quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sport 1º do seu grupo

O Sport ganhou de 3 x 2 do LDU e garantiu a 1ª colocação do seu grupo, classificando-se para a segunda fase, juntamente com o Palmeiras, que ganhou do Colo-Colo do Chile por 1 x 0. O Sport provou que o título pernambucano invicto não foi por acaso e confirma a boa fase, onde só perdeu um jogo em 2009.

O mais interessante é que o Sport demonstra ser um visitante incoveniente, já que nos 3 jogos que fez fora de casa ganhou 2 e empatou 1, tendo um desempenho melhor até que na Ilha do Retiro, onde amargou sua primeira derrota do ano e da competição.

Os nordestinos na Copa do Brasil

Dos 5 times nordestinos que estão na 3ª fase da Copa do Brasil, 4 entraram em ação ontem e apenas um ganhou. O Vitória recebeu o Atlético Mineiro e goleou por 3 x 0. Foi a segunda goleada do Galo em 2 jogos, com 8 gols sofridos e nenhum marcado. O que será que aconteceu com o Galo que vinha tão bem?

O Fortaleza, todo recuado, conseguiu arrancar um empate com o Flamengo em Volta Redonda. O Flamengo abusou de perder gols e o Fortaleza abusou do conservadorismo e da falta de ousadia.

O CSA depois da façanha de ter desclassificado o Santos na Vila Belmiro, tomou uma goleada de 4 x 0 do Coritiba em pleno estádio Rei Pelé e o Náutico também foi goleado em casa pelo Internacional por 3 x 0. O Inter é considerado por muitos um dos melhores times de 2009, juntamente com o Corinthians e o Sport, mas não se esperava que ele passasse tão fácil pelo Timbú, que teve o apoio de sua torcida e jogava em casa.

O Icasa joga hoje como Vasco no Rio de Janeiro e promete supreender o Vascão, assim como supreendeu a Portuguesa na 1ª fase e o Bahia no ano passado.

Treze a um empate do título

Debaixo de muita chuva o Treze arrancou um empate contra o Sousa no primeiro jogo das finais do campeonato paraibano. O jogo foi realizado na cidade de Patos devido ao estádio Marizão em Sousa está interditado. Jaime abriu o placar para o Treze aos 20' do 1º tempo e Yarlei empatou aos 11' do 2º tempo para o Sousa.

O jogo, que foi transmitido para toda paraiba em canal aberto, foi muito sofrível de se ver. O gramado, que em condições climáricas normais, já é precário, com as chuvas parecia mais um lamaçal. A bola parava nas poças a todo o momento, atrapalhando o passe e as jogadas ensaiadas dos dois times. Foi muita sorte a bola ter entrado na rede por 2 vezes com o gramado naquelas condições.

Esperamos que no próximo domingo em Campina Grande, assistamos um jogo mais agradável de se ver e que vença o melhor.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Treze supreendente

O Treze conquistou o 2º turno do campeonato paraibano, ganhando o direito de disputar a final do campeonato paraibano com o Sousa. Não assistir o jogo, mas pelo compacto, o Treze poderia ter goleado o Sousa de tantas oportunidades perdidas. Confesso que não esperava essa reação supreendente, até porque o time vinha desfalcado de seus principais jogadores.

A grande dúvida agora é saber se seu técnico manterá o time, que jogou tão bem ou promoverá a volta dos suspensos. eu manteria o time, pois time que ganha não se mexe.

Porque o Bahia perdeu ontem

Porque Gallo, mesmo precisando ganhar o jogo, começou o jogo com 3 volantes.

Porque quando o Bahia estava perdendo Gallo, mais uma vez, mexeu errado e pasmen! trocou um centro-avante por um lateral.

Porque Elton e Rubens Cardosos, melhores jogadores do Bahia na temporada, jogaram mal.

Porque o Bahia não tem meias de ligação nem bons centroavantes.

