segunda-feira, 29 de março de 2010

Diretoria do Vitória só se destaca na Bahia


Torcedores de Bahia e Vitória não andam muito satisfeitos com suas diretorias.

Pelo menos é o que pensa a maioria dos torcedores que participaram da enquente sobre o que acham da atual administração do Vitória. 53% dos participantes da enquente acham que a diretoria rubro-negra só se destaca porque a do Bahia é bem pior. Outros 32% acham que está melhor que a administração de Paulo Carneiro , mas tem muito o que melhorar. Apenas 7% acham que está no nível das melhores administrações do Brasil e outros 7% acham que está pior que a administração de Paulo Carneiro.

A falta de um título nacional de importância, a má performance no último Brasileirão e a oscilação entre boas e más partidas no Baianão desse ano devem ter influenciado nas respostas dos torcedores rubro-negros.

50 anos da Conquista do 1º Título Nacional


Time que disputou a final da Taça Brasil de 1959 em jogo realizado no dia 29/03/1960

Hoje é um dia especial para todo torcedor tricolor, que certamente irá relembrar, comemorar e conhecer um pouco mais da história do seu clube de coração. Há 50 anos, o Esporte Clube Bahia vencia o Santos por 3 x 1, na grande final da Taça Brasil de 1959, que teve o seu terceiro e decisivo jogo disputado em 29 de março de 1960, no Estádio do Maracanã.

Nos dois primeiros jogos, o Esquadrão de Aço venceu o Peixe, por 3 x 2, em plena Vila Belmiro. Na segunda, o time de Pelé calou a Fonte Nova, vencendo por 2 x 0.

Um título nacional, que tornou o Bahia o primeiro clube brasileiro a disputar a Libertadores da América e corou uma das mais vitoriosas gerações de atletas do Esquadrão de Aço, já que este mesmo grupo que conquistou a Taça Brasil de 59 ainda foi pentacampeão baiano (1958, 1959, 1960, 1961 e 1962), três vezes campeão do Norte-Nordeste (1959, 1961 e 1963) e Campeão da Taça da Amizade (Uruguai – 1959).

Os gols da grande final foram marcados por Vicente, Alencar e Léo.

Nesta histórica partida, o Tricolor baiano atuou com: Nadinho, Nenzinho, Henrique e Beto; Flávio e Vicente; Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba.

Um fato curioso da campanha do Bahia, nesta Taça Brasil é Efigênio Bahiense, o Geninho, foi o treinador durante toda a competição e após a derrota na Fonte Nova, por 2 x 0, o treinador que conduziu o time, na final no Maracanã, foi o argentino Carlos Volante.

Ao chegar em Salvador, este grupo foi saudado por uma multidão, que saiu em carreata pela cidade, ovacionados pela população soteropolitana e pela Nação Tricolor.

A Taça Brasil foi o primeiro grande torneio nacional, reunindo os 15 principais campeões estaduais. Além do Bahia, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Atlético/PR, Atlético/MG, Grêmio, Sport/PE, Rio Branco/ES, Hercílio Luz/SC, Auto Esporte/PB, ABC/RN, Ceará/CE, CSA e Tuna Luso, disputaram esta competição.

Na campanha de 1959, em jogos de ida e volta, o Bahia eliminou CSA, Ceará, Sport, Vasco e Santos. O Esquadrão de Aço disputou 14 jogos, venceu 09, empatou 02 e perdeu 03, marcou 25 gols e sofreu 18. Léo ainda foi artilheiro da competição, com 08 gols marcados.

Ficha do jogo:

BAHIA (BA) 3 x 1 SANTOS (SP)

Data: 29 / 03 / 1960
Local: Maracanã
Árbitro: Frederico Lopes
Gols: Coutinho 27′, Vicente 37′ / 1º T; Léo 47s ,Alencar 31 / 2º T.
BAHIA: Nadinho, Beto, Henrique, Flávio e Nenzinho; Vicente e Mário; Marito, Alencar, Léo e Biriba. Técnico: Volante
SANTOS: Lalá, Getúlio, Mauro, Formiga e Zé Carlos; Zito e Mário, Dorval, Pagão, depois Tite, Coutinho e Pepe

Confira a campanha:

* Bahia 5 x 0 CSA
* Bahia 2 x 0 CSA
* Bahia 0 x 0 Ceará
* Bahia 2 x 2 Ceará
* Bahia 2 x 1 Ceará
* Bahia 3 x 2 Sport
* Bahia 0 x 6 Sport
* Bahia 2 x 0 Sport
* Bahia 1 x 0 Vasco
* Bahia 1 x 2 Vasco
* Bahia 1 x 0 Vasco
* Bahia 3 x 2 Santos
* Bahia 1 x 2 Santos
* Bahia 3 x 1 Santos - Jogo Final

Extraído do site oficial do Bahia (www.esporteclubebahia.com.br)

domingo, 28 de março de 2010

Sport vence clássico em PE e Treze e Campinense empata na PB


Ciro deixou o seu no clássico pernambucano

O Sport venceu o clássico pernambucano contra o Santa Cruz por 2 x 0, gols de Ciro e Eduardo Ramos e agora tem incríveis 10 pontos de vantagem sobre o Náutico, que tomou a 2ª colocação do Santa Cruz. Aliás, nos últimos anos essa é a tônica do campeonato pernambucano, com Sport sem adversários na disputa pelo título. Veja a colocação dos 6 primeiros no campeonato pernambucano:

1º Sport 44 pts
2º Náutico 34 pts
3º Santa Cruz 32 pts
4º Cabense 28 pts
5º Ypiranga 27 pts
6º Porto 26 pts

Na Paraíba, o clássico Treze x Campinense, conhecido como "Clássico dos Maiorais" terminou empatado em 0 x 0, para frustação dos torcedores que enfrentaram a chuva com esperança da vitória de seu time. Com esse resultado o Treze sem mantém líder enquanto o Campinense continua na vice-liderança. Confira a classificação dos 5 primeiros colocados do campeonato paraibano:

1º Treze 31 pts
2º Campinense 29 pts
3º Sousa 24 pts
4º Nacional 23 pts
5º Botafogo 22 pts

Rodada do Baianão


Com um gol aos 42' do 2º tempo, Wallace salvou o Vitória de um empate indesejado.

