do "Futebol Nordeste" que apostou no empate.

ABC e Vasco ficara no 0 a 0 e agora o ABC terá que vencer no São Januário. Bola fora do Futebol Nordeste que apostou na vitória vascaina.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Palpites para os jogos de hoje pela Copa do Brasil

Cinco clubes nordestinos entram em campo hoje pela 2ª rodada da Copa do Brasil. Para Ceará e Horizonte os jogos serão decisivos, já que a primeira partida foi disputada na semana passada.

Em enquete realizada pelo Futebol Nordeste, o Bahia é o favorito para fazer a melhor campanha entre os nordestinos com 34%, seguido do Náutico, que já está na 3ª fase, com 23%, Santa Cruz, com 15%, Outros clubes também tem 15%, Ceará tem 7% e o Botafogo/PB, já eliminado tem 3%.

Confira os palpites do Futebol Nordeste:

ABC/RN x Vasco: Parada dura para o ABC, que perdeu o 1º turno do Campeonato potiguar para o Santa Cruz, após ser goelado por 4 a 0. O Vasco vem se recuperando no Carioca e é favorito. Palpite: vitória do Vasco.

Payssandu x Bahia: Os dois times vem bem nos respectivos estaduais, mas o Payssandu vive um momento de maior euforia, pois conquistou o 1º turno do Paraense e de quebra, tem o artilheiro do Brasil na temporada, o atacante Rafael. Palpite: um empate com muitos gols.

Santa Cruz x São Paulo: O Santinha, em excelente fase no Pernambucano, contará com o apoio em massa de sua torcida, mas terá que encarar o forte e festejado São Paulo, após o 100º gol de Ceni e a contratação de Luís Fabiano. Palpite: vitória do Santa Cruz.

Guarani/SP x Horizonte/CE: No 1º jogo deu 1 a 1. Agora ficará difícil para o Horizonte vencer fora e casa. Palpite: vitória e classificação do Guarani.

Ceará x Brasiliense: O Ceará conseguiu arrancar um empate fora de casa na 1ª partida e agora não terá dificuldades para classificar-se. Palpite: vitória do Ceará.

terça-feira, 29 de março de 2011

O que esperar dos nordestinos na Copa do Brasil


O Sport foi o único time do Nordeste a ganhar a Copa do Brasil

A Copa do Brasil foi criada em 1989 com a intenção de juntar todos os estados brasileiros e mais o D.F. em um único torneio, onde times médios e pequenos tivessem a oportunidade de duelar com os grandes times do futebol brasileiro.

A participação desses times e a fórmula de disputa permitiram que equipes consideradas pequenas e médias chegassem a final e até conquistassem a copa, como aconteceu com o Criciúma em 1991, o Juventude em 1999, o Santo André em 2004 e o Paulista em 2005. Por esses motivos a Copa do Brasil é considerado o torneio mais democrático do país.

Mesmo dando oportunidade a clubes das 4 divisões e até aos que não estão em nenhuma divisão do futebol brasileiro, os clubes da Região Nordeste não tem tido muita sorte neste torneio. Em 22 edições, a região só conseguiu um título, conquistado pelo Sport (08) e só chegou a final por 4 vezes: Sport (89 e 08), Ceará (94) e Vitória (10), o que é muito pouco se for considerar que o Nordeste é a região com mais representantes no torneio, em função da quantidade de estados participantes.

Amanhã 5 clubes da nordestinos entrarão em campo para tentar melhorar a performance da região na competição, mas não nos iludamos, pois dos 5 jogos envolvendo clubes nordestinos, apenas Bahia e Ceará são favoritos para passarem de fase. O Náutico já está classificado para a 3ª fase.

Confira os jogos de amanhã: ABC x Vasco, Paissandu x Bahia, Santa Cruz x São Paulo, Guarani-SP x Horizonte-CE, Ceará x Brasiliense.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sport finalmente no G4

O Sport finalmente alcançou a zona de classificação do Campeonato Pernambucano e o momento não poderia ser melhor, pois só faltam 3 rodadas para o fim da primeira fase e a torcida já estava preocupada em não conseguir a classificação, pois o time não conseguia entrar no G4.

A 4ª colocação foi conseguida após o Leão bater o Central, fora de casa, por 3 a 2, em um jogo bastante difícil, já que o Central é um dos melhores times da competição, chegando até a liderar o campeonato. O Central ocupa a 5ª colocação com 33 pontos, um a menos que o Rubro-Negro.

