sexta-feira, 31 de julho de 2009

Médias de Público - Série B



Foto: A Torcida do Vozão é a mais fiel da Série B até agora.

Medias por clube mandante:

1º Ceará/CE 11.857
2º Bahia/BA 11.579
3º Vasco/RJ 11.125
4º Guarani/SP 7.186
5º Vila Nova/GO 6.579
6º Figueirense/SC 6.136
7º Fortaleza/CE 6.006
8º América/RN 5.995
9º Brasiliense/DF 4.954
10ºCampinense/PB 4.761
11ºParaná/PR 4.351
12ºPonte Preta/SP 4.284
13ºABC/RN 4.176
14ºAtlético/GO 2.692
15ºPortuguesa/SP 2.595
16ºJuventude/RS 2.417
17ºIpatinga/MG 1.356
18ºSão Caetano/SP 970
19ºBragantino/SP 731
20ºDuque de Caxias/RJ 330

Médias por Região:

1º Nordeste 7.396
2º Centro-Oeste 4.742
4º Sul 4.301
3º Sudeste 3.572


Mesmo não tendo nenhum time figurando o G4 e com 3 times na zona de degola, os clubes da Região Nordestes são disparados, o que levam mais públicos aos estádios, prova que o povo nordestino é realmente um apaixonado por futebol. Falta apenas que os dirigentes desses clubes tomem vergonha e se planejem para poder formar boas equipes, evitando os vexames que estão acontecendo nas Séries A e B.

Outro fator importante é que a Região Sudeste, centro do futebol nacional tem a pior média de público entre as regiões. Os quatro times com piores médias de público são da Região Sudeste.

O Bahia, mesmo com a média de ingresso mais cara da Série B e fazendo uma campanha irregular, tem a 2ª melhor média de público enquanto o Ceará, que é apenas o 6º colocado, é o campeão de público até agora. O líder Atletico/Go é apenas o 14º em público, pior que seu rival Vila Nova, que apesar de fazer uma campanha ruim, é o 5º melhor em público.

domingo, 26 de julho de 2009

Balanço da Série D - 4ª Rodada



O Santa Cruz perdeu mais uma vez para o Sergipe e se complicou no Grupo 4 (Foto: site futebol interior)

Grupo 2

Moto Clube-Ma 1 x 1 Tocantins-TO

O Moto Clube, único nordestino do grupo, ocupa a 2ª colocação com cinco ponto, atrás do São Raimundo-Pa que tem nove pontos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a 2ª fase.

Grupo 3

Alecrim-RN 2 x 0 Treze-PB
Flamengo-PI 1 x 1 Ferroviário-CE

1º Alecrim 10 pts
2º Treze-PB 5 pts
3º Ferroviário 4 pts
4º Flamengo-PI 2 pt

O Alecrim se classificou com duas rodadas de antecedência.

Grupo 4

Santa Cruz-PE 1 x 2 Sergipe
CSA-AL 1 x 1 Central-PE

1º Sergipe 7 pts
2º Central 5 pts
3º Santa Cruz 4 pt
4º CSA 3 pt

O Santa Cruz, perdeu novamente, dessa vez em casa e com o apoio de 40 mil tricolores. Após a derrota o técnico Sérgio China pediu demissão.

Grupo 5

Macaé-RJ 2 x 0 Atlético-Ba
Fluminense-BA 2 x 2 Rio Branco-ES

1º Macaé 12 pts
2º Rio Branco 4 pt
3º Fluminense 4 pts
4º Atletico 3 pts

O Macaé do Rio de Janeiro se classificou antecipadamente, com 100% de aproveitamento no grupo que tem 2 clubes baianos.

1ª Fase da Série C na Reta Final

Neste domingo foi disputada a penultima rodada da 1ª fase da Série C e no Grupo B, que conta apenas com clubes do Nordeste, nada está definido, já que o Icasa, que poderia garantir a classificação antecipada, caso vencesse hoje, só empatou com o Salgueiro que jogou em casa. A classificação está da seguinte forma:

1º Icasa-CE 14 pontos
2º ASA-AL 13 pontos
3º Salgueiro-PE 13 pntos
4º Confiança-SE 6 pontos
5º CRB-AL 3 pontos

Com exceção do CRB, que disputou 6 partidas, os demais times já disputaram 7 partidas, restando apenas uma para encerrar a 1ª fase.

Icasa, ASA e Salgueiro disputam 2 vagas para a fase seguinte enquanto CRB e Confiança lutam para permanecer na Série C.

O CRB que até o ano passado disputava a Série B, tem grandes chances de ser rebaixado para o "porão" do futebol brasileiro. Já o Confiança, outro ameaçado, fez uma grande campanha na Série C do ano passado, não subindo por pouco e agora luta para não cair.

sábado, 25 de julho de 2009

Bahia vence Vasco de Virada


O Bahia venceu o Vasco por 2 x 1 de virada neste sábado, em Salvador, pela 13ª rodada da Série B. Apesar da vitória, o time jogou muito mal, principalmente seu setor de criação, que não conseguia acertar 3 passes. Já o Vasco jogou melhor, mas pecou nas finalizações, principalmente quando tinha vantagem numérica, já que Leandro do Bahia foi expulso.