Pelo campeonato baiano, Bahia de Feira e Vitória garantiram a classificação para as semifinais ao vencer seus jogos. O Vitória penou no Barradão para vencer o Vitória da Conquista, mas com um gol de Wallace no final da partida, o rubro-negro garantiu os 3 pontos e a classificação. Já o Bahia de Feira venceu o Atlético por 2 x 0 no sábado.

O Bahia, após está vencendo o Camaçari por 3 x 1 e com um jogador a mais, deixou o time do Polo empatar e só não virou porque o atacante Silvestre perdeu um gol incrível embaixo da trave. No outro jogo Feirense 3 x 2 Fluminense de Feira, no clássico local. Neste grupo, apesar do Bahia ter 10 pontos, ainda não está matematicamente classificado. Veja como ficou a classificação da 2ª fase do Baianão 2010.

Grupo 1
1º Bahia de Feira 10 pts
2º Vitória 9 pts
3º Atlético 2 pts
4º Vitória da Conquista 1 pt

Grupo 2
1º Bahia 10 pts
2º Feirense 5 pts
3º Fluminense de Feira 4 pts
4º Camaçari 2 pts

Rebaixamento
1º Ipitanga 7 pts
2º Colo Colo 6 pts
3º Madre de Deus 5 pts
4º Itabuna 4 pts

Henriques e Viscardi vencem no Mini Challenge, Gonçalves foi o 3º


O piloto baiano Patrick Gonçalves, que leva o escudo do E.C. Bahia no carro e no macacão, foi o 3º na primeira bateria. (foto: blog BBMP)

A primeira etapa do Mini Challenge, categoria que faz sua temporada de estreia neste ano, foi marcada por muitos toques e rodadas em Interlagos, e vitória na prova que abriu o campeonato ficou com Bruno Henriques. Fábio Viscardi faturou o topo do pódio na segunda bateria.

Na primeira bateria, o estreante Henriques, que largou da pole-position, perdeu a ponta para João Ometto Neto na largada. Bruno não teve vida fácil e somente recuperou a liderança a três voltas do fim da corrida, quando Ometto enfrentou problemas. O segundo lugar ficou com Hélio Saraiva, que retorna às pistas em 2010, seguido do baiano Patrick Gonçalves, que em 2008 foi campeão da Stock Jr.

Dono da melhor volta na primeira bateria, Fábio Viscardi venceu a etapa complementar do Mini Challenge na pista paulista. Guto Negrão terminou logo atrás. José Mário ficou com a terceira posição. A segunda rodada da temporada do Mini Challenge ocorrerá somente no dia 22 de maio, no Rio de Janeiro.

Fonte:esporte.ig.com.br (adaptado)

sábado, 27 de março de 2010

Resultados de Sábado pelo Nordeste


Carlinhos Bala marcou um gol no jogo Náutico 3 x 1 Cabense

Pela 16ª rodada do campeonato alagoano, O CRB venceu o Penedense, fora de casa, por 2 x 1 e subiu para a 4ª colocação. O Penedense se manteve em penúltimo.

Já pelo returno da 2ª fase do campeonato baiano, o Bahia de Feira venceu o Atlético de Alagoinhas por 2 x 0, se isolando mais ainda na liderança do Grupo 1 com 10 pontos. O Vitória é o 2º colocado com 6 pontos e mesmo que ganhe do Vitória da Conquista amanhã, não passará o Bahia de Feira.

No Ceará, Horizonte 1 x 1 Guarani, péssimo resultado para o Guarani, que se manteve na lanterna enquanto o Horizonte é o vice-lider, mas pode ser ultrapassado pelo Guarany no complemento da rodada.

O Queimadense venceu a Desportiva por 2 x 0 e saiu momentaneamente da lanterna do campeonato paraibano. A situação do Queimadense ainda é muito difícil faltando 4 rodadas para o término da 1ª fase. O grande jogo da rodada será o clássico Treze x Campinense, conhecido na Paraíba como o "Clássico dos Maiorais" e que será realizado amanhã no estádio Amigão em Campina Grande.

Pelo campeonato pernambucano ocorreram 2 jogos no dia de hoje. O Náutico venceu o Cabense por 3 x 1 nos Aflitos e tomou a vice liderança do Santa Cruz, já o Porto venceu o lanterna Sete de Setembro por 4 x 2 e agora é 5º colocado. Amanhã, dentre outros jogos, acontecerá o clássico Sport x Santa Cruz, para o Santa Cruz, um jogo importantíssimo para suas pretensões, enquanto o Sport está tranquilo, pois já está classificado.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Jogos de Sábado pelos Estaduais do NE


A Queimadense precisa vencer para manter acesa a esperança de fugir do rebaixamento.

Queimadense x Desportida: Em 13 rodadas do campeonato paraibano, o time da Queimadense só somou 7 pontos, sendo a pior equipe do campeonato paraibano até então. O time que está no seu 3º ano na 1ª divisão do paraibano e que nos dois anos anteriores chegou a surpreender, chegando a disputar quadrangulares decisivos, passa por uma crise política e financeira que pode culminar no seu rebaixamento. O jogo será realizado em Campina Grande, cidade que fica a 20 km de Queimadas.

Náutico x Cabense: Jogo entre o 3º e 4º colocado do campeonato pernambucano. O Náutico precisa vencer, pois ainda não tem vaga garantida nas semifinais do campeonato pernambucano.

Porto x Sete de Setembro: O time de Caruaru está na 7ª colocação com 23 pontos a 5 da zona de classificação e precisa vencer para continuar sonhando com uma vaga na fase final, por isso vai pra cima do time “feriado”, que está na última colocação e briga para fugir do rebaixamento.