Já o Náutico, venceu o Ypiranga por 3 a 0 fora de casa e se manteve na vice-liderança com 41 pontos, isso porque o Santa Cruz bateu o Porto por 2 a 0 e continua líder, também com 41 pontos. Completa o G4 o time do Porto, que tem 35 pontos.

domingo, 27 de março de 2011

Bahia goleia xará de Feira

O Bahia venceu o Bahia de Feira por 3 a 0, mas apesar do placar dilatado, o time ainda continuou mostrando deficiências, principalmente no setor defensivo, onde o Xará de Feira só não marcou porque Omar estava numa tarde muito feliz.

A entrada de Boquita no lugar de Tressor, com Ramon jogando mais livre, deu mais mobilidade ao ataque tricolor, mas não tornou a defesa mais segura, o que é um fato bastante curioso, já que a defesa do Bahia, desde a entrada de Omar e Thiego, vem sofrendo muito poucos gols, porém os atacantes adversários facilmente chegam em condições de arremate.

Veja a nota dos jogadores tricolores:

Omar: Fez defesas importantes quando o Bahia de Feira era melhor. 8,0

Marcos: Bem no apoio, regular na defesa. 6,5

Thiego: Algumas falhas por afobação. 5,0

Titi: Muito lento. 5,0

Dodô: Apesar do golaço e de estar melhorando no apoio, muito deficiente na defesa. 6,0

Marcone: Desligado. 4,0

Helder: Qualidade no passe, mas às vezes prende a bola demais. 6,0

Boquita: Quase que despercebido. 4,0

Ramon: Excelente partida, sendo o principal articulador do time. 9,0

Jones: Fez um gol e saiu logo no início. Sem nota

Rafael: Lutou bastante, mas furou uma bola incrível. 6,0

Robert: Desencantou, mas continua abaixo da crítica. 3,0

Zezinho: Precisa jogar mais pro time. 5,0

Souza: Mesmo voltando de um longo período de inatividade, mostrou que pode ser útil ao time. 6,0

Benazzi: Falhou ao substituir Ramon. 6,0

Bahia de Feira: Muito bom time do meio pra frente, mas deficiênte no setor defensivo. 4,0

sexta-feira, 25 de março de 2011

Bahia vence, mas sai vaiado


Foto: Eduardo Martins (Agência A Tarde)

O Bahia venceu o Atlético de Alagoinhas por 1 a 0 e assumiu a liderança do seu grupo no Baianão, porém o time saiu vaiado pelo mal futebol apresentado.

Quanto aos supostos erros de arbitragem, que parte da imprensa quer fazer crer que são propositais para ajudar o Bahia, lembro que na 1ª fase o Tricolor foi derrotado com a ajuda direta da arbitragem, em pelo menos 3 jogos: contra o Serrano em Conquista, contra o Fluminense em Salvador e contra o Camaçari em Camaçari.

As falhas grotescas dos árbitros baianos a meu ver, tem mais haver com a deficiência do atual quadro da FBF, que precisa qualificar melhor os seus árbitros e auxiliares.

Confira a nota dos jogadores do Bahia ontem:

Omar: Falhou em alguns lances, ams fez boas defesas. 6,0

Gabriel: Mesmo improvisado, não comprometeu. 6,0

Thiego: Meio estabanado. 5,0

Titi: Deixou os pequenos atacantes do Atlético cabecear bolas perigosas. 5,0

Marcone: Desligado no jogo. 4,0

Helder: Outro desligado. 4,0

Tresor: Estava lento, não conseguiu armar as jogadas como se esperava. 4,5

Zezinho: Substituiu Tressor e deu mais mobilidade ao meio. Ainda assim pareceu foar d eritmoe perdeu dois gols feito. 5,0

Ramon: Começou muito bem o jogo no 2º tempo deu o passe para o gol. Mesmo cansado era jogador mais importante e não deveria ser substituido. 7,0

Camacho: Não deu sequencia a boa participação d eRamno. 3,0

Rafael: Lutador, fez o gols da vitória. 7,0

Robert: Continua péssimo. 2,0

Jones: Apenas lampejos de boas jogadas pela direita. 4,0

Benazzi: Errou ao substituir Ramon. precisa também melhorar o posicionamento de seus zagueiros.

Atletico: Tem até um bom toque de bola, falta melhorar a pontaria de seus jogadores. 6,0

quinta-feira, 24 de março de 2011

Santa vence e Náutico goleia

O Santa Cruz venceu o América por 2 a 1 pelo Campeonato Pernambucano e se manteve na liderança do certame. O artilheiro Gilberto, sondado por times da Série A, marcou mais uma vez.