Com esse resultado, que manteve o tabu de não perder para o Vasco em Salvador a 22 anos, o Bahia passou para 11ª colocação enquanto o Vasco saiu do G4 e agora é 5º colocado.

Avaliação dos jogadores do Bahia:

Marcelo: Novamente bem na partida, não teve culpa no gol que sofreu e ainda salvou o Bahia por três vezes. 8,0

Marcos: Apoiou bem, como sempre mas pecou na marcação. 5,5

Nen: Foi driblado facilmente em algumas oportunidades vascainas, mas deu a vitória ao Bahia com os dois gols de cabeça, merecendo todos os méritos por essa vitória. 8,0

Rogério: Também não mostrou muita segurança na zaga e ainda fez um gol contra. 4,5

Menezes: Teve que sair com a bola perigosamente, já que o meio tinha dificuldades. 5,5

Leandro: Um dos melhores do Bahia até ser expulso. Muita combatividade. 7,0

Elton: Continua errando muitos passes. longe de ser o Elton, melhor volante do campeonato baiano. saiu contundido 4,0

Léo Medeiros: pareceu sem ritmo de jogo, as vezes esquecíamos que ele estava em campo. 4,0

Ananias: Fez um péssimo primeiro tempo, no segundo melhorou um pouco e se redimiu ao salvar o Bahia de tomar um gol. 5,0

Evaldo: Entrou no lugar de Ananias para recompor a defesa do Bahia na expulsão de Leandro. Salvou um gol em cima da linha. 7,0.

Alex Maranhão: Jogando improvisado, foi a melhor partida dele no Bahia. Bateu bem todos os escanteios e todas as faltas alçadas na área. 6,5

Beto: Não foi o Beto que nos acostumamos a ver. No segundo tempo sumiu. 4,0

Reinaldo: Muita garra e pouca bola. 4,0

Nadson: Claramente ainda sem ritmo de jogo, mas pode ser um jogador importante nesse time. 3,0.

Bahia fora da Taça BH de Futebol Jr.

Mesmo jogando um melhor futebol, o Bahia perdeu para o São Paulo nas oitavas-de-final da Taça BH de Futebol jr. e está desclassificado do torneio. Os dois gols do Bahia foram marcados por Helder de penalti, um em cada tempo. O São Paulo agora enfrenta o Internacional.

O fato importante é que o time do Bahia mostrou ter muitos bons valores individuais, como Helder, Vander, Maurício, Robinho e outros. Seu ponto fraco foi a defesa, pois nas poucas oportnidades que teve o São Paulo, converteu em gols, graças a falhas dos jogadores de defesa do Bahia.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Bahia Vence na Taça BH

O Bahia venceu, hoje a tarde, o Tigres Democrata por 3 x 0 pela 5ª e ultima rodada da primeira fase da Taça BH de Futebol Junior na cidade de Curvelo, em Minas. O tricolor mesmo vencendo, classificou-se na segunda colocação, já que o Grêmio goleou a Seleção de Curvelo por 9 x 0 e ficou com um saldo positivo de 12 gols contra 9 do Bahia, ambos os times terminara a 1ª fase com 12 pontos. O terceiro colocado foi o Botafogo-RJ com 9 pontos e um saldo de 3 gols.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Campinense sem presidente

Se já não bastava a péssima campanha na Série B, onde ocupa a ultima colocação, com 6 pontos em 36 disputados, o Campinense Clube, acordou nesta quarta-feira sem presidente. Saulo Minah foi destituido do cargo, após desentendimento com colaboradores e diretores. O Campinense será dirigido temporariamente por uma comissão gestora que será formada ainda hoje a noite.

Definitivamente, o Campinense não estava preparado financeiramente e estruturalmente para disputar uam Série B.

O Bahia na Taça BH de Futebol Jr.


Mesmo perdendo para o Grêmio, o Bahia continua líder da Chave B na Taça BH (Foto: site oficial do E.C. Bahia)

Bahia e Grêmio duelaram pela Chave B da Taça BH de Futebol Jr. Melhor para o tricolor gaúcho que venceu por 1 x 0, gol marcado ainda no 1º tempo. Agora Bahia e Grêmio dividem a liderança da chave, com 9 pontos, estando o Bahia vencendo no critério de desempate, devido ao saldo de gols, que é de 6 do Bahia contra 3 do Grêmio.

Veja a classificação completa da Chave B:
1 Bahia-BA 9 pts
2 Grêmio-RS 9 pts
3 Tigres 7 pts
4 Botafogo-RJ 6 pts
5 América 4 pts
6 Sel. Curvelo 0 pt

Além do Bahia, outros dois times nordestinos participam da competição, o Náutico, 4º colocado da Chave D e o Americano do Maranhão, 5º colocado na Chave E. Os dois melhores de cada grupo se classificam, somados aos 4 melhores terceiros colocados por índices técnicos.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Rodada ruim para os Nordestinos na Série A


O Vitória não conseguiu manter os 100% de aproveitamento em casa (Foto: A Tarde)

A 12ª rodada da Série A não foi nada boa para os clubes nordestinos, principalmente para os pernambucanos, que foram derrotados nas duas partidas realizadas neste domingo. Já o Vitória empatou em casa, contra o líder Atlético, jogo também realizado no domingo.

