domingo, 31 de janeiro de 2010

Feira de Santana leva vantagem sobre Salvador


Esse trio ainda não deu liga

No Duelo Feira de Santana x Salvador, Feira se saiu melhor. Enquanto no Jóia da Princesa o Fluminense de Feira empatou com o Vitória em 2 x 2 em Salvador, o Bahia tomou 5 x 3 do Bahia de Feira e já está a 3 jogos sem vencer.

No Jóia da Princesa o Fluminense iniciou o jogo a todo vapor e fez logo 2 x 0 podendo até ter matado o jogo com duas outras chances claras. Mesmo tomando 2 gols, o Vitória não mostrava nenhum poder de reação, já que a defesa batia a cabeça com Vilson, sendo inclusive o responsável direto pelo segundo gol do Fluminense. A criação não funcionava com Ramon e dessa forma a bola não chegava no ataque, deixando Schenk isolado. No segundo tempo, Ricardo Silva mudou o time, colocando Neto Berola e Adailton, dando mais ofensividade ao time, mas abrindo a possibilidade de contra-ataque do Flu. As modificações deram certo porque o Vitória passou a atacar mais e melhor e o Fluminense não conseguiu encaixar o contra-ataque. Dessa forma o Vitória conseguiu merecidamente chegar ao empate no segundo tempo, com Ramone Bida.

Nas arquibancadas, mais uma vez a torcida Imbatíveis deu trabalho a polícia, que teve que agir energicamente contra alguns integrantes. Está na hora das autoridades tomar uma atitude antes que aconteça algo mais grave.

No Pituaçu, o Bahia foi humilhado pelo Bahia de Feira, ao perder por 5 x 3 merecidamente. Com esse jogo, o Bahia já tem 3 jogos sem vencer e pior, em 9 pontos disputados no Pituaçu, o Bahia só conseguiu um. Pelas palavras de Eliseu Godoy nos microfones da Metropole, acredito que já existe uma crise no Fazendão. O Gerente de Futebol prometeu mudanças drásticas amanhã e não descarto uma demissão precoce de Renato Gaúcho no início da semana.

A diretoria do Bahia tentou transformar a estreia de Edilson em uma atração a parte, mas a torcida não se empolgou e apenas 4.742 torcedores foram a campo. Edilson entrou no segundo tempo, mas não evitou a derrota do Bahia.

Com os resultados dessa rodada, Bahia e Vitória perderam a liderança dos seus respectivos grupos. No Grupo 1 o líder agora é o Vitória da Conquista com 12 pontos, seguido do Vitória com 10. No Grupo 2 o Camaçari é o líder com 8 pontos e o Bahia caiu para a 2ª colocação com 7 pontos.

Hoje tem clássico no Ceará


Fortaleza x Ceará fazem o classico da rodada no Nordeste (foto: blog4.opovo.com.br)

Fortaleza e Ceará é o principal confronto na rodada desse domingo na Região Nordeste. O clássico marca o encontro entre o rebaixado Fortaleza contra o promovido Ceará, porém neste início do estadual os principais times do Ceará vivem situações inversas.

Enquanto o Fortaleza vem de 3 vitórias consecutivas e ocupa a 4ª colocação, o Ceará perdeu os dois últimos jogos, caindo para a 10ª colocação, o que é muito pouco para um time de Série A. Não se sabe a causa dessa fase tão ruim do Vozão, mas a torcida já sente saudades do meia Geraldo e do técnico PC Gusmão, considerados os principais responsáveis pelo êxito no campeonato da Série B do ano passado.

O Fortaleza terminou 2009 em crise e iniciou 2010 parecendo que a crise iria continuar. Além de perder alguns dos seus principais jogadores, o tricolor iniciou o ano com duas derrotas, uma delas por goleada, e chegou a ocupar a lanterna do Cearense. Mas o Fortaleza soube se recuperar e cresce a cada jogo. Uma vitória do tricolor poderá marcar o início de uma crise no rival.

O jogo Fortaleza x Ceará será às 16:00 (local) no Castelão.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rodada do Fim de Semana pelos Estaduais - BA e PE


A contratação mais badalada do Nordeste em 2010 estreia nesse fim-de-semana pelo Baianão (foto: Correio da Bahia)

Campeonato Baiano

Neste sábado será aberta a 5ª rodada do Baianão 2010 com o jogo Feirense x Colo-Colo. Será o confronto entre o lanterna do Grupo 1 contra o lanterna do Grupo 2. Outro confronto interessante, já no domingo, será o duelo entre o Bahia de Salvador e o Bahia de Feira. O Bahia, apesar da liderança do Grupo 1, buscará a vitória a qualquer custo, pois uma crise poderá se instalar no Fazendão em caso de outra derrota. A estreia de Edilson e Rogerinho poderão ser incentivos a mais para o torcedor tricolor comparecer ao Pituaçu. O Xará Feirense precisará vencer para melhorar a sua colocação no Grupo 2. Uma derrota poderá tirá-lo da zona de classificação. Outro jogo importante é o duelo entre Fluminense x Vitória. o rubro negro poderá obter a sua 3ª vitória seguida, consolidando-se na liderança do Grupo 2, já o Flu precisará vencer para melhorar sua posição, já que ocupa a modesta 4ª colocação do Grupo 1.