O Náutico está "coladinho" com o Santa, goleou o Salgueiro por 5 a 1, com destaque para Bruno Meneghel e Ricardo Xavier, que marcaram 2 gols cada.

O Sport, que tem 10 pontos a menos que os rivais e 5 a menos que o 4º colocado, joga hoje contra o Cabense e mesmo que vença, não entra no G4, porém se perder a sua classificação estará comprometida a 4 rodadas do final da fase classificatória.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Um boi para salvar o hexa

Num ato de desespero, Sport paga dívida com babalorixá na esperança de conseguir o tão sonhado título

Ontem, no início da tarde, dois representantes enviados pela diretoria do Sport subiram as ladeiras do Jordão Baixo para bater na porta do babalorixá Pai Carlos. Na Catedral de Ynhansã, um terreiro de candomblé, o assessor de imprensa do clube, Amaury Veloso, entregou uma maleta com R$ 5 mil ao pai de santo, valor referente à dívida que teria sido contraída pelo Sport em 2008, segundo explicou o babalorixá.

Ao misturar de maneira oficial (o pagamento foi autorizado pelo presidente Gustavo Dubeux) futebol com religião, a diretoria rubro-negra escancara seu grau de desespero com a má fase do time, seriamente ameaçado de ser eliminado ainda na primeira fase do Pernambucano. Senão o maior, o adeus precoce ao sonhado hexa seria certamente um dos maiores vexames da história do clube.

A história começa com o título da Copa do Brasil. Há aproximadamente três anos, um torcedor contratou os serviços do babalorixá com o objetivo de ´assegurar`a inédita conquista. Até hoje o nome do empresário é mantido em sigilo. Segundo Pai Carlos, depois da confirmação do título, Exu, entidade que teria ´ajudado` o Sport, pediu uma oferenda em troca ao clube. ´Exu queria um búfalo, mas é complicado achar por aqui. Então ele aceitou um boi mesmo. O pagamento tinha que vir do clube, não podia ser de torcedor`, disse.

Pai Carlos, no entanto, esclarece: ´O boi não garante o hexa. O Sport apenas pagou uma dívida. Não estou fazendo nenhum trabalho para o time ser campeão. Mas o pagamento vai abrir os caminhos e espantar a nuvem negra que ronda o Sport. Agora resta aos jogadores e ao técnico lutar e se preparar espiritualmente.`

De acordo com Pai Carlos, o dinheiro será totalmente revertido para a compra de um boi. O babalorixá garante que vai conversar com Exu para evitar o sacrifício do animal. ´Se ele autorizar, prefiro doar o boi para uma entidade filantrópica.` As ameaças de torcedores têm sido frequentes. ´Eles dizem que vão me mandar para o Cotel, que não possomatar o boi. Se for assim, terão que prender todos os babalorixás.`

O ritual será realizado no mesmo terreiro visitado ontem pela reportagem do Superesportes. Apesar de ainda não ter sido agendado, deve ocorrer até a próxima sexta-feira. Uma cerimônia a portas fechadas, com cerca de quatro horas de duração, que deve contar com a presença de 25 pessoas.

Matéria extraída da versão on line do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 21 de março de 2011

Santa Cruz conquista 1º turno Potiguar

O Santa Cruz conquistou o 1º turno do Campeonato Potiguar ao golear o favorito ABC de Natal por 4 a 0, com show do atacante Quirino, que balançou as redes 3 vezes para o time da cidade de Santa Cruz.

O clube criado em 2004 já está na final do Campeonato Potiguar, sendo este, o 2º título de sua história, já que tinha conquistado o título da 2ª divisão potiguar em 2004.

Resta ao ABC e ao América, os mais tradicionais times do estado, conquistarem o 2º turno para disputar o título com o Santa Cruz em maio.

domingo, 20 de março de 2011

Empate no Clássico das Emoções mantêm times na liderança


Santa Cruz e Náutico empataram em um jogo emocionante, fazendo jus ao nome do clássico. o jogo terminou em 3 a 3, com todos os gols acontecendo no primeiro tempo.

O empate manteve os dois times na liderança, agora com 35 pontos, sendo que o Santa tem uma Vitória a mais que o rival.

A liderança só não foi tomada pelo Central porque o time de Caruaru foi goleado por 4 a 0 pelo Porto no clássico local, com destaque para o jogador Paulista, que marcou os 4 gols do Porto.