Porque PC disse que Ramon estava velho e não o contratou no inicio do ano. Ramon fez os dois gols do Vitória ontem.

Porque Ananias falhou onde não podia falhar.

Porque o Bahia não tem um banco de reservas que preste.

Porque o Bahia ainda sofremos com a ultima gestão, a mais desastrosa da história do Bahia.

domingo, 26 de abril de 2009

Assu sai na frente

Ontem o Assu venceu a primeira partida das finais do campeonato potiguar para o Potyguar de Currais Novos, por 4 x 1. Os dois times tentam o primeiro título estadual.

Dia de decisão pelo Nordeste

Hoje é dia de decisão em 3 campeonatos estaduais pelo Nordeste, sendo que poderemos ter já um campeão estadual.

Na Paraiba o Sousa, time sertanejo, pode sagrar-se campeão estadual pela segunda vez em sua história, a primeira foi em 1994, e para isso, basta não perder pois mais de um gol para o Treze, que joga em casa, mas está desfalcado de 2 dos seus principais jogadores, Nonato e Cléo, expulsos no jogo de ida em Sousa. O treze tentará adiar a decisão, mas será dificil.

Na Bahia, acontece a primeira partida da final entre Bahia e Vitória. O Bahia joga em casa e deve ter a maior parte da torcida a seu favor, quanto ao Vitória, que tem a vantagem por ter feito a melhor campanha, tenta a primeira vitória no clássico em 2009. Pelo retrospecto dos ultimos 2 anos e por jogar com o apoio da maioria da torcida, acredito que o Bahia saia vitorioso.

No Ceará, Fortaleza e Ceará também jogam a primeira partida das finais, lá o Fortaleza tem a vantagem do desempate.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Deu a lógica, Ba x Vi na final

Até o placar foi igual, 3 x 1 no Barradão e 3 x 1 no Pituaçu. Realmente fica muito difícil um time do interior bater nos dois da capital devido a superioridade técnica e estrutural de Bahia e Vitória.

No inicio do campeonato, todos apontavam o Vitória como franco favorito, pois o Bahia tinha contratado um time inteiro, com os reservas, porém o Bahia acertou mais que errou nas contratações e supreendentemente evoluiu ao ponto de chegar na final em igualdade de favoritismo com seu maior rival.

Acho que a vantagem dos dois empates do Vitória, deve ser levado em consideração, mas o restrospecto favorito do Bahia em Ba x Vis e a importancia que o tricolor está dando a esse título anula esse favoritismo do time de Canabrava.

Eu apostaria em uma vitória do Bahia no Pituaçu por um placar apertado e um empate no Barradão.

O Sousa quase lá

O Sousa venceu o Treze de Campina Grande em Patos por 2 x 0 e domingo pode até perder por um gol que garante o título do 2º turno e, consequentemente, o título paraibano, já que ganhou o 1º turno, também em cima do Treze.

O fato negativo do jogo foi o comportamento dos jogadores do Treze, que não souberam perder com dignidade. 4 jogadores do time de Campina Grande foram expulsos. Quando o Treze já estava com 2 expulsos, Nonato, como sempre, disse poucas e boas para o juiz e também recebeu o cartão vermelho, depois disso, os jogadore do Treze, inclusive Nonato, foi pra cima do Juiz e, se não fosse a PM, poderia ter sido espancado ali mesmo no gramado. Não satisfeito com isso, Cléo ainda pisou no pé do juiz de propósito e foi expulso, com isso o Treze, que só tinha feito uma substituição, fez mais 2 as pressas para então, simular uma contusão e forçar o árbrito a encerrar o jogo.

lamentável...

Parabéns ao Sport e ao CSA

Parabéns ao Sport pela classificação antecipada na Taça Libertadores. O time que começou jogando mal, após tomar o gol foi pra cima e virou, vencendo com méritos. Realmente o Sport tem tudo para ir mais longe nesse torneio. Agora cá pra nós, aquele apitaço que a torcida do Sport faz é chato demais.