Campeonato Pernambucano

O empate do Sport, a vitória do Náutico no clássico contra o Santa Cruz e a vitória do Cabense embolou de vez o campeonato pernambucano. Agora apenas um ponto separa o líder Sport (13) do Cabense (12) e com dois ponto a menos vem Náutico (10), Santa Cruz (10) e Salgueiro (10). Os jogos do fim-de semana serão Central x Cabense; Sport x Vera x Cruz, Araripina x Náutico; Sete de Setembro x Salgueiro; Porto x Santa Cruz e Vitória x ipiranga.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Imbatíveis em violência e vandalismo


Banners da Imbatíveis criando um clima de guerra (2009)

Na semana passada, Policia Militar, FBF, Sudesb e Torcidas Organizadas sentaram na mesa para discutirem as medidas de segurança para o BA x VI, que aconteceu no último domingo. Dentre os participantes da reunião, estavam os representantes da torcida Imbatíveis e também da Bamor, que ao término da reunião, deram bonitas entrevistas pregando a paz.

Infelizmente de nada adiantou essa reunião, pois antes do início da partida as imediações do Pituaçu virou uma praça de guerra, promovida principalmente pela Imbatíveis, que atacou membros da Bamor, havendo o revide. A polícia agiu com energia e chegou a deter uma pessoa com uniforme da Imbatíveis portando bombas de fabricação caseira.

Acho que já passou da hora das autoridades agirem contra as torcidas organizadas em Salvador, principalmente contra a torcida Imbatíveis, que parece que só foi fundada para brigar com a Bamor, que passou também a aderir a violência. O que eu não entendi ainda é por que o Ministério Público ainda não tomou uma medida drástica contra essa facção criminosa, já que esse bando que se dizem torcedores estão sempre cometendo atos de vandalismo e violência.

Será que as mortes ocorridas em 2007, após um jogo no Barradão não foi o bastante para acabar com essa torcida? Ou será que terá que ocorrer um fato similar ao ocorrido em Curitiba no final do ano passado para que se tomem providências? Por falar em Curitiba, temos que reconhecer o exemplar trabalho de identificação e punição dos culpados pela baderna ocorrida no jogo Coritiba x Fluminense pelo Brasileirão do ano passado.

Acho que o futebol baiano perdeu muito com a criação dessa facção do mal chamada Imbatíveis e por isso sou a favor de sua eliminação do futebol baiano e brasileiro, servindo de exemplo para as outras torcidas organizadas, em especial a Bamor, que também se transformou em uma torcida violenta, mas que pela sua bonita história desde a sua criação em 1976, merece mais uma chance, devendo ficar de sobreaviso.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Estaduais pelo Nordeste


Nonato do Treze, com 2 gols marcados, foi o destaque da 1ª rodada do campeonato paraibano

Campeonato Alagoano

O Coruripe venceu o ASA de Arapiraca por 3 x 1 e se manteve na liderança do certame alagoano com 9 pontos e 100% de aproveitamento. O time praiano tem 100% de aproveitamento, seguido do Murici com 7 pontos e o Santa Rita com 6 pontos. O tradicional CRB ocupa apenas a 5ª colocação com 5 pontos e O ASA, promovido a Série B do Brasileirão, ocupa apenas a 6ª colocação com 4 pontos.

Campeonato Baiano

O Vitória venceu o clássico Ba x Vi nesse domingo e assumiu a liderança do Grupo 1 com 6 pontos, seguido do Vitória da Conquista que também tem 6 pontos. No Grupo 2 lidera o Bahia com 6 pontos e em 2º vem o Itabuna que também tem 6 pontos, ambos perderam nesse domingo.

Campeonato Cearense

O Fortaleza vem se recuperando do início desastroso e venceu a segunda partida seguida, dessa vez a vítima foi o Maranguape que tomou 2 x 1. Já o Ceará está fazendo o caminho inverso e perdeu o clássico para o Ferroviário por 1 x 0. É a segunda derrota seguida do Ceará, que ocupa a modesta 8ª colocação com 6 pontos, o Fortaleza é o 4º com 7 pontos e o Ferroviário é o 3º com 8 pontos. O vice-líder é o Horizonte com 8 pontos e o líder isolado é o Crato que tem 9 pontos.

