segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Clássico-Rei decidirá 1º turno no Ceará


O primeiro turno do Campeonato Cearense vai ser decidido entre as duas maiores forças do estado. Fortaleza e Ceará se clasificaram no final-de-semana ao baterem Guarany e Horizonte, respectivamente.

O Ceará é o favorito para vencer o Clássico-Rei e consequentemente o 1º turno pela campanha que fez e por ter jogadores de melhor qualidade que o rival Fortaleza.

Vai ser a oportunidade do Vozão retomar a hegemonia do estadual, depois de uma década onde o Fortaleza venceu 8 dos 10 campeonatos estaduais.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vitória eliminado pelo Botafogo da Paraíba


Dizem que os remédios genéricos fazem o mesmo efeito que os originais, sendo bem mais barato. No futebol o Botafogo da Paraíba, que a torcida do Vitória estava chamando de Botafogo genérico, fez um efeito ainda melhor, já que classificou-se para a 2ª fase da Copa do Brasil, ao empatar com o Vitória no Barradão em 0 a 0 e vencer em João Pessoa por 3 a 1 no 1º jogo. Já o famoso e caro Botafogo do Rio, perdeu para o River Plate "genérico" por 1 a 0, mas terá a chance de reverter o placar no Rio.

Logo o Vitória que foi vice-campeão deste torneio no ano passado e que precisava fazer outra boa campanha, já que está desgastado com a torcida, após ser rebaixado para a Série B do Brasileiro.

Quanto a situação de Antônio Lopes, que foi mantido mesmo não salvando o Vitória do rebaixamento, tem sua situação bastante complicada, após a derrota no Ba x Vi e essa desclassificação inesperada.

O certo é que a diretoria do rubro-negro montou um time bem inferior ao do ano passado e que vai precisar urgentemente, reformular o seu plantel. Só não sabemos é se terá grana para isso, já que o Leão não faz mais parte da elite do futebol Brasileiro.

Bahia goleia pela 1ª vez no ano

O Bahia passou para a 2ª fase da Copa do Brasil ao golear o São Domingos/SE por 5 a 1 no Pituaçu, em um jogo onde o Tricolor ainda apresentou deficiências preocupantes na defesa, mas evoluções consideráveis no meio-de-campo e no ataque.

Confira a nota de cada jogador do Bahia na partida de ontem:

Omar: Algumas defesas importantes no 1º tempo. Poderia ter evitado o gol adversário no final. 7,0

Marcos: Apoiou bastante e ainda fez 2 gols. Ainda precisa melhorar quando defende. 7,5

Titi: Poucos recursos e muito lento. O adversário ajudou. 5,0

Thiego: Um pouco melhor que Titi. 5,5

Dodô: Um péssimo primeiro tempo. Evoluiu bastante na segunda etapa: 4,0

Marcone: Não foi tão bem como no Ba x Vi, mas fez outra bela partida. 7,5

Jataí: Bastante combativo. Roubou diversas bolas. 7,0

Helder: Alguns lampejos de belas jogadas. Saiu no intervalo. 6,5

Boquita: Entrou no lugar de Helder e fez o feijão-com-arroz. 6,0

Ramon: Errou muitos passes, mas fez um belo gol. 6,5

Camacho: Substituiu Ramon e foi bem. 7,0

Jones: Sempre muito perigoso. Lembra Adriano na campanha da Série B do ano passado. 7,5

Rafael: Um primeiro tempo tímido e um segundo tempo de craque. Fez 2 gols e ainda sofreu a falta convertida por Marcos. 8,0

Gabriel: Entrou perto do fim: Sem nota

Benazzi: Colocou o que tinha de melhor e sua "bronca" fez o time melhorar no segundo tempo. 8,0

São Domingos: Facilitou a vida do Bahia, pois apresentou ser muito deficiente quando se defende. Perdeu um penalti bisonhamente quando o jogo ainda estava 1 a 0. 2,5

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Brasileirão de 1987 e a Taça das Bolinhas


Em 24 anos, a CBF nunca acenou para o reconhecimento do título da Copa União de 1987, como Campeonato Brasileiro.