Na Ilha do Retiro, que recebeu um bom público, o Sport foi derrotado pelo Avaí por 3 x 1, de virada. O time pernambucano fez uma péssima partida e ainda teve 2 jogadores expulsos por receberem o 2º cartão amarelo na partida. No meio do 2º tempo, a torcida do Sport já chamava Leão de burro e gritava olé a cada toque do Avaí, que botou o Leão da Ilha na roda. No final do jogo, o meia Sandro Goiano disse que foi a pior partida do Sport de todos os tempos. Exageros a parte, o Sport foi muito mal e nem parece aquele time aguerrido do início do ano. Nelsinho faz muita falta.

Na Arena Baruerí, o Náutico tomou um "chocolate" do Barueri, 4 x 0, todos gols marcados por Val Baiano. O time pernambucano agora é o pior entre os vinte que disputam a Série A.

No Barradão, o Vitória que vinha com 100% de aproveitamento em casa, não conseguiu ganhar do Atlético Mineiro, graças aos gols perdidos de Roger. Com esse resultado, o Vitória permanece na quarta colocação, enquanto o Galo continua líder. Antes do final do jogo, Apodi foi substituído e no momento da saída, foi vaiado por parte da torcida rubro-negra.

domingo, 19 de julho de 2009

O Nordeste na Série D - 3ª rodada


Mesmo empatando, o Central de Caruaru assumiu a liderança do Grupo 4

Grupo 2

Tocantins 0 x 4 Moto Clube-Ma

O Moto Clube, único nordestino do grupo, ocupa a 2ª colocação com quatro ponto, atrás do São Raimundo-Pa que tem sete pontos. Lembrando que os dois primeiros de cada grupo se classificam para a 2ª fase.

Grupo 3

Treze-PB 1 x 1 Alecrim-RN
Ferroviário-CE 3 x 0 Flamengo-PI

1º Alecrim 7 pts
2º Treze-PB 5 pts
3º Ferroviário 3 pts
4º Flamengo-PI 1 pt

Grupo 4

Sergipe 1 x 0 Santa Cruz-PE
Central-PE 0 x 0 CSA-AL

1º Central 5 pts
2º Santa Cruz 4 pts
3º Sergipe 4 pt
4º CSA 2 pt

O Santa Cruz, favorito do grupo, perdeu a primeira partida do campeonato e caiu para a 2ª colocação.

Grupo 5

Atlético-BA 1 x 2 Macaé-RJ
Rio Branco-ES 3 x 1 Fluminense-BA

1º Macaé 9 pts
2º Rio Branco 0 pt
3º Fluminense 3 pts
4º Atletico 3 pts

Foi uma rodada para os times baianos esquecerem, o Fluminense perdeu de 3 x 1 para o então lanterna Rio Branco enquanto o Atlético deixou o Macaé virar o jogo em pleno estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas.

Santa Cruz perde a primeira na Série D


Depois de vencer o CSA fora de casa por 3 x 0 e empatar com o Central no Arruda, por 2 x 2, o Santa Cruz perdeu a primeira partida pela Série D, muito mais cedo que sua fanática torcida esperava. Seu algoz foi o Sergipe, que jogando em Aracaju venceu por 1 x 0, gol de Serginho Cambalhota, aos 45' do primeiro tempo.

O time pernambucano ainda ocupa a primeira colocação com 4 pontos, junto com o Central e o próprio Sergipe, porém Central e CSA ainda jogam hoje e caso o primeiro ganhe, assume a liderança isolada, jogando o Santa para a 2ª colocação.

A torcida do Santa Cruz, que dividiu o estádio Rei Pelé com a torcida do CSA na primeira partida e botou 46 mil pagantes no Arruda na partida seguinte, não merece sofrer tanto. Este blog torce pela recuperação do Santa Cruz.

sábado, 18 de julho de 2009

Campinense 1 x 2 Bahia - Direto do Amigão

Cheguei ao estádio com um amigo daqui de Campina ainda faltavam uns 15' para o início do jogo. Estacionei o carro e esperei ele comprar os ingressos, já que vestia a camisa do Bahia. Perto do portão de entrada encontrei uma família uniformizada com as cores do Bahia, que vieram de João Pessoa para assistir o jogo, juntos erramos o portão e entramos pela torcida do Campinense. Para chegar ao local reservado à torcida do Bahia, que estava em um dos cantos do estádio, teríamos que atravessar toda a torcida do Campinense. Conseguimos atravessar ouvindo algumas piadas e só, não houveram agressões verbais nem ameaças. Ao chegar no local da galera tricolor, haviam apenas de 30 torcedores, a maioria moradores de Campina Grande, supreendentemente a Bamor não estava lá, nem Binha, torcedor símbolo de otimismo.

O jogo começa com o Bahia tomando a atitude de atacar, Beto e Ávine eram os mais perigosos, por outro lado o Campinense tentava responder, mas sem ameaçar muito, era evidente a baixa estima do time paraíbano. Aos 21' o Bahia abre o placar através de Reinaldo e a torcida do Campinense, que já estava desconfiada, se cala de vez. Logo após o gol chegaram uns 20 integrantes da Bamor, reforçados por torcedores do Treze.