Campeonato Paraibano

Na primeira rodada do paraibano, o Treze venceu a Desportiva por 4 x 2, o Auto Esporte venceu o Esporte por 3 x 1, e o Botafogo venceu o Atlético por 3 x 1. Os jogos Queimadense x Campinense e Nacional x Sousa terminaram em 1 x 1. Nonato do Treze foi o destaque da rodada com 2 gols.

Campeonato Pernambucano

O Sport manteve os 100% de aproveitamento ao vencer o Central por 2 x 1. Já o Náutico venceu o Sete de Setembro por 3 x 1 e o Santa Cruz derrotou o Vera Cruz por 2 x 1. No certame Pernambucano Sport lidera com 12 pontos, seguido do Santa Cruz com 10 pontos, Salgueiro e Cabense com 9 pontos e Náutico com 7 pontos.

Campeonato Potiguar

O Centenário Pauferrense venceu o Potyguar de Currais Novos por 2 x 1 e foi o único time que venceu na rodada de estréia do certame potiguar. Os jogos ASSU x Baraúnas, Potiguar x América, Santa Cruz x Alecrim terminaram em 1 x 1. O placar de ABC e Corinthians foi 2 x 2.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A experiência venceu a Juventude - Vitória 2 x 0 Bahia


Mais uma vez Ramon fez a diferença no Ba x Vi (foto: Edson Ruiz)

O Vitória venceu o 1º BA x VI do ano no Pituaçu por 2 x 0, gols de Schwenk e Ramon, e se reabilitou da derrota contra o Itabuna no meio da semana. Mais que isso, o Vitória retomou a condição de favorito para vencer o campeonato baiano, derrubando todos os prognósticos (incluindo o meu) que dava ao Bahia a condição de favorito para vencer o BA x VI, após as duas vitórias contra o Colo-Colo e o Vitória da Conquista.

O clássico também mostrou que, apesar das duas goleadas no inicio da temporada, falta ao Bahia jogadores mais qualificados em algumas posições, principalmente na lateral direita e no comando de ataque. Também ficou evidente que a garotada da base “sozinha” não vai resolver os problemas do Bahia. Talvez a volta de Nem, Alisson e Rogerinho possa dar esse equilíbrio ao Bahia, aliada a mais duas ou três contratações.

Quanto ao Vitória, apesar de ter vencido o clássico, precisa ainda qualificar melhor o seu elenco, afinal disputará torneios difíceis como a Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sulamericana e depender apenas de Ramon na criação, com 37 anos é muito arriscado. De qualquer forma, a torcida rubro-negra tem mais é que comemorar esse jogo, pois venceu merecidamente o clássico e espantou a crise que estava rondando a Toca do Leão.

sábado, 23 de janeiro de 2010

O Santa Cruz é lider! Viva!


A torcida coral espera não sofrer tanto em 2010.

O Santa Cruz venceu o Vera Cruz por 2 x 1, gols de Joelson e Jackson e tornou-se líder do campeonato pernambucano, pelo menos até amanhã quando será completada a 4ª rodada. O tricolor agora tem 3 vitórias e um empate e soma 10 pontos, O Sport tem 9 pontos e poderá ultrapassá-lo amanhã, pois ainda vai jogar contra o Central em Caruaru.

Apesar do tropeço em casa na 2ª rodada e de não ter ganhado nada ainda, a torcida coral tem que comemorar, pois há alguns anos que o Santa Cruz não tem um começo de temporada tão bom. Talvez seja o início da recuperação tão esperada pela sua torcida que não aguenta mais passar vergonha.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Quem é o Favorito para o BA x VI?


Domingo será realizado o 419º BA x VI da história, este que é considerado o maior clássico do Norte-Nordeste, mas a pergunta que todo mundo faz é: quem é o favorito? Se essa pergunta fosse feita há uma semana a maioria da crônica apostaria no Vitória, pois afinal o rubro-negro jogou a Série A enquanto o tricolor é um time de Série B e por pouco não caiu para a Série C, além disso, não conseguiu manter os poucos bons valores que apareceram em 2009.

Pois bem, menos de uma semana e duas rodadas depois, muitos comentaristas já afirmam ser o Bahia o favorito para o jogo de domingo, tudo graças às duas goleadas aplicadas no Colo-Colo e no Vitória da Conquista, enquanto o atual tricampeão baiano venceu apertado o Camaçari e perdeu para o Itabuna.

Na minha opinião, o grande erro do Vitória foi ter subestimado os adversários locais, a partir do momento em que os titulares de 2009 não foram substituído a altura. As laterais perderam Apodi e Leandro, no meio saiu o articulador Leandro Domingues e no ataque o artilheiro Roger. Em nenhuma dessas posições, veio jogadores do mesmo nível, o que me faz acreditar que a diretoria rubro-negra não levou fé que seus adversários pudessem superá-los .