De repente, nesta segunda-feira, fomos surpreendidos com o reconhecimento da Copa União de 1987 pela CBF como Campeonato Brasileiro e consequentemente, a divisão do título de Campeão Brasileiro entre o Flamengo e o Sport.

Esse reconhecimento ocorre uma semana depois da entrega da Taça das Bolinhas ao São paulo, primeiro pentacampeão brasileiro reconhecido pela CBF.

Esta manobra da CBF racha mais ainda o Clube dos 13, já "trincado" pela divisão dos clubes na eleição da liga ocorrida no final do ano passado e recentemente com a briga entre a Record e a Globo para adquirir os direitos de transmissão do Brasileirão.

Nessa briga de "cachorro grande" sobrou para o Sport, que até então era o campeão brasileiro de 1987 e que agora vai brigar nos tribunais para voltar a ser o único campeão daquele ano.

O que todo mundo sabe é que a Copa União reuniu os melhores clubes do país naquele ano e foi sim, o campeonato nacional mais importante de 1987.

Mas todo mundo sabe também que Flamengo e Internacional se recusaram a disputar com Sport e Guarani o título brasileiro e por isso, o time pernambucano foi considerado campeão, após 2 jogos com o Guarani.

Na minha opinião, o Sport é o oficialmente o único Campeão Brasileiro de 1987, mas o Flamengo foi campeão do torneio mais importante disputado no referido ano, ou seja, era melhor deixar tudo como estava.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resumo dos Estaduais pelo NE

Pelo Campeonato Baiano, o Bahia venceu o clássico Ba x Vi por 2 a 0, mas continua na 5ª colocação do Grupo 1, que é liderado pelo Bahia de Feira, único invicto na competição e que derrotou o Ipitanga por 2 a 1 na tarde de ontem. O Vitória apesar de ter perdido o clássico, ainda lidera o Grupo 2.

E Sergipe, o Guarany é o novo líder ao bater o Olímpico por 2 a 0. O São Domingos perdeu a liderança ao ser derrotado pelo Estanciano em casa, por 1 a 0.

Pelo Alagoano, o Corinthians manteve a liderança ao bater o CSE por 2 a 1. O tradicional CRB perdeu para o vice-líder Murici por 3 a 2 e é apenas o penútimo colocado.

Os 3 grandes de Pernambuco venceram na rodada. O Santa Cruz retomou a liderança do Central ao vencê-lo por 1 a 0 em Caruaru. O vice-líder é o Naútico, que no sábado derrotou o Araripina por 2 a 1. O Sport derrotou o Petrolina por 3 a 1, mas continua fora da zona de classificação. O Leão é o 5º colocado.

O Campinense lidera o Paraibano. Neste domingo a Raposa derrotou o Nacional por 2 a 0. O Treze com um jogo a menos, é o segundo colocado.

Pelo Campeonato Potiguar, o Santa Cruz lidera de forma invicta. No sábado venceu o América por 2 a 1. O ABC é o vice-líder.

Pelo Cearense, o Ceará continua invicto ebem a frente dos demais, mas dessa vez empatou com o Guarany em 2 a 2, após estar perdendo por 2 a 0. O vice-líder é o Fortaleza, que goleou o Icasa por 5 a 1

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bahia 2 x 0 Vitória: Vai chorar é?


A duas semanas atrás, após o Vitória vencer o Bahia por 3 a 0 no Barradão, uma enxurrada de gozações foi feita por parte dos jogadores do Vitória, principalmente do goleiro Viáfara e do meia Ueliton, que simulou o enterro do tricolor.

Ainda nesta semana, jogadores do Vitória foram para a TV mostrar dancinhas e provocar os jogadores do Bahia, o que só serviu para motivar mais ainda os jogadores tricolores.