Confiança x Guarany: O time mais popular de Sergipe não faz uma boa campanha, pois só ocupa a 5ª colocação com 20 pontos, vai enfrentar o Guarany, 8º colocado no campeonato com 16 pontos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Quinta-Feira de Futebol pelo NE


Rodrigo Gral fez mais um gol pelo Bahia, sendo o artilheiro do time na temporada. (foto:Elton Serra)

Na noite dessa quinta-feira a bola rolou em três campeonatos estaduais pelo Nordeste, completando as respectivas rodadas:

Pelo campeonato baiano, o Bahia venceu o Camaçarí por 3 x 0, gols de Rodrigo Gral, Lima e Maurício, ambos no segundo tempo. Pouco mais de mil pessoas pagaram para assistir o jogo que completou a 3ª rodada da segunda fase do campeonato baiano, no domingo os dois times voltam a se enfrentar no mesmo estádio, já que o Pituaçu não ainda não foi liberado em função da recuperação do gramado. Com esse jogo, a classificação ficou da seguinte forma:

1º Bahia 9 pts
2º Fluminense 4 pts
3º Feirense 2 pts
4º Camaçarí 1 pt

Dois jogos encerraram a 8ª rodada do 2º turno do campeonato cearense. Na capital cearense, o Fortaleza venceu o Guarani por 2 x 1, gols de Betinho e Paulo Isidoro para o Fortaleza, descontando Roberto Jacaré para o Guarani. O Fortaleza ganhou duas posições e agora é 5º colocado com 12 pontos enquanto o Guarani é o lanterna com 5 pontos. No outro jogo o Maranguape perdeu em casa para o Crato por 1 x 0. O Crato está na 4ª colocação enquanto o Maranguape só é 11º colocado.

Pelo campeonato sergipano, o Sergipe, que é um dos dois times mais tradicionais do estado, perdeu em casa por 2 x 1 para o São Domingos, permanecendo na penúltima colocação do campeonato sergipano, com apenas 15 pontos em 5 jogos. O São Domingos é o 6º colocado entre os 10 times que disputam o campeonato sergipano. Lelê e Fiu marcou para o São Domingos e Evandro descontou para o Sergipe já no final da partida.

terça-feira, 23 de março de 2010

Os maiores campeões estaduais do Nordeste


Sarro da torcida do ABC pelo 50º título em 2008

Maiores Campeões Estaduais

1º ABC - 50 títulos (1º do Brasil)
2º Bahia - 43 títulos (2º do Brasil)
3º Ceará - 39 títulos
4º Sport e Fortaleza - 38 títulos
6º CSA/AL - 37 títulos
7º América/RN e Sergipe - 31 títulos
9º Sampaio Corrêa/MA - 29 títulos
10ºRiver/PI - 27 títulos

Títulos Seguidos

1º ABC - decacampeão potiguar (1932 a 1941)

2º Bahia - heptacampeão baiano (1973 a 1979)
River - heptacampeão piauiense (1950 a 1956)
Moto Clube - heptacampeão maranhense (1944 a 1950)

5º Sergipe - hexacampeão sergipano (1991 a 1996)
Náutico - hexacampeão pernambucano (1963 a 1968)
Campinense - hexacampeão paraibano (1960 a 1965)
River - hexacampeão piauiense (1958 a 1963)
Luso Brasileiro - hexacampeão maranhense (1944 a 1950)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Artilheiros do Nordeste em 2010


O veterano Edmundo, junto com o jovem Ciro, são os maiores artilheiros do Nordeste em 2010

1º Ciro (Sport-PE)
Edmundo (Botafogo-PB) 13 gols (2º do Brasil)

3º Welington (CRB-AL) 12 gols (7º do Brasil)

4º João Paulo (ABC-RN) 10 gols (15º do Brasil)

5º Sylvestre (Camaçari-BA)
Ermínio (Fluminense-BA)
Sassá (Ipitanga-BA)
Junior Cearense (Horizonte-CE)
Joelson (Santa Cruz-PE) 9 gols (20º do Brasil)

Notas:

No Brasil só quem tem mais gols que Ciro e Edmundo é o jogador André, que joga no Santos e tem 15 gols. O craque Neymar, também do Santos, tem o mesmo numero de gols dos dois jogadores nordestinos.

Edmundo (ex-Bahia) com seus 40 anos, ainda anda fazendo muitos gols pelos campos da Paraíba.

Os maiores artilheiros da Bahia e 5º do Nordeste são de times do interior.

domingo, 21 de março de 2010

Domingo de clássicos pelo Nordeste


O meia Geraldo marcou duas vezes e ajudou o Ceará a bater seu maior rival no "Clássico-Rei".

Dois grandes clássicos agitaram os campeonatos estaduais pelo Nordeste:

Em Pernambuco, Santa Cruz x Náutico foi o clássico da rodada e o Santa se deu melhor, vencendo o jogo por 4 x 2, com destaque para Brasão que marcou 2 gols. O fato curisoso desse jogo é que 4 dos 6 gols foram marcados a partir dos 39 minutos do segundo tempo. Agora o Santa Cruz assume a vice-liderança com 29 pontos, atrás apenas do Sport que lidera absoluto com 38 pontos. O Náutico caiu para 4ª colocação com 28 pontos, mesma potuação do Cabense que é 3º.

No Ceará, Fortaleza x Ceará fizeram o clássico da superação, já que os dois times jogaram a 3ª partida em 5 dias. No jogo de hoje deu Ceará, que venceu por 3 x 1, com destaque para o veterano Geraldo, que marcou 2 gols. Com essa vitória, o Ceará assumiu a liderança do 2º turno com 15 pontos, seguido de Guarany com 14 pontos, Horizonte com 14 pontos e Crato 12 pontos. O Fortaleza é apeas o 7º colocado com 9 pontos, mas já está na final, pois venceu o 1º turno.