Já o Bahia fez menos contratações que no ano passado, mas com mais critérios, priorizando jogadores comprovadamente técnicos mas com pouca visibilidade no mercado nacional, o que permitiu contratá-los a um custo acessível. A única aposta arriscada foi Edilson, mas que até agora vem demonstrando profissionalismo e vontade. Outro fato importante foi à promoção dos jogadores da base, e a confiança depositada neles pelo técnico Renato Gaúcho. Os meninos vem entrando bem e dando conta do recado porque não estão entrando para jogar sob pressão, como foi comum nos últimos anos.

Diante dos primeiros resultados, fico com a maioria dos cronistas e acho que o Bahia leva uma “ligeira” vantagem para o próximo clássico, mas continuo achando que o Vitória ainda é favorito ao título pela melhor condição econômica, pois com certeza se o rubro-negro perder o BA x Vi eles correrão atrás de reforços afim de evitar a perda da oportunidade de ser tetracampeão baiano.

Retrospecto dos BA x VIs

Total de jogos: 418

Vitória do Bahia: 170

Vitória do Vitória: 121

Empate: 127

Gols do Bahia: 579

Gols do Vitória: 474

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rodada de quarta dos estaduais


Carlinhos Bala marcou duas vezes, mas o Náutico só empatou

Campeonato baiano

O Bahia venceu bem mais uma vez, dessa vez a vítima foi o Vitória da Conquista, que foi goleado por 3 x 0 no Pituaçu. Já o Vitória amargou a primeira derrota no campeonato ao perder para o Itabuna por 1 x 0 no Estádio Luis Viana Filho. Essas duas rodadas já indicam que a mescla entre jogadores da base e as novas contratações está dando certo no Bahia. Já o Vitória a impressão é que o time não soube repor bem as perdas de Leandro Domingues, Roger e Apodi. O Ba x Vi do próximo domingo poderá confirmar ou não essas minhas constatações.

Campeonato Pernambucano

O Sport reina soberano no campeonato pernambucano ao vencer a 3ª partida consecutiva, desta vez para o Porto por 3 x 1. O time pernambucano foi quem melhor contratou até agora e é o favorito para conquistar o tetra. O Náutico só empatou com o Ypiranga e ocupa a modesta 7ª colocação. O Santa Cruz se reabilitou do empate em casa e venceu o Cabense por 2 x 0 na casa do adversário. O Santa Cruz ocupa a vice-liderança, porém, depois de tantas decepções nos últimos 4 anos, fica difícil acreditar que o Santa Cruz poderá ser campeão pernambucano.

Campeonato Cearense

O Ceará enfim venceu no certame cearence. O Leão da Pici goleou o Quixadá por 4 x 1, mas o resultado não foi suficiente para tirá-lo da lanterna, dividida agora com o Boa Viagem e o Itapipoca. O Ceará decepcionou ao perder para o Maranguape por 1 x 0 e embolou de vez o campeonato. O Vozão divide a primeira colocação com outros cinco times: Crato, Maranguape, Quixadá, Guarani e Guarany.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ranking 2010 - CBF, Folha de São Paulo e Revista Placar


O título nacional do Bahia em 1988 ajudou o clube a ser o melhor colocado entre os nordestinos em 2 dos 3 rankings.