Parabéns também ao CSA das Alagoas, venceu com mérios o Santos na Vila, mesmo sendo prejudicado pelo árbrito que expulsou Junior Amorim injustamente.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Hoje a bola rola no Nordeste

Em dois campeonatos estaduais a bola rola pelo Nordeste do Brasil. pela 1ª rodada do campeonato piauiense jogam Flamengo X Barras, Comercial X 04 de Julho e Parnahyba X Caiçara. Já pelo campeonato maranhense IAPE X Sampaio Correia jogam pela liderança do Grupo da Capital, ambos teem 3 pontos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Times da Série B que podem ser campeões

Apenas Bahia, Ceará, Fortaleza, Brasiliense e Atletico/Go podem ser campeões estaduais. Ceará e Fortaleza disputam o título, portanto, no máximo, apenas 4 equipes podem ser campeões estaduais.

O pior resultado foi o do Guarani, que foi rebaixado para a Série A2 do paulista. Paraná, São Caetano, Duque de Caxias, Bragantino, América e Vila Nova também não foram bem nos seus campeonatos.

Festa do interior no campeonato Potiguar

Assu e Potyguar de Currais Novos decidirão o campeonato potiguar, deixando ABC e América de fora. O Potyguar foi a Natal neste domingo e venceu o ABC garantindo-se nas finais e vai entrentar o Assu, que já havia vencido o 1º turno. Realmente é uma final supreendente, já que trata-se de 2 times do interior e enfrentaram 2 times da capital e que estão na Série B.

Definida as finais do cearense

Fortaleza e Ceará decidirão as finais do campeonato cearense em jogos a serem realizados nos dias 26/04 e 03/05. No primeiro turno deu Ceará, que ganhou duas vezes por 1 x 0 do Ferroviário. Neste domingo, o Fortaleza empatou em 2 x 2 com o Guarany de Sobral, mas ganhou a primeira partida por 4 x 1, em Sobral.

domingo, 19 de abril de 2009

Os Campeões do Domingo

O Sport, tetracampeão pernambucano em um empate com o Náutico de 0 x 0 e o Inter, bicampeão gaúcho com uma goleada de 8 x 1 sobre o Caxias.

Finais do 2º turno do paraibano

Treze e Sousa disputarão as finais do 2° turno do paraibano, repetindo o que aconteceu no primeiro turno, quando o Sousa levou a melhor. O Sousa conseguiu a vaga vencendo o Campinense nas duas partidas, enfiando um 3 x 2 em Campina Grande e 3 x 1 em Patos. O Treze venceu o Queimadense no meio da semana por 2 x 0 e poderia perder pelo mesmo placar, perdeu de 1 e foi para a final.

Não arrisco um prognóstico para esses jogos, mas acho que o Sousa tem mais chances de levar esse campeonato, pela sua regularidade e por ter já vencido o 1º turno, mas o Treze de Nonato pode supreender e vencer o paraibano nos próximos 4 jogos.

A Dupla Ba x Vi Quase na Final

Me parece que vai dar, Bahia e Vitória de novo nas semifinais, com o mesmo placar, a dupla Ba x Vi venceu por 2 x 1 os adversários Fluminense e Atlético. Em Feira o Bahia jogou muito bem no primeiro tempo, abrindo 2 x 0. Na segunda etapa, com as perdas de Rogério e Nem, o time caiu de produção, chegando a tomar um gol, mas continuou tendo as melhores chances. Faltou encaixar melhor os contra-ataques, pois o time ainda carece de qualidade no passe. Gallo mais uma vez, entrou com 4 volantes natos, mais perdeu logo um no primeiro tempo.

Em Alagoinhas, mais uma vez o Vitória venceu mas não conveceu. O Atlético poderia ter sorte melhor mais falhou nas finalizações, prevalecendo o oportunismo e a melhor qualidade dos atacantes do Vitória. Postei aqui que o Atlético poderia ter ganhar o jogo, perdeu, porém se desse empate ou o Atético ganhasse não seriam placares injustos.