Na Bahia não houve clássicos, mas não faltou emoção. Bahia x Fluminense fizeram um grande jogo, com bastante movimentação e chances para ambos os lados. No final o Bahia venceu por 3 x 2, com gols de Rodrigo Gral (2) e Ávine para o Bahia, descontando Sadrack e Timbó para o Fluminense. O destaque da partida foi o veterano Edilson, que fez sua melhor partida nesse ano. O Bahia lidera o Grupo 2 com 6 pontos e está a 10 jogos invicto no estadual.

No jogo Vitória x Atlético, goleada do Vitória no Barradão por 4 x 0, com todos os gols marcado por Junior. O Vitória saiu da 4ª colocação para a 2ª, entrando na zona de classificação. O lider do Grupo 1 é o Bahia de Feira, que venceu o Vitória da Conquista por 1 x 0 fora e casa, gol de jacson no "apagar das luzes".

O que o torcedor acha do Bahia na Stock Car

O torcedor está divido quanto ao fato do Bahia patrocinar um carro de corrida, pelo menos é o que indicou a enquete realizada por esse blog.

35% acham que foi uma ótima jogada de marketing e outros 35% acham que não vai haver nenhum efeito positivo ou negativo. 17% acham que só valeria a pena se fosse na Stock Car principal e 11% acham que o Bahia só deveria se preocupar com o futebol profissional. Participaram da enquete 70 pessoas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hoje tem Campeonato Cearense


O Fortaleza poderá torna-se lider do 2º turno do campeonato cearense hoje

Devido a participação de Ceará e Fortaleza na Copa do Brasil, os dois maiores clubes do Ceará completam hoje (19/03) a 6ª rodada do segundo turno do campeonato cearense. Diferente das federações baiana e perbambucana, que não programaram rodada para a última quarta-feira, a Federação Cearense de Futebol parece não ter acreditado que seus afiliados chegassem a segunda fase da Copa do Brasil e programou uma rodada do certame cearense chocando com a rodada do Copa do Brasil e por isso, teve que adiar os jogos de Ceará e Fortaleza para hoje.

O Ceará poderá assumir a liderança do returno, caso vença o Boa Viagem e o Fortaleza não vença o Horizonte. Já o Fortaleza também poderá assumir a liderança se vencer o Horizonte fora de casa. Lembrando que o Fortaleza foi o campeão do 1º turno. Confira a classificação dos 6 primeiros colocados:

1º Crato 12 pts
2º Guarany 11 pts
3º Fortaleza 9 pts
4º Ceará 9 pts
5º Horizonte 8 pts
6º Ferroviário 8 pts

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vitória e Fortaleza vencem na Copa do Brasil


O contestado Bida fez o gol que deu a vitória ao Vitória nos Aflitos

Entre os times nordestinos que disputam a 2ª fase da Copa do Brasil, só Fortaleza e Vitória venceram seus jogos de ida. Bahia, Náutico, Santa Cruz e Ceará perderam, já Sport, Sampaio Corrêa e ASA empataram.

O Vitória venceu o Náutico por 1 x 0, com um gol marcado pelo contestado Bida no final do jogo. Agora o Náutico terá que vencer o Vitória no Barradão para classificar-se.

O Fortaleza fez valer o seu mando de campo e venceu o Guarani por 2 x 0, gols de Tatu (ex-Vitória da Conquista) e André Turatto.

O Santa Cruz decepcionou o seu fanático torcedor ao perder, em casa, para o Botafogo por 1 x 0 e terá que reverter o placar no Engenhão.

O Sport foi o único dos pernambucanos que não perdeu. O rubro-negro arrancou um empate importante em Paraná, contra o Paraná Clube e decide a classificação na Ilha do Retiro.

O Bahia assumiu uma postura extremamente covarde em Goiania contra o Atlético e se deu mal. O ferrolho composto por 5 jogadores no meio, sendo 4 deles volantes, e apenas um atacante, só resistiu 6 minutos. No final o Atlético-PR ainda ampliou para 2 x 0. Agora o Bahia terá que armar um time ofensivo para reverter a situação no Pituaçu.

O Ceará conseguiu perder para o desconhecido Corinthians Paranaense, por 2 x 1 em Curitiba. O alvi-negro cerarense precisa vencer em Fortaleza com uma vitória simples para classificar-se.

O Atlético-PR não conseguiu eliminar o modesto Sampaio Corrêa ao empatar com o time Maranhense por 1 x 1 e a decisão ficou para Curitiba.

Depois de estar vencendo por 1 x 0, o ASA cedeu o empate para o Vasco da Gama em Maceió. O ASA abriu o placar na primeira etapa, através de Junior Viçosa e o gol do Vasco só veio através de um penalti, cobrado por Philipe Coutinho no 2º tempo.

Dos oito palpites arriscados por mim, acertei apenas três, sinal que preciso entender mais de futebol.

terça-feira, 16 de março de 2010

Vai começar a 2ª Fase da Copa do Brasil


Náutico x Vitória é o clássico nordestino da rodada.

Amanhã começará a 2ª fase da Copa do Brasil e todos os 9 participantes da Região Nordeste estarão em campo em busca da classificação para a fase seguinte. Confira os Jogos:

ASA-AL x Vasco : A partida será realizada às 15:30 no Estádio Nelson Peixoto Feijó, em Maceió, e por isso deve haver mais torcedores do Vasco que do ASA. Mas o Vasco não encontrará vida fácil em Alagoas, já que o jogo será realizado a tarde, em pleno verão nordestino, onde a temperatura costuma a ultrapassar os 30°C. O jogo terá transmissão do canal Sportv. Palpite do blog: Apesar do calor, o Vasco vence.