Ranking CBF

1º Grêmio 2092

2º Corinthians 2079

3º Flamengo 2039

4º Vasco 2031

5º São Paulo 1997

6º Atlético-MG 1979

7º Palmeiras 1956

8º Internacional 1942

9º Cruzeiro 1891

10º Santos 1746

11º Fluminense 1658

12º Botafogo 1615

13º Goiás 1478

14º Coritiba 1473

15º Guarani 1470

16º Sport 1463

17º Portuguesa 1366

18º Atlético-PR 1320

19º Bahia 1318

20º Vitória 1291

21º Náutico 1177

22º Santa Cruz 1136

23º Paraná Clube 1044

24º Ponte Preta 1018

25º Ceará 1005

26º Juventude 865

27º Remo 852

28º Fortaleza 711

29º América-RN 703


Ranking da Folha de São Paulo

1º São Paulo 906

2º Flamengo 790

3º Palmeiras 788

4º Corinthians 690

5º Santos 680

6º Vasco 668

7º Cruzeiro 650

8º Grêmio 636

9º Inter 596

10º Fluminense 567

11º Atlético-MG 582

12º Botafogo 440

13º Bahia 414

14º Sport 389

15º Paysandu 359

16º Fortaleza 342

17º Coritiba 316

18º Ceará 308

19º Vitória 261

20º Atlético-PR 248

21º Náutico 244


Ranking da Revista Placar

1º São Paulo 357

2º Flamengo 336

3º Santos 324

4º Palmeiras 309

5º Grêmio 290

6º Corinthians 279

6º Cruzeiro 279

8º Vasco 254

9º Internacional 250

10º Fluminense 231

11º Atlético-MG 188

12º Bahia 164

13º Botafogo 158

14º Sport 151

15º Coritiba 114

16º Paysandu 96

17º Remo 86

18º Atlético-PR 81

19º Vitória 78

20º Fortaleza 76

21º Ceará 72

21º Santa Cruz 72

23º América-MG 67

24º Paulistano 66

25º Náutico 63

26º Goiás 57

27ºABC 50

28ºAmérica-RJ 42

29ºNacional-AM 40

30ºCSA-AL 37

Nota: O Ranking da CBF pontua os clubes de acordo com suas posições nos principais campeonatos nacionais ao longo dos anos enquanto o da Placar e o da Folha estabebece pontuações por títulos conquistados nos diversos campeonatos. Em resumo, o ranking da CBF prioriza a regularidade enquanto o da Placar e da Folha priorizam os títulos conquistados.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os Maiores Campeões Estaduais do Nordeste


O ABC é o maior papão de títulos estaduais do Nordeste e do Brasil

1º ABC-RN 50 títulos

2º Bahia 43 títulos

3º Ceará 39 títulos

4º Fortaleza e Sport 38 títulos

6º CSA-AL 37 títulos

7º América-RN e Sergipe 31 Títulos

9º Sampaio Corrêa-MA 29 títulos

10º River-PI 27 títulos

domingo, 17 de janeiro de 2010

Estaduais pelo Nordeste – BA, PE e CE


Vagner - Zagueiro-artilheiro do Bahia

Campeonato Baiano

A rodada de abertura do campeonato baiano não reservou nenhuma grande surpresa, já que os favoritos Bahia e Vitória venceram seus jogos. Talvez a surpresa tenha sido a vitória do Bahia por goleada contra o Colo-Colo (5 x 1) em Ilhéus. Todos esperavam que o Bahia vencesse, mas com alguma dificuldade, pois jogava desfalcado de Rogerinho, Nem e Rodrigo Grahl, jogadores que treinaram no time titular por toda a pré-temporada, mas os jogadores que entraram não decepcionaram e mostraram boa movimentação em campo, com destaque para o zagueiro Vagner, que fez 2 gols, Mauricio e Ananias. Já o Vitória, que jogou no Pituaçu, teve dificuldades para vencer o Camaçari por 2 x 1. Outros resultados: Feirense 1 x 1 Madre de Deus; Flu-Fs 0 x 0 Bahia-FS; Vitória da Conquista 5 x 2 Ipitanga; Atlético 0 x 1 Itabuna.

Campeonato Pernambucano

O Pernambucano já está na 2ª rodada e nada de novo no front, Sport goleou, Náutico venceu e Santa Cruz decepcionou. O Santa Cruz, mesmo com o apoio de sua torcida, empatou com o Central por 1 x 1. Já o Sport venceu o Vitória por 5 x 1 mostrando que ainda é o favorito para conquistar o campeonato pernambucano. O Náutico se reabilitou da derrota na primeira rodada e venceu o Salgueiro por 2 x 1. O Sport é o líder do campeonato pernambucano com 6 pontos empatado com o Cabense, que perde no saldo e gols. O Santa Cruz é o 3º colocado com 4 pontos e o Náutico ocupa a 7ª colocação com 3 pontos.

Campeonato Cearense

A queda do Fortaleza para a Série C parece que não foi ainda o “fundo do poço”. O tricolor tomou uma goleada para o Crato por 4 x 0. Essa é a 2ª derrota do Fortaleza em dois jogos, indo para a lanterna isolada da competição. Já o Ceará vive uma situação oposta ao do seu arquirival. O alvi-negro venceu o Guarani por 4 x 1 e é líder do campeonato com duas vitórias.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Palpites para os Campeonatos Estaduais – BA, PE, PB


O técnico do Bahia Renato Gaúcho não terá muito tempo para curtir as praias de Salvador, se quiser vencer o Baianão.

Campeonato Baiano

Enquanto o Bahia optou por contratações badaladas, como a do técnico Renato Gaúcho e do atacante veterano Edílson, o Vitória optou por manter a base de 2009, reforçando o time pontualmente e efetivando o auxiliar técnico Ricardo Silva. Acredito que o Vitória tem um ligeiro favoritismo para conquistar o baianão por ter um time mais entrosado, já o Bahia vem contratando bem e com critérios, por isso a distância entre os dois times não deverá ser grande. Quanto aos times do interior, não acredito que haverá surpresas esse ano.