No segundo tempo, logo aos 3', Marcos amplia e logo após o Campinense desconta, a partir daí o Campinense partiu pra cima e o Bahia se defendeu como pôde, mas sem receber grandes pressões.

O jogo foi marcado pela falta de qualidade técnica dos dois times, a defesa do Campinense falhou bastante, como já é de praxe nesse campeonato e o meio não articulou nada. A impressão no estádio é que a propria torcida do Campienense já se entregou. Até a imprensa está desanimada e os jogadores parecem ter desistido. Quanto ao Bahia, continua muito mal e neste momento não tem um time credenciado para subir.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bahia 1 x 1 Bragantino - Está difícl vencer na Série B


Foto: O Bahia não conseguiu bater o Bragantino em casa (foto: site Bahia Notícias)

Está difícil o Bahia ganhar um jogo na Série B, também para um time que não cria, fica difícil ganhar. Nos dois tempos o Bahia não teve uma chance clara de gol, apenas bolas alçadas na área e lançamentos em profundidade. O setor criativo do Bahia chega a ser pior que o do lanterna Campinense, seu próximo adversário.

O Bahia começou bastante nervoso, batendo cabeça na zaga e errando muitos passes, mas em uma cobrança de lateral na grande área, a bola sobrou pra Beto, que marcou, após o gol, o time continuou rondando a área do Braga, mas sem causar muito perigo, por outro lado o Bragantino também não apresentava muita disposição para ganhar o jogo.

No segundo tempo o panorama não mudou, mas aparentemente, a partir dos 30' o Bahia cansou. A entrada de Dedé no lugar de Marcos para corrigir o setor defensivo pela direita não surtiu muito efeito, ao contrário, tirou uma das poucas possibilidades de ataque do Bahia. No momento em que Ananias saia para entrada de Marcone o Bragantino empata com Magrão. Depois disso o Bahia não teve forças para reagir e o Bragantino é que perdeu a chance de vencer o jogo com Bill.

Notas do Bahia:

Marcelo: Responsável pelo Bahia não sair com mais uma derrota. 8,0

Nem: Estava surpreendentemente nervoso. 5,0

Rogério: O melhor da defesa, fez sua parte. 6,0

Menezes: Jogador que não brinca em serviço, espana todas as bolas que chega. 5,0

Marcos: Muito mal ontem. Só de reversões por lateral mal batido foram três, continua firulando na defesa e pouco produtivo no ataque. 3,0

Leandro: Combativo como sempre. 6,0

Elton: O pior do Bahia em campo errou quase todos os passes. 1,5

Ananias: Definitivamente não é o jogador de criação que o Bahia precisa, pelo menos foi pra cima, driblou, brigou pela bola e cavou muitas faltas. 6,0

Ávine: Errou alguns passes, mas foi o jogador que mais voluntarioso do Bahia. 7,0

Beto: O melhor na primeira etapa. No segundo tempo caiu um pouco de produção. 6,5

Reinaldo. Poderia ter dado a vitória do Bahia no final do jogo, mas também foi à única oportunidade que teve. 5,0

Dedé: Entrou no lugar de Marcos e não criou nada de produtivo. 4,0

Marcone: Teve pouco tempo para jogar, assim com Joelson, este ultimo conseguiu a proeza de pisar na bola duas vezes no mesmo lance e desperdiçar um ataque do Bahia.

Paulo Comelli: Montou o time certo, porém falhou nas 2 ultimas substituições e em não levar Helton Luis para o banco. 4,0

Nota: Paulo Comelli precisa mandar Marcos aprender a cobrar lateral. Deveria ficar 2 horas só cobrando lateral.

Quem o técnico Marcelo do Bragantino xinga tanto? Daqui a pouco a TV terá que reclassificar o jogo do Bragantino para "não recomendado para menores"

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Times Nordestinos na Série D - 2ª Rodada


Foto: Mais de 45 mil torcedores foram ver o empate do Santa frente ao Central

Grupo 2

Moto Clube-Ma 2 x 2 Cristal-AP

O Moto Clube, único nordestino do grupo e ocupa a 4ª e ultima colocação com um ponto.

Grupo 3

Treze-PB 1 x 0 Ferroviário-CE
Alecrim 1 x 0 Flamengo-PI

1º Alecrim 6 pts
2º Treze-PB 4 pts
3º Flamengo-PI 1 pt
4º Ferroviário-C

Curiosidade da rodada: A renda do Treze foi bloqueada devido a uma ordem judicial movida pela CAGEPA, empresa de abastecimento da Paraíba. O time ameaça sair do campeonato.

Grupo 4

Santa Cruz-PE 2 x 2 Central-PE
Sergipe 0 x 0 CSA-AL

1º Santa Cruz 4 pts
2º Central 4 pts
3º Sergipe 1 pt
4º CSA 1 pt

Fato marcante: O Santa Cruz por pouco não é derrotado em casa, conseguindo o empate apenas nos ultimos minutos de jogo. Cerca de 45 mil torcedores assistiram a partida no Arruda, o que prova que o Santa tem uma torcida de Série A e um time de Série D.