Talvez essas provocações ajudaram o Bahia vencer a partida de hoje, que apresentou um futebol bem mais convincente que o apresentado pelo rubro-negro. O tricolor mostrou fragilidades em todos os setores, mas foi um time com mais garra e vontade de vencer e o resultado foi justo, apesar das reclamações dos jogadores do Vitória em relação a arbitragem.

Já vencendo por 2 a 0, os jogadores do Bahia devolveram as provocações com "olés" e "jogadas de efeito". Neto Baiano não suportou a brincadeira e deu uma cacetada em Ávine após tomar um "banho de cuia" e foi expulso justamente.

No final, coube aos jogadores do Vitória culpar a arbitragem pelo resultado negativo, mesmo admitindo que não fizeram uma boa partida e a torcida do Bahia, que não tem nada haver com isso, saiu cantando um pagode que começa dizendo "vai chorar é?"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A torcida estava certa: Omar é o titular do Bahia


O jogo de ontem pela Copa do Brasil entre São Domingos X Bahia provou que a torcida estava certa quando exigia Omar no gol. Apesar de não ser muito exigido, o arqueiro tricolor mostrou segurança nas bolas altas, em baixo da trave e rapidez na reposição de bola, qualidades que não víamos em Thiago. Omar ainda fez uma grande defesa. Veja a nota dos jogadores do Bahia no confronto de ontem.

Omar: Pelo que já foi dito, nota 8,0

Marcos: Fez uma partida fraca, principalmente na segunda etapa. 4,0

Luisão: Lento. 4,0

Titi: lento e atrapalhado. 3,5

Dodô: Defende mal e não apoia. 2,0

Marcone: O melhor entre os defensores. 6,0

Boquita: Visivelmente fora de forma. 4,0

Helder: Errou muitos passes. 3,0

Camacho: Fez uma partida discreta. 4,0

Jones: Veloz, criou perigo a zaga adversária. 6,0

Souza: Bastante esforçado e ainda poderia ter feito um golaço de letra. Ficou isolado devido a inoperancia dos jogadores de meio. 6,0

Ananias: entrou mal, se atrapalhando com a bola. 3,0

Pedro Beda e Gabriel: Jogaram pouco tempo. Sem Nota

Chiquinho: Errou ao escalar Boquita, mas também não tem muita opção. 5,0

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Campeonato pernambucano não para

Em noite de Copa do Brasil, o Campeonato Pernambucano terá uma rodada completa, já que nenhum dos times do estado estreará na Copa do Brasil hoje. Veja os jogos:

Araripina x Porto: O Porto pode chegar a vice-liderança caso vença o Araripina hj e o Santa Cruz não vença o Cabense.

Santa Cruz x Cabense: O vice-líder Santa Cruz pode encostar no líder caso vença o Cabense, penútimo colocado.

Vitória x Central: O Central não perde a liderança nem se for derrotado pelo Vitória na noite de hoje.

Ypiranga x Salgueiro: Duelo entre times que estão no meio da tabela.

América x Sport: O Leão, que já está a 7 pontos da zona de clasificação, pode se complicar de vez, caso não vença o América hoje.

Petrolina x Náutico: Embate entre o 4º e o 5º colocado, mas o Timbú joga tranquilo, pois mesmo perdendo não sai da zona de classificação, já que a diferença é de 7 pontos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Palpites para a 1ª rodada da Copa do Brasil

A Copa do Brasil começa amanhã com 15 jogos, sendo que 8 clubes nordestinos estarão em campo. O Futebol Nordeste mais uma vez, bancará a Mãe Dinah e tentará prever o que vai acontecer em cada jogo onde tiver um clube nordestino em campo:

Botafogo/PB x Vitória: O Vitória vem numa ascendente, mas ainda precisa melhorar em muita coisa. O Botafogo ainda não perdeu no paraibano, onde ocupa a 3ª posição no momento. Palpite: Empate

Horizonte/CE x ASA/AL: O Horizonte vem de vitória fora de casa, mas só é o 5º no certame cearense. Já o ASA, que ocupa a 3ª colocação, perdeu a última partida. Palpite: Vitória do ASA.