Achômetro:

Vitória 50%
Bahia 48%
Demais equipes 2%

Campeonato Pernambucano

O Sport, mais uma vez, é o favorito para conquistar o Campeonato Pernambucano, pois apesar do péssimo final de ano, o rubro-negro foi o que melhor contratou para temporada de 2010, com destaque para a dupla de ataque Nadson e Aloísio. O Náutico fez contratações modestas e o Santa Cruz ainda não conseguiu sair do seu inferno astral, que completará 5 anos em 2010. Acredito que esse ano, o Sport não terá a facilidade dos anos anteriores, já que o time foi rebaixado do Brasileirão, significando uma diminuição de sua receita.

Achômetro:

Sport 50%
Náutico 30%
Santa Cruz 19%
Demais Equipes 1%

Campeonato Paraibano

O Treze sai na frente esse ano por dois grandes motivos: 1) começou a pré-temporada desde o ano passado; 2) Fez contratações de qualidade com destaque para Beto (ex-Bahia) e Cléo Paraense. O Campinense de 2010 é bastante diferente do Campinense 2009 e por isso poderá ter problemas de entrosamento. O atual campeão Sousa passa por dificuldade e não manteve o time campeão paraibano. O Botafogo fez um convenio com o Botafogo-RJ o que poderá render frutos, além disso, contratou o veterano Edmundo, artilheiro do Paraibano de 2009.

Achômetro:

Treze 35%
Botafogo 20%
Sousa 15%
Campinense 15%
Demais Times 15%

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Copa São Paulo – Fim de Linha para os Times Nordestinos.

Mais uma vez os times nordestinos não conseguiram ir muito longe na Copa São Paulo de Futebol Jr. Bahia, Vitória e Confiança, que se classificaram em primeiro no seus grupos, caíram na 2ª fase e já estão fazendo o caminho de volta para casa.

Para o Confiança, chegar a 2ª fase foi um grande feito, pois deixou para trás o Grêmio, atual campeão brasileiro de Juniores. O time do técnico Lima Sergipano, que chegou na 2ª fase invicto, perdeu para o Coritiba por 4 x 2 e foi eliminado da competição.

A tão festejada divisões de base do Vitória já não é a mesma a muito tempo e mais uma vez saiu precocemente da Copinha ao ser goleado pelo São Paulo por 4 x 0. Já o Bahia deu adeus a competição ao perder para o Barueri por 1 x 0, com um gol logo no começo do jogo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mercado da Bola pelo Nordeste


O veterano Jackson é uma das atrações do Santa Cruz para 2010.

· O Bahia contratou o zagueiro Átila, de 19 anos, emprestado do Corinthians. Este é o 6º zagueiro do clube. O “time dos volantes 2009” agora virou ”time dos zagueiros 2010”.

· Pelo menos Rogério Sodré foi emprestado para o Oeste de Itápolis e vai disputar o Paulistão pelo time interiorano, se ficasse no Bahia, seria o 7º zagueiro do clube.

· Já o Vitória contratou o atacante Schwenck, ex-Figueirense, que estava sendo pretendido pelo Bahia. A atual diretoria do Vitória, que assumiu em 2006, já “atravessou” o Bahia inúmeras vezes em negociação de jogadores, o que mostra a incompetência da direção do Bahia e a falta de criatividade dos diretores rubro-negros, já que na maioria dos casos, os jogadores não foram bem no Vitória.

· O Confiança de Sergipe está para contratar o jogador veterano Juninho Petrolina, com passagem por vários clubes do Nordeste como o Vitória, Náutico, Sport, ABC e América, dentre outros.

· O ASA de Alagoas, que esse ano disputará a Série B, contratou O lateral-esquerdo Wesley, que estava no Londrina e que já foi campeão da Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista (SP). O ASA ainda pretende contratar 3 jogadores para o Campeonato Alagoano.

· O Santa Cruz aderiu a onda dos jogadores veterano e contratou o meia Jackson (36 anos), que estava no Vitória e já defendeu o Sport.

· Já o Náutico, optou por uma contratação internacional e adquiriu o meia Itamar, que estava em Cingapura e que também jogou na Indonésia. Antes o Náutico já havia contratado Gomes, Márcio Tinga, Gustavo e Ramirez, além do técnico Guilherme Macuglia. Falta uma contratação de “peso” no auvi-rubro pernambucano.

· O Sport, que também carece de contratações de “peso”, anunciou na semana passada ,a volta de Juninho, que estava no América de Natal.

· O Treze de Campina Grande contratou o atacante Beto, que jogou a Série B 2009 pelo Bahia. A dupla de ex-Bahia formada por Nonato e Beto promete infernizar as zagas adversárias no campeonato paraibano.

· O América está apostando em jogadores que já vestiram a camisa americana, pois contratou o meia Aloísio, que atuou no clube em 2008 e o atacante Rony, que atuou em 2005. O time potiguar já contratou 13 jogadores para a temporada, com destaque para Adriano Magrão ex-Sport, Náutico e Fluminense.