Corinthians-PR x Ceará: Outra partida que será realizada às 15:30, só que dessa vez em Curitiba, onde a temperatura costuma ser mais amena. O antigo Jota Malucelli, que passou a se chamar Corinthians Paranaense após uma parceria com o Corinthians Paulista, vem fazendo uma campanha razoável no campeonato paranaense e deve dar trabalho ao Ceará, que ao contrário, não vai muito bem no certame cearense. Palpite do blog: O Corinthians surpreende o Ceará.

Santa Cruz x Botafogo: Com certeza, essa partida disputará com o jogo Paissandu x Palmeiras, qual será a de maior público da rodada. O Santa Cruz vem crescendo de produção no campeonato pernambucano, principalmente devido a boa fase dos jogadores ofensivos Balão e Elvis. Já o Botafogo, apesar de ter vencido as duas últimas partidas, não foi bem jogando contra o São Raimundo-PA e o Olaria. Palpite do blog: Apesar da melhora do Santa Cruz, o Botafogo conseguirá um empate no Arruda.

Náutico x Vitória: Um clássico nordestino na Copa do Brasil que será disputado nos Aflitos, estádio que o Vitória não tem boas recordações por causa de dois fatos lamentáveis. Em 2008 a polícia invadiu o vestiário do Vitória para prender o goleiro Viáfara e no ano passado a torcida do Náutico arremessou uma garrafa no rosto de um repórter baiano. Esperamos que os torcedores do Náutico e a PM pernambucana sejam bons anfitriões amanhã. Falando de futebol, o Náutico vem de uma vitória difícil fora de casa enquanto o Vitória perdeu a última partida. Palpite do blog: O Náutico vai fazer valer o mando de campo e vencerá o Vitória.

Sampaio Corrêa x Atlético-PR: A equipe boliviana, como é chamado o Sampaio Corrêa, não vem fazendo uma boa campanha na Copa União, torneio entre clubes maranhenses, e é apenas o 5º colocado. O Atlético perdeu a última partida após a demissão de Antônio Lopes, mas é um time bem superior ao clube nordestino. Palpite do blog: O Atlético-PR vence com facilidade.

Fortaleza x Guarani: Depois de um começo de temporada desastroso, o Fortaleza se recuperou e venceu o 1º turno do campeonato cearense. O Guarani vem fazendo uma campanha irregular na Série A2 Paulista e perdeu a última partida, em casa, para o Votoraty. Palpite do blog: Pelo melhor momento e por jogar em casa o Fortaleza vence.

Atletico-Go x Bahia: Esse jogo será o duelo de 2 times que vivem bons momentos nos seus respectivos campeonatos estaduais. O Bahia já está a 8 jogos invicto na competição, tendo vencido os 4 últimos jogos e começou a segunda fase goleando o Feirense fora de casa. Já o Atlético é líder isolado do certame goiano, mas tropeçou neste fim de semana ao empatar com o Morrinhos em 2 x 2. O Jogo será realizado no estádio Antônio Accioly, que é bem mais acanhado que o Serra Dourada, por isso, acredito que o Bahia terá um pouco mais de dificuldades, mas nos últimos anos vem se dando bem quando joga em Goiania, principalmente contra o Atlético, que perdeu as 2 últimas partidas que jogou contra o Bahia nos seus domínios. Palpite do blog: O Bahia conseguirá manter a freguesia e vencerá este jogo.

Paraná x Sport: Enquanto o Sport sobra no campeonato pernambucano, o Paraná é apenas o 5º colocado no campeonato paranaense. Se já não bastasse os resultados em campo, os jogadores e funcionários do Paraná entraram em greve de advertência por um dia, por atraso nos salários. Palpite do blog: Pelo melhor momento, o Sport arrancará um empate em Curitiba.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Rapidinha dos Estaduais pelo Nordeste


O Sport do artilheiro Ciro sobra no campeonato pernambucano

Campeonato Baiano: O Bahia estreou muito bem na 2ª fase enquanto o Vitória muito mal. Fluminense e Bahia lideram seus respectivos grupos. No torneio da morte, o Colo-Colo saiu na frente ao vencer o Ipitanga por 1 x 0. Itabuna e Madre de Deus ficaram no 1 x 1.

Campeonato Alagoano: O líder Murici perdeu em casa enquanto o Coruripe venceu fora de casa. O Murici e Coruripe empatam em numero de pontos (26) mais o primeiro tem melhor saldo de gols. O tradicional CRB é 4º colocado.

Campeonato Pernambucano: O Sport continua sobrando no pernambucano e manteve os 7 pontos de vantagem sobre o Náutico, que também venceu. O Santa Cruz goleou e continua na 4ª colocação. O Cabense é o 3º colocado.

Campeonato Paraibano: O Treze lidera com folga o Paraibano, mas o Campinense já está na 2ª colocação com 4 pontos a menos. Sousa e Botafogo completam a zona de classificação.

Campeonato Potiguar: O ABC estreou bem no 2º turno do Potiguar, com uma vitória sobre o Corinthians, campeão do 2º turno, por 7 x 3. O Centenário também venceu e é o vice-lider.

Campeonato Cearense:O Guarany, que foi campeão do 1º turno, lidera também o 2º turno do certame cearense. Crato, Fortaleza e Ceará completa a zona de classificação.

domingo, 14 de março de 2010

Vitória perde mais um BA x VI


João Neto do Bahia de Feira fez um gol e ajudou o seu time a bater o Vitória

Pela segunda vez no ano o Vitória perdeu um Ba x Vi, mas dessa vez o adversário que o derrotou foi o Bahia de Feira, que venceu o rubro-negro por 2 x 0, gols de Jacson e João Neto, ambos no 1º tempo.

Na segunda etapa, as coisas poderiam ser ainda piores para o Vitória, caso o Bahia de Feira resolvesse partir para golear, já que o Vitória teve 2 jogadores expulsos, mas o time do interior resolveu apenas tocar a bola, se aventurando pouco ao ataque.

Com esse resultado, o Bahia de Feira é o lider, com 3 pontos, Vitória da Conquista e Camaçari têm 1 ponto e o Vitória segura a lanterna sem pontos na tábua de classificação.