Vamos aguardar a próxima rodada, mas sabemos que vai dar Ba x Vi de novo.

Sport Tetracampeão Pernambucano

Acerte na mosca, apostei entre um empate entre Sport e Náutico. parabéns Sport pelo tetracampeonato pernambucano. Resta ao Náutico e Santa Cruz correrem atrás senão verão o Sport ser decacampeão pernambucano.

sábado, 18 de abril de 2009

Vai Começar as Semifinais do Baiano

O domingo promete muitas emoções com as semifinais do Campeonato Baiano. Mais uma vez, Bahia e Vitória são os favoritos de longe, enquanto Fluminense e Atlético tentarão a façanha conseguida pelo Colo-Colo em 2006 e apostam que podem ganhar também esse campeonato.

Em Alagonhias, Vitória e Atlético se duelam na primeira partida das semifinais. O Vitória aposta no seu novo técnico, Carpegiani, que estreou com um fraco empate contra o Juventude. O Atlético esteve muito bem no 2º turno e promete supreender o Vitória. Pela boa fase do Atlético e pelo que o Vitória jogou na quarta-feira, acho que pode dar empate e até uma vitória do Carcará.

Em Feira de Santana, onde ocorre a Micareta de Feira, a maior do interior do Brasil, Bahia e Fluminense também fazem a primeira partida das semifinais. O técnico Gallo equivocadamente ameaça povoar o meio de campo tricolor com volantes, com o argumento que essa formação deu certo nma Copa do Brasil. Na minha opinião, teria dado certo se o Bahia saisse de Curitiba classificado. O Flu apostas nos ex-Bahia Dudu e Harley para derrotar o tricolor. Se o Bahia vier a jogar com 4 volantes acho que o mais provavel é que der empate. Com uma postura ofensiva apostaria em uma vitória do tricolor devido a superioridade técnica dos seus jogadores.

Sport campeão de novo?

Pela superioridade técnica, até mesmo em relação aos seus maiores rivais e pelo boa fase do time, acredito que o Sport, mais uma vez será o campeão pernambucano. Resta saber se será neste domingo ou se o Náutico conseguirá adiar para a proxima semana. O Náutico joga em casa, está motivado, mas se fosse apostar em um resultado, apostaria em um empate, o que significa o tetracampeonato do Sport.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ranking Série B 2009 ( por aproveitamento no ano)

Segue o ranking dos times que dispultarão a Série B em 2009. Esse ranking foi construido apenas pelo percentual de aproveitamento dos times no ano de 2009, até o dia de hoje (só foram contabilizados os jogos oficiais).

1º Atletico-Go 82,4%
2º Vasco 77,8%
3º Bahia 66,7%
4º Brasiliense 65,2%
5º ABC 65,2%
6º Ipatinga 64,1%
7º Fortaleza 64%
8º Portuguesa 61,9%
9º Ceará 59,7%
10º Campinense 54,4%
11º Figueirense 49,2%
12º Paraná 47,6%
13º Ponte Preta 47,2%
14º Juventude 45,5%
15º Vila Nova 45,1%
16º América-RN 43,3%
17º Bragantino 40,4%
18º São Caetano 38,6%
19º Duque de Caxias 35,6%
20º Guarani 24,6%

Times que mais jogaram no ano

1º Fortaleza 25 vezes
2º Bahia e ceará 24 vezes

Times que menos jogaram no ano

1º Duque de Caxias 15 vezes
2º Atletico-Go e Vila Nova 17 vezes

Times que mais ganharam

1º Brasiliense 15 vezes
2º Bahia, Fortaleza e Vasco 14 vezes

Times que mais perderam

1º Guarani 11 vezes
2º Paraná e São caetano 9 vezes

A Quarta-Feira dos Times Nordestinos

Foi apenas regular, a quarta-feira para os times nordestinos na Copa do Brasil e na Libertadores. Tivemos 8 times em campo, onde 6 empataram, uma classificou e outros dois foram desclassificado. Apenas um time ganhou e outro perdeu.