Grupo 5


Rio Branco-ES 0 x 1 Macaé-RJ
Fluminense-BA 3 x 0 Atlético-BA

1º Macaé 6 pts
2º Fluminense 3 pts
3º Atletico 3 pts
4º Rio Branco 0 pt

domingo, 12 de julho de 2009

Grupo B da Série C - Confiança fora


Foto. O ASA de Arapiraca é o lider do Grupo B da Série C com 13 pontos.

Com os resultados do Grupo B da Série C deste fim-de-semana, o Confiança de Aracaju deu adeus as chances de classificação ao perder para o CRB por 2 x 1 em Maceió. Agora o time sergipano briga para não cair para a Série D, neste momento ele cairia, pois é o ultimo colocado com 3 pontos em 6 jogos disputados.

O CRB também com 3 pontos e 5 jogos disputados, também está fora, já que o time de Alagoas só chega a 12 pontos. O segundo colocado Salgueiro já tem 12 pontos e o Icasa, na terceira posição, tem 10 pontos. Os dois ainda se enfrentarão neste turno.

ASA com 13, Salgueiro com 12 e Icasa com 10, disputam duas vagas. O Icasa tem um jogo a menos que os demais concorrentes.

Erros do Bahia em 2009 (Até agora!)


Foto - Paulo Carneiro é um dos responsáveis pela montagem deste time do Bahia

1 - Dispensar Marcelo Ramos no início do campeonato e deixar passar a chance de contratar Ramon Menezes, com a desculpa que eram jogadores velhos: Até o time sofre pela falta de qualidade dos jogadores dessas posições no atual elenco.

2 - Excesso de contratações que não deram certo: Todo time aposta em jogadores desconhecidos e sabe que pode não dar certo, mas o Bahia exagerou esse ano. Teve jogadores que nem jogaram e foram dispensados, como Jean Carlos, por exemplo, outros como Thiago Carpini, Richely, Alex Terra, Lima e Joelson até tiveram chances, mas decepcionaram.

3 - Anuncio de jogadores antes do contrato assinado: Essa foi uma característica marcante dessa gestão, o que prejudicou bastante a formação do elenco, principalmente pelas atravessadas que levou do Vitória. Jael, Roger, Neto Berola, Luciano Henrique, Ramon e Jasmani são alguns desses jogadores que foram anunciados, mas não vestiram a camisa tricolor.

4 - Poupar jogadores para a Copa do Brasil: Esta opção de Gallo simplesmente dificultou a conquista do titulo baiano, já que o Bahia vinha bem na frente do Vitória e terminou atrás, graças as derrotas do time reserva, bem inferior ao titular.

5 - Aumento exagerado do preço do ingresso: Esta atitude tirou uma das maiores forças do Bahia, que é sua torcida, já que o time vem jogando com um público inferior a 10 mil pagantes.

6 - Demora das contratações para a Série B: Enquanto times que fizeram péssimas campanhas no estadual, correram atrás e corrigiram seus erros, como Guarani e América, o Bahia, mesmo sabendo de suas deficiências, não procurou corrigi-las e o time que vem caindo de produção desde a metade do estadual, encontra-se na sua pior fase neste momento.

7 - Insistência em escalar 3 ou 4, mesmo jogando em casa: Mesmo sem dispor de bons jogadores de criação, o Bahia não deveria insistir em escalar 3 volantes. O time que é excessivamente defensivo, faz pouquísimos gols nessa Série B.

9 - Contrataçõa de Paulo Comelli: Mesmo fazendo um bom campeonato baiano no ano passado, perdendo o título para o regulamento, Comelli não conquistou nada no Bahia, sendo dispensado pelo fraco início na Série B de 2008. Depois do Bahia andou pelo Paraná e não foi bem, agora volta como o 6º técnico da lista, já com uma pressão descomunal sobre seus ombros.

sábado, 11 de julho de 2009

América 4 x 1 Bahia - Derrota por goleada na estréia de Comelli


Foto: Helinho fez o 4º gol do América/RN na goleada de 4 x 1 sobre o Bahia

Paulo Comelli não teve uma boa reestréia no comando do Bahia nesta tarde de sábado. Seu time foi goleado por 4 x 1, sendo que os três primeiros gols ocorreram até aos 21' do 1º tempo. O jogo foi bastante movimentado e com diversas oportunidades de ataque, principalmente para o América, que aproveitou as chances que teve.

O América, dono da casa, partiu logo pra cima e abriu o placar com Fábio Neves aos 12' e Rafael aos 16', ambos em jogadas pela esquerda, onde o esquema de 3 zagueiros implantado por Comelli falhou, já que o zagueiro improvisado Leandro não conseguiu cobrir aquele setor do campo. Aos 21' Edson Rocha ampliou, após uma bola sobrada na área. A partir daí o Bahia equilibrou o jogo, mas sem conseguir criar nada de produtivo. Helton Luis errava muitos passes e Joãozinho não conseguia se desprender da marcação.