· O Ceará tem como principais destaques para a temporada 2010 o técnico Renê Simões e os laterais Augusto (ex-Fluminense) e Douglas Silva (ex-Coritiba). O alvi-negro começou bem o campeonato ao vencer o Horizonte por 1 x 0.

· Já o Fortaleza contratou o meia Paulo Isidoro, que na última temporada jogou pelo Bahia. O Tricolor da Pici perdeu para o Limoeiro por 3 x 2 na estréia do Campeonato Cearense. Será que estamos diante do novo Santa Cruz?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Classificados para a 2ª fase da Copa São Paulo


O Confiança de Sergipe foia grande surpresa da 1ª fase da Copa São Paulo.

Apenas 3 dos 14 times nordestinos passaram para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Junior, com destaque para o Confiança-SE do técnico Lima Sergipano, que jogou no Bahia por muitos anos e tornou-se ídolo devido a maneira aguerrida de como jogava, compensado a pouca técnica. O Confiança surpreendeu e classificou-se em primeiro em um grupo que contava como favorito Grêmio, o anfitrião São José e o Nacional-AM. Na próxima fase o Confiança pegará o Coritiba.

Os outros dois classificados foram o Bahia e o Vitória. O Bahia conseguiu a classificação derrotando o Lemense por 4 x 1 e contando com a surpreendente vitória do Porto-PE sobre o Marília por 2 x 1. Já o Vitória classificou-se invicto ao derrotar o Primavera por 2 x 1. Na próxima fase o Bahia joga contra o Baruei e o Vitória contra o São Paulo. Vejam todos os confrontos:

Partida 01: Cruzeiro (1º colocado A) x Paraná (1º colocado B)

Partida 02: Internacional-SP (1º colocado C) x Campinas (1º colocado D)

Partida 03: Guarani (1º colocado E) x PC São José (1º colocado F)

Partida 04: Vitória (1º colocado G) x São Paulo (1º colocado H)

Partida 05: América-SP (1º colocado I) x Juventude (1º colocado J)

Partida 06: Corinthians (1º colocado K) x América-MG (1º colocado L)

Partida 07: Coritiba (1º colocado M) x Confiança-SE (1º colocado N)

Partida 08: CFZ Brasília (1º colocado O) x Flamengo-RJ (1ª melhor campanha)

Partida 09: Santos (1º colocado P) x Goiás (2ª melhor campanha)

Partida 10: Figueirense (1º colocado Q) x Pão de Açúcar (3ª melhor campanha)

Partida 11: Bahia (1º colocado R) x Barueri (4ª melhor campanha)

Partida 12: Paulista (1º colocado S) x Vasco (5ª melhor campanha)

Partida 13: Palmeiras (1º colocado T) x Fluminense-RJ (6ª melhor campanha)

Partida 14: Remo (1º colocado U) x Porto Feliz (7ª melhor campanha)

Partida 15: Portuguesa (1º colocado V) x Rio Preto (8ª melhor campanha)

Partida 16: Botafogo-RJ (1º colocado X) x São Carlos (9ª melhor campanha)

sábado, 9 de janeiro de 2010

Chances na Copa São Paulo

Amanhã (10/12) será encerrada a primeira fase da Copa São Paulo 2010, torneio que conta com 14 clubes nordestinos. Para a segunda fase, estarão classificados os primeiros de cada chave mais os nove melhores segundo colocados. Confiram as chances de cada time nordestino na Copinha.

Marília-MA: Joga a última partida contra o Barueri sem chances de classificação, pois não fez nenhum ponto.

Pernambucano-PE: Outro que vai apenas cumprir tabela na última rodada. Também não conseguiu pontuar. Não entendo porque em vez de Náutico, Sport ou Santa Cruz estamos vendo esse Pernambucano!

Fluminense-BA: Precisa vencer o Guarani e torcer para que o Rio Preto não vença o Funorte. Ainda assim será difícil sua classificação, pois terá que ficar entre os nove segundos colocados.

Vitória-BA: Se classifica com uma vitória simples contra o Primavera-SP. Se empatar, poderá se classificar se ficar entre os nove melhores segundos colocados.

CSA-Al: Terá que vencer o Operário e torcer para que o Avaí não vença o São Paulo para tentar se classificar em segundo com quatro pontos, o que é difícil.

Fortaleza-CE: Se vencer o América-SP e o Atlético-MG não vencer o Ribeirão Preto, se classifica em primeiro com seis pontos.

Americano-MA: Outro que não pontuou e já está fora, só cumprirá tabela.

Paraibano-PB: Situação idêntica ao Americano. Cadê o Treze e o Campinense?

Confiança-SE: É líder do seu grupo com quatro pontos e se classifica vencendo o Nacional-AM.