No Parque Antactica, o Sport teve um bom resultado, tanto pelas circustância do jogo quanto pela tábua de classificação. Empatou um jogo fora de casa mantendo a 1ª colocação, mesmo com um jogador a menos desde o 1º tempo.

Pela Copa do Brasil, Confiança e Icasa fizeram o duelo nordestino da noite e empataram de zero a zero. O Fortaleza bateu o Paraná por 2 x 1 e joga agora precisando de um empate em Curitiba. Nautico teve um bom resultado fora de casa, empatando em 2 x 2 contra o Criciúma e o Cetnral tomou uma goleada do Vasco, em casa, por 3 x 0 e deu adeus a Copa do Brasil.

O Bahia foi o outro time desclassificado, mesmo jogando melhor que o Coritiba, metendo 2 bolas na trave e com outras boas chances de gol, não conseguiu sair do 0 x 0 e foi desclassificado no critério de gols tomados em casa, já que no 1º jogo empatou de 2 x 2. O Vitória, que estreou técnico novo, empatou de 1 x 1 contra o Juventude, saiu classificado, mas foi bastante vaiado pela sua torcida. Carpegiani vai precisar trabalhar muito para pôr o time nos trilhos.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Brasil contra o Sport

Me impressionou a quantidade de mensagens deixadas, nos diversos blogs que acompanho, de pessoas felizes pela derrota do Sport na quarta-feira para o Palmeiras, na Ilha do Retiro. O Sport, até então, invicto e favoritíssimo para ganhar o jogo, sucumbiu diante da eficiência tática do Palmeiras.

Acho que essa antipatia momentânea dos torcedores contra o Sport vem de uma série de acontecimentos envolvendo o Sport e outros times de Pernambuco contra os times do Rio e de São Paulo que lá jogam. A discriminação existente dos sudestinos contra o nordeste fez com que os Pernambucanos criassem um ambiente de guerra, e o sucesso do Sport em 2008 fez com que ele caisse no mesmo pecado dos paulistas e cariocas - a arrogãncia e a prepotência. Soma-se a isso, a ganância dos dirigentes do Leão que tirou mais de 10 mil pessoas do estádio devido ao preço dos ingressos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Baianão na Reta Final

Vai pegar fogo a fase final do campeonato baiano, talvez o campeonato mais incerto desde 2001, quando o Bahia ganhou seu último título estadual. No ano passado, apesar das melhores condições que o Bahia chegou na fase final, havia um sentimento de desconfiança, pois o Vitória tinha um time muito mais competitivo, apesar das derrotas nos Ba x Vis e do 3º lugar na fase classificatória. Esse ano, apesar do Vitória ter um ligeiro favoritismo, o Bahia vem com uma equipe mais competitiva, com jogadores mais rodados e com curriculos melhores. Acho que qualquer resultado entre as duas equipes seria absolutamente normal.

Correndo por fora tem o Fluminense de Feira e o Atlético, o primeiro é um time que desde o inicio do campeonato permanece entre os primeiros do campeonato, teve seu ponto alto quando derrotou o Vitória em pleno Barradão, mas perdeu jogos considerados fáceis. Já o segundo, depois de um primeiro turno fraco, fez um excelente 2º turno derrotando o Vitória e empatando com o Bahia em um jogo que a vitoria lhe esteve perto.

Preparem-se torcedores para fortes emoções.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Novo Blog

Pessoal que acompanha o Futebol Nordestino, estou com o novo blog o "Futebol Nordeste" que tem a proposta de expor a idéia sobre o futebol praticado na Região Nordeste e no Brasil, assim como propor rankings e mostrar estatística.

Espero a participação de voces, com comentários, críticas e sugestões.

PS: O blog Futebol Nordestino será desativado por problemas técnicos