No 2º tempo, Comelli acertou a marcação pela direita e com a entrada de Ananias e Beto, o time começou a melhorar na parte ofensiva, porém mostrando os problemas de sempre, apesar da posse de bola, muitos passes errados e pouca criatividade. De qualquer forma, algumas chances foram criadas, até que Reinaldo diminuiu antes dos 15'. Marcos ainda botou uma bola na trave. Macuglia então mexeu no time temendo o pior e deu certo, pois o América anulou as jogadas de ataque e ainda ampliou no final do jogo. No ultimo lance, Hernani perdeu debaixo do travessão, após uma cabeçada na trave de Reinaldo.

Notas Bahia:

Marcelo: Falhou no 2º gol, mas ainda tem créditos. 5,0
Leandro: Péssimo no 1º tempo, na segunda etapa se redimiu. 5,0
Nem: Não mostrou a garra de sempre. 5,0
Evaldo: Sua altura não impediu o cabeceio do baixinho Helinho no 4º gol. desatento. 4,0
Marcos: Apoiou bastante, mas de novo foi mau na marcação. 5,5
Hernani: O pior em campo, marcou mal, errou muitos passes e perdeu um gol debaixo da trave. 1,0
Elton: Sumiu aquele jogador viril do início do ano. 3,0
Helton Luis: Continua errando muitos passes e as vezes parece se esconder do jogo. 4,0
Ananias: Melhorou a qualidade no meio de campo, mas carece de boa técnica para servir aos atacantes. Pelo menos foi mais voluntarioso que Helton Luis. 6,0
Ávine: Apoiou bastante e cruzou boas bolas. 5,5
Joãozinho: Ainda fora de forma, não conseguiu dar sequencia uma jogada. 2,0
Beto: Substituiu Joãozinho e pelo menos, se movimentou mais. 5,0
Reinaldo: Fez o gol e poderia ter feito mais dois. Precisa deixar de chegar atrasado na bola. 5,5
Rogério: Substituiu Nem e fez seu papel. 5,0
Paulo Comelli: Optou pelo 3-5-2 mas errou em improvisar Leandro como zagueiro. No seu lado saíram os 3 gols do América. 3,0

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Figueirense 3 x 1 Fortaleza - Giba Conhece sua 1ª Derrota

Depois de 3 vitórias e 2 empates dirigindo o time do Fortaleza, o técnico Giba conheceu sua 1ª derrota na noite desta sexta-feira, em um jogo debaixo de muita chuva.

Para um jogo na chuva, até que foi bom de se assistir, pois ambos os times foram a campo com propostas ofensivas. O Fortaleza com mais posse de bola, porém com menos qualidade nas finalizações e o Figueirense, sempre partindo numa boa nos contra-ataques mostrava-se mais eficiente nas finalizações, apesar de perder alguns gols incríveis. Fernando e Egídio, ainda no 1º tempo abriu 2 gols de frente para o Figueira e o artilheiro Rafael Coelho complementou na 2ª etapa. Sílvio fez o gol de honra do Fortaleza.

A defesa do Fortaleza mostrou-se bastante vulnerável, o Figueirense fez 3 gols e desperdiçou, pelo menos mais 3 chances claras, em uma delas o atacante do time catarinense deu uma furada sensacional. O ataque do Fortaleza também mostrou-se incapaz de traduzir em possibilidades de gol, a maior posse de bola. Apesar da melhora em relação ao início do campeonato, Giba ainda terá muito trabalho para acertar esse time, que carece de qualidade técnica, principalmente em sua defesa.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Desempenho dos Times Nordestinos na Rodada - Séries A, B, C e D

Série A

Flamengo 2 x 1 Vitória
Santos 1 x 0 Sport
Náutico 0 x 2 Inter

Classificação
Vitória-BA 3º
Sport-PE 16º
Náutico-PE 17º

Comentário: Os três times nordestinos perderam, mas o Vitória continua bem colocado. O Sport perdeu nos ultimos minutos e só não está na zona de rebaixamento porque o Náutico perdeu em casa.

Série B

ABC 1 x 1 Ipatinga
Campinense 0 x 1 América
Bahia 0 x 1 Figueirense
Fortaleza 0 x 0 Ceará

Classificação
América-RN (7º)
Bahia-BA (11º)
Fortaleza-CE (14º)
Ceará-CE (15º)
ABC-RN (18º)
Campinense-PB (20º)

Comentário: Apenas o América ganhou, sendo ainda o melhor nordestino da competição. Bahia e Campinense perderam em casa e seus técnicos foram embora. Ceará e Fortaleza só ficaram no empate, pior para os dois. ABC e Campinense continuam na zona de rebaixamento.

Série C
ASA 2 x 1 Icasa
Confiança 1 x 2 Salgueiro

Classificação (Grupo B)
ASA-Al 1º
ICASA-CE 2º
Salgueiro-PE 3º
Confiança-SE 4º
CRB-AL 5º

O ASA está quase classificado para a 2ª fase com 13 pontos. Icasa com 10 e Salgueiro com 9 lutam pela segunda vaga. Confiança e CRB, com 3 e 0 pontos respectivamente, estão quase fora. O ultimo colocado cai para a Série D.