Já o Sport decepcionou de novo ao perder para o Vitória por 2 a 1 e se manteve na 5² colocação, com 4 pontos de desvantagem em relação ao Porto.

Bahia joga mal e só empata

O empate foi lucro pelo que jogou o Bahia na abertura da segunda fase do Baianão. O tricolor não foi bem em nenhum dos setores do campo e até Omar falhou no primeiro gol do Vitória da Conquista, acabando com a invencibilidade do arqueiro tricolor na competição.

O Bahia chegou a virar no 2º tempo com Marcos e Ramon, mas o Vitória da Conquista voltou a empatar o jogo no final da partida. Confira a nota dos jogadores tricolores:

Omar: Falhou no 1º gol, mas fez boas defesas no decorrer da partida. Deu mais rebote que o habitual. 6,0

Marcos: O golaço salvou sua atuação. 6,0.

Titi: Viril, mas um pouco atrapalhado. 5,0

Thiego: Bateu cabeça na partida de hoje. 5,0

Dodô: Péssimo na marcação. 3,0

Gabriel: Jogando improvisado, foi melhor que o titular Dodô. 6,0

Helder: A maior parte do tempo ficou sumido, mas quando apareceu, mostrou qualidade. 5,0

Ramon: Quando jogou avançado, foi o melhor em campo. 6,0

Tressor: Fez a sua pior partida no Bahia. 3,0

Boquita: Não contribuiu muito. 5,0

Rafael: Pelo menos lutou. 5,0

Robert: O pior em campo. 1,0

Bruno Paulo: Não teve muito tempo: Sem nota.

Benazzi: Demorou muito para tirar Robert. 5,0

Vitória da Conquista: Um bom toque de bola, principalmente na primeira etapa. 7,0

Clássico pela liderança

Santa Cruz e Náutico jogam nesta tarde pela liderança isolada do Campeonato Pernambucano. Os dois times dividem a liderança do certame com 34 pontos.

Caso o jogo termine empatado, o Central pode reassumir a liderança, caso vença o clássico contra o Porto.

Já o Sport tem que vencer o Vitória ou sua classificação poderá ficar comprometida, já que é o 5º colocado, fora da zona de classificação.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fortaleza goleado em casa e fora da Copa do Brasil

Não adianta defender mais espaço na mídia para os times do Nordeste. Não adianta ironizar os nordestinos que torcem para os times do eixo Rio-São Paulo. Não adianta criticar as empresas que não investem nas equipes da região, se os clubes nordestinos não fazem a parte deles.

Ontem mais uma vez um time nordestino dá vexame em rede nacional. O Fortaleza foi goleado em pleno Castelão pelo Flamengo, com a maior parte da torcida ao seu favor.

O time do Rio, que contou com torcedores de várias partes do Nordeste,venceu o Leão por 3 a 0, em um jogo onde o Fortaleza não teve uma chance clara de gol. Muito pouco para um time que tem uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do Nordeste.

Já a diretoria do time cearense não deve estar muito triste, já que majorou o preço do ingresso para R$ 50, alto até para os padrões do Rio de Janeiro, e mesmo assim a torcida compareceu em grande numero, ainda que tenha que dividir a renda com o Flamengo, já que o segundo jogo não acontecerá.

terça-feira, 15 de março de 2011

Bahia favorito ao título

Mesmo só garantindo a classificação na última rodada do Baianão e ficando em 3º na classificação geral, o Bahia é o favorito para a conquista do título baiano. Pelo menos é o que aponta a enquete promovida por esse blog, onde o Tricolor é favorito para 51% dos participantes. Já o Vitória, melhor time da 1ª fase, com 6 pontos a frente do Bahia, é favorito para 30% dos participantes.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Náutico pode retomar a liderança

O Náutico pode hoje, retomar a liderança do campeonato pernambucano após perdê-la ontem para o Central, que venceu o Araripina por 1 a 0.

Quem também venceu ontem foi o Santa Cruz, que goleou o Petrolina por 3 a 0, fora de casa e assumiu provisoriamente a vice-liderança.

O Sport voltou a decepcionar e só empatou com o Salgueiro, na Ilha do Retiro, sem abertura de placar.

Esse empate pode tirar o Sport da zona de classificação, caso o porto vença o Ipiranga em casa, logo mais.