No final da partida, a torcida rubro-negra chamou o técnico Ricardo Silva de "burro" e pediu contratações.

Bahia patrocina piloto da Mini-Challenger


Patrick Gonçalves é o novo reforço do Bahia

O site do Bahia na última sexta-feira o noticiou que seria anunciado amanhã um novo reforço que tinha sido campeão brasileiro em 2009 e usaria o numero 21. A partir daí foi um alvoroço total para saber quem era esse reforço. Especulou-se que poderia ser um jogador vindo do Flamengo, falou-se em Denis Marques, Josiel, Gil e até Zé Roberto. Os mais pessimistas acharam que poderia ser um reforço vindo do São Raimundo, campeão do Brasileiro da Série D. Falaram até que o reforço tratava-se do patrocínio da Embratel, a empresa que tem o slogam "Faz um 21".

Pois bem, antes da data prevista Marcelo Guimarães Filho, presidente do Bahia, revelou que o reforço tratava-se do piloto da Stock Cars Patrick Gonçalves, que levaria a marca do Bahia no macacão, no capacete e no carro. Apesar de não ser para o ataque do Bahia, acreditou-se ser grande jogada do marketing tricolor. Mais tarde soube-se que o piloto Patrick Gonçalves correrá pela Mini-Challenger, onde as provas ocorrem sempre aos sábados, na véspera das provas da Stock Cars, ou seja, sem transmissão da TV aberta.

Acho que se o Bahia quer realmente ser time grande, tem que pensar como time grande e a ampliação de sua marca para além do universo futebolístico é importante, porém achei que a expectativa criada para o torcedor foi maior que o fato em sí, o que causou frustração na torcida, tanto na questão de fazer pensar que viria um grande jogador como quando se anunciou que o Bahia participaria da Stock Cars principal e não numa categoria inferior. De qualquer forma, considero uma boa iniciativa do marketing tricolor e espero maiores novidades no anúncio oficial amanhã.

sábado, 13 de março de 2010

Jogos de Sábado pelos Estaduais - BA, SE e AL


Edilson finalmente desencantou

Campeonato Baiano:O Bahia começou bem a 2ª fase do campeonato baiano ao vencer o Feirense por 5 x 1 em Feira de Santana. Com a vitória, o Bahia assume a liderança do grupo empatado com o Fluminense com 3 pontos, mas tem um saldo de 4 gols contra 2 do rival de Feira. Assinalaram para o Bahia, Rodrigo Gral, Bruno Silva, Rogerinho, que voltou ao time depois de quase um mês afastado, Ananias e Edilson que finalmente desencantou. O Feirense ainda teve 2 jogadores expulsos quando o jogo já estava 3 x 1 para o Bahia.

Campeonato Sergipano: Apenas um jogo neste sábado pelo certame sergipano. O líder Olímpico apenas empatou com o América em 2 x 2. O placar foi suficiente para manter o Olímpico na liderança com 21 pontos, mas poderá ser superado pelo Itabaiana (20 pontos) e River Plate (20 pontos) no prosseguimento da 12ª rodada.

Campeonato Alagoano: O União venceu o ASA por 2 x 1 e saiu da lanterna do campeonato alagoano. O ASA permaneceu em 2º lugar com 24 pontos, atrás do Muricí que tem 26 e a frente do Coruripe que tem 23 pontos. Muricí e Coruripe jogam amanhã.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Os clubes do NE na 2ª Fase da Copa do Brasil


ASA-AL: Classificou-se com 2 vitórias sobre o Nacional-AM por 2 x 0 e agora pega o Vasco

Ceará: Eliminou o Picos-PI em um único jogo, quando venceu fora de casa por 5 x 0. Vai pegar agora o Corinthians do Paraná.

Vitória: Precisava vencer o Corinthians-Al por 2 x 0 e para não ter dúvidas meteu logo 4 x 0 ontem a noite, na abertura do Barradão. teve até gol de Viáfara, arqueiro rubro-negro. Vai pegar o Náutico.

Náutico: Venceu o Invinhema-MS por 3 x 1 na noite de ontem e agora pega o Vitória em um clássico nordestino.

Santa Cruz: Passou fácil pelo América-AM na noite de ontem, ao vencer o time amazonino por 3 x 0.

Bahia: Precisou apenas de um jogo para eliminar o Vitória-ES por 2 x 0 em um Ba x Vi genérico. Jogará com o Atlético-Go na próxima quarta-feira.

Sampaio Corrêa: Eliminou o São Domingos-SE por 2 x 1 no jogo da volta, após ter empatado a primeira partida em 1 x 1. Jogará com o Atlético-PR na próxima fase.

Fortaleza: Se classificou ao vencer o Tigres do Rio por 3 x 2 em Fortaleza. N primeiro jogo empatou em 2 x 2 após estar vencendo por 2 x 0. Jogará contra o Guarani na 2ª fase.

Sport: Só precisou de um jogo para eliminar o Brasília, quando venceu por 4 x 2. Terá que passar pelo Paraná Clube para continuar na competição.

Dos 20 clubes que representaram os 9 estados nordestinos 9 se classificaram, ou seja, um aproveitamento de 45%.

Dentre os 9 clasificados 3 são de Pernambuco, 2 da Bahia, 2 do Ceará, um do Maranhão e um de Alagoas.

A grande decepção ficou por conta do América-RN, time da Série B, que foi desclassificado pelo desconhecido São José-AP.

terça-feira, 9 de março de 2010

Corinthians-AL poderá instalar crise no Vitória


Ricardo Silva poderá balançar no cargo caso não passe pelo Corinthians-AL (Foto: Bahia Notícias)

Nesta quarta-feira o Vitória enfrenta o Corinthians Alagoano pela Copa do Brasil com a necessidade de vencer por, no mínimo 2 x0, para passar para a próxima fase, já que perdeu a primeira partida por 3 x 1. Se vencer por 3 x 1 a decisão será por cobrança de penaltis. Se o Corinthians fizer 2 gols ou mais, obriga o Vitória a vencer por 3 gols de diferença.