Série D
São Raimundo 2 x 0 Moto Clube

Classificação (Grupo 02)
Moto Clube-MA 4º

Comentário: O Moto Clube, único nordestino do grupo, começou mal a Série D.

Flamengo 1 x 1 Treze
Ferroviário 0 x 1 Alecrim

Classificação (Grupo 3)
Alecrim-RN 1º
Flamengo-PI 2º
Treze-PB 2º
Ferroviário-CE 4º

Comentário: Grupo só de nordestinos, o Alecrim saiu noa frente, pois foi o único que conseguiu os 3 pontos.

Central 1 x 0 Sergipe
CSA 0 x 3 Santa Cruz

Classificação (Grupo 4)
Santa Cruz-PE 1º
Central-PE 2º
Sergipe-SE 3º
CSA-AL 4º

Comentário: Outro grupo só de nordestinos e os pernambucanos Santa Cruz e Central sairam na frente.

Macaé 2 x 0 Fluminense
Atlético 4 x 2 Rio Branco

Classificação (Grupo 5)
Atlético-BA 1º
Fluminense-BA 4º

Grupo que contam com 2 nordestinos. Um se deu bem e ganhou e o outro perdeu, ficando na ultima colocação.

domingo, 5 de julho de 2009

Balanço da Nona Rodada da Série B


Foto: Argel Fucks pediu demissão após mais uma derrota do Campinense.

A 9ª rodada da Série B foi a de menor média de gols, foram apenas 1,4 gols por partida, com 3 jogo terminado em 0 x 0.

Mandantes e visitantes venceram 2 jogos cada e 6 jogos terminaram empatados. Foi a rodada dos empates.

O Guarani, lidera da competição e continua sendo o único time invicto, com 7 vitórias e 2 empate. O Campinense perdeu seu 8º jogo dos nove disputados, estando na ultima colocação.

O Atletico/Go tem o melhor ataque da competição com 17 gols. A melhor defesa continua sendo a do Vasco, com apenas 4 gols sofridos, mas empatou mais um jogo. O São Caetano agora divide o pior ataque com o ABC, com apenas 5 gols marcados e a pior defesa continua sendo a do Campinense, que já tomou 22 gols

Na 9ª rodada só um time nordestino venceu, três times empataram e dois times perderam seus jogos, ambos em casa. O destaque nordestino da rodada é o time do América, único da região a vencer e o melhor da competição entre os nordestinos. As decepções nordestinas da rodada são os técnicos Argel Fucks do Campinense e Alexandre Gallo do Bahia, que perderam seus empregos após serem derrotados em casa neste sábado.

O melhor nordestino continua sendo o América/RN na 6ª colocação e o pior é o Campinense na 20ª colocação. Dentre os 4 piores times na classificação geral, que cairiam para a 3ª divisão, 2 são nordestinos:ABC (18º) e Campinense (2oº).

sábado, 4 de julho de 2009

Bahia 0 x 1 Figueirense - Acabou a era Gallo


Gallo pode estar com os dias contados no Bahia(Foto: www.portalibahia.com.br)

Estou escrevendo as 18:25 e ainda não sei o que acontecerá com Gallo, técnico do Bahia, mas seguramente ele não estará mais dirigindo o clube na segunda-feira. O empate no Rio contra o Duque lhe deu uma sobrevida, mas será muito difícil ele resistir por mais uma rodada, principalmente após o jogo que assistir nesta tarde de sábado.

O Bahia começou até bem, apesar dos 3 volantes escalados. Uma contusão de Nem aos 5' fez com que Gallo voltasse a jogar com 2 volantes. O Bahia pressionava, mantinha a posse de bola, mas não apresentava muito perigo, o Figueirense apenas se defendia, prncipalmente após os 32' quando Luciano Totó foi expulso. O panorama não mudou até aos 42' quando num contra-ataque, o Figueirense abriu o placar com Rafael Coelho, numa falha clamorosa de Ávine.

No segundo tempo, a história do jogo poderia ter mudado se Alagoano convertesse o penalti cobrado aos 7'. Depois disso foi repetição do 1º tempo, o Bahia atacando sem objetividade e o Figueirense se defendendo. Final do jogo, 1 x 0 pro Figueira e a torcida pediu a cabeça de Gallo.

Nota dos Jogadores do Bahia:

Marcelo: Quase não foi acionado. 6,0
Marcos: Sempre dá um drible a mais. Precisa ser objetivo. 5,5
Marcones: Improvisado, não comprometeu. Tem que dizer pra ele que não sabe bater faltas. 5,0
Evaldo: O melhor da defesa. 7,0
Ávine: Sua falha ocasionou o gol do Figueirense. precisa aprender também a cruzar. 4,0
Elton: Sem brilho. Tentou fazer alguns lançamentos sem sucesso. 4,5
Hernani: Muito mal. 3,5
Ananias: Novamente o melhor do time no primeiro tempo e com fraco rendimento no segundo tempo. 5,0
Helton Luis: Errou quase tudo que tentou fazer. 3,0
Joelson: Entrou mas não resolveu. 3,0
Reinaldo: Não apareceu, chegou atrasado nas bolas e ainda perdeu um penalti: 1,0
Joãozinho: Continua fora de forma. 2,0
Paulo Roberto: Depois do jogo contra o Paraná na 1ª rodada, sumiu. 2,0

Falando um pouco de Série C


No ultimo fim de semana terminaram os jogos de ida da Série C e hoje já iniciam-se os jogos de volta.