São Domingos/SE x Bahia: O Bahia vai muito mal no Baianão e vem com modificação no gol, o que é um alento para a torcida, que culpava o goleiro Thiago, barrado do jogo, pela maioria dos gols tomados. O São Domingos ainda está invicto no campeonato sergipano, mas dificilmente derrotará o Bahia, mesmo nos seus domínios. Palpite: Vitória do Bahia.

Fast x Fortaleza: Mesmo jogando fora de casa, o Fortaleza tem mais tradição e mais elenco, porém os times do Amazonas sempre costumam dar trabalho na Copa do Brasil. Palpite: Empate.

Treze/PB x São Paulo: O Treze conta com o ex-são paulino Warley para derrotar um dos favoritos ao título, mas o São Paulo, mesmo jogando fora de casa, é bem superior ao time paraibano. Palpite: O Treze perde em casa, mas forçará o 2º jogo.

Vozão impossível

Líder do Campeonato Cearense com 28 pontos em 30 possíveis. 9 vitórias em 10 jogos. 93% de aproveitamento na competição. 7 vitórias consecutivas. Melhor ataque e melhor defesa.

Esse é o Ceará 2011, que fez contratações de impacto, como os atacantes Yarley e Júnior, além da manutenção do veterano Geraldo e por isso, está tendo o retorno em campo.

O Blog Futebol Nordeste fez uma enquete para saber os favoritos a conquistar o campeonato cearense e o resultado não poderia ser diferente. 78% apostam que o Ceará será o campeão estadual em 2011, quebrando a hegemonia do Fortaleza que não teve nenhum voto.

No próximo domingo, o Vozão enfrenta o Guarany em Sobral, 4º colocado com 15 pontos e precisando vencer para não sair da zona de classificação.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chiquinho Lourenço ou Rogério de Assis?


Um profissional passa mais de duas décadas esperando a oportunidade de treinar um grande time e quando lhe é dada, simplesmente deixa de pôr a sua "cara", preferindo seguir a fórmula do seu antessessor, mesmo este tendo fracassado.

Foi justamente isso que Chiquinho de Assis fez. O técnico efetivado no cargo não teve coragem de promover as mudanças profundas no Bahia, preferindo seguir a a fórmula fracassada de Rogério Lourenço, com a manutenção de Thiago, a escalação de 2 zagueiros lentos e 3 volantes inoperantes. O resultado não poderia ser outro: derrota para o fraco Camaçari.

Mais pelo clamor da torcida, Chiquinho resolveu barra Thiago no jogo contra o São Domingos pela Copa do Brasil, que não aceitou a reserva e por isso não viajou.

Falta a Chiquinho, lembrar que não é mais técnico interino e pôr a sua cara ao time do Bahia ou então logo logo ele vai voltar a ser interino e talvez nunca mais terá outra oportunidade dessa.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Com interino, Bahia vence

O Bahia venceu o fraco Camaçari por 2 a 0 em um Pituaçu "as moscas", graças a diretoria, que insiste em cobrar R$ 50, pela inteira, mesmo o time estando em má fase e disputando um campeonato pouco atrativo.

Apesar da vitória, o Tricolor continua na 5² colocação, fora da zona de classificação, já que o Vitória da Conquista, que poderia ser alcançado, venceu o Feirense por 2 a 1.

Os gols do Bahia foram marcados por Souza, de penalti, e Maranhão. Souza desencantou depois de quase um ano sem marcar.