Apesar de ter terminado a primeira fase do Baianão em 1º lugar no geral, o Vitória não vem se apresentando bem, o que está deixando sua torcida preocupada e alguns já questionam o trabalho de Ricardo Silva, principalmente após a derrota no Ba x Vi. Dessa forma acredito que uma desclassificação amanhã frente ao Corinthians-AL poderá iniciar um processo de desgaste do técnico rubro-negro que fatalmente culminará em sua demissão no primeiro tropeço que ocorrer no campeonato baiano.

As fracas atuações no campeonato baiano fazem com que a torcida e a imprensa não tenham tanta certeza que o Vitória conseguirá passar para a próxima fase, mesmo enfrentando o Corinthians de Alagoas, que de parecido com o seu xará paulista só o nome, o uniforme e o escudo.

Acredito que o problema do Vitória não está no técnico e sim nas contratações modestas feitas para essa temporada até agora. O próprio Alexis Portela admitiu em algumas entrevistas que diminuiu bastante a folha salarial do clube, mas admite que deva contratar ainda para o campeonato baiano, pois o time não está a seu contento.

Por enquanto, mesmo com a redução na folha salarial em relação ao ano passado, o Vitória está dando pro gasto, principalmente pela fragilidade dos seus adversários no campeonato baiano, mas um tropeço amanhã poderá gerar uma crise na Toca do Leão.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Termina a 1ª fase do Baianão


O Feirense surpreendeu e se classificou na ultima rodada

Neste fim-de-semana terminou a 1ª fase do Campeonato Baiano 2010 com a classificação de 8 times para a 2ª fase e a desclassificação de 4 equipes, que agora terão que disputar o “quadrangular da morte”, onde dois serão rebaixados para a 2ª divisão.

No Grupo 1 classificaram-se Vitória, Vitória da Conquista, Atlético e Bahia de Feira e no Grupo 2 os classificados foram Bahia, Camaçari, Fluminense e Feirense. Não passaram para a próxima fase Madre de Deus e Colo-Colo (Grupo 1) e Ipitanga e Itabuna (Grupo 2).

Entre os classificados, a surpresa ficou por conta da cidade de Feira de Santana, que terá seus 3 representantes na 2ª fase. Esperava-se que 1 ou no máximo 2 times da cidade fossem para a 2ª fase, já que Bahia de Feira e Feirense lutavam para classificar-se, sendo que a missão do Feirense era bastante complicada, mas surpreendeu o Feirense venceu fora de casa na última rodada e entrou na zona de classificação, enquanto o Bahia de Feira se beneficiou da vitória do Feirense e mesmo empatando, conseguiu a classificação. O problema agora é com a FBF, que terá que mexer na tabela para conciliar os jogos, já que a cidade de Feira de Santana, apesar de contar com 3 times, só tem um estádio com condições de sediar jogos profissionais.

Entre os que não se classificaram a decepção ficou por conta dos times do Sul do Estado. Itabuna e Colo-Colo fizeram feio e foram os lanternas dos seus grupos. Esperava-se mais do Colo-Colo, campeão baiano de 2006 e do Itabuna, que foi um dos times que mais investiu.

Para a próxima fase os grupos da fase anterior permanecem, com a exceção do 5º e do 6º colocado de cada grupo, que disputarão o "quadrangular da morte".

domingo, 7 de março de 2010

Corinthians Campeão do 1º Turno


O Corinthians de Caicó se tornou o campeão do 1º turno do campeonato potiguar. O time interiorano venceu o tradicional América por 2 x 0 em Caicó, gols do Nonato e Zé Maria. O América havia vencido o primeiro jogo poor 3 x 1, mas a vantagem do desempate era do Corinthians. O curioso é que Nonato a poucos dias trás tinha sido dispensado pelo Treze, por indisciplina.

Vale lembrar que no ano passado o Assu foi o campeão potiguar e esse ano outro time do interior já se garantiu na final com a conquista do 1º turno. Enquanto isso, ABC e América terão que correr atrás do prejuízo no 2º turno.

Ultima rodada da 1ª fase do Baianão


O Ipitanga só depende delepara passar para a próxima fase

Hoje encerra-se a 1ª fase do campeonato baiano. Seis clubes já estão garantidos para a próxima fase, restando duas vagas, sendo uma a ser disputada entre Bahia de Feira e Madre de Deus (Grupo 1) e outra disputada entre Feirense e Ipitanga e Feirense (Grupo 2). Bahia-FS x Fluminense-FS, Madre de Deus x Feirense e Ipitanga x Vitória da Conquista são os jogos decisivos.

Acredito que no Grupo 1, o Madre de Deus tenha mais chances de se classificar, pois pegará o fraco Feirense nos seus domínios e seu adversário direto, o Bahia de Feira, jogará com o Fluminense em campo neutro.

Já no Grupo 2 aposto que a vaga ficará com o Ipitanga, que jogando em casa só dependerá de sí próprio para classificar-se, além do seu adversário já está classificado.

Bahia e Vitória já garantiram as primeiras colocações nos seus grupos e jogarão apenas para cumprir tabela. O Bahia pega o Colo-Colo, que não tem mais chances de classificação enquanto o Vitória pega o Camaçarí, que já está classificado, mas luta para manter a 2ª colocação no seu grupo. Para completar a rodada jogam Itabuna x Atlético. O time do Sul da Bahia é o último colocado do seu grupo e não almeja mais nada, já o Carcará no máximo, poderá perder a 3ª colocação.

sábado, 6 de março de 2010

Só essa diretoria mesmo!!!


Binha acredita em papai noel e em MGF

Segundo o site Bahia Noticias, o salário dos jogadores do Bahia estão atrasados 2 meses e para completar a bagunça, tem jogadores que já estão 3 meses sem receber. Dessa forma fica difícil cobrar alguma coisa dos jogadores.