Para quem não sabe ainda, a Série C deste ano é composta por 4 grupos com 5 times cada. Os 2 primeiros classificam-se para a segunda fase, que será no sistema mata-mata. O último colocado de cada grupo é rebaixado para a Série D.

Até agora, com 4 rodadas disputadas, a classificação está assim:

Grupo A:
1º Águia-PA 10
2º Paysandu-PA 7
3º Rio Branco-AC 6
4º Samp. Corrêa-MA 3
5º Luverdense-MT 3

Grupo B
1º ASA-AL 10
2º Icasa-CE 10
3º Salgueiro-PE 6
4º Confiança-SE 3
5º CRB-AL 0

Grupo C
1º América-MG 10
2º Guaratinguetá 6
3º Ituiutaba-MG 5
4º Gama-DF 4
5º Mixto-MT 3

Grupo D
1º Caxias-RS 9
2º Marília-SP 8
3º Brasil-RS 7
4º Marcílio Dias 3
5º Criciúma-SC 1

No grupo B, composto só por times nordestinos, ASA de Arapiraca e Icasa de Juazeiro do Norte estão folgados na liderança e tem tudo para passar para a fase seguinte. O Salgueiro ainda tem chances, Confiança, que fez uma boa campanha na Série C do ano passado, e CRB, que caiu da Série B, vão muito mal e as chances para classificação são remotíssimas.

Pelo grupo B jogam amanhã, ASA X Icasa pela liderança do grupo e Confiança x Salgueiro pela sobrevivência na competição. Para o Confiança, só resta vencer para ainda ter alguma chance de classificação. Caso o Salgueiro seja derrotado, sua situação também se complica.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

ABC 1 x 1 Ipatinga - A ameaça continua


ABC e Ipatinga fizeram um jogo morno no Frasqueirão em Natal e o resultado não poderia ser outro: empate em 1 x 1. Pior para o ABC que continua na 18ºcolocação.

O ABC começou até com um maior volume de jogo, mas com muita dificuldade para entrar na área adversária. Nonato a todo instante saia para buscar o jogo, sendo o jogador mais lúcido do time potiguar. O Ipatinga se defendia e saia com perigo nos contra-ataques e conseguiu o gol logo aos 12'através de Alessandro Lopes.

Após o gol, o panorama não mudou e o Ipatinha poderia ter ampliado com Hamilton sozinho em um contra-ataque. Como quem não faz, toma, Ivan empatou logo depois, aos 31'de cabeça, deixando tudo igual. Depois desse lance, o Ipatinga poderia ter marcado de novo, graças a uma saída estabanada de Paulo Musse, deixando o gol sozinho, mas o 1º tempo terminou mesmo em 1 x 1.

No segundo tempo, o jogo piorou e o ABC piorou mais ainda. Artuzinho mexeu nas peças, jogando o time pra frente, mas logo teve que repor a zaga após a expulsão do seu zagueiro. A partir daí o Ipatinga tocou a bola e foi pouco ameaçado. No final a torcida vaiou o ABC com toda razão.

Minha impressão sobre o ABC:

Dos times que vi jogar, talvez seja o mais fraco, junto com o Campinense. Seu goleiro não é bom, sua defesa não espira confiança, seu meio-de-campo não tem um pingo de cratividade e seu ataque é fraco. O time depende muito das jogadas do lateral Chiquinho e dos lampejos de cratividade de Erandir. Muito pouco para galgar algo nesta Série B super competitiva. A chegada de Nonato pode ser a solução para o ataque, mas sem um meio que articule as jogadas, não vai adiantar muito. Arthuzinho grita muito durante o jogo, orienta o time, mas ele não pode fazer muito. O ABC é um sério candidato ao rebaixamento.

Parabéns Elicarlos, Lamentável SPORTV


Lamentáveis os comentários do repórter de pista e do comentarista de arbitragem da SPORTV, Renato Marsiglia, durante o jogo Grêmio x Cruzeiro no momento em que o sergipano Elicarlos. jogador do Cruzeiro entrava em campo. O primeiro comentou que o "pivô da confusão" estava pronto para ser substituído e o segundo dizendo que Elicarlos não deveria entrar para que não causasse mais confusões. Ora, o rapaz é vítima de racismo, reage contra isso e ainda é deve ser punido? Será que essa é a melhor maneira de combater o racismo? Será que as pessoas devem ficar caladas quando sofrerem atos racistas para não causar "confusões"?

O preconceito racial tem que ser combatido duramente, seja qual for a ocasião e as vítimas devem ser encorajadas a denunciar, pois só assim o racismo será banido deste país, de falsa democracia racial. Parabéns Elicarlos, parabéns Wagner, parabéns Batista que discordou das opiniões dos seus colegas. Lamentável Renato Marsiglia, lamentável Sportv, lamentável torcida do Grêmio (parte dela), que no momento em que Elicarlos estava entrando em campo, imitou o som de macaco.