ABC-RN: Terá que ganhar do Comercial e torcer pela derrota do Santos, podendo se classificar em primeiro dependendo do saldo de gols, ou em segundo, se ficar entre os nove melhores.

Ceará-CE: Está quase fora, pois só tem um ponto. Tem chances remotas se ganhar o União Barbarense e o Figueirense perder para o Porto Feliz.

Porto-PE: Situação similar a do Ceará. Muito difícil.

Bahia-BA: Terá que vencer o Lemense e torcer para que o Marília perca para o Porto. Se der Marília ou empate, poderá se classificar como segundo colocado.

Piauí-PI: Também só irar cumprir tabela na última rodada, pois perdeu os dois jogos que disputou.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Entrando na Onda


O pitbull Ueslei pode retornar ao Vitória

O Vitória, que já conta com o veterano Ramon (37 anos), entrou na onda de contratações de jogadores veteranos e confirmou o interesse em Ueslei (37 anos), ídolo do Bahia nos anos 90, sendo inclusive o 4º maior artilheiro do clube em todos os tempos com 140 gols. A principio o Pitbull será avaliado por 15 dias antes de assinar contrato. Ueslei desde 2000 joga no Japão, tendo uma rápida interrupção em 2005, quando participou da desastrosa campanha do Bahia na Série B daquele ano, que acabou com o rebaixamento para a Série C. Seu último time no Japão foi o Oita Trinita, que ficou na penúltima colocação, sendo rebaixado para a Série B Japonesa.

Títulos de Ueslei

Campeonato Baiano: 1993 (Bahia), 1994 (Bahia), 1997 (Vitória), 1998 (Bahia), 1999 (Bahia).

Copa Rio: 1996 (Flamengo)

Copa Master da Conmebol: 1996 (São Paulo)

Copa da Liga Japonesa: 2008 (Oita Trinita)

Artilheiro do Campeonato Baiano: 1998 (Bahia), 2000 (Bahia)

Artilheiro da Série B: 1999 (Bahia)

Artilheiro da J-League: 2003 (Nagoya Grampus Eight)

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 - O Ano dos "Velhinhos"


O irreverente Edilson volta ao futebol após 2 anos aposentado

Depois do sucesso de Petkovic (37) no Flamengo, os times começaram a temporada apostando nos "velhinhos" para 2010 e está valendo até tirá-los da aposentadoria ou do ostracismo, como fez o Bahia, com Edilson (39);o Santos, com Giovanni (37); o Vasco, com Dodô (35) e o Avaí, com Sávio (35). Viola (41) e Túlio Maravilha (40) continuam em atividade no Brusque-SC e no Botafogo-DF. O Corinhthians vem com Roberto Carlos (35) e Iarley (35) e o São Paulo com Marcelinho Paraíba (34). Sem falar em Júnior (37), Marcão (36), Rogério Ceni (37) e o próprio Petkovic que continuam firme e forte nos seus times.

Vamos ver se os vovôs ainda têm alguma coisa para dar. Acredito que Dodô, Roberto Carlos, Iarley,Marcelinho Paraíba, Junior, Marcão, Ceni e Petkovic ainda podem produzir um futebol de alto nível. Túlio e Viola não terão muitos problemas, pois jogarão em times pequenos com torcidas não muito exigentes. Já Giovani, Edilson e Sávio terão tarefas bem mais complicadas, pois além dos problemas físicos que chegam com a idade, terão que vencer a desconfiança das respectivas torcidas e da crônica esportiva.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Copa São Paulo 2010 - Primeira Rodada


O Bahia foi o grande destaque da primeira rodada entre os clubes do Nordeste que disputam a Copa São Paulo de Futebol Jr. O Tricolor de Aço aplicou uma sonora goleada de 7 x 0 no Porto de Caruaru em jogo realizado no ultimo domingo. O Bahia é o líder do Grupo R com três pontos e saldo positivo de sete gols e pode ficar muito perto de garantir a classificação, caso vença o Marília na próxima quinta-feira, as 21:00 (Horário de Brasília).

Outros resultados envolvendo times nordestinos:

Grupo B – Paraná 4 x 3 Marília-Ma

Grupo C – Inter 4 x 2 Pernambucano-PE

Grupo E – Fluminense-Ba 1 x 1 Funorte

Grupo G – Vitória 1 x 0 Santana

Grupo H – São Paulo 4 x 0 CSA-AL

Grupo I – Ribeirão Preto 1 x 2 Fortaleza-CE

Grupo L – America 1 x 0 Americano-MA

Grupo M - Coritiba 2 x 0 Paraibano-PB

Grupo N – Grêmio 1 x 1 Confiança-SE

Grupo P – Rio Claro 0 x 2 ABC-RN

Grupo Q – Porto Feliz 5 x 0 Ceará

Grupo X – Botafogo 3 x 0 Piauí-PI