Confira a classificação:

CLUBE PG JG
1 Central 33 15
2 Santa Cruz 31 15
3 Náutico 31 14
4 Sport 25 15
5 Porto 23 14
6 Salgueiro 19 15
7 Petrolina 18 15
8 Cabense 16 14
9 Araripina 15 15
10 Vitória 14 14
11 Ypiranga 13 14
12 América 7 14

No jogo da ressaca, Bahia só empata com o Feirense

O Bahia jogou com o Feirense nesta quarta-feira de cinzas parecendo que ainda estava de ressaca do carnaval. O time mostrou-se pouco criativo e as chances de gol foram bem escassas. Desta forma, o placar não poderia ser outro, senão 0 a 0, já que o Feirense também não demonstrou ser um time muito qualificado na parte ofensiva. Confira as notas dos jogadores:

Omar: Duas boas defesas no 1º tempo. 7,5

Marcos: Apareceu muito no início do jogo e depois sumiu. 5,5

Thiego: Soberano na defesa. 8,0

Luisão: Deu conta do recado. 7,0

Dodô: Se apresenta bem, mas sempre finaliza mal as jogadas. 5,0

Marcone: Bom no desarme, mas infeliz quando quer se meter a fazer lançamentos longos para os atacantes. 6,5

Helder: Muita qualidade na saída de bola. 7,5

Ramon: Estava muito recuado. Errou alguns passes. 5,5

Tressor: Continua preciso quando passa a bola. 7,5

Robert: Muita luta e só. 4,5

Jones: Errou quase tudo que tentou. Não estava numa noite feliz. 3,0

Rafael: Entrou no lugar de Jones e deu mais movimentação ao ataque. 7,0

Camacho: Substituiu Tressor sem brilho. 5,5

Bruno Paulo: Entrou no final. Sem nota.

Benazi: Bem nas substituições. 7,0

Feirense: Jogou impondo uma forte marcação, o que deu o resultado esperado já que não tomou gol. Faltou amis ousadia. 5,5

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sport eliminado da Copa do Brasil

Depois do Vitória, outro Rubro-Negro saiu precocemente da Copa do Brasil. O Sport foi eliminado ao empatar com o modesto Sampaio Corrêa por 2 a 2 em plena Ilha do Retiro.

Resta ao campeão da Copa do Brasil de 2008 tentar conquistar o hexacampeonato pernambcano, que também não está fácil para o Leão da Ilha.

Bahia finalmente no G4


Foto: Eduardo Martins (Agência A Tarde)

O Bahia finalmente entrou no G4 do Grupo 2 ao golear o Ipitanga, outrora algoz do tricolor, por 3 a 0, com gols de Ramon, Bruno Paulo e Tressor Moreno, todos no 2º tempo. O empate do Atlético e as derrotas de Colo-Colo e Vitória da Conquista ajudaram o Bahia a assumir a 2ª colocação.

Apesar da vitória folgada, o Bahia mostrou-se precipitado na 1ª etapa e o Ipitanga chegou a assustar. O time se articulava bem pelo meio e pelas laterais, mas as conclusões da jogada não eram exitosas, muito por causa da noite pouco feliz do atacante Rafael, que chegou a perder um penalti.

No segundo tempo, o Tricolor deslanchou, a partir do 1º gol e poderia ter saído até com um placar mais dilatado, mas o time preferiu diminuir o ritmo da partida. Veja as notas do time:

Omar: Fez uma defesa milagrosa. 8,0

Marcos: 4ª partida seguida que vem jogando bem. Falta melhorar nos cruzamentos. 7,0

Titi: Poucos recursos. No final quase entregou. 5,0

Tiego: Viril sem ser violento. 6,5

Dodô: Melhor que nas partidas anteriores, chegando até a arriscar algumas jogadas em profundidade. Muitas vezes faltou coragem para entrar nas divididas. 6,0

Jataí: Fez falta demais. 5,5

Helder: Pareceu desligado no jogo. 5,0

Ramon: Outra boa partida apesar de alguns erros de passe. 7,0

Tressor: Jogou muito na armação das jogadas. Incrível a qualidade do passe desse colombiano. 8,5

Jones: Foi um dos melhores do 1º tempo, mas se contundiu. 8,0

Rafael: Noite infeliz. perdeu penalti e não conseguiu finalizar uma vez. 4,5

Bruno Paulo: Apesar do gol, precisa prender menos a bola e jogar mais sério. 6,0

Boquita e Camacho: Entraram com a partida liquidada. Sem nota.

Benazzi: Ao escalar 2 meias, como não se ver a muito tempo no Bahia, deu qualidade ao time. 8,0

Ipitanga: Time fraco e violento. O goleiro se destaca. Sassá, artilheiro do time ficou isolado. 3,0