O goleiro Marcelo está doido para sair do Bahia. Ele é um dos jogadores que não recebem salários a 3 meses e está decepcionado com as promessas não cumpridas pelo presidente MGF. Vai acreditar em promessa de político...

Renato Gaúcho não está nada satisfeito com o fato do Bahia ter que jogar em Alagoinhas enquanto a grama do Pituaçu não esteja recuperada. O prazo para o estádio reabrir é de um mês. Nesse caso a diretoria tricolor não tem culpa.

Não entendo porque o presidente MGF fez questão de assumir a presidência do bahia, já que ele sabia de todas as dificuldades do clube e, como ele mesmo cansa de dizer, sua carreira de político não depende do Bahia.

Rogerinho estava se recuperando para o Ba x Vi, foi vetado no dia do jogo. Esperava-se que ele tivesse recuperado no jogo seguinte, já que ele quase joga o clássico. Será que a recuperação regrediu? ou será que ele está esperando receber os salários para entrar em campo? mistério!

Que proposta descabida essa troca de Ávine por Bida?! trocar um jogador mais jovem, mais barato, em plena ascensão técnica e que joga em uma posição onde tem poucos bons jogadores disponíveis no mercado por um jogador mais velho, mais caro, que joga na posição onde mais tem jogadores disponíveis e que está em uma fase técnica ruim. E o pior é que, pelas entrevistas de MGF e Alexis Portela, essa possibilidade existe. Só essa diretoria mesmo.

O site Bahia Notícias informa que jornais catarinenses noticiam a contratação do atacante Ramon do Juventus-SC para o Bahia. O detalhe é que o Ramon é o reserva do lanterna do segundo turno do campeonato catarinense. Só essa diretoria mesmo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

MP/PB convocou torcidas organizadas para TAC


Torcidas Organizadas de todo o Brasil costumam utilizar simbolos e mascotes amedrontadores, como a T.J do Botafogo/PB, uma das convidadas pelo MP

"O Ministério Público da Paraíba, propôs a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para as torcidas organizadas do Botafogo, na reunião que aconteceu nesta quarta-feira, às 14h30, na sede do órgão.

O objetivo é combater a prática de violência nos estádios. Na proposta, as torcidas se comprometeram a apresentar cópias dos seus estatutos devidamente registrados em cartório e também a trabalhar com medidas contra a violência. O termo proposto pelo MP prevê que as torcidas terão três meses para cadastrar eletronicamente seus integrantes e encaminhar a listagem (com o endereço residencial e o comercial, fotografia e assinatura do torcedor) ao Botafogo, à FPF, à Polícia Militar e à Promotoria de Justiça do Cidadão.

Os torcedores deverão receber carteiras de identificação. Foram convocadas para o encontro, os representantes do Império Alvinegro, Fogomania, Força Independente Anjinhos do Belo, Fúria Independente do Botafogo, Bota Paz, Bota Shop, Torcida Jovem do Botafogo, a Federação Paraibana de Futebol - FPF, dirigentes do clube, além dos órgãos da segurança pública (Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros).

No ano passado, o MP instaurou o procedimento administrativo para apurar as denúncias de violência nos estádios por parte de torcedores das organizadas. No dia 18 de setembro, a Promotoria de Justiça do Cidadão realizou audiência com os dirigentes dessas torcidas e solicitou o encaminhamento, no prazo de dez dias, da cópia de seus estatutos devidamente registrados em cartório. Nenhuma atendeu à solicitação.

No final da semana passado, Wallace Maranhão Morais, de 17 anos, foi assassinado em uma briga entre as torcidas organizadas - fora do estádio Almeidão - após o jogo entre Botafogo e Sousa, pelo Campeonato Paraibano."

Do Só Esporte (adaptado) em 03/03/2010

Boa iniciativa, só não entendi porque as organizadas de Campina Grande não participaram do TAC.

Os MPs dos demais estados poderiam também agir da mesma forma, afinal violência entre organizadas acontecem em quase todo o Brasil, inclusive em estados com times de pouca expressão no cenário nacional, como na Paraíba.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O Ba x Vi do Chororô e das Escoltas


Alisson abriu o placar para o Bahia e a torcida comemorou muito (foto: Eduardo Martins-A Tarde)

O Bahia foi a forra e venceu o 2º Ba x Vi do ano, gols de Alisson e Edílson, descontando Schenk para o Vitória. O clássico foi marcado pela polêmica em relação à arbitragem. A torcida do time derrotado reclamou muito de um pênalti não marcado em Schenk, atribuindo a derrota a esse fato, porém esquecem eles que o gol do mesmo Schenk ó existiu porque o fraco juiz não marcou uma falta em Edison segundo antes. Esquecem também que Viáfara cometeu falta em Edílson sendo o último homen e o juiz simplesmente inverteu a falta. Já a expulsão do jogador do Vitória, o juiz simplesmente aplicou a regra, mas não sei se ele expulsaria se o gol do Vitória não tivesse saído.

Quanto ao jogo, achei tecnicamente fraco apesar dos jogadores dois times demonstrarem muita garra. Acho que o Bahia teve uma ligeira superioridade no jogo e o Vitória só dominou mesmo no finalzinho, mas sem muita objetividade, tanto que foi o Bahia que chegou mais perto de marcar nos minutos finais, em duas oportunidades com Lima.

Um fato que me chamou atenção é que as torcidas Bamor e Imbatíveis foram escoltadas até o estádio e a segunda teve que se submeter a duas revistas da PM. No final da partida a PM não deixou que a Imbatíveis saísse do estádio até que ele fosse esvaziado. Toda essa ação da PM é só uma constatação que as organizadas sempre estão na iminência de cometerem atos de violência. É como um bando de pittbuls raivosos que tem que sair de estrangulador e focinheira.