O time foi dirigido pelo técnico interino Chiquinho de Assis, enquanto o Bahia procura outro técnico para substituir Rogério Lourenço. Vadão, que era o primeiro da lista está praticamente descartado. PC Gusmão e Sérgio Soares são os nomes mais fortes. Márcio Araújo, Geninho e Toninho Cerezo também são cotados.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Santa vence clássico e freia recuperação do Sport


O Santa Cruz provou que as 5 primeiras vitórias no Campeonato Pernambucano não foi por acaso. O Tricolor venceu o Sport no Arruda por 2 a 0 e retomou a liderança do torneio.

Os dois gols foram marcados no 2º tempo pro Thiago Cunha e Renatinho em uma partida que teve domínio claro do Santa Cruz.

Já para o Sport a derrota foi péssima, já que jogou o pentacampeão pernambucano para a 7ª posição a 4 pontos do G4 e mais longe do inédito hexacampeonato.

Para completar, Geninho entregou o cargo a direção do Sport, que deverá ser aceito.

Vitória derruba tabu com goleada

O Vitória venceu o Bahia por 3 a 0 e derrubou um tabu de 5 anos sem vencer no Barradão. Os gols do rubro-negro foram todos marcados no segundo tempo e para não perder o costume, o Bahia tomou mais um gol depois dos 40' do segundo tempo.

O primeiro tempo foi fraquíssimo onde os dois times demonstraram porque são vistos com desconfiança por suas torcidas. O Bahia teve uma pequena superioridade, mas nada que fosse merecedor de sair de campo com a vitória.

Na segunda etapa, o Vitória sobrou em campo e goleou o Bahia, que agora está em uma situação difícil, na 5ª colocação, com apenas 4 pontos.

Essa derrota deve derrubar Rogério Lourenço, que falhou em insistir no goleiro Thiago em detrimento do menino Omar. Thiago mais uma vez falhou nos dois primeiros gols do Vitória.

Já para o rubro-negro, a vitória no clássico enche de esperança a torcida que teve uma grande decepção no final do ano, quando foi rebaixado para a Série B do Brasileirão.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clássicos na Bahia e em Pernambuco

Dois dos maiores clássicos do Nordeste acontecem amanhã, ambos as 16:00.

Santa Cruz x Sport jogam no Arruda e esse clássico, que deve bater o record de público do ano em Pernambuco, conta com um fato curioso. O Santa Cruz, apesar de estar na vice-liderança, enquanto o Sport só é o quinto colocado, pode entrar em crise caso perca o jogo. Isso porque o Tricolor perdeu as duas últimas partidas por 3 a 1 e outra derrota pode trazer de volta todos os problemas que ronda o Arruda desde que o time caiu para a Série B, em 2006.

Já o Sport vive uam situiação inversa. Começou mal o campeonato e vem se recuperando nas últimas partidas, sendo que a vitória nesse clássico, consolida de vez a recuperação do rubro-negro.

Já no Barradão vai ter clássico Ba x Vi com uma situação inusitada, com o Vitória recém-rebaixado, mas favorito, devido a melhor campanha no campeonato e o Bahia recém-promovido para a Série A, na quinta colocação e fora da zona de classificação.

Outra situação inusitada é que o Bahia defende um tabu de 5 anos sem perder no Barradão, o estádio que pertecente ao Vitória, o seu maior rival.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ceará sobra no estadual

O Ceará venceu mais um jogo ontem e agora, mais que nunca, é líder do estadual com 19pontos, 5 a mais que o Guarany, 2º colocado e 7 a mais que o Fortaleza, seu maior rival.

Essa liderança folgada não é nenhuma surpresa para o único representante cearense na Série A do Brasileirão e para o time que ousou ao trazer bons jogadores como Iarley e Júnior.

Fez bem a diretoria do Vozão também em manter Geraldo, maestro do time a duas temporadas.

A década começa com o prenuncio que a hegemonia local do Fortaleza, que ganhou 8 dos 10 estaduais da década passada está seriamente ameaçada.